Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...





A banca Suiça

por Nuno Barreto, em 18.01.08
Nem tudo na Suiça é melhor que em Portugal. Além do mais óbvio (temperatura, e a meteorologia no geral), há uma coisa que em Portugal é bastante melhor: A banca.

Eu sei, parece um contracenso. Afinal de contas se há coisa pela qual a Suiça é conhecida, além do chocolate e dos relógios, é a banca. Mas há bancos e bancos. Se estivermos a falar da "Banca privada" (que é mais do que não ser pública, são os "bancos para ricos"), é verdade que têm serviços espectaculares que são muito interessantes para pessoas com muito dinheiro que queiram investir, ou fugir aos impostos.

Mas não é disso que estou a falar. Quanto digo que a banca portuguesa é melhor, estou a falar na óptica do utilizador comum. Aquele que tem uma conta para receber o ordenado, e para gastar o ordenado.

O primeiro e principal problema é a falta de multibancos. Para quem está habituado a ter uma caixa multibanco em cada quarteirão, facilmente detectaveis por um símbolo MB a azul, só pode ficar desiludido cá. Existem muito menos multibancos, e cada um tem um aspecto diferente, conforme o banco a que pertencem. Só permitem fazer levantamentos e ver o saldo (nem coisas simples como carregar telemóveis fazem). E ainda por cima, se forem de um banco diferente do nosso, temos de pagar 2CHF pelo levantamento.

O outro problema é a falta de funcionalidades no home banking. Dá para ver o saldo, fazer transferências, e é só. Viva a simplicidade.

A solução que estou a usar é transferir internacionalmente o meu dinheiro todo para a CGD (que não tem balcão cá, só uma representação), que é grátis se feito nos correios, e depois usar o novo Cartão Maestro RE para fazer os levantamentos, pelas quais não pago nem taxas, nem comissões. Estou desejoso que a CGD abra balcões na Suiça...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:37


31 comentários

Sem imagem de perfil

De Carlos a 18.01.2008 às 15:53

Pois, é fácil esquecer que somos bastante avançados nessas coisas (tal como na via verde.)

Caixas ATM, é como dizes... e é cada "cancro" que se apanha, ainda com monitores de fósforo verde.

E nós aqui até já levamos com publicidade video no multibanco que é para fazer render o peixe...

Mas, vê mas é se consegues passar rapidamente para um banco "dos ricos", e depois conta-nos que tal é o atendimento. ;)
Perfil Facebook

De Alberto Vieira a 10.01.2019 às 19:58

Eu não me preocupo muito com a facilidades dos ATM em.Portugal. Aqui dou ordem de pagamento e fica tudo resolvido. As tecnologias exiatentes em Portugal, pode se dizer que foi tudo graças ao dinheiro que veio de fora
Perfil Facebook

De Alberto Vieira a 10.01.2019 às 20:01

Moi je lème la suice. Bocou de trabalhe e pà bocou de chalor. Je peu mangè le bacalhau e restè ancor de largen
Imagem de perfil

De ohmasquechatice a 18.01.2008 às 15:55

Para começar, digo-te q este nome não é para ligar. É só devido à dificuldade em conseguir comentar nestes blogs do sapo.
Sou jornalista e estou a fazer um trabalho sobre blogs (de) portugueses no estrangeiro. Gostava de contar com a tua colaboração. Se estiveres de acor5do, escreve-me, por favor para mzb1jornas@gmail.com.
Desde já obrigada. Dou-te mais pormenores por email.
Sem imagem de perfil

De Sonhos Milka a 18.01.2008 às 18:08

Não creio que a Banca nacional seja melhor que a Suiça, apenas temos sistemas informáticos e rede de multibancos mais avançados, pois Portugal foi dos últimos países da Europa ocidental a instalar estas máquinas, recorrendo a tecnologia mais avançada e experiências de outros países, muitos dos quais gastam agora imenso dinheiro para substituir e actualizar máquinas obsoletas.

Uma coisa é certa, não sendo psicologo ou sociologo mas a tentação para o consumismo até deve diminuir (aqui consome-me muito) e sempre se polui menos o ambiente.

O multibanco junto de minha casa leva 25 mil contos e as pessoas fazem fila para fazer pagamentos de água, luz e telefone! grrrrrr ou outros apenas para ver saldo e ajudar para o abate de mais uma árvore no mundo! E é recarregado todas as semanas...

