Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...





Legalização na Suiça

por Nuno Barreto, em 29.11.07
Os cidadãos da União Europeia não precisam de nada de especial para poderem visitar a Suiça. Nem precisam de passaporte, basta o bilhete de identidade. Mas para trabalhar cá de forma legal, já é preciso passar pelo processo de legalização.

Para quem faz parte de um país da União Europeia, como é o caso de Portugal, o processo de legalização é bastante simples. Primeiro que tudo, é preciso ter um contracto de trabalho. Sem isso, nada feito. Depois, basta apresentarmo-nos no Office Cantonal de la Population (OCP) do cantão onde se trabalha/reside com os seguintes documentos:

- Formulário de pedido de autorização de residência (exemplo de formulário em PDF, neste caso de Genève)
- Cópia do contracto de trabalho
- Duas fotografias
- Uma fotocópia do passaporte
- Para quem é casado, a certidão de casamento e fotocópia de passaporte do cônjuge (neste caso têm de ser preenchidos dois formulários)
- Para quem tem filhos, é necessário apresentar a cédula pessoal dos mesmos

Todos estes documentos podem ser enviados pelo correio, mas recomendo ir em pessoa. Se tiverem "a sorte" de viver num cantão e trabalharem noutro, como é o meu caso, têm de apresentar a papelada em ambos os cantões, que é sempre divertido. Em sítios fora das grandes cidades, o processo é muito rápido, mas nas grandes cidades já é mais demorado. Por exemplo, na OCP de Aubonne (cantão de Vaud) levei 5 minutos. Em Genève levei mais de 2 horas à espera.

Se a duração do contracto for inferior a um ano, é entregue um Livret L com a mesma duração que o contracto de trabalho. Se for superior, é entregue um Livret B, com duração de 5 anos. Após esses 5 anos, é entregue o Livret C, com duração ilimitada.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:07


413 comentários

Sem imagem de perfil

De Hugo a 11.12.2007 às 14:21

e se uma pessoa for menor de idade já com 17 anos? os documentos sao os mesmos ou é preciso alguma autorização dos pais?
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 12.12.2007 às 10:10

És livre de vir à Suiça. basta teres o BI em dia. Mas trabalhar não podes, só com 18 anos.
Sem imagem de perfil

De Hugo a 12.12.2007 às 14:54

é muito mau ficar ilegal até me legalizar lá????

há assim muito controlo ou só se nós dermos nas vistas? é que eu vou para lá (sainkt gallen) viver em 21 de dezembro com 17 anos e faço os 18 em julho :S

há outra maneira de me legalizar com 17 anos sem ter que trabalhar?

cumps
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 12.12.2007 às 16:29

Há vários vistos que podes obter. De estudante, por exemplo. Mas a questão em relação ao trabalho, é que não podes trabalhar com menos de 18. Mesmo que fosses Suiço.

O pior que podem fazer é mandar-te para casa :)
Sem imagem de perfil

De Hugo a 12.12.2007 às 22:00

atao quer dizer que eu posso ficar sem precisar de trabalhar... posso dormir em casa de amigos e n trabalhar?????
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 13.12.2007 às 15:53

Sim. As fronteiras são praticamente abertas para as pessoas da União Europeia. Na realidade existe um limite de 3 meses, mas ninguém o verifica.
Sem imagem de perfil

De Hugo a 14.12.2007 às 08:40

obrigado, foi uma grande ajuda!!!! cumps
Sem imagem de perfil

De Fábio Batista a 01.10.2008 às 17:56

Olá!

Tenho uma questão, ou melhor preciso de uma ajuda. No mês de Dezembro vou trabalhar para Zurich, mas ainda não tenho casa lá. Gostaria de saber se me pode informar como posso arranjar casa em Zurich a partir de Portugal.

Fico a aguardar uma resposta para o meu email.

Cumprimentos.
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 01.10.2008 às 18:03

Não conheço os sites alemães. Tente uma procura no google.
Sem imagem de perfil

De xana a 03.05.2013 às 22:59

ola, n sei s me podera ajudar, é o seguinte, proposeram me trabalho em berna, ou melhor nas montanhas a 2mil pes....
mas o q mais me esta a fazer confusao, é q a senhora k me propos trabalho, disse k o patrao precisava de 500€ pra tratar da minha legalizaçao, e aqui a dias ligou me a dizer q o patrao necessitava de mais 500€ pois as leis iriam mudar dia 1 de maio....
este € é normal ou será q fui enganadinha?
obgd cumps
Sem imagem de perfil

De Xana e a enganada !!!!!!!!!!!! a 04.05.2013 às 19:27

A XANA foi e é enganada até hoje, mas ..........
Mas (!) faça o seguinte ( ! ) e vai ver a història em Tribunal, contra quem a engana; mas cuidado; porque aonde estàs a trabalhar, te podem pôr fora de casa e sem nada.
(( Esconde bem em algures, os teus documentos admnistrativos )), nem que seje dentro de ti mesmo, È IMPORTANTE PARA TI ISSO, e pôe-te em contato com certa gente, amiga tua ou conheçida de ti.

