Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2008

A importância da língua

A língua é indiscutivelmente uma das características mais importantes da identidade e cultura de um povo. A nossa língua materna define a nossa identidade enquanto povo, e essa identidade é independente de quaisquer barreiras físicas.

Quando alguém decide imigrar para um qualquer País, considero um insulto a esse País e ao sei povo o não se querer integrar na sua cultura, o não se querer aprender a língua desse País. O imigrante que não o faz, torna-se uma sanguessuga. Alguém que nunca fará realmente parte do País que o acolhe, que não contribui para esse mesmo País, mas que simplesmente usa esse País para "sugar" o máximo que puder. Aos meus olhos, é uma atitude vergonhosa, que mina a credibilidade do País de onde o imigrante é originário.

Fico triste quando conheço imigrantes que estão cá há 10 anos, e que não sabem falar Francês, que não participam na vida da cidade, que criam as suas próprias comunidades fechadas, e que só pensam neles próprios.

publicado por EmergingBirder às 14:56
link do post | comentar | favorito
|
22 comentários:
De Fomos a 11 de Fevereiro de 2008 às 15:40
Concordo plenamente contigo. Aqui na Irlanda, a Sra Fomos conheceu uma mulher portuguesa que esta' ca' a viver, e so' dizia mal do pais, e que "em Portugal e' que e' bom". E' tipicamente a postura de, como disseste, querer sugar os bens de um pais sem sequer se tornar um cidadao na verdadeira ascensao do termo.

Sobre as comunidades fechadas, recomendo vivamente a leitura deste fantastico post do Joao Andre', professor em Londres, e emigrante como nos:
http://asnoticiasdaflorestaverde.blogspot.com/2007/12/nextaseguir.html

Um abraco,
Fomos



De P.J. a 15 de Março de 2008 às 01:46
A proposito de Irlanda, um amigo meu disse o seguinte:
"A Irlanda e' boa numa perspectiva de viking: chegar, pilhar, violar as mulheres e zarpar"...

E quem raio quer aprender o gaelico???????
Nem os irlandeses conseguem falar aquilo direito...
Eu tambem posso garantir q dentro de 10 anos nao vou falar gaelico.... Mais estranho que aquilo so' mesmo a lingua basca....


De Sonhos Milka a 11 de Fevereiro de 2008 às 16:45
Pior que não saber o idioma é não sequer demonstrar qualquer interesse em aprendê-lo.

De facto também considero obrigatório adaptar-me a uma nova cultura sem perder a minha identidade.

Conseguir ter o melhor dos 2 mundos. Evitar o luso-guetismo!

Infelizmente é dos maiores problemas dos emigrantes portugueses na Suiça, a falta de integração na sociedade helvética. Espero que esta geração consiga equilibrar a balança e deixar uma melhor imagem.

Rio-me quando me dizem que os Suiços são racistas e discriminatórios.

A integração na cultura é a primeira fase para não ser discriminado. E se é auto-discriminação?

Depois a mentalidade dos emigrantes que não apostam nos resultados escolares dos filhos. Vai pras obras porque teus pais também não tiveram oportunidade! Felizmente conheço casos excepcionais.

Tenho amigo suiço que conheci numa viagem recente à Suécia e o português para ele é tuning, música e conversas aos berros, camisola da selecção nacional, cachecol na mala do carro e cabelo às madeixas.

Ficou espantado quando lhe disse que não suportava essa imagem e que nem todos somos assim.

Acredito que os emigrantes são os melhores ou os piores embaixadores de um país.


De landru@mail.pt a 12 de Fevereiro de 2008 às 23:16
Bem, Sonhos Milka...na verdade não me parece bem a imagem que alguns querem fazer de nós por essa Europa civilizada. Falar de futebol, tuning , cachecois ...etc. é uma infima parte dos portugueses e ainda bem que pessoas como vós estão aí para defender a honra pátria! Falem-lhes da nossa história, da hospitalidade, Eusébio, Mariza, Paula Rego, Joana Vasconcelos, Damásio, Saramago, Camões, Tratado Tordesilhas, Descobertas, gastronomia, vinhos, orgulho de ser portugues mesmo que vivamos com o PIB abaixo da media UE...Eles aprenderão sempre algo!