Mas em breve também aqui se pagará para utilizar o multibanco.

As lojas e restaurantes em Genève também não aceitam cartões, apenas metálico.

Que dizes a abrirmos uma Barreto & Mateus Off Shore Inc. e tratarmos disso? ;)
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 18.01.2008 às 19:54

É verdade que em tecnologia Portugal está sempre na vanguarda, mas enfim, não é isso que nos traz felicidade.

É verdade que o consumismo aqui é menor. A minha mulher sentiu isso quando foi a Portugal a semana passada. Pela primeira vez apercebeu-se da quantidade de publicidade que existe por todo o lado. Enfim...
Sem imagem de perfil

De cmv a 21.01.2008 às 10:30

É estranho as lojas/restaurantes aí não aceitarem multibanco!! Desde que estou cá que uso o cartão multibanco EC para práticamente tudo. Raro é o dia em que tenho de pagar qualquer coisa numa loja ou restaurante com dinheiro. Estou mesmo espantada. Eu trabalho em Baden, uma cidade pequenita comparada com Genéve, e praticamente todo o sítio onde possas comprar qq coisa (fora quiosques :P) tem multibanco.


Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 21.01.2008 às 11:26

Sim, o multibanco é aceite na maioria das lojas, ao contrário do que o Sonhos Milka disse.
Sem imagem de perfil

De Sonhos Milka a 21.01.2008 às 15:55

baaaahh o multibanco não é aceite nos restaurantes e lojas! O cartão é que é! Pronto fica aqui a minha correcção :P
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 21.01.2008 às 16:14

OK, assim está bem :)
Sem imagem de perfil

De cmv a 21.01.2008 às 10:22

Bom dia :)

Pode ser que seja do banco, mas eu não tenho grandes queixas do meu :)

A taxa que se paga quando levantas dinheiro de ATMs que não são do teu banco infelizmente é geral e está dependente do banco. Eu por exemplo pago 3 francos. Agora, o serviço de e-banking que tenho disponível é bastante bom. Posso fazer de tudo, desde os normais pagamentos de contas, standing orders, transferências, compra/venda de acções, etc.

Acredito que seja um pouco chato não ter ATMs em todas as esquinas, mas tb depende um pouco de ondes trabalhas/vives. Normalmente encontras ATMs nas estações de comboios e nos correios para além das ATMs dos bancos.

Não sei se sabes, mas há bancos que te cobram uma taxa mensal se o montante total de dinheiro que tens em contas do banco for inferior a um certo montante. Por exemplo, a UBS cobra-te 20 fancos mensais enquanto tiveres um montante de dinheiro inferior a 10 mil francos.

Está um dia lindo aqui no norte suíço btw. ;) Mas tenho de trabalhar :D

Venho cá espreitar mais logo.


--Carla--


Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 21.01.2008 às 11:28

Olá,

Neste momento o meu banco é o BCV. Felizmente não pago nenhuma taxa mensal por "falta de saldo", foi por isso que não escolhi um banco como o UBS. Mas pronto, pelos vistos tenho a desvantagem de o home banking ser bastante básico...
Sem imagem de perfil

De landru@mail.pt a 22.01.2008 às 21:50

estimado: talvez ajude com o SEPA a que a Suiça tb aderiu. É tuo uma questao de informaçao!!
1 ab



http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/10/180907/article.jhtml?articleID=452223

1) O que é a SEPA?

É a Área Única de Pagamentos em Euros (Single Euro Payments Area), onde os cidadãos, empresas e outros agentes económicos poderão fazer e receber pagamentos em Euros, dentro da Europa, dentro e fora das fronteiras nacionais, nas mesmas condições, direitos e obrigações, independentemente da sua localização.

Trata-se de uma importante iniciativa que nasceu de um conjunto limitado de bancos europeus e das respectivas associações bancárias em 2002, tendo de imediato o apoio da Comissão Europeia e do Eurosistema, ou seja, o conjunto dos Bancos Centrais dos países europeus, incluindo o Banco Central Europeu.

