Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Ninoska

    Obrigado pela sua resposta...

  • Nuno Barreto

    Bom dia,Pode meter os nomes que quiser na ordem qu...

  • Ninoska

    Em relação ao seu comentàrio, eu também anunciei q...

  • Ninoska

    Bom dia.Uma vez que também vai ser pai, jà deve es...

  • Celso

    Boa noite,é o seguinte eu tenho um carro em portug...





Publicidade


Prioridade aos Suiços

por Nuno Barreto, em 29.11.07
GenevaPara não pensarem que tudo são rosas por cá, a experiência de ir ao Office Cantonal de la Population (OCP) de Genève é uma boa forma de sentir um pouco de descriminação. Atenção que o mesmo não aconteceu no OCP de Aubonne.

Não só os estrangeiros têm de ir lá declarar onde estão a residir, os próprios suiços também o têm que fazer. Sempre que mudam de morada, tem de ir registar-se ao OCP da zona.

Assim que lá cheguei fui confrontado com uma máquina de tickets com dois botões. Um para estrangeiros, e outro para suiços. Até aí tudo bem, pensei que fosse para áreas diferentes. Mas não, eram os mesmos guichets, a mesma sala de espera. Só passado uns minutos é que percebi o que acontecia: Os suiços têm prioridade no atendimento no OCP. Ou seja, enquanto estiverem suiços para serem atendidos, os estrangeiros tem de esperar. Só quando não há suiços, é que os estrangeiros são atendidos.

Acreditem que é uma sensação bem estranha, ficar meia hora a ver os números para suiços a avançar, e os nossos não. Levei mais de duas horas à espera. Mesmo assim é bem melhor do que em Portugal, onde os estrangeiros levam um dia inteiro no SEF, e são tratados abaixo de cão.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:29

Publicidade



4 comentários

Sem imagem de perfil

De Fomos a 30.11.2007 às 10:58

Apercebi-me de outros detalhes na populacao que me levaram a pensar que haveria uma certa descriminacao dentro do pais, mas nunca me passou pela cabeca que tal pudesse acontecer numa reparticao publica! :S
Imagem de perfil

De Su a 17.03.2008 às 00:03

Experimenta viver no Japão e vais ver o que é sentires-te ostracizado... (já nem digo discriminado!).
Em todo o caso, tenho ideia que na Suiça os imigrantes trabalham. Já em Portugal, metade das pessoas que estão no SEF não tencionam dar nada de bom ao país...

Desculpem a opnião, mas neste momento, dado que o meu sogro tem imigrantes como inquilinos que lhe devem cerca de 1500 euros, não desocupam a casa (todos os dias prometem sair no dia seguinte...) e uma delas está indiciada por prostituição... a minha opinião está um bocado faxista, pode ser que passe em breve e volte ao normal...
Sem imagem de perfil

De nunes a 15.05.2010 às 18:15

DESCRIMINADO.....!!!!!!!!!!!!!!!
Descriminaçâo aqui em Suissa, existe em tudo**, mas em tudo...vos esplico certas coisas passadas frente a meus olhos...
Entre portugueses mesmo, existe o mesmo fenòmeno...
No trabalho, onde eu trabalhava na semana para passar o meu tempo durante o dia, se via quem comia sò batatas ou arroz...ou sò massa, e um bocadito de frango. Os olhos, se viravam para quem comia coisas do mar, como eu claro.
Na minha profissâo, que era de fidalgo, e os outros eram simples TAPA BORACOS, se via o òdio e a raiva de verem gente com cartas a terem boas profissôes, como eu. Pois essa gente minable*, andavam todo o dia a *remozar* como câes assanhados.
Bom, é verdade que as esposas **deles, sabendo os homens que elas tinham, eles nâo mereçiam melhor, e nem mais que aquilo que era...e estava justo !!!
O que eles nâo diziam nada era aos Suissos...porquê ??
Bom, era gente sem civilizaçâo nenhuma, oriundos de aldeias de portugal, que nunca viram um cinema nem um salâo de bailes a 1000 pessoas, nem um teatro ( !!) esta gente fica desculpada...
**Entre portugueses...aconteceu isto**...
E acontece muito, e cada vez mais...
Olhai que agora, quando entra um portugues a trabalhar em qualquer sitio, e bom...este faz o trabalho de 3 ou 4, onde este *BOM e BURRO* pôe fora em licenciamento esses 3 ou 4 pessoas, por égoismo. Se *esse burro consegue fazer o trabalho de 3 e 4, é normal que os outros sejam metidos fora.
O importante é que esse burro, nâo arrecebe nem mais nem menos, que aquilo que marca sobre o contrato de trabalho que posséde em mâo.
Pois, em portugal, *esse burro nâo tinha onde trabalhar, veio para a Suissa julgando que a Suissa é sò para ele, e que ele farà tudo...
Pois muito bem, que continue...
Estâo muito homens hà um tempo para cà, sem trabalho, e a coisa està a se espalhar em todo o Geneve e arredores...
+++SOMOS do mesmo sangue ou nâo ??
+++Somos todos portugueses ou nâo ??
+++Temos todos uma boca ou nâo ??
+++Temos todos bocas em casa ou nâo ??
++ Temos todos uma casa ou nâo ??
++ Temos todos despezas ou nâo ??
++ Temos todos uma familia ou nâo ??
++ Todos precisam de viver .. ou nâo ??
Reparem bem trabalhadores burrinhos esta:
Façam sim todo o trabalho, mas quando acabar...o patrâo enriqueçeu melhor e mais, porque pagou menos a pessoal e *burrinho* fez ganhar a vida a patrâo, e patrâo quando se vir sem trabalho a dar-te* patrâo de meias sòlas, te pôe *burrinho* à porta.
_ Outra coisa-
Està-se a ver este fenòmeno:
Toda a gente que tiver direito a chomage, enquanto estiver com direitos a chomage, terà pouca sorte de ir ao trabalho, sò se as agências nâo encontrarem ninguem mais, senâo = nada..nada.
Acontece igual com as empresas, eles estâo à aplicar o mesmo systema...
Esta coisa està aprovada, dita por amigos meus patrôes !!!
Os mais atingidos a tiro...sâo os TAPAS BURACOS, os trolhas...
**MAS ENTRE PORTUGUESES...AS COISAS NÂO VÂO LÀ MUITO CATÒLICAS...MUITO ÈGOISMO ENTRE ELES, MUITA RAIVA, MUITO ÒDIO ENTRE ELES ( AS )...
..TODA A GENTE PRECISA DE TRABALHAR , està bem ?? ..
Sem imagem de perfil