...Se aproveitar duma pessoa aqui, e lhes arrancar os documentos pessoais, isso é muito corrente na Suiça; para que a pessoa nâo possa se queixar aqui ou ali, e entâo ser espulsa de Suiça...

NENHUM PATRÂO ((a)) poderà pedir a um empregado ou empregada qualquer sôma em dinheiro, nem em trabalho a fazer, para se fazerem documentos.

Isso é um caso de poliçia; ir à poliçia e até fazer uma carta aos serviços da populaçâo em primeiro, esclarecendo o caso, e dizer até mesmo, de que tu XANA, te sentes ameaçada de te pôrem à rua ou à porta.

Toma jà uma coisa: ** Uma fotografia a essa pessoa que te pede dinheiro= O màximo de dados que possas ter dessa pessoa que te pede dinheiros **

Tira o nome de quem te pede dinheiros.

Manda fazer um papel escrito, e pede a identidade da pessoa; que ela assine o papel.

_ Se essa pessoa se refusa a assinar, jà vistes aonde te encontras; serâo estes !

...Avançadamente...Jà fostes enganada e por todo o lado.

...MESMO OS NÙMEROS DE PLACAS DO CARRO, BASTAM PARA * CONTAS JUDICIAIS * ...

Normalemente, um patrâo nâo engana; ninguem quer arriscar, mas como jà se viu gente importante neste paìs, paìs de ,,, SUISSA A ENGANOS ,,, vos digo de que aqui tudo é fàcil.

,,,Advogados importantes e mais gente aqui bem importante, jà foi LICHADA e serà ainda mais lichada e é bom que se faça isso.

,,,Os chouriços sâo fortes,,, no ENGANAR e CHUPAR os sêres humanos,,,

Mais nada a vos dizer = !!!!!

AIBRAM OS OLHOS CAMARADAS:::::::::::::::::

Isto, é uma terra de chouriços, oriundos de Itàlia.
Sem imagem de perfil

De Nuno Frias a 15.10.2008 às 17:37

tente pesquisar no www.homegate.ch é um dos melhores sites na procura de casa.
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 19.10.2008 às 09:14

Obrigado pela dica :)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 22.09.2017 às 11:40

Eu neste momento apanhei o permi pelo meu pai mas o problema é que ele tem o B e eu apanhei o L , é normal ?? E ele já ta cá fez este mês 5 anos
Sem imagem de perfil

De Viagens Suíça a 02.07.2010 às 16:58

Obrigado pelas dicas!
Sem imagem de perfil

De Jorge a 09.12.2015 às 15:02

Ola pessoal,

Visto as perguntas, deixem-me deixar aqui um contacto que ja me ajudou em diversas alturas.

http://consultoria-suica.wix.com/direito

Tive alguns problemas juridicos e tive uma boa ajuda da Dr Linhas.

As vezes pode ser util para outras pessoas :-)

Jorge
Sem imagem de perfil

De Cécile a 27.12.2007 às 11:12

Devo de ir para a Suíça no principio de Abril e só queria saber se o passaporte é mesmo necessário para a legalização, ou se o Bilhete de Identidade basta.
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 27.12.2007 às 16:22

Não tenho a certeza, mas penso que o bilhete de identidade deve ser suficiente.
Sem imagem de perfil

De jorgesantos@portugueses-portugal.com a 18.12.2015 às 15:36

De acordo com meus conhecimentos , se e cidadão da união europeia so a carta de identidade chega .
Tendo em conta o que quer fazer pois para ser autorizado um permi L,B ou C tera de ter um contrato de trabalho e para ter contrato de trabalho terá de ter uma residencia numa communa
Imagem de perfil

De hugo silva a 09.01.2016 às 12:33

boas Sr jorge, queria uma ajuda sua em termos de trabalho se consegue algo para mim. abraco
Sem imagem de perfil

De Fernanda a 01.04.2008 às 14:54

Gostaria de saber se posso ir morar na suiça sem meus pais. Tenho uma casa de amigos da familia irei ficar lá até arranjar um emprego... Quais os documentos que eu preciso ter para viver legalmente na suiça... tenho 16 anos.
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 04.04.2008 às 16:55

