Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...





Suiça, número um em termos ambientais

por Nuno Barreto, em 31.01.08
Bird Watching Spot

Para terminar os artigos de hoje com nota positiva, resolvi falar do ambiente. Num recente estudo, foi concluído que a Suiça é o país número um em termos de ambiente, ficando Portugal em 18º (o que não é um mau resultado tendo em conta o total de 149 países).

Se há coisa que valorizo bastante na Suiça, e que notei logo na primeira vez que cá vim, é que há uma verdadeira preocupação com o ambiente. Não há cá coisas de "Ah, e tal, é para o interesse nacional construir o aeroporto." Se uma obra é realmente necessária, é obrigatório fazer recuperação de habitats na zona afectada.

Mas no que se nota mais é a quantidade de espaços verdes nas áreas urbanas, e o facto de o ar que se respira ser sem dúvida muito mais puro.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:59


16 comentários

Sem imagem de perfil

De Fernando Colaço a 31.01.2008 às 14:46

Também foi uma das coisas que reparei mal cheguei cá. Principalmente a percentagem de espaços verdes para edifícios em zonas urbanas.

Mas vais descobrir mais detalhes brevemente, tal como as multas que pagas se não separares o papel do lixo orgânico, pois de vez em quando, aleatoriamente, vasculham no lixo dos prédios e se acharem algum "abuso", uma equipa de detectives (literalmente) descobre de que apartamento não se estavam a preocupar com separar o lixo.

Passa também pela motivação de preocupar as pessoas com estes assuntos. E como? Por exemplo, eu fiquei isento do imposto e pago apenas um terço do seguro do meu carro, por ter investido num híbrido (Toyota Prius ). No meu caso quem me conhece sabe que foi mais o factor gadgets " que me atraiu, mas neste momento vejo a grande diferença ecológica (e económica) do meu investimento.

Mais importante, além dos proprietários dos carros não-amigos " do ambiente pagarem mais, está a estudar-se a hipótese dos transportes públicos passarem a ser gratuitos e a serem financiados pela subida dos custos de manutenção (taxa) para quem possua carros disparatadamente não amigos do ambiente, ou seja, donos de Hummers e a abundância de tias que conduzem Porsches Cayenne que nunca sequer sairão da cidade ou vão ser utilizados numa montanha.

O diesel, por ser mais poluente que a gasolina, é mais caro aqui.

E provavelmente não me estou a lembrar de muita coisa :)
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 31.01.2008 às 15:22

Sim, muitas dessas coisas já reparei. Mas duvido que os transportes públicos se tornem gratuitos, a polémica está a ser grande...

Já agora, quem não tem carro, devia ter um desconto ainda maior nos impostos :)
Sem imagem de perfil

De Sonhos Milka a 01.02.2008 às 15:23

Pois e é por isso que não tenho um HUMMER... LoL

E mesmo assim o meu Umm também não é muito amigo do ambiente :(

A quantidade crescente de SUVs nos centros das cidades é preocupante. Qualquer dia são equipados com uma luzinha interna para avisar os donos que o ar exterior está demasiado poluído para respirar...

Até existem movimentos para os banir como www.bansuvs.com/

Gasolina vs Gasóleo, ok! E carros importados tipo V8 e V12 são coleccionáveis por aí?

Abraços
Sem imagem de perfil

De landru@sapo.pt a 05.02.2008 às 11:05

pois é...anotem esta que é fixe. A Turistrela concessionaria em Portugal do Turismo na serra da Estrela, comprou para o seu dono um Hummer , seguramente para andar na Serra...lá vai o precário ambiente.Melhor, acham que este tipo de gente algum dia de preocupou com isso?Querem é saber dos bolsos
Imagem de perfil

De maria mendonça a 01.02.2008 às 22:46

Primeiro, tenho de dar os parabéns pelo blog, tenho passado por aqui e gosto do que leio. Gosto de saber como se vive fora de Portugal e como sempre, existe melhor e existe pior. A protecção do meio ambiente é um aspecto que muitos países têm em consideração na altura de tomar decisões e que infelizmente em Portugal acho que não se valoriza muito. As cidades cresceram nestas duas últimas décadas sem lei e às vezes a contornar-se os PDM e por isso temos cidades sem espaços verdes e muito cinzentas.
Fico na esperança que um dia tudo mude, que todas as pessoas entendam que este "ponto azul" é de todos e que devemos preservá-lo ...
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 02.02.2008 às 06:59

Desejo o mesmo, que o ambiente em Portugal passe a ser visto de forma diferente. Que a grande beleza do nosso País seja protegida.
Sem imagem de perfil

De mariana a 02.02.2008 às 11:51

Olá.
Andava a procurar coisas sobre a emigração, e acabei por entrar no teu site, e nada melhor do que falar com alguém que está a passar por ela agora...

Deixo o meu mail para se possível entrar em contacto comigo, para lhe poder perguntar algumas coisas.