De Sonhos Milkas a 13 de Fevereiro de 2008 às 20:40
Apenas uma correcção de 1720 quilómetros.

Ainda não me encontro na Suiça, o resto da família está lá mas eu ainda estou em Portugal a resolver assuntos burocráticos :)

Mas tem lá o Barreto e o Colaço já a dar boa imagem!

Abraços



De sarita a 11 de Fevereiro de 2008 às 17:18
estou contigo =)
Mas isso acho que é o que há mais...


De Ana a 13 de Março de 2008 às 22:51
eu estou prestes a emigrar também para a suíça e imagino que deve ser muito complicado aprender a língua mas que não deve ser nada do outro mundo... e com um pouco de esforço e dedicação consegue-se:)... agora que deve ser um bocado complicado uma pessoa habituar-se a um pais que não conhece-mos nada deve... espero que me adapte bem:D


De EmergingBirder a 17 de Março de 2008 às 08:34
Com um pouco de paciência e empenho, tudo isso se resolve :)


De Helena a 26 de Março de 2008 às 14:40
Concordo. Quanto a este tema defendo que tal acontece mais na zona alemã. Quanto a mim que falo fluentemente francês e um pouco de alemão (entre o nível B1 e B2) digo que prefiro falar em francês na cidade de Berna. Porquê? É simples. Como já referiu em momentos anteriores, nos tickets há uma separação entre suíços e estrangeiros. Se falo em alemão eles falam muitíssimo rápido e com um dialecto acentuado. PArece de propósito pois sabem que cá estamos à pouco tempo e deixam-nos muito embaraçados se não percebemos algo à primeira. Se peço para falar em francês o caso muda de figura e já me falam "plus doucement"!!! Não me refiro a todos os suíços pois cada pessoa tem a sua própria maneira de ser. MAs defendo que muitas das vezes a chamada integração na sociedade de acolhimento é dificultada pela propria sociedade.

PAra finalizar, concordo e luto diariamente, através do meu trabalho, que a nossa comunidade se integre e faça parte da sociedade de acolhimento.


De i2c2@hotmail.com a 6 de Abril de 2008 às 22:01
Olá !
Sou emigrante, saí do meu país há três anos, Sou brasileira, e agora estou cá em Portugal.
Concordo em parte com quê disseste. Digamos que nem todos, são, pessoas que vem somente para sugar.
Existem dificuldades, interesses e ponto de vista diferentes.
Parabéns, pelas fotos...
é maravilhoso partilhar aquele segundo registado , com pessoas que sabem apreciar.


De Anónimo a 20 de Maio de 2010 às 17:32
eu sou manu tenho apenas 12 anos,eu entrei aqui para fazer um trabalho sobre a importâcia da língua,e achei muiti legal o que vc falou


De Anónimo a 5 de Junho de 2010 às 23:07
RESPOSTA AO *SR:* QUE TEM 12 ANOS QUE QUER IR PARA O ESTRANGEIRO GANHAR DINHEIRO PARA UM CARRO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
- Pois, com 12 anos, e ainda nâo acabastes de mamar todo o leitinho de tua mamâe, que jà queres *!! ou te julgas um homem apto a trabalhar como um grande homem!!!!!!!!!!!!!! (??)
Bom...para jà, notei que nâo és português, porque aplicastes uma palavra (( légal )) quando fizestes o teu pedido de ires para outro paìs trabalhar !!!
No entanto, a idade nâo conta em nada ** para trabalhar **...é como fazer amor **,,, a idade nâo conta . ( !! )
NO ENTANTO O SR: DE 12 ANOS, amostra querer trabalhar com essa idade,,é sinal que jà começou a trabalhar **, mas onde està agora...a coisa nâo foi rentàvel, e que talvez noutro paìs mais rico, desse mais lucros...nâo é verdade SR. DE 12 ANOS ?????
- Bem...eu lhe dou um conselho de """como se eu fôsse seu pai """...
O conselho que lhe * dou,,é que VÀS à ESCOLA, pede auxilio à tua familia para te encaminhar melhor na vida, e sai desse * caminho errado que andas...fracas idéias tens tido até agora...muda de caminho.
Nâo ponhas a tua vida em risco....!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pergunta à tua mâe e a teu pai, ( se os tens ), se ainda tens ou nâo as fraldas atràs das portas, que ainda se nâo lavaram, depois de teres nascido !!!
Vê ou pergunta a teus pais o que sâo cuecas,,,e se as trazes ou nâo contigo, se nâo sabes o que é isso...entâo nâo sabes nada desta vida tâo dura e maliciosa...
PARABENS na mesma a ti * grande SR. de 12 anos que tens...que pensa em ganhar dinheiro, mas com a tua idade (( ?? )) para onde vais e quem te quere para trabalhar, se nâo tens idade ? ( !! )
Pensa bem em ti, pede ajuda a gente de maior idade, ou melhor a gente que tenha ao menos os seus 40 anos e pai de familia = importante para ti...pede conselhos...
Força e boa esperança na vida, mas a vida é tâo dificil, mesmo para quem tenha estudos hoje.
** OLHA que a Suissa, està a arreceber uma forte LAMBADA NAS FOCINHAS...e vai para pior.
MUITA GENTE...està a ser metida à porta e sem piedade nenhuma...Hà jà muita miséria...e vai piorar..