Desde a primeira hora, o Millennium bcp empenhou-se activamente, participando aos mais diversos níveis, sendo um banco piloto dos principais sistemas desenvolvidos pela EBA/STEP2 e SIBS.
2) Qual a zona geográfica da SEPA?

A SEPA definida pelo EPC (European Payments Council) inclui 31 países: os 27 países da União Europeia - 13 da Zona Euro e 14 da Zona não Euro, os 3 três da EEA ( Área Económica Europeia) fora da União Europeia - Islândia, Noruega e Liechtenstein - e a Suíça.

A SEPA é uma iniciativa da indústria bancária europeia que está suportada pela EU (União Europeia) e pelo ECB (European Central Bank), assim, pode encontrar-se mais informação sobre a SEPA nos seguintes websites:

Banco de Portugal:
www.bportugal.pt

Comissão Europeia (CE/EC):
www.ec.europa.eu/internal_market/payments/index_en.htm

Banco Central Europeu (BCE/ECB):
www.ecb.int/paym/pol/sepa/

Conselho Europeu de Pagamentos (EPC): www.europeanpaymentscouncil.eu
Sem imagem de perfil

De Eunice Rosado Batalha a 23.01.2008 às 00:15

Finalmente encontro "O Emigra"... Está excelente! Parabéns!!!
Sem imagem de perfil

De Patife® a 09.01.2009 às 20:02

O outro problema é a falta de funcionalidades no home banking . Dá para ver o saldo, fazer transferências, e é só. Viva a simplicidade.
comentando isso estou completamente de desacordo, aki em zurich tb tem o suficiente de multibanco nos locais apropriados, e pra kè colocar mais se em tudo o que é lado se pode pagar com carta, eu nao uso dinheiro, pratcament ... sobre Ebanking , há 7 anos que nao me desloco ao meu banco pra qq transacao ... e ja nen sei se existe correio na suiça ... tudo pago e transacionado por ebanking ....por isso nao sei prqu precisas dum balcao CGD ...
Sem imagem de perfil

De raiddes a 18.07.2010 às 15:39

podes explicar exactamente como fazes para enviar dinheiro na poste? OBGD
Sem imagem de perfil

De nunes a 20.08.2010 às 20:54

Enviar dinheiro pelos correios...
Và aos correios... pedir às santas senhoras, um mandato de envio de dinheiro para o estrangeiro, se chama esse bulhetim **CASCH INTERNATIONAL **...isto para enviar dinheiros para alguem de particular !!
Para um banco, serà outra historia, informe-se nos correios, và com gente que fale o françês, ou alemâo ou italiano, porque em geral, o pessoal nos correios, falam as 3 linguas...mesmo o inglês eles falam !!!
......

Bom transferimento de maças...




de Nunes...
Sem imagem de perfil

De nunes a 20.08.2010 às 21:06

NÂO ENVIAR DINHEIROS ATRAVÈS DE BANCOS PORTUGUESES, NEM COM PORTUGUESES QUE TRABALHAM NOS BANCOS SUISSOS...porquê ???
....
Vos esplico uma coisa...eles se cobram duma comissâo !!!
Os portugueses que trabalham em bancos Suissos, foram escolhidos para estarem là, justamente fazerem o chamaril...chama-se a isto, pessoal que cigana os compatriotas, se julgando grandes perante os Suissos, fo....o os portugueses, prometendo boa chegada e mais coisas = sim, mas ( ? ) vai que ter de perder algum...
**FUGIR DOS BANCOS E BANQUEIROS PORCU_GÀS **...mais nada a dizer, é sò um aviso !!

de Nunes...de Geneve !!
Sem imagem de perfil

De JoséOliveira a 08.08.2011 às 10:48

Ola Nuno Barreto. Parabens pelo Blog. Encontro-me na Suiça ha 4 anos e trabalho na area da saude. Apos ler atentivamente este Post fiquei com algumas duvidas para fazer uma transferência de capital. Pela primeira vez vou enviar dinheiro para Portugal. Dizes (se me permites trato-te por tu) que a melhor forma para o fazer é ir à Post e pedir um boletim de transferência é isso? Também tenho conta no CGD Portuguesa mas tou completamente as cegas neste assunto.
obrigado pela info.
Sem imagem de perfil

