Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes



subscrever feeds



Seguro de Saúde

por Nuno Barreto, em 04.03.08
Na Suiça não existe um sistema de saúde público propriamente dito. Mas por lei, todas as pessoas que vivem na Suiça são obrigadas a ter um seguro de saúde (no caso dos portugueses, só se trabalharem, se não trabalharem podem usar a segurança social portuguesa). Se não o fizerem, o Cantão trata de contratar um seguro em nome dessas pessoas, e faz por contratar um bem caro.

Um site bastante útil para adquiri um seguro, é o Comparis, onde se pode fazer simulações dos vários seguros, e saber quanto pagamos por cada um deles. Além da idade e da zona onde a pessoa vive, outras variáveis contam para a definição do preço a pagar.

A primeira é o franchise, que nos adultos pode ir de 300CHF a 2500CHF. Quanto mais alto for, mais barato é o seguro. O que o valor significa, a grosso modo, é que se uma pessoa contratar um seguro de 1500CHF, por exemplo, todas as despesas que tiver nesse ano até 1500CHF são pagas pela pessoa, assim que esse valor for ultrapassado, passa a ser pago pela seguradora. Ou seja, estes segura servem apenas como uma garantia de que não pagaremos mais do que um determinado valor por ano em saúde.

O preço dos seguros anda à volta de 300CHF por mês por pessoa, mas feitas as contas, pago bastante menos pelo seguro + reforma do que pagava em Portugal pela segurança social...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:15


3 comentários

Sem imagem de perfil

De FATIMA a 29.11.2010 às 17:52

Ola como pode ser pedido o abono de familia na suiça , para filhos residentes em Portugal, é preciso alguma formulario, aonde deve se dirigir, pode nos ajudar. obrigado.
Fatima
Sem imagem de perfil

De nunes a 06.12.2010 às 00:50

FATIMA / Para :

Para Fatima = abono de familia a pedir !!
Tudo depende onde habita, em que cidade ou vila e cantâo ....
- Mencione aqui o seu cantâo, e vai arrecever o que necessita, e pode mesmo ** telecharger le formulaire ** = carregar em seu PC o formulàrio, com uma imprimante, senâo arreceve aqui em publico a direçâo onde se dirigir . Depois de pedir, o formulàrio, é o patrâo que se ocupa do resto, e mais alguns dados seus , mas é longa a història e as complicaçôes que vai ter, nâo é muito fàcil a coisa...jà ajudei gente para essas coisas, e nâo foi fàcil...eles aqui vâo saber certas coisas...

Boa sorte às crianças que precisam bem do abono de familia ...mas é pouca coisa tambem o que eles aqui dâo, sempre é melhor que em portugal...em todo o caso.

Bem haja massa para a casa...e nâo arroz que isso é para pintainhos !!!

Sem imagem de perfil

De BOM EMIGRANTE ou FRACO ____ a 02.03.2011 às 00:41

Ser emigrante tem 2 coisas---é ser bom emigrante e é ser fraco emigrante, vos esplico o que é 1 fraco emigrante = jà sei que nâo sabeis desta coisa (.!.)

- Conheço 1 emigrante em Geneve, e ele a mim nâo me conhece *( estranho esta coisa mas é verdade )*, e para os espertos se fazem por vezes certas coisas, para se dscobrir as verdades, e gosto de saber coisas sobre a cabeça de porcugas ( .!.)...

Hà pouco tempo que està na Chouriça *, e entâo que fez este parvo para se armar em grande por todo o Geneve (.?.)
GRANDEZA PARVA "*" vem de comprar um valente carro, carroçaria desportiva=bonito mesmo, nâo hà dùvida !! e num Domingo atràs, o apanhei entâo na Rua de Lyon,., segui-o até ele parar em algures, frente a 1 bar porcutuga.,. sai do carro todo esticado, e entra no bar, olhando para toda a gente .,. se armando em grande, pois eu entâo saio e lhe aplico uma PUK colada em algures no carro dele, coisa pouco visivel = detector de posiçâo do carro.

Pois ele andou, para aqui.,.ali,.,bar em bar.,.bar em bar.,....até que acontece que contas feitas...ele parou em 8 bares no espaço de 39 minutos.,. meu detector de posiçâo o marcou e marcou tudo, tempo parado, e mais coisas que nâo digo aqui .!.

No entanto, este parvolas, nunca estaçionou mais que 3 minutos, era sò para se fazer ver aos porcutugas = às porcutugas .!.
O armado em grande e mais que ninguem .!.
_ Nâo sabia ele desta coisa, pois no dia seguinte fui saber uma coisa, com o N. de placas aqui, se sabe de quem é o carro e dà a direcçâo de onde é a pessoa e ?.? me ponho à cuscar * *
Vindo eu a saber, que este MAGRO de FOME * tinha o mesmo trabalho e a ganhar pouco ainda, e que comprou o carro por 102.000 frs a crédito, coisa para uma boa carga de anos a pagar = trabalhar para rodinhas que reluzem brilhos pasmados , mas a desvalorizar a vida dele com as rodinhas.
Em porcutugal, nem uma telha tem para se cubrir, nem uma sepultura para se enterrar, e aqui, é sanduiches a sardinhas de lata e cervejas...e algumas trochas de raparigas, com roupas e as mesmas todo o ano !
- Ora vejam bem a este parvolas simples da cabeça, novo ainda que é, que vai trabalhar para um carro, e pagar dele por mês; 1215 frs de ** LEASING **, e no fim disso, ainda tem mais um ( X ) a pagar mais se quizer que o carro seja dele = (( ?!?! )) é mesmo de ser simples da cabeça.
Em portugal, vive là nas moitas de silvado, casa velha e ovelhas de roda, e paga renda = os pais = e aqui na Chouriça, se diz rico duma cidade, que por acaso é a minha cidade donde sou, mas este parvinho * nâo e nem notou que era eu que estava atràs dele, desfarçado, e foi o outro que lhe colocou o PUK no carro= fomos recuperà-lo para ele nâo saber de nada = do PUK * ...sabe-se de tudo aqui na Chouriça, de passo a passo se vê tudo .!.

Bopm, entâo boa viagem hò RODINHAS.,. e trabalha para essas rodinhas que serà a tua casa de um dia...
- Nâo te canses com a pà nas mâos .!.


Ai gente tâo simples nesta vida..

Comentar:

CorretorMais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.





Comentários recentes



subscrever feeds