De Nunes...


De justina marisa correia dias a 20 de Julho de 2011 às 17:15
Resposta ao Sr . Nunes, em reacção á resposta ao Sr de 12 anos.
Caro Sr Nunes admiro a sua perspicácia, mas devo admitir que o senhor não passa de um arrogante, de uma pessoa fútil , convencido que pode falar e tratar o outro como quer, lamento ser tão frontal, nas creio que deve ser uma pessoa que está numa situação confortável , que não sabe o que é passar dificuldade, nem sofrer, desprezo pessoas como o senhor, gosto de humildade e firmeza de carácter Marisa


De Resposta ao sr. de 12 anos....... a 20 de Julho de 2011 às 20:57
Resposta ao sr. de 12 anos......... e a Maria Justina Correia Dias !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!........ ??????????????

_ Espéro eu que voçê nâo tenha um filho que a deixasse...e desaparecesse sem dizer nada...e se encontre no estrangeiro, desemparado sem destino nem fim..........................................................

_ Espéro que o que eu disse, a esse rapaz, que lhe fizesse pensar 3 vezes a situaçâo em que ele se iria encontrar... SE ME LEMBRO BEM... claro...porque jà foi hà muito tempo aquilo que eu disse.

Situaçôes de crianças errantes na vida, é como os câes abandonados... onde muita gente se pode aproveitar dessas situaçôes de crianças abandonadas...

_ Posso falar disso (( de problemas de crianças )) sem orientaçâo nenhuma, porque jà vi muita coisa...e até prefiro ficar calado para nâo divulgar situaçôes vistas com os meus olhos.. e tudo por causa do paìs... e dos pais que os meteram ao mundo.

Lembre-se de que, nenhuma pessoa fora da familia, pode ajudar uma criança assim como se pensa ou se diz.. uma CRÈLA PENAL dà para apanhar 5 anos de gaiola; e em certos paìses, a coisa passa a ser mais de 5 anos... mesmo a 10 anos = conheço casos reais.

RESUMO BEM...........

È melhor avisar uma criança, mesmo a meter-lhe medo, para esta dita criança, nâo estragar vidas e mesmo a si pròprio = à criança..............................

Sò se deve de ajudar uma criança, se ela tiver fome e sêde e nâo aonde dormir.... mas avisar de imediato os pais onde ela se encontra, caso nâo conseguido através dessa criança, entâo avisar as autoridades, antes que seje tarde, e livrar-se de justiças fortes e feias que tocarâo a toda a familia.........

Bem haja consciência na vida e bem pensar...........

Mesmo as crianças, nâo devem de entrar nos BLOGS nem em certos sitios da internet... pensai no futuro das crianças........

Bom exemplo e boa resposta.......



De ARROGANCIAS = VERDADES... a 21 de Julho de 2011 às 20:50
Certas pessoas julgam que sou arrogante, e que escrevo arrogançias... nada disso... sâo sò verdades que saiem como elas sâo.