Duvido que possas trabalhar cá com essa idade. Não deverias estar a terminar os teus estudos?
Sem imagem de perfil

De Fernanda a 20.04.2008 às 18:41

Já terminei o 2º ano
aqui as coisas estao dificeis para mim no brasil
mais ouvi falar que pessoas com 16 anos já trabalham meio periodo na suiça !
Claro pra quem tem o idioma na ponta da lingua e verdade?
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 22.04.2008 às 08:10

Não sei se é verdade. Mas para quem não é da União Europeia não é fácil se legalizar aqui.
Sem imagem de perfil

De Silvia Espirito Santo a 01.07.2008 às 10:50

Ola. Tou a pensar emigrar para a Suíça visto que em Portugal nao se ganaha o pão, so que tenho uma filha de 4 anos,gostava de saber se e muito dificil integra la no pais ou seja ir para a escola ou infantario sem qualquer problema. Gostava tambem de perguntar se e muito dificil de encontrar casa e se sao muito caras.E sempre bom ouvir opiniao de um PORTUGUÊS.
Ja agora se e dificil arranjar emprego ai que e o essencial.
Fico a espera de sua resposta.
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 01.07.2008 às 14:06

Olá,

Eu não aoonselho ninguém a vir à aventura, porque as casas são caras, e os custos iniciais são grandes. Arranjar casa, principalmente no início, é muito difícil.

Fora isso, os empregos podem ser difíceis de arranjar para quem não domina o francês. A estratégia que muitos usam é de inscreverem-se em agências de trabalho temporário, até conseguirem algo melhor.

Quanto a crianças, as crianças adaptam-se facilmente a novas realidades. Em menos de nada está a falar o francês. O ensino é gratuito e há vagas suficientes.
Sem imagem de perfil

De Silvia Espirito Santo a 04.07.2008 às 09:46

Ola,
Fiquei muito contente por me ter respondido.
A minha ideia e mesmo inscrever me numa empresa de trabalho mas como quero levar a minha filha tenho mesmo que alugar casa. Pode me dizer mais ou menos quanto e que ronda os valores das casas ai, a procura e muito dificil. E sempre bom saber com o que vamos contar ai para ja estarmos preparados e nao desanimarmos logo como se calhar aconteceu consigo, começamos logo a desanimar.
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 07.07.2008 às 10:26

Bom, as casas aqui são caras. Um T1 pode ser facilmente 1500CHF por mês. E o pior não é isso. É que para esse T1 existirão 50 pretendentes, e só um deles é escolhido pelo senhoria. Aqui é assim, não é o inquilino que escolhe a casa, porque há muita falta de casas. Em média leva-se 3 meses a conseguir uma casa.

Isto em Genève, noutras partes da Suíça é bem mais fácil.
Sem imagem de perfil

De Sandra a 24.07.2008 às 16:04

Olá!
Eu estou a preparar as coisas para ir com o meu namorado pra Suiça em Fevereiro/Março de 2009...Estou a tentar organizar os papéis de equivalência do meu curso na Suíça.

Sou Terapeuta da Fala, gostava de saber se existe escolas / colégios/ associações de língua portuguesa... Seria bom poder apoiar os Portugueses que aí estão neste âmbito.

Como tenho duas primas a viverem aí, das duas uma, ou vou pra Geneve ou pra Givrins (Nyon) .

Obrigado
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 24.07.2008 às 20:05

Quanto aos papéis de equivalência, se precisares de reconhecimento oficial, vai ser preciso uma cópia traduzida do teu certificado de habilitações. Mas muitos empregos não pedem isso.

No que diz respeito a escolas, aí já não sei te informar, infelizmente.
Sem imagem de perfil

De pedro a 31.08.2008 às 11:37

Olá Sandra;
Bom dia, estava aqui à procura de solução para o mesmo seu problema e encontrei alguma coisa no site do ME Português, aqui deixo o link, já agora gostava de saber se conseguiu resolver a situação de equivalência, isto porque nem tudo aquilo que vem na teoria é a realidade na prática,

Com os melhores cumprimentos.
Sem imagem de perfil

De Sandra a 01.09.2008 às 16:53

Olá... ainda não consegui fazer nada em relação à equivalência porque se este país trabalha mal, nos meses de Verão trabalha ainda pior... Entretando, antecipei a minha viagem para aí..vou em janeiro.. só espero pelo natal e passagem de ano e aqui vou eu com o meu "mais que tudo" para a Suíça...

