Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...





Período de pré-aviso

por Nuno Barreto, em 27.03.08
Devido ao facto de estar num processo de transição de emprego, fui confrontado com uma situação que acho peculiar. Nos primeiros 3 meses numa empresa, o período de pré-aviso é de uma semana, e depois passa a 1 mês, e a partir do fim do 1º ano passa a 2 meses. Até aqui tudo bem, e fácil de perceber.

O que é peculiar no sistema suiço é que esse período de 1 mês e de 2 meses começam a contar somente a partir do dia 1 seguinte. Ou seja, se eu estiver a trabalhar há 6 meses, e entregar o pré-aviso no dia 2, na prática, tenho de ficar na empresa quase dois meses.

Felizmente no meu caso isso não aconteceu, entreguei o pedido de demissão ontem, o que me permite dia 1 de Maio já estar na nova empresa. Mas é bom saber.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:19


13 comentários

Sem imagem de perfil

De landru@mail.pt a 27.03.2008 às 22:56

acho interessante! há tão pouco tempo na Suiça e já esta a mudar de emprego! Não há duvida que tudo se consegue neste mundo globalizado...e eu que ainda há uns dias lia algo sobre procura de emprego, entrevistas, casas, etc...
Parabens e até 7/6 ...encontra-lo-ei em Geneve
1 ab
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 31.03.2008 às 09:24

Obrigado :)
Sem imagem de perfil

De helder carvalho a 10.04.2008 às 00:29

boa noite !! visitei o seu blog e achei piada ao posts "conversa numa paragem de auto carro" , mas no fundo keria lhe perguntar s e facil conseguir vida ai? e k tenho 22 anos e keria emigrar prai pra suiça a seguir agosto e nao sei s m vou safar sem ter conhecimentos nem nada ,tenho alguma gente conhecida ai a fazer vida mas ainda nao m dispos a falar com eles e pra ja nao vejo forma alguma de arranjar um contrato com alojamento. e desejo lhe felicidades pro seu novo emprego!!
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 10.04.2008 às 09:58

Para quem tem um curso, e fala minimamente o francês (ou o alemão, noutras partes da Suíça, não é difícil. Arranjar casa é o mais difícil.
Sem imagem de perfil

De Paulo Pereira a 24.07.2012 às 14:33

Olá Nuno,
Venho regularmente ver o seu blog e já me foi útil em muita informação o que desde já agradeço. Vivo em Gland, bem perto de onde você habita, mas estou a trabalhar á um mês e uma semana em Etoy, (acredite que há dias que ao passar por Aubonne me lembro, opa aqui é a terra do Emigra :) ), mas bom, o que eu lhe queria perguntar é o seguinte.

Estando eu a trabalhar á um mês e uma semana na empresa, já recebi o permi B, posso-me despedir para ir trabalhar para outro lado?

Tentar explicar melhor. Estou a trabalhar á um mês, quando andei á procura de trabalho entreguei centenas de currículos e enviei centenas de email´s, depois de começar a trabalhar, é praticamente todas as semanas, chovem contactos para me apresentar a reuniões, como um gajo não perde nada tenho ido a algumas.
Neste momento tenho uma proposta de trabalho tentadora, e estou a pensar seriamente em mudar de trabalho.
No contrato de trabalho diz que nos primeiros 3 meses se me despedir tenho de o fazer 3 dias antes, até aqui tudo bem.
O problema é que tive uns amigos que me disseram que como estou a trabalhar á pouco tempo e recebi o Permi há uma semana, eu ao despedir-me, o meu actual patrão pode fazer queixa e retiram-me o permi.
Tenho ando á procura de informações para este caso mas ainda não encontrei nada de útil, daí este contacto.

Pela sua experiência sabe-me dizer se isso é possivel e onde poderei obter informações sobre o assunto assim mais concretas para não fazer uma grande borrada na vida.