_ È verdade de que nunca sofri na vida, nem espéro sofrer...ou mesmo nunca chegarei a essa coisa... e se sofrer, serà por falta de amor * * verdadeiro * * dado por uma mulher ou com uma mulher...............
Como nâo existe essa coisa de * verdadeiro * me fico marimbando completamente das plantas a tomates .!. + (.) = O e idéias que outra gente tenha.
Sou uma pessoa que viaja muito, perco tempo para ver e saber, e filmar coisas que ninguem sabe tâo pouco, para depois ver e rever e pensar nos casos vistos......

Enfim........ Nâo preciso que me deiam referênçias.. sejam elas boas...sejam elas màs...

Boas férias... é o que eu agora penso; e nada mais...



De SABEIS DUMA COISA ??????? a 23 de Julho de 2011 às 20:32
... SABEIS DUMA COISA ??? ......

Venho de fechar um inquérito a respeito a porcugases que vivem sòzinhos na CHOURIçA...e notei de que este paìs é um paìs bom sò para ALDEIOLAS - zitos...gente oriunda das aldeias de porcutroyka, muita gente é do minho ou de nuertenculo de porcutroyka. Gente essa que aqui, vivem como os bichos, mal pagos, limpeza em si, é o minimo do minimo, ao ponto que muitas dessas pessoas (( homens )), sâo jà separados, divorçiados ou jà desprezados de mulheres... com filhos e outros sem filhos, ou andam a criar os filhos dos outros aqui.... !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Notando nas roupas que trazem, é sò e sò... em geral tem 2 calças de gangas para todo o ano,,, incluindo ao Domingo, e se teem um carro = carroça, podem estar com a certeza, que é usado, ou em Leasing = alugado, e a trabalharem com uma sandes no estomago ao meio-dia, se nâo...massa ou arroz todo o ano.... mesmo as roupas interiores, é (( 2 cuecas vestidas no mês )) e 2 calças de ganga para durarem 4 anos... pobres de miseràveis .
.............

E entâo......

O que nâo falta é o òdio e a raiva de uns para com os outros...uns porque teem emprego...e estes contra aqueles que teem emprego........

::::::::::::::

Até telefonam às agênçias ou acusam aos chefes... que aquele ou este ou aquele outro... que nâo precisa de trabalhar ou isto ou aquilo... chamam-se a esses acusadores...os aldeiolas ou bufas...bufas... atrasados mentais... gente sem formaçâo nenhuma e complétamente ilitrados... se julgando importantes em acusar um tal ou tal.
O atrasado do porcugàs... é pior que os macacos da selva, e estes macacos, sâo bem oriundos de aldeias de porcustroyka- nuertenculos ..................

Pobre de gente...

Trolhas aqui a ganharem 25 francos de hora, e outros a ganharem 40, 38 francos de hora.............. e dizem por fim = trabalho tanto e muito...e nunca tenho nada na vida... ao ponto que pouco trabalhos lhes dâo ainda por cima, por falta de falar e o escrever e sem formaçâo nenhuma.......

Mas para criticar outra gente, sâo os numeros 1 nesta terra.........

Esses * mariolas * que sâo assim... que se COZAM todos e que morram cêdo... nâo fazem cà falta nenhuma.....................................................


Ditos de " Enterra merdas "



De VIVER NÂO CUSTA.................. a 24 de Julho de 2011 às 06:44
** VIVER nâo custa,,,o que custa é saber viver **

Sabeis duma coisa mais... os ignorantes e ilitrados...esses que falam muito e que fazem pouco ou nada (( estilo governo porcugàs de porcustroykagado )), se consideram sempre e melhores que os outros; outros esses que nâo falam e que se governam à calada e confortàvelmente = é o estilo da classe alta... e os que falam muito e nâo sei que mais, chama-se a isso ** bàsicos nesta terra ** com os valores mais baixos que o nìvel desta terra, e esse nivel representa 2 metros abaixo do nivel da terra, ** isto é ; a cova ** ... os enterrados desde que nasceram até morrerem........

...............

Faço referençia à situaçâo dos porcustroykas... raça esta que nunca se ergueu na vida...e quando se ergue, é e passa por ser um fogo de palha... mal se acende... que pouco tempo depois se encontra de rastos por terra....................................................

.................

Nâo escondo de dizer = e é verdade..... de que os ricos precisam de quem é gente atrasada, para que o rico se erga na vida... na vida é preciso os cavalos ... e os burros de carga, que sâo essas pessoas de nivel baixo ... ou da cova... ou os tais * intele-jumentos *................................................

