Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...





Portugueses a passar fome na rua

por Nuno Barreto, em 07.02.12

E se dúvidas houvesse que as coisas não estão fáceis para quem "tenta a sorte" na Suíça, aqui fica uma pequena reportagem da RTP sobre o tema:

 

Na Suíça há portugueses a passar fome e a dormir na rua

 

Não aconselho ninguém a vir para cá sem ter onde ficar, ou condições para voltar para Portugal se as coisas correrem mal. Arranjar emprego cá não está fácil. Se quiserem arriscar, venham ao menos conscientes de quais os verdadeiros riscos.

 

(Visto no Sonhos Milka)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:43


151 comentários

Sem imagem de perfil

De Volker a 20.02.2012 às 22:29

Boa Noite:

O que é preciso é saber viver aqui.
Pois lá diz o ditado: viver não custa o que custa é saber viver.....
Vejo muitos a falar mal daqui, mas não saem daqui de jeito nenhum e fico admirado quando leio os artigos que as pessoas escrevem.... mas respeito.
Quando não se está bem o que se faz? Muda-se......
Sem imagem de perfil

De Ol madeira a 21.02.2012 às 02:15

Concordo totalmente consigo.Isso aí não deve ser tão mau assim,acho que falam de barriga cheia,queria ver se agora estivessem aqui em portugal,sem trabalho como eu ,e com salarios em atraso.Com certeza não se consegue ficar rico de um dia para o outro,mas acho que pelo menos as pessoas e as leis são melhores que aqui.Agora um patrão pode despedir a vontade e nem indemnização levas,aconteceu isso a minha mulher.Já trabalhei em Espanha e em Itália para patrões que não eram portugueses,nunca me dei mal,e espero que agora quando for para a Suiça aconteça o mesmo,sendo profissional e conhecer as minhas capacidades faz me ter um pouco mais de confiança,eu vou para trabalhar e não para ter um emprego.So condeno um pouco,estas pessoas que passam a vida a por medo aos outros que vão a procura de uma vida melhor,e neste momento qualquer coisa e melhor que aqui.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.02.2012 às 09:34

Bom dia Ol Madeira,

O que aqui vê espelhado (escrito) é a mentalidade do Portuga emigra.

Já passei por essa merda toda e o melhor que posso indicar é desenrasque-se por si próprio sem recorrer a compatriotas (estes não ajudam, nem estão para aí virados, dor de corno inbejoso...)

Vá teimando e preparado para resistir alguns meses porque mais tarde ou mais cedo acaba por encontrar uma atividade, uma ocupação, nem que seja a limpar sanitas...

Em Portugal, muitos fizeram e continuam a fazer merda e quem fica, limpa ou tenta limpar e nada recebe por isso, aqui é diferente, faz-se também muita merda, mas no entanto pagam a algumas pessoas, sobretudo portuguesas, para limparem essa mesma merda (é esta a diferença).

Como diz o pobo "Quem não debe, não teme..." e enquanto os suiços não avançarem para o regime de quotas, podem sempre vir cá passarem umas férias.

Cumprimentos,
+ um que limpa sanitas aqui na Suiça

P.S: Não se preocupem muito com a atividade porque as entidades fornecem luvas, máscara e material desinfetante. Como dizia a minha abó, que Deus a tenha "a água limpa tudo, excepto as más palabras"
Sem imagem de perfil

De Volker a 21.02.2012 às 13:47

Boa Tarde:
Respondo a sua colocação.
O que eu penso e vejo no dia a dia é que o Português é completamente diferente das outras pessoas, invejosos, mal compatriotas mas também existem excepções é claro, nunca fomos uma comunidade unida e nem seremos pois a mentalidade é muito fechada.
O Português aqui na Suiça é classificado como burros, pois não teem a vontade de aprender a língua, não se integram e o pior não evoluem a maioria deles precisam de cicerones para tratar de assuntos, ir ao banco, comunas, etc.Em termos de trabalhos estão muitos ligados a Construção Civil e as Limpezas porque não precisam de falar Línguas e vão se mantendo por aí.É claro sem formação e sobretudo falar um dos 3 idiomas que existe aqui ficam comprometidos a poderem melhorar.Quando aqui cheguei o alemão para mim era chinês e em pouco tempo aprendi o alemão, tenho um bom emprego que praticamente nada faço e trabalho quando quero praticamente.Brinco as vezes com os Suíços amigos lhes dizendo o seguinte eu sou diferente de ti, porque tu não falas a minha língua mas eu falo a tua, isso dá motivos de risadas.Me integrei aqui e soube aproveitar as oportunidades que me apareceram agarrei esta e pronto.
Mas para isso temos de ser inteligentes e estar sempre a desenvolver dentro de nós a vontade de aprender e evoluir.
Infelizmente leio certas coisas que me deixam sensibilizado, como sempre pensei que o Sol nasce para todos só temos é que aprender a usar a sua luz.
Quem vier para a Suiça ou para outro País qualquer tem que evoluir em todos os sentidos, para podermos ter o que todos desejam uma vida tranquila que infelizmente o nosso País não nos pode dar.
Concordo consigo quando diz que vem trabalhar e não a procura de emprego foi assim que eu fiz quando vim para aqui, mas depois me mentalizei de arrumar um emprego e consegui.E hoje tenho um bom emprego....
Sem imagem de perfil

