Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...





Seguro de Saúde

por Nuno Barreto, em 04.03.08
Na Suiça não existe um sistema de saúde público propriamente dito. Mas por lei, todas as pessoas que vivem na Suiça são obrigadas a ter um seguro de saúde (no caso dos portugueses, só se trabalharem, se não trabalharem podem usar a segurança social portuguesa). Se não o fizerem, o Cantão trata de contratar um seguro em nome dessas pessoas, e faz por contratar um bem caro.

Um site bastante útil para adquiri um seguro, é o Comparis, onde se pode fazer simulações dos vários seguros, e saber quanto pagamos por cada um deles. Além da idade e da zona onde a pessoa vive, outras variáveis contam para a definição do preço a pagar.

A primeira é o franchise, que nos adultos pode ir de 300CHF a 2500CHF. Quanto mais alto for, mais barato é o seguro. O que o valor significa, a grosso modo, é que se uma pessoa contratar um seguro de 1500CHF, por exemplo, todas as despesas que tiver nesse ano até 1500CHF são pagas pela pessoa, assim que esse valor for ultrapassado, passa a ser pago pela seguradora. Ou seja, estes segura servem apenas como uma garantia de que não pagaremos mais do que um determinado valor por ano em saúde.

O preço dos seguros anda à volta de 300CHF por mês por pessoa, mas feitas as contas, pago bastante menos pelo seguro + reforma do que pagava em Portugal pela segurança social...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:15


56 comentários

Sem imagem de perfil

De Fomos a 04.03.2008 às 12:53

Ah pois, mas nao te esquecas que em Portugal a seguranca social e' muito elevada, pois e' importante pagar todas aquelas pensoes vitalicias aos politicos etc etc ;-)

Abraco,
"Fomos"
Sem imagem de perfil

De Paulo L. a 29.06.2011 às 18:23

Olá Nuno, o teu blog é capaz de ser o único que tem informação interessante para quem trabalha no estrangeiro, nomeadamente a Suiça. quando pretendo esclarecer qualquer coisa, aparece sempre o teu blog. Parabéns e já agora se já és Pai, mais uma vez Parabéns.

estou no teu blog, pq tb eu vou laborar prá Suiça, e surgiu-me uma duvida que és capaz de me esclarecer. os patrões são receptivos em deixar o emigra faltar 1 dia p/ se deslocar ao seu país a uma consulta médica (no meu caso é importante). estando no período de adaptação (dos 3 meses) achas que poderá ser um ponto negativo, haverá descontos do dia de falta ou aceitam horas extras para compensar.

Um Abraço e Obrigado.
PL
Sem imagem de perfil

De Sonia a 04.03.2008 às 13:36

Esse sistema é interessante, mas o que financia as outras regalias sociais como por exemplo o subsídio de desemprego? Os impostos em geral? Aqui na Suécia paga-se uma mensalidade ao sindicato para o desemprego, e o resto é tudo impostos, nao se faz diferença entre segurança social e o resto das coisas que o estado proporciona graças aos impostos. como é aí?
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 04.03.2008 às 13:49

Aqui existem uma data de pequenos impostos, na realidade. Está tudo muito bem separado, o que se torna um bocado confuso na hora de ler a folha de salários :)

Infelizmente ainda não conheço essa parte suficientemente bem para poder dizer muito mais.
Sem imagem de perfil

De Sonhos Milka a 04.03.2008 às 17:53

Sou português emigrante, chora chora LINDA chora, vou-me embora pró estrangeiro, chora LINDA que eu vou-me embora.

Deixo pai e deixo mãe, deixo a mulher a chorar, dos filhos levo lembrança, tenho esperança de... NÃO VOLTAR!!!

