Quarta-feira, 14 de Novembro de 2007

Transportes públicos em Genève

Train Bridge

Genève está muito bem fornecida em termos de transportes. Existem autocarros, eléctricos e barcos por todo o lado, todos modernos, e com muita informação nas paragens (mapas, horários, etc). Cada paragem tem um nome, e dentro do autocarro (ou eléctrico) somos sempre avisados da paragem seguinte. E a maioria das paragens do centro tem também um placar com o tempo que falta para o próximo autocarro.

Os transportes não são baratos. Um bilhete para uma hora custa 3CHF (cerca de 2 euros), e um bilhete diário custa 7CHF. Outra alternativa para que mora cá, é comprar o passe, que custa 70CHF (mais preços).

Já o comboio, embora seja excelente, é caríssimo. Por exemplo, um bilhete entre Genève e Lausanne (70km) custa 20CHF. Mas existe a opção do passe, para quem viaja frequentemente. Opção essa que é na realidade muito boa. Por 275CHF por mês (ou 2990CHF por ano) pode-se comprar o passe abo général, que permite andar nos comboios e autocarros de toda a Suiça! Um óptimo negócio. E se forem casados, o preço é de 185CHF para o vosso conjuge. Mas atenção que para ter esse passe, é preciso ter um permit (mais informação).

E como a cidade é bastante pequena, andar a pé, de bicicleta, ou de trotinete é sempre uma boa alternativa. A cidade está super bem preparada para as bicicletas, com pistas próprias por todo o lado.

Quanto aos taxis, é melhor esquecer, são mesmo muito caros :)

publicado por EmergingBirder às 15:48
link do post | comentar | favorito
|
23 comentários:
De filomena oliveira a 16 de Novembro de 2007 às 08:39
Bom Dia

Estou na parte fria da Suissa,ou seja a 30 min de Zürique.Vivo no campo,hoje esta tdo muito bonito,tudo branquinho pk ontem fartou-se de nevar.Claro que tda esta beleza nda tem a ver com os Suissos.As vezes nao entendo Deus Nosso Senhor,pk da tantos a uns que por vezes nem o mereçem e nada a outros,mas enfim,ele la sabe o que faz...Nao posso falar muito pk nao conheço bem a historia da Suissa ,mas por aquilo que ja vi e aprendi na propria pele e que doeu bastante è que os Suissos nao sao frios,sao SUPER FRIOS,RACIONAIS,EGOISTAS,CALCULISTAS E RACISTAS.A questao do racismo tambem ainda nao entendi bem,afinal se todos os estrangeiros saissem daqui,com que ficariam os suissos?Ora pense la....Aqui na parte alema realmente è tudo mais organizado,mais limpinho.Na parte francesa ja se nota um pouquito de desleixo,mas que è compensado por alguns sorrisos calorosos,outra maneira de ser mais aberta.Pagam menos è certo,mas è diferente,acho eu.Aqui na parte alema ate os sorrisos parecem mecanicos.Enfim...espero nao estar a exagerar,em materia de civismo axo que sim,sao civilizados,mas eu nao confundo civismo com boa educaçao,e qdo me lembro que me diziam que os Suissos eram muito bem educados so me apetece dar gargalhadas.Este Pais esta cheio de oportunidades para quem as sabe aproveitar,e claro tb è preciso ter um pouquito de sorte.Pela minha parte aos 44 anos vou tentando sobreviver nesta selva gelada por todos os lados...mas quem sabe amanha nao faço como o Nuno,emigro de Zurique para Geneve,estou deveras tentada.

Bem,tenha um bom dia,foi bom escrever este cadinho.

Filo


De EmergingBirder a 16 de Novembro de 2007 às 18:42
Eu realmente não conheço a Suiça alemã, por isso não posso comentar muito. Mas aqui na suiça francesa, as pessoas são muito educadas e simpáticas. Tenho de visitar o resto para ver :)


De Ludovino Machado a 5 de Setembro de 2008 às 18:23
Desculpe Filomena. Acho que está a exagerar, eu vive 15 anos em zurich e tenho uma opiniao bastante diferente sobre os suiços de zurich .
Os Portugueses sim, sao pessoas mal educadas. Não têm civismo, na conduçao nem vale a pena falar ,racistas em Portugal sao muitos mais que os suiços , são tantas as coisas que nem vale a pena falar.


