Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...



subscrever feeds



Como arranjar trabalho na Suíça

por Nuno Barreto, em 31.07.08

Todas as semanas há alguém que me pede ajuda para emigrar para a Suíça. A crise em Portugal e as excelentes condições de vida aqui na Suíça fazem com que se torne um destino cada vez mais apetecível, quase como se fosse o Céu na terra. Eu gosto de ajudar, mas milagres não é comigo.

 

Primeiro que tudo, é importante dizer que emigrar não é um mar de rosas. É uma experiência difícil e exigente a vários níveis: Emocional, financeiro, familiar, etc. Exige um período de adaptação não só a um novo emprego, mas a uma nova cultura e a uma nova língua. E para piorar, não é só uma pessoa que passa por isso, é toda uma família. São raras as pessoas que emigram porque sim, a maioria emigra por necessidade, o que já é em sim stressante. E tudo o resto ainda causa mais stress em toda a família.

 

Posto isto, é verdade que a vida aqui é melhor. Fora ser um pouco mais frio e mais chuvoso, há muitas vantagens. Ganha-se melhor, as pessoas são mais simpáticas e prestáveis, mais honestas, e as cidades funcionam muito bem. Mas por outro lado é muito difícil arranjar casa, e temos que dar 3 meses de renda adiantada (as casas rondam os 700€ por mês no mínimo, para uma espelunca). E os primeiros tempos, antes de receber o primeiro ordenado, são muito difíceis. É preciso vir com algum capital para nos aguentarmos nos primeiros meses.

 

Quanto a arranjar trabalho em si, não é fácil. Quem é da União Europeia tem mais facilidades que os outros, mas mesmo assim os Suíços têm sempre prioridade. Para quem tem cursos superiores competitivos (informática, medicina, etc), é relativamente fácil, desde que se fale minimamente o francês ou o alemão, dependendo da zona. Mas para os outros é bastante mais difícil. A taxa de desemprego para estrangeiros que procuram empregos não qualificadas é de 10%. E isto só a contar com aqueles que estão cá registados, fora a grande quantidade que vem cá tentar a sorte e depois volta sem nada.

 

Todos os dias a embaixada recebe dezenas de telefonemas de pessoas a pedir ajuda para encontrar trabalho. Poupo-vos já o trabalho: eles não ajudam. E ainda bem, que eles têm mais que fazer do que ser agência de empregos.

 

Bom, sendo assim, como é que se arranja emprego? Para trabalhos qualificados, nada como mandar CVs a empresas interessantes da área, e ir tentando a sorte, ou usar sites de emprego(jobup.ch, jobs.ch, etc). Para os outros, resta-lhes o recurso a agências de emprego e agências de trabalho temporário. Agências essas que já têm uma lista enorme de gente a pedir emprego. No fim, a melhor forma é ter mesmo alguém conhecido que conheça uma empresa que precisa de pessoal.

 

Por causa deste blog, as pessoas estão sempre a pedir-me trabalho. Não tenho trabalho para dar a ninguém. Conheço empresas que estão interessadas em programadores Java/J2EE, PHP, ou Oracle PL-SQL. O máximo que posso fazer é dar o email para onde enviam o CV. Mas melhor que isso não posso fazer...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:16


6 comentários

Sem imagem de perfil

De Marta a 03.09.2008 às 00:42

Olá Nuno! Sou uma jovem de 24 anos que frequenta o curso de enfermagem em Portugal. Estou a adorar o curso, é fantastico, mas por motivo de força maior, vou ser obrigada a congelar a matricula e regressar ao trabalho. Vou aproveitar para fazer uns cursos pos laborais enquanto nao puder voltar a enfermagem, mas gostaria de saber se aí na suiça as pessoas apostam muito na medicina alternativa, é que os cursos que vou tirar (sao anuais) e sao eles: Shiatsu, Reflexoterapia, Tai-chi, auriculoterapia e hidroterapia e tratamentos spa. Tenho imensa vontade de experimentar um outro país, pois nao tenho nada que me prenda aqui a portugal, mas gostaria de saber se este tipo de Medicina não convencional é bem aceite e se ha procura!