(mariiianafernandes@hotmail)

Agradecida
Sem imagem de perfil

De Sonia a 04.02.2008 às 22:38

Suécia nr2 ! We' ll beat you next year! o que deve ser tarefa fácil ao preço que a gasolina tá aqui...
Preocupação com o meio ambiente aqui é quase uma religião. Aprendi imenso, tenho uma latrina especial para o lixo organico, tudo se recicla...quase tudo...e o que nao se recicla queima-se para fornecer as casas com aquecimento central. Provavelmente o mesmo que aí. Anda-se imenso de bicicleta, autocarro e comboio para poupar o meio ambiente. adoro! Tenta reciclar um computador ou uma máquina de lavar em Portugal...ou mesmo uma garrafa de plástico. Se encontrares um sítio apropriado, diz me depois quantos telefonemas ou quilómetros tiveste de fazer.
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 05.02.2008 às 08:25

Sim, aqui na Suiça também é assim. Que diferença em relação a Portugal :)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.02.2008 às 11:02

Bem...gosto muito de acompanhar este blog pela visão dos intervenientes no exterior sobre diversos temas. Na verdade, não concordo inteiramente com tudo o que se diz por ex. sobre o tema da reciclagem. Temos n exemplos de grande sucesso em Portugal p.ex:www.interecycling.com -empresa pioneira na Penisula Iberica na reciclagem dos produtos de que falam. Já visitei e considero um caso de excelencia. O que falta meus caros é mudar as mentalidades, em Portugal parece que é "chique" reciclar...1ab
Sem imagem de perfil

De Fernando Colaço a 05.02.2008 às 20:37

Ena. Empresa pioneira... em 2000.
Sem imagem de perfil

De landru@sapo.pt a 06.02.2008 às 23:14

é pioneira ...já visitei pessoalmente e até tratam lixo importado de Inglaterra, p.ex. electrodomésticos. É uma empresa no interior do pais...quanto ao ano 2000, estimado, o que quer que lhe diga? Afinal só agora vejo alguma parte do Mundo acordar para estas questoes.Já foi a Cabo Verde, a Tunisia, ou outro pais subdesenvolvido??e à India ou à China, EUA? Há tanto para fazer mesmo em países do 1º mundo que nalgumas matérias tenho orgulho no que já foi feito e não critico tanto..É tudo uma questao de perspectiva.1 ab
Sem imagem de perfil

De Sonia a 05.02.2008 às 21:30

resposta a Anónimo: não querendo ser impertinente, garanto-te que o que chamas exemplos de sucesso em Portugal no que se refere á reciclagem não chega aos calcanhares dos esforços que muitos dos outros paises da europa estão fazendo para preservar o meio ambiente.As leis que regulam a reciclagem e a conservaçao do meio ambiente são muito rígidas, aqui por exemplo não se deixa o meio ambiente á ré de modas ou de preconceitos.A gasolina e o gasóleo estão caríssimos,porquê? Porque estão carregados de impostos pró ambientes. Há centenas de exemplos que te podia dar, mas o meu comentário acabaria por se tornar num post. Se pensarmos bem, entrámos na EU em 1986, a Suécia em 1994,Portugal foi um dos paises que mais RECEBEU subsídios europeus, a Suécia um dos que mais PAGOU...porque não estamos mais avançados em termos de preservação do ambiente? eu tenho pensado muito no assunto e esta é a minha conclusão:
Muitos anos com um governo de direita e o facto da preservaçao ambiental não ser lucrativa em termos monetários, muito pelo contrário. O que Portugal precisa é de um governo com ideologia e visões...
Este e muitos blogs de emigrantes são mal interpretados como blogs de anti patriotas e arrogantes que só pretendem deitar Portugal abaixo...Eu leio e o que entendo é completamente diferente. Sair do país, nem que seja de só férias é muito bom para o patriotismo. Ganha-se uma ideia muito clara do que Portugal podia ter sido ao entrar na EU e uma ideia ainda mais clara do que queremos que Portugal venha a ser. Sem crítica e exigencias um país não avança.
Sem imagem de perfil

De landru@sapo.pt a 06.02.2008 às 23:06

ok. Se leste bem eu tb sou muito critico, agora não venham dizer que é tudo excelente nos paises que vos acolheram. Dei um exemplo que me é familiar e tb devemos dizer das coisas boas que temos.
Nao acho nada arrogante este tipo de blogs e este até o considero EXCELENTE e sigo-o com gosto e tb nao sou de direita e defendo e procuro preservar o ambiente. Estimada, se um blog é aberto temos que saber ler opinioes divergentes...
Sem imagem de perfil

De cmv a 06.02.2008 às 10:48

Nem tudo são rosas na Suíça em termos de meio ambiente. Embora haja bons esforços por parte da população e do governo há ainda alguns problemas. Como por exemplo o caso em que "lixo militar "(armas, municoes, etc.) foi descoberto no fundo de um lago ou então o lixo nuclear não reciclável das 5 centrais suiças que está ou irá a ser depositado em cavernas nas montanhas.
Sem imagem de perfil

De Daniela Ribeiro a 07.02.2008 às 12:54

Sem dúvida que a Suíça é um país fascinaste, e a nível ambiental é do melhor que já conheci.
O que contribui muito para que esse país seja o número um em termos ambientais é a educação e mentalidade das próprias pessoas que nele vivem.
Não só os de nacionalidade suíça, os próprios portugueses que aí vivem, enquanto aí estão têm comportamentos civilizados. Já em Portugal, os mesmos emigrantes não têm tais comportamentos.


Comentar post





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...