Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Anónimo

    e se tiver uma proposta com trabalho certo???

  • Anónimo

    Eu neste momento apanhei o permi pelo meu pai mas ...

  • Anónimo

    Para um padeiro emigrante, eles pagam sempre pelo ...

  • Mane

    Sou cuidadora idosos ha varios anos em Portugal e ...

  • Jacinto Bruno Ribeiro Vasconcelos

    Boa tarde. Somos um casal portugues que pretende e...





Publicidade


Salário Mínimo na Suíça

por Nuno Barreto, em 01.02.15

4362051466_27bc104942_z.jpg

É muito comum ver nas notícias menções ao salário mínimo na Suíça. Vejo sempre isso como alguma piada, visto que não existe salário mínimo na Suíça. Aliás, ainda há quase um ano atrás, a população suíça rejeitou por larga maioria a criação de um salário mínimo de 4000CHF. O mais próximo que a Suíça tem de uma salário mínimo são acordos entre algumas empresas e sindicatos de trabalhadores, mas só em determinadas áreas fabris.

 

Na realidade o salário pode ser qualquer um, desde que o trabalhador assim o aceite. Isso também explica porque é que o desemprego na Suíça é tão baixo, há sempre alguém a aceitar um ordenado baixo. Ainda hoje, o Syriza na grécia deu um passo atrás ao desistir de aumentar o salário mínimo por essa mesma razão. No entanto isso também abre a porta a alguns abusos em todos os sectores que dependem de mão de obra não qualificada, havendo muito pouca segurança no mercado de trabalho nesses casos. Porque na Suíça, uma pessoa pode ser muito facilmente despedida e substituída por outra com um salário inferior.

 

Um bom sítio para obter mais informação sobre isto é o site ch.ch, em especial na página de salários na Suíça (sem versão em português). No site lohnrechner.ch, também podemos calcular os salários médios em cada sector e área de habitação na Suíça (mais uma vez, sem versão em português).

A título de exemplo, fiz duas simulações. Uma para um trabalhador para serviços genéricos sem qualificações (o pior caso que pude imaginar) e outra para um engenheiro informático com um bom nível de experiência de trabalho.

 

Trabalhador sem qualificações:

Screen Shot 2015-02-01 at 08.58.31.png

O mais importante na imagem é a última linha. O salário médio ronda os 3090CHF por mês.

 

Engenheiro Informático:

Screen Shot 2015-02-01 at 08.58.10.png

Neste caso o salário médio ronda os 9200CHF por mês.

 

Notem que os salários dependem de muita coisa, entre elas o local do emprego. Regra geral os salários são mais elevados nas zonas de Zurich e de Genève, mas por outro lado as despesas costumam ser superiores.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:08

Publicidade



4 comentários

Sem imagem de perfil

De Ricardo a 12.12.2016 às 15:29

Achei interessantíssimo esse comparativo de ordenados médios. Não obstante fiquei com dúvidas se os ordenados médios de 3.090 e 9.200 CHF, são já livres de impostos (líquidos) ou antes de impostos (Brutos). É que consoante a carga fiscal depois aplicada (IRS, Seg Social), o panorama pode mudar ou não completamente de figura.
Sem imagem de perfil

De Carlos Marques a 12.06.2017 às 09:59

Bom dia, alguem me saberia dizer qual o salario minimo real de um padeiro na Suiça? Quais as possibilidades de arranjar emprego nessa area?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.09.2017 às 13:21

Para um padeiro emigrante, eles pagam sempre pelo mínimo possível, 3.200 francos, por ai. Quanto aos diplomas feitos fora da Suíça, nao sao validos. Passo a explicar, eles nao gostam de aceitar diplomas do exterior, so aceitam mesmo quando nao encontram nenhum Suíço qualificado nesse ramo, agora se for um padeiro Suíço concorrendo com um Português, o Português perde a vaga, isso lhe garanto eu. Pois eu me diplomei pela HACCP higiene alimentar, e nunca aceitaram meus diplomas, mesmo após eu os ter enviado para a federação Suíça para esta os reconhecer como validos. Eu estou na Suíça pelo meu marido, nao tanto por mim. Eu gosto de viver aqui, e verdade que vivemos um pouco melhor que em Portugal, nao vou mentir. Mas a Suíça já nao e a mesma Suíça dos anos 80 e 90, la se foram os tempos das vacas gordas. E cada dia piora mais e mais, e vai ficando cada vez mais parecida com Portugal, a pobreza aumenta a olhos vistos. Se tiver a oportunidade de um bom contrato de trabalho, sim aconselho-o a arriscar, mas se nao tiver, fique em Portugal. Pois eu mesma ja comi o pao que o Diabo amassou por aqui. Ser emigrante nao e nada facil, vai encontrar muitas portas fechadas.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 24.10.2017 às 13:49

e se tiver uma proposta com trabalho certo???

Comentar post





Comentários recentes

  • Anónimo

    e se tiver uma proposta com trabalho certo???

  • Anónimo

    Eu neste momento apanhei o permi pelo meu pai mas ...

  • Anónimo

    Para um padeiro emigrante, eles pagam sempre pelo ...

  • Mane

    Sou cuidadora idosos ha varios anos em Portugal e ...

  • Jacinto Bruno Ribeiro Vasconcelos

    Boa tarde. Somos um casal portugues que pretende e...