(:
Sem imagem de perfil

De Eunice Rosado Batalha a 07.03.2008 às 13:35

POis.... ;(
Sem imagem de perfil

De Rosa a 11.03.2008 às 12:48

Ajudem... Somos um casal que procura casa na zona de vevey, lausanne, montreaux qualquer destes locais. Estamos cá à mês e meio e devido a esse tempo ainda nao conseguimos alugar uma casa devido ao permi. Conhecem alguem que alugue, ou alguma agencia onde possamos ir que nao vá colocar tantos entraves?
Precisavamos mesmo de ajuda, :)
Obrigada,
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 13.03.2008 às 13:51

Pois, infelizmente, todas as que conheço pedem isso.
Sem imagem de perfil

De Bruno a 15.03.2008 às 11:46

Olá Nuno , depois de várias pesquisas no google finalmente encontrei alguém do meu ramo a trabalhar na Suiça :D
Fazendo um breve resumo, terminei o meu curso na FCT depois fui para a Suiça. Arrisquei sobretudo por ter familia em VD. Foram meses penosos de muitos emails para empresas do sector (147 ao todo e 5 repostas positivas).
Desisti pois percebi que com pouca experiência, não me davam muitas oportunidades.
Passados 2 anos, quero tentar novamente a minha sorte. Dado que já estás ai a algum tempo, e tens um conhecimento da realidade, gostaria que me desses algumas dicas, até agora nos mails enviados só me perguntam "Why do you choose switzerland?"
Bruno lodga@mail.pt
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 17.03.2008 às 08:33

Olá. Um bom sítio para encontrares emprego é o site jobup.ch. Quanto à razão porque escolhes a Suiça, penso que só tu saberás :)
Sem imagem de perfil

De joao a 08.09.2008 às 15:23

Vou começar um estagio em zurich em outubro o q querem dizer estes codigos de impostos?

AVS/AI/APG
AC (s/max. 10'500.-)
SUVA
APG maladie
APG accident LAA

Obrigado
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 23.09.2008 às 09:28

Não conheço bem esses códigos. o maladie é o de saude obrigatório, e o accident é seguro contra acidentes, normalmente pago pela empreda. O AVS/etc é tipo segurança social. O resto não sei.
Sem imagem de perfil

De Hugo Silva a 16.03.2010 às 00:09

Eu Conheço bem o sistema e passo a explicar.

AVS-AI...Assurance Viellesse et invalidité-Trata-se da primeira componente da reforma e da invalides,sistema de repartição,o que quer dizer que o que pagamos hoje serve para pagar as rendas ao actuais benefeciarios.

LPP/LAA...Loi sur la Prevoyance Professionel/Loi sur l'Assurance Acident- é um complemento a AVS,serve para completar a reforma e a invalides em caso de acidente,sistema de reserva matematica,o que quer dizer que funciona como uma conta bloqueada,o dinhiro descontado entra nessa conta que é remunerada actualmente a 2.25% anuais,o capital pode ser levantado antecipadamente em caso de partida definitiva da Suiça,para aquisição de uma habitação principal na Suiça ou para criar a sua propria empresa,senão aos 65 anos para os homens e 64 para as mulheres possiblidade de receber em capital ou renda complementar a AVS,existem tambem certos casos em que se preveem reformas antecipadas,mas isso ja depende do contrato do patrão para com a intituiçao seguradora.

AC... Assurance Chomage- O fundo de desemprego Suiço,12 meses de descontos consecutivos obrigatorios,residente na Suiça(permis valido) para ter direito as preetações que sao 70% para quem não tem filhos a cargo e 80% para quem tem filhos a cargo,o valor é calculado sobre a media dos salarios e subsidios dos ultimos 12 meses,o tempo maximo de indemnizações é de 400 dias uteis.

Maternite-e um imposto de 0,02% que nunca percebi bem para o que serve mas aparentemente tem a haver com as baixas por gravidez.

Impot a la Source-So para quem tem permis L,é o irs Suiço.Para os outros o imposto não é retirado do salario,é feita uma declaraçao de impostos em meados de Março e la para o fim do ano vem a factura para pagar,desde 2009 é obrigatorios pagar o imposto por conta,os impostos calculam com base na declaração do ano anterior o valor estimado do imposto do ano actual,enviam 10 facturas a pagar a partir do mes de Março,no final do ano fiscal com a declaração de imposto e efectuada uma rectificaçao para vereficar se ha lugar a um reembolso ou a um pagamento adicional.

