Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...



subscrever feeds



Como arranjar trabalho na Suíça

por Nuno Barreto, em 31.07.08

Todas as semanas há alguém que me pede ajuda para emigrar para a Suíça. A crise em Portugal e as excelentes condições de vida aqui na Suíça fazem com que se torne um destino cada vez mais apetecível, quase como se fosse o Céu na terra. Eu gosto de ajudar, mas milagres não é comigo.

 

Primeiro que tudo, é importante dizer que emigrar não é um mar de rosas. É uma experiência difícil e exigente a vários níveis: Emocional, financeiro, familiar, etc. Exige um período de adaptação não só a um novo emprego, mas a uma nova cultura e a uma nova língua. E para piorar, não é só uma pessoa que passa por isso, é toda uma família. São raras as pessoas que emigram porque sim, a maioria emigra por necessidade, o que já é em sim stressante. E tudo o resto ainda causa mais stress em toda a família.

 

Posto isto, é verdade que a vida aqui é melhor. Fora ser um pouco mais frio e mais chuvoso, há muitas vantagens. Ganha-se melhor, as pessoas são mais simpáticas e prestáveis, mais honestas, e as cidades funcionam muito bem. Mas por outro lado é muito difícil arranjar casa, e temos que dar 3 meses de renda adiantada (as casas rondam os 700€ por mês no mínimo, para uma espelunca). E os primeiros tempos, antes de receber o primeiro ordenado, são muito difíceis. É preciso vir com algum capital para nos aguentarmos nos primeiros meses.

 

Quanto a arranjar trabalho em si, não é fácil. Quem é da União Europeia tem mais facilidades que os outros, mas mesmo assim os Suíços têm sempre prioridade. Para quem tem cursos superiores competitivos (informática, medicina, etc), é relativamente fácil, desde que se fale minimamente o francês ou o alemão, dependendo da zona. Mas para os outros é bastante mais difícil. A taxa de desemprego para estrangeiros que procuram empregos não qualificadas é de 10%. E isto só a contar com aqueles que estão cá registados, fora a grande quantidade que vem cá tentar a sorte e depois volta sem nada.

 

Todos os dias a embaixada recebe dezenas de telefonemas de pessoas a pedir ajuda para encontrar trabalho. Poupo-vos já o trabalho: eles não ajudam. E ainda bem, que eles têm mais que fazer do que ser agência de empregos.

 

Bom, sendo assim, como é que se arranja emprego? Para trabalhos qualificados, nada como mandar CVs a empresas interessantes da área, e ir tentando a sorte, ou usar sites de emprego(jobup.ch, jobs.ch, etc). Para os outros, resta-lhes o recurso a agências de emprego e agências de trabalho temporário. Agências essas que já têm uma lista enorme de gente a pedir emprego. No fim, a melhor forma é ter mesmo alguém conhecido que conheça uma empresa que precisa de pessoal.

 

Por causa deste blog, as pessoas estão sempre a pedir-me trabalho. Não tenho trabalho para dar a ninguém. Conheço empresas que estão interessadas em programadores Java/J2EE, PHP, ou Oracle PL-SQL. O máximo que posso fazer é dar o email para onde enviam o CV. Mas melhor que isso não posso fazer...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:16


6 comentários

Sem imagem de perfil

De Marta a 03.09.2008 às 00:42

Olá Nuno! Sou uma jovem de 24 anos que frequenta o curso de enfermagem em Portugal. Estou a adorar o curso, é fantastico, mas por motivo de força maior, vou ser obrigada a congelar a matricula e regressar ao trabalho. Vou aproveitar para fazer uns cursos pos laborais enquanto nao puder voltar a enfermagem, mas gostaria de saber se aí na suiça as pessoas apostam muito na medicina alternativa, é que os cursos que vou tirar (sao anuais) e sao eles: Shiatsu, Reflexoterapia, Tai-chi, auriculoterapia e hidroterapia e tratamentos spa. Tenho imensa vontade de experimentar um outro país, pois nao tenho nada que me prenda aqui a portugal, mas gostaria de saber se este tipo de Medicina não convencional é bem aceite e se ha procura!