Obrigado.
Abraço
Paulo Pereira

paulopereira.mb@gmail.com
Sem imagem de perfil

De Marisa a 12.06.2013 às 22:38

Ola estou com um problema similar, tenho uma duvida nao sei ainda se assino contrato de um ano ou o de 3 meses (seasonal) começo sexta feira so ai saberei, gostaria de saber se assinar o de 3 meses (ela der o permisso L) qual é o tempo que tenho para avisar ou seja entregar a carta de demissão, quantos dias tenho que dar a casa? Sou obrigada fazer os 3? E se fizer o de 1 ano a mesma pergunta quantos dias ou meses tenho que dar a casa?

Se me puder ajudar e antes de sexta feira agradecia imenso porque estou num dilema enorme!


Email: marisa.pereira1991@gmail.com
marisamix2@hotmail.com
Sem imagem de perfil

De marisa e trabalho; a 13.06.2013 às 20:27

Tudo depende dos dados e escritos sobre o teu contrato de trabalho. Os domesticos, teem clausas compexas e variaveis.

Informa-te por outro lado.
Boa sorte.
Sem imagem de perfil

De Rute a 02.08.2013 às 15:16

Boa tarde. Neste momento encontro-me também numa situação de mudança de emprego.
Terei que iniciar a nova actividade a 1 de Outubro.
Trabalho na empresa de que vou sair desde Janeiro deste ano, há portanto 7 meses.
Sei que tenho que entregar a carta de despedimento com um mês de antecedência à saída definitiva. No entanto, não tenho certeza de quando a devo entregar por causa dessa particularidade na lei suíça.
Se eu entregar a carta a 29 de Agosto (por exemplo), a data de inicio dos 30 dias que tenho que dar ao patrão inicia a 1 de Setembro, logo, a 1 de Outubro poderei iniciar a nova actividade laboral, estou certa? ou seja, quer eu mande hoje ou a 29 deste mês, os 30 dias serão só contados a partir de 1 de Setembro, correcto?
Felicidades e obrigada pelo post!
Rute
Sem imagem de perfil

De Rute e despedimentos *** a 03.08.2013 às 10:06

Deves de te informar com a direcçâo da tua empresa; esse teu caso * ! Mas tens tambem a UNIA = sindicato da tua zona, que te possa informar dessa complicada història.
_ Complicada ?
_ Nâo é, porque sais de um lado para ires para outro. Mas como mais tarde precisas dessa empresa que deixas, devido a uma folha que eles terâo que preencher para ires ao chomage = desemprego * :::: È melhor fazer as coisas correctas *

Boa sorte *!.
Sem imagem de perfil

De Rute a 04.08.2013 às 04:36

Muito Obrigada pela resposta e dicas.
É o que farei. Quero manter um elo saudável com a empresa, claro, por isso é fundamental ter certeza desta situação.
Felicidades e continue o excelente trabalho... nós precisamos disto, Obrigada! :)

Atenciosamente,
Rute
Sem imagem de perfil

De Pedro Azevedo a 30.06.2014 às 21:37

Boa noite. Eu e a minha esposa estamos na suíça com um contrato de 7 meses no qual já trabalhamos 2 meses e meio . Mas queremos ir embora de vez agora sem meter a carta de despedimento será que podemos ir de uma hora para a outra
Sem imagem de perfil

De Micael a 10.06.2015 às 21:29

Encontrome a trabalhar mas queriame ir embora de vez possome ir embora de uma hora para a outra sem dar um mes a casa??se for embors sem meter a carta de despedimento terei problemas?
Sem imagem de perfil

De Jonas Monteiro a 10.07.2017 às 21:52

Boa noite. Queria ajuda.
Estou a trabalhar a 1 ano e 2 meses,
Arranjei outro trabalho mas quer que comece ja no Dia 1 do mês que vem.
Posso sair assim ? Mesmo que o meu atual pratao diga que tenho de dar 2 meses?
Obrigado

Comentar post





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...