Desde já agradeço, cumprimentos,

Marta
Sem imagem de perfil

De nunes a 01.04.2009 às 20:08

Vi aqui neste blog, certas afirmaçoes de gente que diz que tudo è fàcil em Suiça, e que tudo è possivel.... Poiseu vos digo a todas e a todos, que tudo è possivel se tiver dinheiro ""EUROS"" para fazer a troca de diplomas em lingua françesa-titulo Suisso, uma direçâo onde viver, um meio de tranporte adequado carro ou outra coisa, se è na cidade mesmo. Senâo se sair da cidade, è mais exigente que lhe exijam se tem carro ou nâo.. Digo isto porque eu tive que gastar em 4 mêses tanto como 12800 Euros. Para se mudar os diplomas aqui, cartas de profissôes estrangeiras, serà preciso passar em colègios ou universidades ou centros de Formaçôes Prof. para se mudarem as cartas, onde no fim se encontra com as duas cartas em sua posseçâo. Nâo se deixem enganar por outra gente, onde aqui na Suissa sò hà trolhas, mulheres de limpezas que serâo capazes de vos dizer que sâo ENFERMEIRAS ou Empregados Oficiais da Camara de Geneve, onde eles sâo è barredores das ruas, ou ainda como aquelas que se dizem Professoras da lingua Françêsa para crianças, onde nem mesmo essas senhoras falam correctamente o Françês, è uma palavra sobre 10 que vai bem e que no final sâo limpa CUS a criançinhas que estas tem maxi-6 anos. È uma autentica PORCARIA com quem agente aqui lida. Hà sim aqui aquelas que tem seus estudos e que têm os seus bons empregos, mas isto è preciso entrar em bancos e ter uma certa confiança para saber quem elas sâo, portuguesas ou nâo; sò por conhecimento è que agente vema conhecer quem è quem e que faz. Caso contrario e è o que existe mais, è limpar buracos, muda fraldas, vassoura e cerpilheira, trolhas, aldravôes, chupadores e enganadores, empregadas de ceveja-cafè eh.eh.eh.eh.eh. , nâo vos digo mais nada, mais nada, mais nada, mais nada,, è como o LUXEMBOURGO, mas no Luxembourgo ainda è pior..A necessidade obriga, e obriga a quê???!!!!!!Boa sorte.....
Sem imagem de perfil

De Luisa a 07.02.2010 às 13:41

é estranho abrir os comentários e ver que nem um aqui foi feito.
Nuno você é um xenófobo, egocêntrico, egoísta de merda , narcisista e hipócrita, e acha que com certeza, nasceu com bastante mais do que qualquer outra pessoa. Vaidade não é bonita quando exagerada.
Digo-lhe, fico muito envergonhada, ao ver que tb você é português, e se comporta assim para com os seus.
Sabia que todos os trabalhos são válidos e preciosos para todo o ser vivo. Vou dar-lhe um exercício, talvez com tanta ignorância não saiba fazê-lo, mas desejo-lhe boa sorte.
" Imagine como seria o seu dia-a-dia, se não existisse ninguém, português, espanhol, italiano, suíço , francês, ucraniano , árabe, etc. , (são de variadíssimas nacionalidades os que o fazem, caso não saiba) a fazer todos os trabalhos que você mais despreza????"
Eu respondo-lhe, seria um caos . Não ia beber um copo com uns amigos porque n haveria ninguém para o servir, porque trabalhar num café é piroso para si...andar de bus ou metro seria uma agonia , nauseabundo (sabe o que significa?) e sem espaço limpo para pôr os pés, creio que nem nos bancos o CÚ você sentava. Pergunto-me se tem casa? Alguém teve de a construir , não? e interessa quem? No sentido de ter sido feito por um português, Italiano, Espanhol? Tem carro? Gosta dele? os buraquinhos que eles tapam muito bem lhe fazem, imagine o que seria se não existissem tapa buracos...tenha VERGONHA mais um vez? Talvez você até seja um deles, não?Ou talvez um daqueles que aqui vive e pensa que já é mais suíço que os suíços.
Sem imagem de perfil

De Luisa a 07.02.2010 às 14:03

Peço desculpa, mas pretendia encaminhar esta mensagem ao Nunes e não ao Nuno.

Desculpe-me Nuno, mas tanta ignorância deste
tônho " ( lool ) bloqueou-me e fez-me errar no nome.
Continuando, NUNES, os suíços que conheço são bem mais educados, humildes do que você.
Tem muito que aprender com eles se se quer parecer.
Mas não vá mis a Portugal, nem se diga português a ninguém, porque quem fala assim, não gosta nem dos portugueses nem de Portugal . Ainda mais ignorante você é, ao se vir expressar num site visto e lido maioritariamente , por portugueses. VOCÊ ENVERGONHA-ME.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Peço desculpa, mas pretendia encaminhar esta mensagem ao Nunes e não ao Nuno. <BR><BR>Desculpe-me Nuno, mas tanta ignorância deste <BR>tônho " ( lool ) bloqueou-me e fez-me errar no nome. <BR>Continuando, NUNES, os suíços que conheço são bem mais educados, humildes do que você. <BR>Tem muito que aprender com eles se se quer parecer. <BR>Mas não vá mis a Portugal, nem se diga português a ninguém, porque quem fala assim, não gosta nem dos portugueses nem de Portugal . Ainda mais ignorante você é, ao se vir expressar num site visto e lido maioritariamente , por portugueses. VOCÊ ENVERGONHA-ME. <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Aaaaah</A> , mais lhe digo, vá para uma escola portuguesa aprender a escrever bem, dá muitos erros ortográficos, ou então para a próxima, experimente, <BR>" verificar a ortografia " assim não dará tanto pontapé na gramática. <BR>E vá lá, está dito... podia ficar aqui um dia inteiro a descrever o nojo e repugna que você me provocou, mas creio seria um desperdício de tempo, para um ser humano tão desprezível. <BR>Boa sorte a todos os que trabalham aqui na Suíça , seja nas obras, limpezas , seguros, bancos, embaixada, UM BEM HAJA A TODOS E TB A TI NUNO PELO BLOG QUE TANTA GENTE AJUDA.
Bjs Luisa
Sem imagem de perfil