Desde já agradeço, cumprimentos,

Marta
Sem imagem de perfil

De nunes a 01.04.2009 às 20:08

Vi aqui neste blog, certas afirmaçoes de gente que diz que tudo è fàcil em Suiça, e que tudo è possivel.... Poiseu vos digo a todas e a todos, que tudo è possivel se tiver dinheiro ""EUROS"" para fazer a troca de diplomas em lingua françesa-titulo Suisso, uma direçâo onde viver, um meio de tranporte adequado carro ou outra coisa, se è na cidade mesmo. Senâo se sair da cidade, è mais exigente que lhe exijam se tem carro ou nâo.. Digo isto porque eu tive que gastar em 4 mêses tanto como 12800 Euros. Para se mudar os diplomas aqui, cartas de profissôes estrangeiras, serà preciso passar em colègios ou universidades ou centros de Formaçôes Prof. para se mudarem as cartas, onde no fim se encontra com as duas cartas em sua posseçâo. Nâo se deixem enganar por outra gente, onde aqui na Suissa sò hà trolhas, mulheres de limpezas que serâo capazes de vos dizer que sâo ENFERMEIRAS ou Empregados Oficiais da Camara de Geneve, onde eles sâo è barredores das ruas, ou ainda como aquelas que se dizem Professoras da lingua Françêsa para crianças, onde nem mesmo essas senhoras falam correctamente o Françês, è uma palavra sobre 10 que vai bem e que no final sâo limpa CUS a criançinhas que estas tem maxi-6 anos. È uma autentica PORCARIA com quem agente aqui lida. Hà sim aqui aquelas que tem seus estudos e que têm os seus bons empregos, mas isto è preciso entrar em bancos e ter uma certa confiança para saber quem elas sâo, portuguesas ou nâo; sò por conhecimento è que agente vema conhecer quem è quem e que faz. Caso contrario e è o que existe mais, è limpar buracos, muda fraldas, vassoura e cerpilheira, trolhas, aldravôes, chupadores e enganadores, empregadas de ceveja-cafè eh.eh.eh.eh.eh. , nâo vos digo mais nada, mais nada, mais nada, mais nada,, è como o LUXEMBOURGO, mas no Luxembourgo ainda è pior..A necessidade obriga, e obriga a quê???!!!!!!Boa sorte.....
Sem imagem de perfil

De luis dias a 12.01.2010 às 12:44

O caro lusosuino um pouco de educação fazia-lhe bem, pois esta a usar um meio de comunicação a que todos têm acesso,não a falar para os seus amigos, como tal respeita os cidadãos e não generalizes as situções. Já agora vai aprender a escrever e põe-te de bem com a vida ó palhaço.
Sem imagem de perfil

De nunes a 08.03.2010 às 17:51

"Deves de ser tambem um professor de ensinar câes, a tua escola seria em Tràs os Montes,,,atràs das rochas !!! ***( vou-te esplicar onde escrevestes mal as tuas frases !!!***) (( "Ò" e nâo O...))(("luso suino" e nâo lusosuino...))(("Pois està" e nâo,, pois esta...))(("Nâo està a escrever",,, e nâo a falar para seus amigos... ))(( "situaçôes" e nâo situçôes,,,)) (ENFIM)...!!!
_ Este .. porc - uguês.. de *luis dias *, foi à escola a Bragança, ou ali para aqueles sitios de Tràs os Montes ou Alto Douro. Bem se vê que nunca foi a um cinema nem a gala ou concerto de mùsica... *coitado...e se diz saber escrever *. POBRE MISERÀVEL e atrasado na vida,,,vai para trôlha tapar buracos... Ò PÀ !!!!
*** Vai colher as ameichoas e azeitonas à tua terra...aldeiola a 14 casas e 80 cabras...
Sem imagem de perfil

De Power a 16.10.2010 às 14:20

Caro cromo, sou transmontano e nao gostei da maneira prejurativa que te referiste á minha terra! Tão burro és tu como esse cromo que só escreve babuseiras...
De trás das pedras és tu meu cabrão!!!
Sem imagem de perfil

De Yo..Yo..Yo..Yo.. a 17.10.2010 às 08:07

Pobre de + POWER + :
Dizes que tràs das pedras, ou tràs dos montes, que é a tua terra ?
Entâo te amostras e és mesmo um analfabeto ao total, porque confundes tua terra com tua provincia de + tràs das pedras = tràs os montes +.
A tua terra, é uma "cidade a 4 casas " atràs das pedras là em cima, na zona das cabras, e a provincia de tràs das pedras ou que seje "tràs os montes ", jà é outra coisa, és um agua com vinho misturado que anda por aì, que afinal de tudo, és um vinagre " em cima desta terra, com menos duma quarta classe .
_ Conheces bem a geografia, ou a truela das maças de trolha ?
Ou a enchada dos campos ?
Uma coisa é certa, sei que conheces bem o viver das cabras, isso sei eu . Entâo, vai para pastor, que de là jà vinhas .

Proverbo velho
Nascestes pobrezinho, e acabaràs na miséria , sem saberes porquê --- coitadinho "
Até metes pena, mas olha que eu pago bem, e nâo sabes aonde ainda, de pouco a pouco o vais descobrir !

Vai trabalhando, vai mamando e pastando, enquanto a mama dura, que a têta vai secar, te garanto eu, pensa no que eu te digo, e me daràs a saber mais daqui a " uns pouquinhos de anos " te digo que a menos de 4 anos, saberàs que errastes na tua matemàtica " ¨¨..¨¨..¨¨..¨¨..¨¨..¨¨..¨¨

Comentar:

Este post atingiu o número máximo de comentários permitidos.



Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...



subscrever feeds