De Hugo Silva a 06.11.2011 às 14:01

Pois, a informação esta se me permites um pouco incompleta, isso de que a ha menos multibancos ate pode ser verdade mas ainda é a verificar, agora quanto as operações, podes fazer levantamentos em qualquer caixa de qualquer banco incluindo postfinance desde que possuias uma carta maestro, podes fazer pagamentos com as maiores das facilidades, quer seja atravez do ebanking. ou nas caixas automaticas que existem em determinados bancos como a UBS e a Credit Suisse, basta para isso inserir o teu cartão, inserir as facturas na ranhura prevista a esse efeito, o sistema scaneia a factura pede-te a confirmação e efectua o pagamento num processo que demora mais ou menos 1 minuto por factura.
No Ebanking, pelo menos na UBS que é o que mais utiliso, podes fazer particamente todas as operações que fazes num balcão, podes ate consultar os movimentos da tua carta de credito, podes receber as tuas facturas directamente na tua conta bancaria, visualisala no ebanking, decidir da data de pagamento ou pura e simplesmente recusala, existe ate uma aplicação para Iphone que tem menos funcionalidades mas que te permite por exemplo sacnear as facturas atraves da camara do telefone sendo o processo identico ao que se pode proceder em uma caixa como expliquei mais acima.
A unica coisa que realmente falha é o carregamento de telemoveis, mas ate faz sentido porque podes carregalos nos correios, em quioskes que os ha em cada esquina ou ate mesmo em mercearias(em algumas),ou seja de facto o sistema de exploração (chamemos-lhe assim) é diferente mas as funcionolidades são identicas e em algumas prestações ate ultrapassa aquilo que existe em Portugal.
Independentemente de tudo acho que estamos bem servidos nos dois paises.
Sem imagem de perfil

De QUAIS os PIORES BANCOS na SUIçA... a 10.11.2011 às 19:27

""" Quais sâo os piores bancos na Suiça """

1... O UBS ... tenho muita gente conhecida com bastantes problemas...

2... A REFFESEN ... outra banca, onde meus familiares foram enganados, se encontrando com o LPP bloquiado ... mas as coisas se vâo desbloquiar à força...

3... Tudo o que é banco Porcosgases... vos esplico aqui como é uma merda com eles...
a( Abre uma conta num banco Porcosgàs... e mais tarde a fechas ou desprezas a conta e vais para outro banco (( ou talvez vàs para os correios !!! ))

4... Pois saibam, de que a banca porcogàsa, vai facturar uma quantia de que vai de 20 Euros a = mesmo mais Euros, sò para pedires um papel um dia ou outro... e esta coisa nâo te vai falhar sem passares pelo banco deles... porque na Suiça, as admnistraçôes descobrem tudo... mesmo que nâo haja dinheiro nenhum nos bancos Porcosgàses; vais ter que pagar a eles a soma de (( XXX )) de Euros ou Francos...e esta coisa nâo se desvia assim como a gente pensa ou julga... È ASSIM QUE OS BANCOS VIVEM... À CUSTA DOS OUTROS::: SEM TRABALHAR E ENGANANDO OS PRÒPRIOS PORCOSGÀSES...

5... NUNCA ESCUTAR NENHUM BANQUEIRO PORCOGÀS, OU AGENTE DE SEGUROS... È TUDO CHUPISTAS A BOAS REFEIçÔES... À CUSTA DOS OUTROS...

... ANDEI ENGANADO por muitos porcosgàses, mas abri os olhos e estou recuperando, e jà recuperei a metade, ou despensado de pagar a metade,,, daquilo que eu pagava anteriormente... mas perdi jà muito em 4 anos, a descontar para eles...

... Quando entrais aqui ou ali... para fazer uma coisa... seguros ou outra coisa... peçam a saber se hà ou nâo Porcosgàses no local... e se houver... ** VIREM AS COSTAS ** e hà que ir a outro lado...$$$$$$$$ é o que eles querem...

Bem haja... sérios... mas hà pouco ... como sempre...
Sem imagem de perfil

De PORTUGUESES à FALÊNCIA... a 12.11.2011 às 16:58

EM GENEVE e ARREDORES ...

NÂO PODEIS IMAGINAR... as empresas ; negòcios de Porcosgàses que fecham as portas em GENEVE e ARREDORES ; e porquê :

Um cagarola dum porcogàs, com poucos dinheiros no bolso, ... jà pensa de que é rico, eque tem as costas cheias de forças, e que se hoje ganhou (( exemplo 200 francos ))... que amanhâ ganharà o mesmo ou mesmo mais.... ! ...

