Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...





Como arranjar trabalho na Suíça

por Nuno Barreto, em 31.07.08

Todas as semanas há alguém que me pede ajuda para emigrar para a Suíça. A crise em Portugal e as excelentes condições de vida aqui na Suíça fazem com que se torne um destino cada vez mais apetecível, quase como se fosse o Céu na terra. Eu gosto de ajudar, mas milagres não é comigo.

 

Primeiro que tudo, é importante dizer que emigrar não é um mar de rosas. É uma experiência difícil e exigente a vários níveis: Emocional, financeiro, familiar, etc. Exige um período de adaptação não só a um novo emprego, mas a uma nova cultura e a uma nova língua. E para piorar, não é só uma pessoa que passa por isso, é toda uma família. São raras as pessoas que emigram porque sim, a maioria emigra por necessidade, o que já é em sim stressante. E tudo o resto ainda causa mais stress em toda a família.

 

Posto isto, é verdade que a vida aqui é melhor. Fora ser um pouco mais frio e mais chuvoso, há muitas vantagens. Ganha-se melhor, as pessoas são mais simpáticas e prestáveis, mais honestas, e as cidades funcionam muito bem. Mas por outro lado é muito difícil arranjar casa, e temos que dar 3 meses de renda adiantada (as casas rondam os 700€ por mês no mínimo, para uma espelunca). E os primeiros tempos, antes de receber o primeiro ordenado, são muito difíceis. É preciso vir com algum capital para nos aguentarmos nos primeiros meses.

 

Quanto a arranjar trabalho em si, não é fácil. Quem é da União Europeia tem mais facilidades que os outros, mas mesmo assim os Suíços têm sempre prioridade. Para quem tem cursos superiores competitivos (informática, medicina, etc), é relativamente fácil, desde que se fale minimamente o francês ou o alemão, dependendo da zona. Mas para os outros é bastante mais difícil. A taxa de desemprego para estrangeiros que procuram empregos não qualificadas é de 10%. E isto só a contar com aqueles que estão cá registados, fora a grande quantidade que vem cá tentar a sorte e depois volta sem nada.

 

Todos os dias a embaixada recebe dezenas de telefonemas de pessoas a pedir ajuda para encontrar trabalho. Poupo-vos já o trabalho: eles não ajudam. E ainda bem, que eles têm mais que fazer do que ser agência de empregos.

 

Bom, sendo assim, como é que se arranja emprego? Para trabalhos qualificados, nada como mandar CVs a empresas interessantes da área, e ir tentando a sorte, ou usar sites de emprego(jobup.ch, jobs.ch, etc). Para os outros, resta-lhes o recurso a agências de emprego e agências de trabalho temporário. Agências essas que já têm uma lista enorme de gente a pedir emprego. No fim, a melhor forma é ter mesmo alguém conhecido que conheça uma empresa que precisa de pessoal.

 

Por causa deste blog, as pessoas estão sempre a pedir-me trabalho. Não tenho trabalho para dar a ninguém. Conheço empresas que estão interessadas em programadores Java/J2EE, PHP, ou Oracle PL-SQL. O máximo que posso fazer é dar o email para onde enviam o CV. Mas melhor que isso não posso fazer...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:16


1045 comentários

Sem imagem de perfil

De anonymo a 27.11.2010 às 17:10

---OS PORTUGUESES È UMA RACA DE GENTE EXPLORADA E ENGANADA NO MUNDO INTEIRO ---
.....----.....----.....----++++++++----....----....----....---

Os (as) trabalhadores (as) portugueses (as), é uma raça de gente em cima desta terra, onde sâo os mais procurados para *maindoeuvre * = mâo de obra ... para trabalhar, e entâo...em tudo o que é simples de fazer e o mais duro de fazer em cima desta terra .
Na Europa, na Africa, na América, na Asia e na Oceania, sò se veem portugueses e portuguesas a trabalhar, e entâo cuidado como trabalham e como sâo pagos !!
Eu, encontrando uma pessoal nacional que trabalha à beira dum português que chegasse a esse paìs para trabalhar, constatei sempre que a pessoa portuguesa era a escrava, e a mal paga...e o nacional desse paìs, tinha o bom=mais ou menos o bom emprego.. e a ser melhor pago que o português.
Portanto o salàrio é o mesmo... (((+ / - ))) na ficha de pagamento, mas o nacional arreceve os extras por tràs dessa pessoa portuguesa, o de mâo a mâo.
- Uma coisa que vi, é que os nacionais, tanto patrôes como empregados desse paìs, tentam ..e o fazem.. de comer * e ao ràpido, * a galinha portuguesa * que chegue a esse paìs !!
Isto soube-o por gente local desses paìses !!
Como se diz, o escravo do português que chega a casa cansado, nem forças para amar a galinha que tem é capaz.. mas onde ela trabalha* ganha o pâo com pouco cansaço. !!

Bom !! Aquilo sò serve para duas coisas !!
Como diz o brasuca :
"" Antes de morrer ... hà que passar por todo ô prazer "" porque nesta vida temos 2 dias pra viver "" aie que comer ""

.. Atè a barraca se desincaicha ...
..Procuro uma motorisada desmontada...


Comentar post





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...