De Ol madeira a 21.02.2012 às 19:53

Até que enfim que aparece um emigrante na suiça que não é invejoso e mete medo aos outros para não irem para lá.O meu conhecimento da lingua alemã não e muito mas falo fluentemente ingles e espanhol,no meu ramo que tambem e relacionado a construção civil,carpintaria-tenho uma experiençia que vai desde oficina até a montagem,e alem disso ja trabalhei em outros paises da união europeia.A pessoa que me contactou daí nem sequer e portuguesa,e ligou me apenas pelo meu curriculo,e explicou me bastante bem as coisas para eu não ter duvidas em ir.
Coisa que por aqui não se aplica muito.Nestes anos de experiençia já trabalhei tambem por conta propria e só parei de trabalhar por não me pagarem.Tenho pessoas que me devem dinheiro a mais de 2 anos,e sei que esse nunca mais vou ver,eram minhas amigas e tudo,deixaram de me falar só para não pagarem as dividas,e assim a mentalidade do tuga,lixar sem olhar a quem.Eu tenho mesmo que sair daqui este pais mais parece um ninho de piranhas.
Sem imagem de perfil

De Volker a 22.02.2012 às 00:21

Boa Noite:
Na realidade nunca fui apologista do Terror e muito menos da invejosa, a entrada de Portugueses ou outros na Suíça não é proibida.
O problema entre os Portugueses é o seguinte:
Existem duas classes de emigrantes Portugueses que são aqueles que teem trabalho e aqueles que teem empregos.
Os que teem trabalho aqui , teem medo de perder o trabalho, não gostam de ajudar ninguém, prometem e não cumprem, com medo que o outro trabalhe melhor que ele ,gosta de engraxar o chefe para não ser despedido ou colocado de parte.
Os que teem Emprego pensam diferente, não existe o medo de perder emprego, são pessoas qualificadas, falam bem a língua, teem estudo e formação e teem uma mentalidade diferente e guardam para si o que pensam.Investem aqui e não pensam em regressar ao seu País só em férias, claro que o meu caso é assim.Não colocam em blogs certos comentários.Mas isso não importa.
Os Suíços não são más pessoas, como dizem os trabalhadores Portugueses, teem a politica deles, estão no seu País, não pediram para a rapaziada se deslocar para aqui
Quando as pessoas vêem para um País diferente teem que se adaptar ao sistema e mais nada, ninguém os chamou, vieram de livre vontade.
Verifiquei que sabe falar Espanhol e Inglês mas para a Suíça pouco serve meu amigo, aqui só há 3 línguas Italiano,Francês e Alemão, sabendo falar uma dessas línguas fica mais fácil.
Quanto a situação em que vive aí, com as pessoas não lhe pagarem isso aí é normal, aqui pia mais fino.
Se tem possibilidades de vir para cá porque não? Afinal o Sol nasce para todos não é verdade. E se vier, que seja muito feliz aqui é isso que lhe desejo de coração.
Sem imagem de perfil

De Sonhos Milka a 23.02.2012 às 23:05

Caro Ol Madeira, há um ditado em inglês que diz: "the grass is always greener on the other side"

Ninguém está a impedir que as pessoas venham. Isso depende apenas da sua decisão. Apenas constata-se um facto para que as pessoas não sejam ingénuas ao ponto de pensar que tudo o que relata de Portugal também não acontece na Suiça.
Sem imagem de perfil

De AJUDAR QUEM HOJE na CHOURICA: a 21.02.2012 às 21:23

,,, Mas ajudar quem hoje ,,,

Impossivel de ajudar aqui na Chouriça. Nâo se deve de ajudar, porque é sò chupistas que cà chegam, enganadores (as), e como a coisa està dificil aqui, a melhor coisa é de nâo ajudar para nâo se prejudicar.

Nâo queres perder um amigo (a).... ?????????
Ou um conhecido (a)......................????????

Entâo nâo deias a mâo a ninguem, e assim tens amigos e amigas; caso contràrio, ajudas as pessoas e por cima ainda ficas com o rabo a arder e na miséria que ta farta..............................................