................

Bom... estou jà velho e cansado... preciso é duma gaija nova, ... para que ela arrebente comigo... se nâo ... serei obrigado a continuar com a minha avò... ela hoje com 98 anos... e eu com 47 anos...

Bem hajam pensamentos nessa gaija nova que me queira e que arrebente comigo... quando ela queira... eu cà a espéro........................................

...............

Boas férias debaixo da bananeira e nâo abrir là muito a carteira.
...............

" Palavras do enterra borra botas "




De È TÂO MENTIROSO o PORCUGÀS... a 25 de Julho de 2011 às 21:31
QUE MENTIROSO È O PORCUGÀS,, olhai a esta........

Estive numa fronteira importante entre Suissa e França, e de propòsito, fazia perguntas a conductores de carro que por ali passavam,, que ìam a Porcugàtroykado de férias.............................

As perguntas que eu fazia, eram reservadas a conductores de bons carros, caros e bonitos, quase do ùltimo TOP......................................................

Pois, uns sabiam dizer o ano do carro,, outros nem sabiam,, diziam mais ou menos um ano,,e os preços que eles tinham custado * OLHAI a ESTA * todos tinham pagos os carros,, pago uma soma fixada,, mas as verdades eu as escondia porque eu as conhecia............ !! ............................................
Pois encontrei sò aldraviçes nas somas = contas dadas por eles,, no valor dos carros, melhor quando essa gente me dizia qual... era a profissâo que exerçia na Suissa e aonde estavam instalados..........
"" A maior parte dos carros quase novos, vâo a Porcustroyka mas em alugueres = alugados... outros vâo em LEASING, e isto é a grande força,, o Leasing,, 20% de entrada,, e o resto como fôsse um crédito, ou aluguer...............................................
"" Outra gente,,e bastante mesmo,, jà teem a nacionalidade CHOURIçA,, claro,, nâo tendo nada em Porcustroyka, é melhor mudar ou virar as calças e a camisa, para se amostrarem ricos,, mas onde é que existe gente rica aqui ??

** È sò armantes e fingidos nesta terra chouriçeira **
"" Porcugases,, deixai-vos de amoastrar falsas grandezas ""
_ Toda a gente sabe que aqui é sò miséria escondida,, para quê enganar o mundo !!!!!!!!!!!!!!!!
.................

O ST. PEDRO dos VIVOS... descobre tudo o que ele queira,,,,, enfim !!!!!!!!!!!!!!

Anda outro inquérito mais importante a fazer-se, mas este, nâo é na CHOURIçA.............................

** COMO VIVE O EMIGRANTE da CHOURIçA, que se encontra em Porcustroyka **

... Entâo boas férias, mas cuidado com as màquinas que filmam, com os òculos que filmam, com as esférogràficas que filmam, com os esqueiros que filmam... e todos estes aparelhos, escutam, gravam
e filmam.............................................................

Bem haja o saber.......


De A CHAVE SECRETA de ST. Pedro dos Vivos a 27 de Julho de 2011 às 22:00
O ST. PEDRO dos VIVOS... tem uma chave secreta no PC, é a internet mundial... onde se encontra este, as coisas trabalham sempre a boca aberta.......
_ Qualquer coisa vai sair depois das férias, e serà em CHOURIçA, França, Luxembourg, Belgica, Espanha e Porcustroykagado. Serà um meio de desenganar muitos dos Porcustroykagados, que onde muitos deles, andaram e andam muito enganados.
È verdade..é verdade que belezas toda a gente amostra,,, mas o que nâo amostram é as profundas desgraças da vida que levamos. !!!!!!!!!!!!!!!!
............
O ST. PEDRO dos VIVOS, vai abordar melhor as belezas e as desgraças desta vida que as pessoas levam e levaram até aqui,,, isto a respeito às pessoas que trabalham no estrangeiro,,, neste paìs e naquele,,, na ** EUROPINA ** .............
.............

Que se lembrem os governos,,, de quem organizou a ** EUROPINA ** que foram os governos eles mesmos,,, e nâo o povo de cada paìs da EUROPA,,, e esta coisa vai dar muito que falar um dia ou outro...
.............

