Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes





Período de pré-aviso

por Nuno Barreto, em 27.03.08
Devido ao facto de estar num processo de transição de emprego, fui confrontado com uma situação que acho peculiar. Nos primeiros 3 meses numa empresa, o período de pré-aviso é de uma semana, e depois passa a 1 mês, e a partir do fim do 1º ano passa a 2 meses. Até aqui tudo bem, e fácil de perceber.

O que é peculiar no sistema suiço é que esse período de 1 mês e de 2 meses começam a contar somente a partir do dia 1 seguinte. Ou seja, se eu estiver a trabalhar há 6 meses, e entregar o pré-aviso no dia 2, na prática, tenho de ficar na empresa quase dois meses.

Felizmente no meu caso isso não aconteceu, entreguei o pedido de demissão ontem, o que me permite dia 1 de Maio já estar na nova empresa. Mas é bom saber.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:19


13 comentários

Sem imagem de perfil

De Rute a 02.08.2013 às 15:16

Boa tarde. Neste momento encontro-me também numa situação de mudança de emprego.
Terei que iniciar a nova actividade a 1 de Outubro.
Trabalho na empresa de que vou sair desde Janeiro deste ano, há portanto 7 meses.
Sei que tenho que entregar a carta de despedimento com um mês de antecedência à saída definitiva. No entanto, não tenho certeza de quando a devo entregar por causa dessa particularidade na lei suíça.
Se eu entregar a carta a 29 de Agosto (por exemplo), a data de inicio dos 30 dias que tenho que dar ao patrão inicia a 1 de Setembro, logo, a 1 de Outubro poderei iniciar a nova actividade laboral, estou certa? ou seja, quer eu mande hoje ou a 29 deste mês, os 30 dias serão só contados a partir de 1 de Setembro, correcto?
Felicidades e obrigada pelo post!
Rute
Sem imagem de perfil

De Rute e despedimentos *** a 03.08.2013 às 10:06

Deves de te informar com a direcçâo da tua empresa; esse teu caso * ! Mas tens tambem a UNIA = sindicato da tua zona, que te possa informar dessa complicada història.
_ Complicada ?
_ Nâo é, porque sais de um lado para ires para outro. Mas como mais tarde precisas dessa empresa que deixas, devido a uma folha que eles terâo que preencher para ires ao chomage = desemprego * :::: È melhor fazer as coisas correctas *

Boa sorte *!.
Sem imagem de perfil

De Rute a 04.08.2013 às 04:36

Muito Obrigada pela resposta e dicas.
É o que farei. Quero manter um elo saudável com a empresa, claro, por isso é fundamental ter certeza desta situação.
Felicidades e continue o excelente trabalho... nós precisamos disto, Obrigada! :)

Atenciosamente,
Rute

Comentar post





Comentários recentes