De 2007 ?? Vou dar aqui uma fraca luz... a 29 de Maio de 2012 às 18:45
Vou dar aqui uma fraca luz, do que é a chouriça,para ... e entre o povo... E como é o povo que habita na chouriça...E que existe nesta chouriça... ides ficar admirados... E mais que admirados...........................................................
Vou resumir tudo e bem tudo, para que aibram bem os olhos, a saber como se vive neste paìs da chouriça.
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Aqui, sò vive bem, quem sai da miséria, oriunda de outros lados ou de outro paìs, fugindo da fome*** SIM*** fugindo da fome.
No entanto aqui, podeis saber que sò se trabalha para ter casa e comer melhor, de onde vindes; questâo de meter dinheiros de lado ?? Se pode= Sim... mas hà bem um grande segrêdo, e eu irei vos esplicar bréve, como a coisa se passa.
___ Port agora, ficamos por aqui, porque estou a resumir tudo, e como se deve de fazer.... Depois vos esplico a coisa...
___ Suissa, nâo é um paìs de S.T Pedro, nem um paraìso, mas digo jà... È um inferno, nâo longe do nosso Portugal, no entanto... Hà mais ou menos e sempre quase __TRABALHO.
Trabalho serà este, de que aquilo que ganhais, (!) a coisa feita pela MÀFIA ITALIANA QUE DIRIJE ESTE PAÌS,, Faz com que agente deixe cà tudo.... E nâo falo sobre aqueles porcus-guêses, que combinados com os chouriços, estes porcos ainda comem e enganam mais outros porcus-guêses.
RESUMO BEM:
Um comboio, tem 24 carroagens, ou 24 carroças, engatadas umas às outras; vejam isto....................
Na primeira carroagem, se encontra 1 porco-guês...
Na segunda, mais 1 porco-guês.............................
Na terceira , mais 1 porco-guês.............................
Na quarta, outro porco-guês.................................
Na quinta; outro porco-guês.................................
::::::::::::::::::::::::
CONCLUSÂO DE TUDO ISTO:
Se houver 24 carroagens, o que é que se passa ????
Dou a soluçâo e certinha !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
::::::::::::::::::::::::
Se houver 24 carroagens, ou 24 porcos-guêses, eles ... e... entre... eles... Se irâo enrabar entre eles.
(( Resultado da conta )):
Quem nâo leva no cù ou no rabo, serà talvez aquele que se encontre no fim da fila, dos 24 porcos... Mesmo assim... o ùltimo levarà no rabo, e isto serà do primeiro, que se encontre em cabeça de fila dos 24 porcos.
Bom......... Bréve, vos digo mais !!!!!!!!!!!!
---------
SAIBAM DESTA COISA, que é de verdade...........
UM HOMEM SUISSO, sò pensa na cona, aproveitar-se de quem pede, de quem precisa e tudo mais.
..........
UM SUISSO, gosta das pessoas que sâo pobres, que precisam de viver, de comer, de dar alimento aos filhos que a pessoa pobre, tem.
UM Suisso, é serpente enganadora, esploradora, chupadora............ e mal pagadora........................
.......... A Suissa, é constituida por um povo ITALIANO, CIGANO...DO ... ENGANO... e mais nada...................................................................
..........Nada anda correcto neste paìs......................
..........Se vive à base de mentiras e esconder a realidade.... Para se nâo dar ou pagar..................... O que é devido e de realidade...
..........
Sem os estrangeiros cà.... a Suissa estava falecida e à muito ano.
..........
Vejam que este homem, nâo tem papas na lingua...
E uma coisa é certa; muito porco-guês, enterra o seu pròprio amigo, mesmo o seu pai... se vê isso na Suissa.
... 2... sobre 10.000, é que se aproveitam, entre os porcos......
Até à pròxima gente esperta... ou burros sêcos.**


De ÒI, meter dinheiro de lado na chouriça: a 2 de Junho de 2012 às 22:11
Ganhar dinheiro na chouriça e meter dinheiro de lado / Eu vos esplicava o sistema, mas me disseram para eu nâo instruir ninguem, porque os tugas, como se julgam espértos, que se safem por azas pròprias.
Sei como fazer, mas desculpem là, de eu seguir as instruçôes da pessoa que me ensinou.
RESULTADO:
Nâo vos posso instruir nessa matéria.
Hà que perguntar as coisas entre voçêses, no meio de cervejas.
Boa sorte.


Comentar post

.Nuno Barreto

Me at SunsetAventuras e desventuras de um português que decidiu sair do seu País para viver em Genebra, na Suíça.

.mais sobre mim

.links

.posts recentes

. REMIGR: A Nova Emigração ...

. Mais um entrave à imigraç...

. E se dúvidas houvesse...

. Suíça quer restringir imi...

. Móveis, oferece-se

. Mais uma reportagem

. Portugueses a passar fome...

. Ajudar Portugal

. Sobre os comentários

. Há que fugir da Troika

.arquivos

. Maio 2014

. Fevereiro 2014

. Abril 2013

. Fevereiro 2013

. Novembro 2012

. Abril 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Outubro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Novembro 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Agosto 2007

.tags

. todas as tags

.subscrever feeds