Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes





Seguro de Saúde

por Nuno Barreto, em 04.03.08
Na Suiça não existe um sistema de saúde público propriamente dito. Mas por lei, todas as pessoas que vivem na Suiça são obrigadas a ter um seguro de saúde (no caso dos portugueses, só se trabalharem, se não trabalharem podem usar a segurança social portuguesa). Se não o fizerem, o Cantão trata de contratar um seguro em nome dessas pessoas, e faz por contratar um bem caro.

Um site bastante útil para adquiri um seguro, é o Comparis, onde se pode fazer simulações dos vários seguros, e saber quanto pagamos por cada um deles. Além da idade e da zona onde a pessoa vive, outras variáveis contam para a definição do preço a pagar.

A primeira é o franchise, que nos adultos pode ir de 300CHF a 2500CHF. Quanto mais alto for, mais barato é o seguro. O que o valor significa, a grosso modo, é que se uma pessoa contratar um seguro de 1500CHF, por exemplo, todas as despesas que tiver nesse ano até 1500CHF são pagas pela pessoa, assim que esse valor for ultrapassado, passa a ser pago pela seguradora. Ou seja, estes segura servem apenas como uma garantia de que não pagaremos mais do que um determinado valor por ano em saúde.

O preço dos seguros anda à volta de 300CHF por mês por pessoa, mas feitas as contas, pago bastante menos pelo seguro + reforma do que pagava em Portugal pela segurança social...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:15


56 comentários

Sem imagem de perfil

De joao a 08.09.2008 às 15:23

Vou começar um estagio em zurich em outubro o q querem dizer estes codigos de impostos?

AVS/AI/APG
AC (s/max. 10'500.-)
SUVA
APG maladie
APG accident LAA

Obrigado
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 23.09.2008 às 09:28

Não conheço bem esses códigos. o maladie é o de saude obrigatório, e o accident é seguro contra acidentes, normalmente pago pela empreda. O AVS/etc é tipo segurança social. O resto não sei.
Sem imagem de perfil

De Hugo Silva a 16.03.2010 às 00:09

Eu Conheço bem o sistema e passo a explicar.

AVS-AI...Assurance Viellesse et invalidité-Trata-se da primeira componente da reforma e da invalides,sistema de repartição,o que quer dizer que o que pagamos hoje serve para pagar as rendas ao actuais benefeciarios.

LPP/LAA...Loi sur la Prevoyance Professionel/Loi sur l'Assurance Acident- é um complemento a AVS,serve para completar a reforma e a invalides em caso de acidente,sistema de reserva matematica,o que quer dizer que funciona como uma conta bloqueada,o dinhiro descontado entra nessa conta que é remunerada actualmente a 2.25% anuais,o capital pode ser levantado antecipadamente em caso de partida definitiva da Suiça,para aquisição de uma habitação principal na Suiça ou para criar a sua propria empresa,senão aos 65 anos para os homens e 64 para as mulheres possiblidade de receber em capital ou renda complementar a AVS,existem tambem certos casos em que se preveem reformas antecipadas,mas isso ja depende do contrato do patrão para com a intituiçao seguradora.

AC... Assurance Chomage- O fundo de desemprego Suiço,12 meses de descontos consecutivos obrigatorios,residente na Suiça(permis valido) para ter direito as preetações que sao 70% para quem não tem filhos a cargo e 80% para quem tem filhos a cargo,o valor é calculado sobre a media dos salarios e subsidios dos ultimos 12 meses,o tempo maximo de indemnizações é de 400 dias uteis.

Maternite-e um imposto de 0,02% que nunca percebi bem para o que serve mas aparentemente tem a haver com as baixas por gravidez.

Impot a la Source-So para quem tem permis L,é o irs Suiço.Para os outros o imposto não é retirado do salario,é feita uma declaraçao de impostos em meados de Março e la para o fim do ano vem a factura para pagar,desde 2009 é obrigatorios pagar o imposto por conta,os impostos calculam com base na declaração do ano anterior o valor estimado do imposto do ano actual,enviam 10 facturas a pagar a partir do mes de Março,no final do ano fiscal com a declaração de imposto e efectuada uma rectificaçao para vereficar se ha lugar a um reembolso ou a um pagamento adicional.

Acho que não me esqueci de nada,espero ter ajudado,se tiverem alguma duvida podem-me contactar no email,hugo_silva@bluewin.ch,terei todo o gosto em ajudar-vos no que puder.


Sem imagem de perfil

De Any a 30.01.2014 às 17:12

A minha prima trabalha 2 dias por semana para uma senhora. Ela dá-lhe um papel com decontos AVS,AC,LAA (accidents Professionnels) e APG. É possível fazer estes descontos sem contrato?
Sem imagem de perfil

De p/Any =!!! a 30.01.2014 às 20:47

p/ Any :

È possivel, fazerem o que estâo a fazer; descontos sem contrato; mas hà uma coisa a ver tambem * = Lhe digo isso em privado:

T : 0793691752
Sò à noite, depois das 19 h.

Comentar post





Comentários recentes