Vale... Mais à frente................
Sem imagem de perfil

De Ol madeira a 21.02.2012 às 22:24

Com certeza o senhor foi para ai por livre e espontanea vontade e na altura que foi ninguem o ajudou,porque é muito bom naquilo que faz,foi assim não foi???
DUVIDO
Com certeza nem sabia falar a lingua ,e foi para ai com a ajuda de alguem,e agora numa altura destas que podia retribuir o acto,não o faz porque???Para poder chegar a aldeiazinha onde morava antes de sair de portugal,e ser o maior.E se fosse ajudar alguem, esse alguem como e mais inteligente que o senhor podia passar por cima e roubar lhe o protagonismo na aldeiazinha quando fosse lá de vacances e para isso não acontecer simplesmente MENTE E NAO AJUDA PRA ESSA PESSOA NUNCA SER ALGUEM NA VIDA,assim mesmo que essa pessoa continue a ser sua amiga,vai sempre apontar o dedo e dizer,eu podia estar um bocadinho melhor,mas aquele gajo não me ajudou...
Que mentalidade mais fraca........
Sem imagem de perfil

De Volker a 21.02.2012 às 23:51

Boa noite:
Há muitos anos cheguei aqui, praticamente não conhecia ninguém, trazia comigo o Francês e o Inglês e a força de vontade, arranjei trabalho sozinho, pelo jornal fui trabalhar nas obras no Cantão Francês e após 2 anos me mudei para o cantão Alemão fui trabalhar num restaurante mas já sabia falar algum alemão, sempre fiz tudo sozinho sem nenhum tipo de ajuda acreditem e passei uns maus bocados porque na época não falava o alemão fluentemente, mas andei em cursos e lia muito o jornal na qual fui me familiarizando com a língua.E sempre pensava para mim, eu tenho uma vantagem sobre os Suíços(Cantão Alemão), eu falo a língua deles e eles não falam a minha, portanto nesse campo e não só, sou superior a eles e depois sempre foi fácil atingir o meu objectivo, que era um emprego e não um trabalho.
Portanto quem tiver força de vontade e sobretudo inteligência acaba por vencer os vários obstáculos que aqui eles colocam.
Quanto a ajudar os outros sempre se pode fazer, sem nos prejudicar pois eu sei como funciona os meus compatriotas, por isso fico sempre na minha. Sou muito observador e cuidadoso, não entro no escuro sem Luz.
Hoje tenho um emprego que praticamente não faço nada mesmo, só anoto pedidos dos meus clientes pelo telemóvel e os repasso a fabrica e quando os clientes ligam directo a Fabrica mais satisfeito eu fico e pronto está feito o meu serviço praticamente.
Mas para chegar aonde cheguei, foi a força de vontade de evoluir e de arrumar um emprego, porque trabalho há muito em relação ao Emprego e sempre fiz tudo sozinho sem ajuda de ninguém.
O trabalho é mais fácil de se arrumar que um emprego.
Porque para o trabalho só é preciso a Força Física e para o Emprego a Inteligência factores diferentes.
Não sou apologista de falar mal das pessoas, porque somos todos iguais, cada um é que comanda a sua vida e portanto aquele que prefere se encostar em alguém para conseguir alguma coisa, acaba por ser um dependente em quase tudo.
Só digo isto quem não tiver capacidades de fazer as coisas sozinhos que fiquem aonde estão, porque para onde forem é sempre uma selva.
Sem imagem de perfil

De Ol madeira a 22.02.2012 às 00:49

Acho que o Volker esta de acordo comigo em muitos temas de que aqui temos comentado,sem vontade e profissionalismo para aprender seja o que for nao se chega a lado nenhum,gostava de falar consigo sobre alguns assuntos e duvidas que tenho sobre como é o dia a dia aí,eu tambem vou para o lado alemão,e como o senhor já ai vive talvez seja mais facil de explicar,e desde já agradeço se me poder responder a essas perguntas proprias de quem nunca ai foi.
O meu mail e olmadeiras@hotmail.com
Obrigada.
Sem imagem de perfil

De Volker a 22.02.2012 às 01:28

Boa Noite:
Tentei enviar um email, mas não funcionou.
Um abraço
Volker
Sem imagem de perfil

De Ol madeira a 22.02.2012 às 01:45

Experimente o meu email comercial olcarpintarias@gmail.com
Obrigada
Sem imagem de perfil

De luis manuel gomes a 19.11.2012 às 05:41

gostei do seu comentario e é a 1 vez que respondo a algo.Deu me alguma força para uma nova aventura para o pais onde está.Mas ao ler tudo o que estava para trás já estava a ficar desiludido.Vou escolher a Hotelaria para entrar.Já que alemao nao entendo nada nem o cantones da suiça,mas tenho uma grande vontade de aprender.Como sei espanhol frances ingles e italiano,j+a que vivi lá 12 anos,espero que isso me ajude a arranjar trabalho num hotel começando por baixo até aprender as linguas correntes.Obrigado e se tiver algo que me possa dizer para eu me acautelar,otimo,ja que vontade de trabalhar nao me falte.Ja trabalhei em seguros banca,diretor vendas,ditrector expansao e tive 2 restaurantes de topo,já me esquecia......,mas muito obrigado,Estou ansioso de nova aventura com os meus 50 anos,,,,,gostei

Comentar post





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...