Acho que não me esqueci de nada,espero ter ajudado,se tiverem alguma duvida podem-me contactar no email,hugo_silva@bluewin.ch,terei todo o gosto em ajudar-vos no que puder.


Sem imagem de perfil

De Any a 30.01.2014 às 17:12

A minha prima trabalha 2 dias por semana para uma senhora. Ela dá-lhe um papel com decontos AVS,AC,LAA (accidents Professionnels) e APG. É possível fazer estes descontos sem contrato?
Sem imagem de perfil

De p/Any =!!! a 30.01.2014 às 20:47

p/ Any :

È possivel, fazerem o que estâo a fazer; descontos sem contrato; mas hà uma coisa a ver tambem * = Lhe digo isso em privado:

T : 0793691752
Sò à noite, depois das 19 h.
Imagem de perfil

De Laura a 05.08.2009 às 14:33

Olá!

Os meus pais estão na Suiça e fizeram o irs em Portugal, declarando tudo direitinho, como Deus manda! Mas tiveram de pagar uma batelada de dinheiro que nem queriamos acreditar!! Esses impostos todos de que falam: AVS, AC, Maladie, etc. não podem ser inseridos na declaração de IRS? Se não os inserirmos, realmente é muito rendimento com poucos descontos, o que no fundo, não é verdade, para depois chegar a Portugal e pagar valores astronómicos!! Pessoal que trabalha noa Suíça, ajudem-me com esta questão!! O que estaremos a fazer mal??
OBRIGADA!
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 10.08.2009 às 18:50

Pagar os impostos em Portugal é muito má ideia. É o primeiro caso que conheço de alguém que fez isso...

Os impostos na Suíça são muitíssimo mais baixos (1/3), não há mesmo vantagem nenhuma em fazer o IRS em Portugal.
Sem imagem de perfil

De p: Laura = O QUÊ ??? a 30.01.2014 às 20:42

p: O QUÊ ???

Grandes erros foram cometidos da parte de seus pais ! E voçê està aonde ?

T:0793691752 e lhe digo tudo em privado *! Suiça.
Sem imagem de perfil

De Pedro soares a 20.04.2010 às 16:18

Boas,keria saber se os fundos do AHV podem ser levantados,e como,agradecia uma resposta,obrigado
Sem imagem de perfil

De Hugo Silva a 25.06.2010 às 10:05

Ola os fundos da ahv ou avs não podem ser levantados porque não existem,a ahv è um pouco como a segurança social portuguesa,ou seja è o que se chama sistema de reparatição,o que se desconta para a ahv serve pra pagar aos beneficiarios actuais,quando tu mesmo fores benefeciario outros descontam para pagar a ti,è o que eles chamam aqui principio de soladeriedade.
Sem imagem de perfil

De Diogo Sousa a 26.08.2010 às 14:08

Olá Nuno.

Sou um estudante português e vou estudar para a Suiça (genebra) nos próximos 3 anos. Pelo que li, dizes que não preciso de seguro de saúde? Estou inscrito na segurança social.

Obrigado, bom blog!
Sem imagem de perfil

De sergio a 24.09.2010 às 09:01

por favor alguém me ajuda??? em Outubro do ano passado tive um acidente de trabalho (caí de um andaime) e fui hospitalizado 2 semanas, não me mexia e fiquei com problemas na coluna e na perna direita, não parti nada, não fui operado e estive até 15 de setembro na Suva, data em k fui a uma conulta na suva, onde me foi dito pelo médico conselheiro que o meu problema não foi efectuado pelo acidente, mas sim por doença, eu disse k não , porque nunca tinha tido problemas nenhuns de coluna antes do acidente, facto agora que eles querem me por na caixa de maladie e só me vão pagar metade do que me pagavam cerca de 2000chf eu não consigo trabalhar, tenho imensas dores e não consigo andar muito tempo nem estar sentado muito tempo, não sei o que fazer, alguem sabe de aguma entidade que me possa ajudar? agradecia contacto para: (serpau35@hotmail.com) e o problema é que não falo muito o frances. Por favor ajudem-me se puderem, obrigado.
Sem imagem de perfil

De anonymo a 24.09.2010 às 21:43

Para informaçôes, tem que se informar com :
nunes-nelson-2010@hotmail.com esta pessoa sabe o que sâo leis e muito mais coisas ;juridicas e nâo sò.