Algumas escolas de línguas responderam às minhas "lettres de motivation" e gostavam de me fazer entrevista pessoalmente...

Continuo sempre à procura de mais empregos, por isso se souber de alguma coisa, agradeço que me avise :-)

Relativamente ao link, como dizem os brazukas...Kadê??

não vi nenhum link para o ME...LOL

Obrigaduuuu
Sem imagem de perfil

De Denise a 19.04.2012 às 17:50

Olá Sandra desculpe o incomodo sempre conseguiu arranjar trabalho pela suiça em terapia da fala? muito obrigado pela atenção. Melhores cumprimentos.
Sem imagem de perfil

De Sara Azevedo a 23.08.2012 às 17:27

Ola
gostaria de saber como fizes-te para pedir equivalência de habitações. Muito obrigado beijinhos Sara Azevedo
Sem imagem de perfil

De carolina a 28.03.2014 às 10:26

Sandra conseguiu vir pra Suiça? Se sim, por favor contacte-me porque eu sou T.da fala e estou em Genève e gostaria de obter informações sobre como trabalhar aqui em Geneve. carolina_oliv@hotmail.com
Sem imagem de perfil

De nita a 17.04.2009 às 13:15

nuno olá tou preocupada com os permis ,entao se o meu marido ou eu consseguir um contrato de só tres neses somos obrigados a sair do pais ao desses 3 meses e esperar voltar? e o espaço shenguen nao conta nisso ?sim porque é muita sorte consseguirmos ja um de nós um contrato de um ano,olha e se ele tiver de um ano eu e os miudos também nos dão de um ano?obrigado por toda ajuda que nos desponibilizas tas a fazer um grande treabalho aos tugas . eoutros.cumprimentos.
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 17.04.2009 às 13:48

Olá,
Não és obrigada a sair do País, mas ficas sem permit. Basta um de vocês ter um permit B, que o outro fica automaticamente com o mesmo permit.
Sem imagem de perfil

De nita a 20.04.2009 às 23:20

muito obrigada nuno és excelente nesta area, e que regalias tenho com um contrato de tres meses?nao tendo, tenho que angariar dinheiro para tar ai uns tempos sem arranjar trabalho.é isso?é muito dificil não é?olha sabes me dizer se a tranfer~encia dos abonos de portugal para a suiça demora muitos meses?
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 21.04.2009 às 07:14

Sim, convém vires com algum dinheiro. A transferência de dinheiro de portugal para a suíça demora normalmente 5 dias úteis.
Sem imagem de perfil

De nita a 21.04.2009 às 18:51

obrigada na mesma nunu,mas referia-me a tranferencia dos abonos e nao de dinheiro ,mas ja fico a saber mais alguma coisa,....força e até breve.
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 22.04.2009 às 07:49

Então mas de que abonos estás a falar? Se estás a falar de abonos de família, perdes o direito em Portugal, mas terás os da Suíça.
Sem imagem de perfil

De nita a 24.04.2009 às 02:10

nunu ,obrigada mas refiro-me ao tempo que demora a receber o abono de familia na suiça quando eu cancelar aqui em portugal ,,será imediatamente quando começar a descontar ou será só ao fim de alguns meses.é que a minha irma está na inglaterra e lá é so ao fim de 5 meses depois dos 1ºs descontos,na suiça será igual'?
Sem imagem de perfil

De nita a 13.05.2009 às 19:07

ola nuno ,tive a ler algo que me preocupou muito .é isto ,se o meu marido consseguir so um contrato de tres meses,eu nao poderei ir com os miudos morar ai com ele?e será que ele conssegue alugar casa com um contrato de tres meses.?esclarece me estas duvidas por favor se nao vou dar em maluca.obrigada.
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 13.05.2009 às 19:51

Em princípio não podem, não. E dificilmente ele arranjará casa assim, a não ser que seja um sub-aluguer. Por outro lado, como a Suíça está no espaço schengen, não deverás ter problemas em estar cá (eles não têm forma de saber há quanto tempo estás cá se te encontrarem na rua).
Sem imagem de perfil

De nita a 14.05.2009 às 00:56

nuno eu de facto nao tenho palavras para te agradecer,, toda a informaçao que me tens fornecido.mais uma vez obrigada,como poderá ele arranjar uma casa subalugada?tens algumas dicas para mim?gostaria de arranjar para breve e ir com os miudos,,.obrigada por tudo e um bem haja....ta bem escrito ......será?bem nao é o mais importante.até breve.
Sem imagem de perfil