De nunes a 15.05.2010 às 18:56

NÂO COMENTO NADA AQUI, MAS OLHAI...IMPORTANTE !!
FUI A UM BANCO EM GENÈVE E !!!!!!!!!
Meto o cartâo no multibanco, peço 1000 frs, e resultado = NADA.....
SÒ me deu o cartâo outra vez !!!
Vou ao banco, aos balcôes depois, no outro dia, e vejo o quê ?? e com insistênçia ?? e ameaças de !!!
Que arrecebi aquele dinheiro que pedi no multibanco quando meti o cartâo, e que tenho agora que entrar com ele para o banco...!!!
IMPORTANTE_:
Quando cheguei ao multibanco, estava là gente a comentar o caso, junto e à minha beira, mas eu nâo fiz atençâo...pois aconteceu-me a mesma coisa, dinheiros ?? = NADA
_ 3 dias a seguir, vou outra vez ao multibanco, e peço igual, 1000frs, e a màquina engoliu a carta !!!
Vou ao guichet, reclamo a carta, e eles me dizem...
Quando voçê resolver a situaçâo, agente lhe dà a carta !!!
Dois dias depois, eles me enviaram outro cartâo, e novinho...
Conclusâo e atençâo...
Vê-se no jornal de 20 minutos o seguinte...
ARNAQUE nos multibancos !!!!!
***SABEIS DUMA COISA ????? ***
Quando a gente vai ao multibanco, nem sempre a caixa vos dà o dinheiro, e aparece em como voçês o arreceberam...coisa falsa....
Este caso, nâo aconteceu verdadeiramente comigo ao NUNES, mas a uma amiga minha, onde por sinal, a policia foi avisada, o banco tambem e vai para tribunal esta segunda feira que vem...mais uma vez, vou eu o Nunes meter as mâos para *fazer ou arranjar o comer à minha amiga...*
Cuidado com os multibancos...
*Quem inventou os multibancos, tambem inventou com que ele nâo desse os dinheiros...e como com que ele desse...e quando ele quizesse...
As cameras, nâo filmam quando a gente arrecebe !!!
As cameras filmam sò o pessoal, os gestos das pessoas, mas nâo quando a gente faz còdigos nem quando a gente pucha pelas notas...nâo vos deixem levar pelo que o pessoal do banco vos diz !!!!
Arranquem-se dos bancos...jà se passou por mim mesmo, ao Nunes...
A POSTE, é mais clara e aos balcôes é muito melhor, guardem todos os ticketes de alevantamentos e um de control geral, para em caso de ???
Este caso me aconteceu em Alemanha...
Peço dinheiro em multibanco uma vez, e ...NADA !!
Refiz outra vez o pedido, 30 segundos a seguir, e consegui arreceber entâo...eram 500 euros !!!
Chego a Portugal, e fui ver as contas ao banco, e aì dava em que eu tinha alevantado 2 vêzes 500 euros na Alemanha... !!!
Pois, nunca mais eu recuperei os primeiros 500 euros de ninguem, teria que ir à Alemanha, ir à central bancària daquele banco, e ???
Resultado:
14 mêses depois, arrecebi em como eu tinha belo e bem, arrecebido aqueles 500 euros e mais 500 euros, no espaço de 1 minuto, naquele dia, mês e ano...!!
NÂO QUERO NADA COM BANCOS...

Comentar post





Comentários recentes

  • Ninoska

    Obrigado pela sua resposta...

  • Nuno Barreto

    Bom dia,Pode meter os nomes que quiser na ordem qu...

  • Ninoska

    Em relação ao seu comentàrio, eu também anunciei q...

  • Ninoska

    Bom dia.Uma vez que também vai ser pai, jà deve es...

  • Celso

    Boa noite,é o seguinte eu tenho um carro em portug...