Boa sorte e pode estar certo, que voçê vai ter ajuda e bem ajuda.
Sem imagem de perfil

De Huguinho a 27.11.2010 às 04:31

Estou a viver em geneve, posso ir a portugal tirar a carta de pesados? tenho permi b. estou aqui a 10 meses.
Sem imagem de perfil

De CARTORIO a 27.11.2010 às 17:32

TIRAR a CARTA de PESADOS :

Com o permis B na Suica, ou o permis K ou Z, nada impede de ir arrancar a carta a portugal ou a Marrocos.
Veja é se tira uma carta de banco, mas aì é mais dificil, serà depois preciso là ter dinheiros,, senâo ??...
- Eu tinha o permis L e arranquei a minha carta em portugal de manipular ou manobrar os helicopteros .
/// Nada lhe impede de fazer o que queira e onde quer ///
Sem imagem de perfil

De Este endireço Email, DESESTIU //// a 05.05.2013 às 15:25

Este endireço Email jà nâo existe.
Sem imagem de perfil

De anonymo a 25.09.2010 às 17:49

... Acho que nâo vai sair nada deste sr, que sabe umas coisas boas-------porque a respeito de acidentes e obtençâo de pensôes para se nâo trabalhar mais------ele sabe informar como nâo informar------essa astucia no meio dos portugueses que estâo no estrangeiro--------ele jà conheçe a manha das raposas------penso e estou mais que certo, que ele; como é um homem des estudos--------e que estudos sâo os dele **??!!!...**nâo se deixa enganar e em nada, e o sò conselho, é de ir trabalhar, e deixar de mamar nas têtas dos outros.
Penso que ele nâo cai em = falsas ajudas, no entanto, ele é que sabe, e sei que sabe e mesmo demais à beira de nòs, que somos uns parvozinhos em cima desta sagrada terra maldita___________!!__________


Penso que o leite està a mudar de côr, se jà nâo mudou, e mesmo se jà nâo acabou o famoso leite"

* Quem as organisa, que se governe com elas * proverbo velho, e que vem a ser outra vez novo, sobretudo nestas alturas da vida.
Sem imagem de perfil

De FATIMA a 29.11.2010 às 17:52

Ola como pode ser pedido o abono de familia na suiça , para filhos residentes em Portugal, é preciso alguma formulario, aonde deve se dirigir, pode nos ajudar. obrigado.
Fatima
Sem imagem de perfil

De nunes a 06.12.2010 às 00:50

FATIMA / Para :

Para Fatima = abono de familia a pedir !!
Tudo depende onde habita, em que cidade ou vila e cantâo ....
- Mencione aqui o seu cantâo, e vai arrecever o que necessita, e pode mesmo ** telecharger le formulaire ** = carregar em seu PC o formulàrio, com uma imprimante, senâo arreceve aqui em publico a direçâo onde se dirigir . Depois de pedir, o formulàrio, é o patrâo que se ocupa do resto, e mais alguns dados seus , mas é longa a història e as complicaçôes que vai ter, nâo é muito fàcil a coisa...jà ajudei gente para essas coisas, e nâo foi fàcil...eles aqui vâo saber certas coisas...

Boa sorte às crianças que precisam bem do abono de familia ...mas é pouca coisa tambem o que eles aqui dâo, sempre é melhor que em portugal...em todo o caso.

Bem haja massa para a casa...e nâo arroz que isso é para pintainhos !!!

Sem imagem de perfil

De BOM EMIGRANTE ou FRACO ____ a 02.03.2011 às 00:41

Ser emigrante tem 2 coisas---é ser bom emigrante e é ser fraco emigrante, vos esplico o que é 1 fraco emigrante = jà sei que nâo sabeis desta coisa (.!.)