""" QUE GENTE TÂO TAPADA DOS OLHOS E DAS ORELHAS """

Pois; em Geneve e arredores; Lausanne; Berne; e outros lados; é terrivel os Porcosgàses que declaram falênçias ... é uma miséria... mesmo INGERENTES = é a palavra concréta = Estilo de """" Porco a galo """" se transformando nele pròprio, em rabo de porco ou "" cù de galo "" ou PROCUDEGALO ... ainda bem ..!.. que sou òptimista com as realidades.

** MAS A COISA é GERAL **

A coisa tambem està a tocar muitissimo às emprêsas de Suiça ; e de que maneira... mas de que maneira........................................................

** A ùnica empresa que està a dar; é a indùstria do sexo ** ... esta nunca vai à falênçia; é cada vez mais.....
E... e... lembrai-vos de que os amigos ou maridos; estâo mesmo obrigados a ajudar a ... amiga ou esposa ... a fazê-lo, para aguentar as despezas de casa...a coisa vai nos 2 sentidos, * no ceio do casal *

Quereis vir para a Suissa ??
Pois està bem, mas um sò salàrio nâo chega...e é preciso que ao menos um de entre eles, trabalhe, trabalhe, e sem parar... por vêzes nâo aconteçe isso, e nem pensar nisso.

...... Aviso aos homens, de que se vierem para a Suissa, tragam a vosso lado, uma cabrita mais ou menos nova, para esta ganhar ao menos, para o azeite e para o leite........


(( Eu, jà alugo a minha mulher, e as minhas 2 filhas, e bréve vou alugar tambem a minha avò ))

=====================

As dificuldades obriga ... segundo se fala e se pensa por aì...

Palavras dum *" Nuertenculo *".........................
Sem imagem de perfil

De RESTAURANTES ou OBRAS !!! a 13.11.2011 às 01:14

!!!--- RESTAURANTES ou LIMPEZAS ou OBRAS !

_ Nem quero escrever nada de restaurantes portugueses em Geneve; mas uma coisa é certa; nâo hà... nâo hà... nenhum restaurante porcugàs aonde se come bem... cozinha e cuzinha... aldravada e enganosa em todos os estilos.

_ Vou comer ao meio dia a um restaurante aqui e ali... sâo todos iguais... mas o nome dos pratos do dia e outros em lista (( MENU)), isso é verdade que està... mas sò no escrito... SÒ NO ESCRITO ...

_ As cuzinheiritas ou cozinheiritas, fariam melhor pegar numa serpilheira e numa vassoura, e alimparem as retrétes e a sala, e pôrem o cliente, a fazer a cozinha, ao menos eles viam logo se teriam as coisas todas para fazerem os comeres, ou a metade, faltava em casa para se fazer o comer.......e sairem de imediato pela porta fora !!!

As cozinheiras, NUNCA FORAM COZINHEIRAS DE PROFISSÂO !!!!!!

-----------................

_ Uma coisa é certa :

Cuzinheiras, sim,,, e de boa cama; mesmo contra um muro ou porta; para elas tudo entra no cuzinheiro *.

Me pergunto eu, se nâo haverà por aì uma cuzinheira,* com que eu depois de comer; possa acabar com um comer à cuzinheiro *

È que assim, depois de almoçar ou jantar; acabava o dia ou a noite, * junto a pratos *

------- Ai que coisa tâo -------- caliente ---------

Bom; comida sem pêlos de preferênçia..... !!
Sem imagem de perfil

De TODOS QUEREM A SUISSA/ CHOURIçA... a 15.11.2011 às 18:17

IMPORTANTE:

A Suissa atira muitos estrangeiros (( certo)), mas quem para aqui vem, vem enganado e bem enganado. A Suissa, é um paìs que nâo dà nada a ninguem, mas mesmo nada. E se der hoje, amanhâ ou mais tarde, a pessoa que arreceveu ajuda, terà que o restituir, e isso a multiplicar por 3 vezes aquilo que arreceveu !!
--------
REPAREM :
Ides pedir à assistante social, isto e aquilo, dinheiro e nâo sei que mais !! = OK......
Isso tudo, é comtabilisado e vai aumentando a divida... e mais tarde ou mais cêdo, vais ter que o pagar ou ser descontado e ... eles teem muitas maneiras aonde o ir buscar, que seje aqui em Suissa, ou em vosso paìs...... serâo os bens que vâo sofrer....para nâo dizer o resto (( !! ))...............