De nunes a 07.02.2010 às 17:13

* O Tonho*, ê uma palavra bem das aldeias...Pois sou da cidade.
- De portugal nâo venho, mas vou de vez enquando ver os portugas ao paîs, para ver aqueles que ainda vivem e aqueles que jà se suicidaram, devido à misêria que passam e passaram...
- Meu paìs, sempre foi a França, com 32 anos, ou America do Norte, com 6 anos; ou Alemanha com 4 anos, e a Suissa com 6 anos, ora vê-là a minha vida.
E por cima de tudo isto, mudo de sapatos todos os dias, de cuecas todos os dias, de fato todos os dias, de meias todos os dias, de cravata todos os dias, cheiro bem todos os dias, *** tomo banho antes de me deitar, e banho ao me alevantar ...*** e tu monstruosa cheia de òdio e raiva, vai dar banho ao câo, ou ao con, como se diz em françês...vai tomar um banho em àgua e sal, jà que a vida foi dura para ti...

..... Boa viagem !!! para todos os finos e boa sorte.....
((( De mim, ninguem mama ... !!! ))))
Sem imagem de perfil

De Luisa a 07.02.2010 às 22:02

Olá TONHO citadino, lool .
Não sou da aldeia, mas não sofreria qualquer desgosto se o fosse. Até gosto muito das aldeias.
Sou portuguesa e não brasileira, vivi toda a minha vida em cidade, e tenho muito orgulho de ser o que sou e ñ desprezo as minhas raízes. Pelo menos eu sei de onde venho e conheço bem o meu país s, que não é feito de gentinha tão medíocres e fúteis como tu e a tua professorinha .
Plantar batatas é bom, tira o stress e alivia as tristezas, ideal para aos dois.
Encher a boca com elas tb , já que só tens merda na boca, usas o blog que não te pertence e o que cujo uso, objectivo não é este, para falar mal de tudo e de toda a gente, e ainda agrides quem não conheces.
Faz algo de útil e produtivo para ti, cria um blog e escreve o teu livro de mágoas Quem se fartou de lamentar, ate mesmo neste último post foste tu, não eu.
Felizmente sou uma pessoa bem amada, tenho uma boa vida, preenchida de boas experiencias e de bons amigos. Já tu, que direi?
Deves de ter a mania que és doutor, mas devo-te dizer, não escreves bem, nem falas bem e fatos, opá, até os ciganos vendem, e barato, se quiseres dou-te uma lista de feiras onde podes comprar mais, assim trocas 4 a cinco vezes por dia se quiseres, aah que ta?l lool .
Ainda bem que mudas de sapatos, cuecas e meias todos os dias, se não o que seria de todos nós, tu já agonias.
Aproveita e lava melhor a boca, os ouvidos, as mão, os pés e o resto que dizes lavar tão bem, mas lava com água limpa, nada de água de lavar as tuas duas cabras, ah e sem sal, desgasta o tecido..., porque tu não cheiras bem, já o disse atrás, cheiras muito mal, és nauseabundo, palhaço frustrado.
Olha que tanta mudança/estadia de país s em país s, só te fez mal ao tico e ao teco , já nem sabes de onde vens nem de onde saíste!?!?!? não és português, é uma certeza, não gostas dos portugueses mas escreves português, mal mas escreves, vais lá, mas só para ver a miséria dos outros, vives em França, o teu pai é americano, a tua mãe é filha de portugueses, e ela o que é...?E tu?
Tu és uma perfeita aberração da natureza e o maior desgosto dos teus país, frustrado, miserável e mal cheiroso, mal educado.
Já gastei muito tempo contigo, és desprezível, narcisista sem moral, e com gente da tua laia , não costumo gastar o meu precioso tempo. Mas desta vez abri uma excepção.
Já escreveste um pouco melhor desta vez "ça vá-americo-latino-tonho".
Que me desculpem os franceses, americanos, latinos, a ironia. A escrita é mesmo para este ignorante nacionalista sem pátria e compatriotas.

Comentar:

Este post atingiu o número máximo de comentários permitidos.



Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...



subscrever feeds