Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes





Publicidade


Lojas fechadas

por Nuno Barreto, em 03.01.08
Se há coisa que me surpreendeu na Suiça, é o horário das lojas. A maioria das lojas (centros comerciais incluídos) tem um horário das 9 às 19 durante a semana, e das 9 às 17 no sábado. No Domingo ou nos feriados, claro, está TUDO fechado. Excepção feita a alguns restaurantes, farmácias, e bombas de gasolina.

Como se não bastasse, há determinadas alturas em que está tudo fechado apesar de não ser feriado. Por exemplo, durante a semana do Natal havia muitas lojas fechadas, e no 2 de Janeiro estava tudo fechado.

O contraste com Portugal não podia ser maior, onde os centros comerciais estão abertos até às 23 horas, e onde parece ser cada vez mais moda ir passear ao centro comercial. Outra diferença interessante é que apesar dos horários, os centros comerciais não ficam a abarrotar nas semanas antes do Natal. Há muito menos stress.

No que me diz respeito, gosto muito mais de como é feito cá, apesar de achar que exageram um bocadinho...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:06

Publicidade



10 comentários

Sem imagem de perfil

De Fomos a 03.01.2008 às 17:31

A meu ver, ha duas potenciais justificacoes para essa discrepancia:

1) Na Suica e' normal apenas uma das pessoas por casal trabalhar. Nesse caso, a outra (geralmente a mulher) tem tempo para fazer as compras necessarias durante o dia, nao tendo de deixar para o finzinho do dia.

2) Em Portugal e' natural os trabalhadores serem espremidos para trabalhar ate' tarde, por isso 19h sao horas normais de ainda se estar a sair do trabalho - tendo as compras de ficar para depois. Na Suica onde o ritmo de trabalho e' mais saudavel, lojas abertas ate' 'as 19h devem ser suficientes para se fazerem as compras

Por curiosidade e como contraste, as lojas na Irlanda estao modo geral abertas ate' mais tarde as 5as e 6as 'a noite. Ao Sabado e' normal algumas so' abrir depois do meio-dia
Sem imagem de perfil

De Sonhosmilka a 03.01.2008 às 19:30

Vais ver que te habituas rápido! ;)

Já trabalhei em muitos hipermercados aos fins de semana para pagar os estudos e não encontro explicação para as pessoas irem passear aos hipers ou centros comerciais apenas para ver.

Quando lá vou tento ser o mais rápido possível com uma pré-lista de compras. Mas pronto isso sou eu.

Salvas raras excepções que assisti de idosos que iam para os hipermercados apenas para se manterem quentes e pela solidão. Dá que pensar não?

Com uma lei fantástica que faz com que os Belmiros de Azevedos de Portugal paguem as coimas mantendo os hipermercados abertos. Há muitos anos um hiper onde estive em Aveiro facturou 5 milhões de euros apenas num dia. Coimas ou multas são apenas trocos... é a melhor banca do nosso país.

Abraços, dêm uma vista de olhos no meu blog

sonhosmilka@blogspot.com
Sem imagem de perfil

De sonhosmilka a 03.01.2008 às 19:33

sonhosmilka.blogspot.com

assim é que está correcto. Faz-me o favor de editar o post anterior e apagar este ;)

Obrigado!
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 04.01.2008 às 08:20

Não consigo alterar o teu comentário...
Sem imagem de perfil

De Ana a 07.01.2008 às 16:30

Nuno, seria capaz de me facultar alguns nomes de agências de trabalho (onde me possa dirigir mal chegue à Suíça ) aí para os lados de Genebra ?

Nota: Constou-me que é esse o primeiro passo a dar, a maioria das empresas empregam a partir dessas agências... (será ???)...

Cumprimentos
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 07.01.2008 às 21:19

Isso depende muito do tipo de emprego que se procura. A forma que utilizei foi através de sites. jobup.ch, por exemplo. Funciona melhor para empregos qualificados

Outra forma é ir a agências de trabalho temporário, por exemplo, a adecco.ch, que fica junto à estação de comboio. Funciona melhor para trabalhos não qualificados.

Espero que ajude.
Sem imagem de perfil

De Ana a 08.01.2008 às 20:06

Tenho qualificações mas infelizmente não domino o Francês ... De qualquer forma já ajudou imenso com a informação, Obrigada.
Já agora e, sem querer tornar-me aborrecida, é possível alugar casa em França e trabalhar na Suíça sem que as autoridades Suíças impliquem pelo facto de ter que passar na fronteira todos os dias? ( esse é outro problema, sei que é muito difícil alugar casa na Suíça numa fase inicial).
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 08.01.2008 às 21:11

Há muita gente que faz precisamente isso. As casas em França são mais baratas. O único problema é o tempo que se demora em transportes, mas pronto, vale a pena pelo preço.
Sem imagem de perfil

De Ana a 08.01.2008 às 21:34

Nuno, fico muito grata pela informação. Que tudo lhe corra bem, a si a à esposa. Felicidades
Sem imagem de perfil

De Pedro Custódio a 13.01.2008 às 16:05

Hoje tou a por a leitura em dia!
Eu acredito que devemos dar liberdade às pessoas, se querem trabalhar, trabalham, se quiserem ir passear para centros comerciais que vão...

Acho que forçando o fecho também é mau... que mais não seja porque como sabes o trabalho ao fds gera num país como Portugal um conjunto de novos empregos uma vez que não são muitas vezes os mesmos funcionários ;)

Mas concordo contigo que há coisas muito mais giras para fazer do que passear em centros comerciais, é tudo uma questão de modas, também acho que os Portuguese já se começaram a fartar de centros... ou pelo menos a dar valor a outras coisas ;)

Comentar post





Comentários recentes