De ana a 06.04.2011 às 11:47

tenho a tutela de tres sobrinhos, o pai deles esta na suiça, pediu- para ir aqui a segurança social para tratar dos papeis para eu receber o abono suíço, mas mas quem esta a receber o abono é ele e nao eu e so me dá aquilo k lhe apetece, pois de pensão de alimento ele só dá 400francos o que é muto pouco, o abono ajudaria a equilibrar.
Sem imagem de perfil

De luisa a 17.04.2012 às 22:08

Ana, gostaria de falar consigo.

penso que temos o mesmo problema. talvez possa ajuda-la ou voce a mim. entre em contacto para o e-mail.
Sem imagem de perfil

De Luis a 06.11.2012 às 14:58

Boa tarde,

Li há pouco o problema enunciado em "De ana a 6 de Abril de 2011 às 11:47" o qual, infelizmente, ilustra bem o quanto as pessoas são capazes. Em relação a este tipo de problemas basta contactar directamente os serviços da Segurança Social da Suíça e eles rapidamente resolvem o problema, reembolsando os montantes não recebidos e garantindo o seu pagamento doravante. Se a pessoa incumpridora não tiver o dinheiro disponível, retiram-lhe automaticamente do ordenado e, se for esse o caso, passam a pagar directamente a quem tem a custódia, bastando para o efeito fazer prova disso. O Consulado é a quem devem recorrer no sentido de autenticar toda a documentação do tribunal para posterior entrega. O site é www.ak60-swissmem.ch e o contacto em Zurique é +41 44 388 34 62. Podem falar em Inglês. Eles informarão sobre os contactos da delegação correspondente ao local em que se encontra a pessoa incumpridora e o processo é rápido - na Suíça não existem as burocracias que em Portugal permitem fugir às obrigações de cada um.

Boa sorte,
Sem imagem de perfil

De tel a 01.08.2009 às 15:08

ola. nao sei se estao a par da nova lei que saiu, mas ja nao se entrega permi ao conge. agora os permis sao dados individualmente. mesmo ke kasado ja nao se vai buscar o permi do marido ou virse versa. estou ocurrente da situaxao pk estou ka à 4 meses e ixo esta acontecer ao meu redor. e nas cartas de conduxao tb à novidades, nao sei se ja saiu, mas vai sair se aind nao saiu, uma lei que quem kixer carta suica tem ke a tirar ka, mas tendo outra carta por exemplo portuguesa, eles ja nao trokam.sei pk um policia aki de geneve me informou para mudar a carta o mais rapido possivel por causa da nove lei. a todas muitas felicidades
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.08.2009 às 18:41

Olá Nuno, gostaria que me elucidasses acerca de algumas dúvida,se possível,é claro!!:)
Estou a pensar ir viver para a Suiça,porque realmente, Portugal já deu o que tinha a dar........Estou a pensar ir para Lausanne (Pully ou arredarores) ou Vaud.Achei este dois lugares bastante simpáticos.Vou com o meu marido e o meu filho que vai fazer 6 anos em Setembro,mas, quero fazer as coisas com calma,para ter a certeza que corre tudo bem,mas, para isso preciso da tua ajuda!!!!
Quais são os primeiros passos a dar?Será que estas zonas são boas para morar?São zonas onde se consegue arranjar,facilmente, emprego????Qual é o salário,em média, pago na Suiça??? Primeiro, quero ir aí durante uma semaninha para estudar mais ou menos as coisas,mas, se puder levar daqui já algumas informações...melhor!!!
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 10.08.2009 às 19:29

Todas essas perguntas já estão respondidas no blog. É só procurar um bocado...
Sem imagem de perfil

De nita a 26.08.2009 às 16:18

nunu estou preocupada sobe que o conjugue ja nao da permi ao outro,isso é preoupante para mim ,o meu marido esta a espera do dele ,isto quer dizer o quê para mim e os meus filhos? que queremos em breve?
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 26.08.2009 às 16:24

Não fui eu que dei essa informação, e tenho muitas dúvidas de que seja verdadeira. Ainda há pouco tempo um amigo meu obteu o permit, e nem é casado, é uma união de facto. Não acredites em tudo o que lês nos comentários. Muitas vezes é desinformação de chicos espertos.
Sem imagem de perfil

De nita a 26.08.2009 às 23:36

o nunu obrigada fiquei tao preocupada quando li sobre esse assunto no teu blogue é que o meu marido ja ta ai ha tanto tempo e pediu o permi vai fazer tres meses e nao ha meio de lhe darem,estou muito desanimada e tenho medo que nao me deem automáticamente.obrigada ,tomara que tenhas razão.cumprimentos.

Comentar post


Pág. 1/18





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...