- Conheço 1 emigrante em Geneve, e ele a mim nâo me conhece *( estranho esta coisa mas é verdade )*, e para os espertos se fazem por vezes certas coisas, para se dscobrir as verdades, e gosto de saber coisas sobre a cabeça de porcugas ( .!.)...

Hà pouco tempo que està na Chouriça *, e entâo que fez este parvo para se armar em grande por todo o Geneve (.?.)
GRANDEZA PARVA "*" vem de comprar um valente carro, carroçaria desportiva=bonito mesmo, nâo hà dùvida !! e num Domingo atràs, o apanhei entâo na Rua de Lyon,., segui-o até ele parar em algures, frente a 1 bar porcutuga.,. sai do carro todo esticado, e entra no bar, olhando para toda a gente .,. se armando em grande, pois eu entâo saio e lhe aplico uma PUK colada em algures no carro dele, coisa pouco visivel = detector de posiçâo do carro.

Pois ele andou, para aqui.,.ali,.,bar em bar.,.bar em bar.,....até que acontece que contas feitas...ele parou em 8 bares no espaço de 39 minutos.,. meu detector de posiçâo o marcou e marcou tudo, tempo parado, e mais coisas que nâo digo aqui .!.

No entanto, este parvolas, nunca estaçionou mais que 3 minutos, era sò para se fazer ver aos porcutugas = às porcutugas .!.
O armado em grande e mais que ninguem .!.
_ Nâo sabia ele desta coisa, pois no dia seguinte fui saber uma coisa, com o N. de placas aqui, se sabe de quem é o carro e dà a direcçâo de onde é a pessoa e ?.? me ponho à cuscar * *
Vindo eu a saber, que este MAGRO de FOME * tinha o mesmo trabalho e a ganhar pouco ainda, e que comprou o carro por 102.000 frs a crédito, coisa para uma boa carga de anos a pagar = trabalhar para rodinhas que reluzem brilhos pasmados , mas a desvalorizar a vida dele com as rodinhas.
Em porcutugal, nem uma telha tem para se cubrir, nem uma sepultura para se enterrar, e aqui, é sanduiches a sardinhas de lata e cervejas...e algumas trochas de raparigas, com roupas e as mesmas todo o ano !
- Ora vejam bem a este parvolas simples da cabeça, novo ainda que é, que vai trabalhar para um carro, e pagar dele por mês; 1215 frs de ** LEASING **, e no fim disso, ainda tem mais um ( X ) a pagar mais se quizer que o carro seja dele = (( ?!?! )) é mesmo de ser simples da cabeça.
Em portugal, vive là nas moitas de silvado, casa velha e ovelhas de roda, e paga renda = os pais = e aqui na Chouriça, se diz rico duma cidade, que por acaso é a minha cidade donde sou, mas este parvinho * nâo e nem notou que era eu que estava atràs dele, desfarçado, e foi o outro que lhe colocou o PUK no carro= fomos recuperà-lo para ele nâo saber de nada = do PUK * ...sabe-se de tudo aqui na Chouriça, de passo a passo se vê tudo .!.

Bopm, entâo boa viagem hò RODINHAS.,. e trabalha para essas rodinhas que serà a tua casa de um dia...
- Nâo te canses com a pà nas mâos .!.


Ai gente tâo simples nesta vida..
Sem imagem de perfil

De célia a 01.03.2011 às 09:41

Pode descarregar o modelo E411 da net que são 5 folhas ou então tem de ir à segurança social em portugal pedir o modelo E411 preencher correctamente e depois entregar na segurança da suiça.
Sem imagem de perfil

De cleiaimport@hotmail.com a 21.09.2011 às 15:27

Olá Nuno! Estou recém chegada de Portugal, e já trabalhando, precisava de algumas informações e acabei por encontrar seu blog.
Tenho apenas 25 dias em Geneve / collonge e preciso aprender a me virar por aqui rs!!
Gostei bastante de ler , muito útil e directo.
Obrigada e boa continuação.

Cleia.

Comentar post


Pág. 1/3





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...