Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...



subscrever feeds



Como é trabalhar na Suíça

por Nuno Barreto, em 23.07.08

Trabalho

 

Muitas vezes me perguntam como é trabalhar na Suíça. Ou melhor, qual é a diferença em relação a Portugal. Ganha-se mais, já se sabe, e os impostos são mais baixos, mas como é o dia a dia?

 

A principal diferença que noto é a falta de esquemas. Portugal é um País de esquemas, de truques, de "chico espertices", de formas de fugir aos impostos e ganhar mais em prejuízo dos outros. Já aqui na Suíça, faz-se sempre aquilo que é honesto. Se é para pagar impostos, é para pagar. A honestidade é um pressuposto de toda a sociedade.

 

A segunda coisa que reparei foi na falta de jogos de bastidores. Aquilo que as pessoas fazem para "subir na vida" quando lhes falta habilidade. É as intrigas, as mentiras, o diz que disse, os compadrios, a burocracia dos emails, as reuniões intermináveis. Aqui não há nada disso. As pessoas sobem na hierarquia por mérito, e a pessoa que tem mérito vê os seus esforços recompensados monetariamente e não só.

 

Quanto aos horários, trabalha-se 8 horas por dia. Não há cá pausas de uma hora para cafés, e para ir fumar, e mais duas para o almoço, como é comum aí (que chega-se ao fim do dia e só se trabalho 4 horas, em muitos casos, e às vezes nem isso). E o patrão exige que se trabalhe no horário. E isso significa também que o patrão não exige horas extraordinárias, e muito menos não remuneradas. Na realidade, é visto com maus olhos alguém trabalhar mais do que as 8 horas por dia. Começam logo a questionar a produtividade e a saúde social da pessoa. O trabalhador é para ser produtivo nas 8 horas de trabalho por dia. Se não está a ser, há algum problema ou com o trabalho em si, ou com o trabalhador, e isso é para se resolver. Férias, são 20 dias por ano, e os feriados são à volta de 8 (depende do Cantão em que se trabalha).

 

É claro que há sempre excepções. Mas posso dizer que elas são muito raras, e não conheço nenhuma (falando com os amigos que cá tenho, também eles não conhecem nenhuma, mas como nenhuma sociedade é perfeita, há-de haver situações dessas). E atenção que falo da perspectiva de um trabalhador licenciado, a experiência pode ser bastante diferente para os empregos menos valorizados.

 

Em resumo, vale a pena trabalhar na Suíça. Sinto-me muito mais produtivo no meu trabalho cá, com muito menos pressões e stresses, e muito mais recompensado.

 

Atenção que esta informação refere-se apenas ao trabalho em si, e mais específicamente para pessoas com cursos universitários competitivos, que é o caso da informática. Outros sectores não são tão fáceis. E arranjar casa, em alguns sítios, como por exemplo Genève, é um bico de obra...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:16


3 comentários

Sem imagem de perfil

De Ana a 28.07.2008 às 21:21

A vida em Geneve não é tão delinear assim. Nuno. infelizmente nem todos tem a sorte de ter o emprego que tens e ganhar os valores que enumeras.
A quem estiver a pensar emigrar, tenham especial atenção ao facto de , aqui ganhar-se muito bem mas... tudo se paga neste País!!! Não é fácil chegar e arranjar emprego com uma perna às costas; arranjar casa; quando se arranja casa é preciso já ter emprego com contrato indeterminado e pelo menos 3 recibos de vencimento. O "Permis" só é concedido quando a entidade patronal carimba o pedido ao Serviço que o concede . Para uma familia com filhos exigem que a habitação tenha pelo menos o quarto para a criança com todas ascondiçôes ( e vai um ionspector verificar a veracidade do que os pais relatam). Se forem duas crianças de sexos diferentes, exigem um quarto para cada uma delas. A partir do momento que tenham o "permis" são obrigados por lei a fazer um seguro de saúde ( um seguro razoavel ronda os 400 frcs por pessoa/mes ). Uma casa minuscula com despesas incluidas ( sem contar com a luz) ronda os 1200 frcs. Generos alimentares também não são baratos! ... resumindo... ganha-se bem é verdade mas, num instantinho se gasta tmuito também.
Quanto aos horários de trabalho... a restauração não funciona assim ( e outros tantos empregos ). Não há hora para sair nem horas extraordinárias a pagar.

A vida de emigrante não é fácil! Tenho muita pena que o meu país não me dê a oportunidade económica que a Suiça me tem dado....porque tem tantas coisas tão mais bonitas que cá...

Há muitos emigrantes oriundos de muitos países e o emprego está cada vez mais escasso. Tenho muitos conhecidos com curso superior que se sujeitam a lavar pratos em restaurantes e elas, a fazerem limpezas em empresas ou em casas particulares... e muitas vez arranjarem isso já é muito bom...

Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 29.07.2008 às 08:47

Sim, sem dúvida que nem sempre é fácil ser emigrante. Pessoas com o meu curso, informática, não terão grandes dificuldades em arranjar trabalho logo com contracto sem termo, como eu arranjei. Mas não aconselho ninguém a vir sem ter contracto. Eu já cheguei cá com contracto, e logo com Permit. O trabalho não abunda assim tanto. A taxa de desemprego para estrangeiros ronda os 10%. Só pessoas com cursos universitários competitivos e boa experiência profissional, como é o meu caso, é que tem mais facilidade em encontrar trabalho.

E é verdade que eu tive muita sorte em arranjar uma casa logo ao 3º dia. Mas eu tinha capital para pagar os 3 meses adiantados, e contracto na mão. A maioria das pessoas que conheço, mesmo com contracto e capital, só conseguem casa passado no mínimo 3 meses.

Obrigado pelo teu comentário. Noto agora que fui demasiado genérico, não é assim como eu disse para todos os casos. Vou alterar o artigo para precisar de que tipo de trabalho estou a falar.
Sem imagem de perfil

De aquiles a 10.11.2009 às 20:21

Caro EmergingBirder,

Moro no Brasil e sou formado em Sistemas de informação. Tenho experiência em desenvolvimento de sistemas e redes de computadores. Você poderia me dar umas dicas de onde posso procurar um trabalho para mim nessa área?

Muito obrigado!

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...



subscrever feeds