Do paìs em que escrevo... da CHOURIçA... as falênçias passam a ser o prato do dia = é a torto e a direito e a quanto basta......................................
Dou exemplo:
Vai-se a um restaurante, se hà 8 pessoas como empregados ( as ), saibam que 3 empregados ( as ) trabalham com salàrio,,, e o resto = trabalham de borla e sò pelo comer,,, e nâo é o luxo de comer que eles terâo, mas sim o que lhes fôr posto à mêsa, onde é em geral (( o matar a fome ))..........
................

Os paìses na ** EUROPINA **... estâo a ir todos à falênçia e por completo,,, mesmo aqueles que nâo fazem parte da Europina......................................
................
EUROPA ou EUROPINA,,, quer dizer que ... cada um para si e Deus para todos... cada paìs chama a sua brasa,,, e o resto que se lixe... é por causa disso que se chama ** EUROPINA **
................
Seria melhor se chamar = ** EUROCOPO ** querer dizer = BEBER TODOS do MESMO COPO... ou entâo = EUROPRATO... governos que comem todos do mesmo prato.........................
** E porque nâo dormirem todos com uma sò mulher ** ((( ?! ))) para se chamar entâo... *** EUROCUMULHER ou ***
................

Nâo dou esplicaçâo avançada,,, ficamos com a ** EUROPINA **

................

Palavras de ST. PEDRO dos VIVOS.......................


De Ana a 17 de Dezembro de 2011 às 17:49
Nao podia estar mais de acordo. Sou emigrante na Áustria (ainda há menos de 1 ano), antes de chegar nunca tinha tido contacto com a lingua alema. Ainda em Portugal inscrevi-me num curso intensivo de alemao (na Áustria), dois dias depois de chegar à Austria já estava a frequentar o curso (nível intermédio), para quem nunca tinha tido aulas de alemao, nas primeiras aulas foi bastante difícil. Um mes depois de chegar consegui emprego (Allelluiah), nao qualificado mas pelo qual estou muito grata. A minha evolucao profissional (sou licenciada) vai depender muito da aprendizagem do alemao, só isso me permitirá aceder a empregos melhores.


De NA AUSTRIA ! a 18 de Dezembro de 2011 às 18:07
Grande paìs que visitei e tenho aì amigos . Sei qualquer coisa desse paìs ;;; Nâo é nada como a Suiça, nem como outros paìses; aì é um paìs muito respeituoso, bom para as mulheres portuguesas e outras, mas nâo é muito aceitàvel ,,, o homem ** porcostroycagòlas;** ao menos aqueles que para aì vâo trabalhar em obras. È como na Inglaterra, * os porcostroykas * sâo muitissimo mal arrecevidos, e até lhes acontece, daquelas em que mesmo o diabo, nâo gosta = PANCADARIA da parte dos Inglêses, ao ponto de que até os Inglêses se servem das cabeças dos porcostroykas, para partirem as garrafas de cervejas em cima das cabeças dos porcos oriundos de porcostroycagal.

Na Inglaterra, os porcostroykas, nâo teem entrada em todos os lados.... Muito longe dessa coisa !
Eles detestam, là os porcos ....

Cùs gordos e cervejolas a cagarem e mijarem de pé, sò no mar gelado.

A AUSTRIA, é um muitissimo bom paìs; belo paìs = tudo bom... para nâo dizer mais !

Boa continuaçâo na vida - Ana !.............................
Felicidades para ti ...............................................


De Aguido gonsalo ferrao a 27 de Fevereiro de 2013 às 08:27
A inportancia da lingua é pra nós podermos se comunicar uns aos outros


Comentar post

.Nuno Barreto

Me at SunsetAventuras e desventuras de um português que decidiu sair do seu País para viver em Genebra, na Suíça.

.mais sobre mim

.links

.posts recentes

. Mais um entrave à imigraç...

. E se dúvidas houvesse...

. Suíça quer restringir imi...

. Móveis, oferece-se

. Mais uma reportagem

. Portugueses a passar fome...

. Ajudar Portugal

. Sobre os comentários

. Há que fugir da Troika

. Ter um filho na Suíça

.arquivos

. Fevereiro 2014

. Abril 2013

. Fevereiro 2013

. Novembro 2012

. Abril 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Outubro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Novembro 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Agosto 2007

.tags

. todas as tags

.subscrever feeds