Muita gente, jà pediu...pediu...mas o cancaro da chupeta, apareçeu à porta em Porcosgalos... e lhes foram buscar tudo o que arreceveram aqui na CHOURIçA; casa (as) e ter que fazer voltar o que tinha pedido.

... MAS MUITA GENTE NÂO SABE DISSO ou NÂO SABIA....
----------------
... Hà, sim uns meios... de fazer o escondido... mas esta coisa, nâo a posso esplicar aqui... nâo é dado para toda a gente... !!! me reservo o segredo...!!!

===============
OUTRA COISA :
Quem conseguir aqui as 3 cartas de estadia e de trabalho (( é sò uma... e tudo numa )), e quando tiver a carta ** C **, se pode dizer que é um ÒTÀRIO, é trabalhar para eles a bem dizer; as rendas sâo tâo fortes e os impostos,.,. com um créditozito de carro ou LEAZING que seja,,,, e a comida carissima,,,onde muita gente passa mal,,, mesmo mal,,,as roupas é igual,,,e outras coisas mais,,,que a pessoa nâo se pode virar para nenhum lado melhor,,, e o melhor que tem aqui, é ter trabalho e conseguir,,, e se conseguir a tê-lo a longo praso =/= COISA RARA a ter trabalho a longo termo, ou tempo...DURADOURO...
============

Hà sim trabalho, para quem fale e escreva ao menos 2 linguas; o Françês e Alemâo... jà nâo digo a lingua do * 69 * ... e ... * 73 *

... Vamos entâo fazer continuar a festa.............

))))))............

A minha irmâ com 69 anos,,, ainda monta paredes.....e faz o futebol femenino no meio das raparigas de 18 a 25 anos...
Sem imagem de perfil

De * ELES SÂO TODOS IGUAIS *!! a 16.11.2011 às 18:27

!!! ELES SÂO TODOS IGUAIS !!!

Quem ??

Os homens porcosgàses.... é sò aldrabôes em cima desta terra; duma unha... se julgam encontrar logo um braço... maindai-os lavar as cuécas à mâe, se eles pròprios nâo as sabem lavar !!!

... Um inquérito se està a concretizar, duma extrema e pura verdade, sobre a vida dos porcosgàses na Chouriça * e vamos ver o que ...e como eles estâo a viver, isto numa esféra de 90 porcosgàses, na zona de Geneve; Lausanne e Fribourgo... pois é uma autêntica porcaria e miséria onde ... e como eles estâo a viver !!!

O paìs da CHOURIçA é bom ???
Ainda nâo se viu em quê, mas vamos ajuntar mais coisas, porque é muitissimo importante saber das verdades.............................................................

Sò vive bem... 5% de gente porcogaza... o resto nâo tem nada como garantia ou garantias... quero eu dizer de que; qualquer porcogàs tem à sua beira * UMA BENGALA DE MADEIRA *, esta coisa quer dizer de que a bengala se pode partir a qualquer momento = sem trabalho e de imediato na miséria e ... ao... total ....................................................

Nenhum casal com filhos vive feliz na CHOURIçA, vive por se viver e mais nada, conforme as maças que entram em casa....

Nunca vi, em nenhum lado do planeta, um casal com filhos (( 2 a 3 filhos )), viver num paìs que se diz rico e feliz em tudo... e que a sua pròpria populaçâo vive na estrema miséria... maça e arroz; patas de porco ou azas de frango, ou coxas de frango e ovos em todo o ano; e as batatas é o forte em todo o ano; sem me esquecer de vos dizer de que para o AZEITE... **** nem sempre o hà... ****

Nem vos digo mais nada, mas estou a ajuntar tudo para vos sair um livro ou o équivalente...

Vou fazer um (( 73 )) à minha avò esta noite...

Palavras de ST. Pedro dos Vivos.............................

Comentar post


Pág. 1/2





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...