Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...





Portugueses a passar fome na rua

por Nuno Barreto, em 07.02.12

E se dúvidas houvesse que as coisas não estão fáceis para quem "tenta a sorte" na Suíça, aqui fica uma pequena reportagem da RTP sobre o tema:

 

Na Suíça há portugueses a passar fome e a dormir na rua

 

Não aconselho ninguém a vir para cá sem ter onde ficar, ou condições para voltar para Portugal se as coisas correrem mal. Arranjar emprego cá não está fácil. Se quiserem arriscar, venham ao menos conscientes de quais os verdadeiros riscos.

 

(Visto no Sonhos Milka)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:43


151 comentários

Sem imagem de perfil

De Genevois a 07.02.2012 às 14:02

Concordo com a publicaçao do Nuno. Também podemos ver as coisas de uma outra perspectiva como o facto de eu ter dado um pequeno empurrao a alguém que me é proximo, no envio de CV e cartas de apresentaçao. Neste caso a pessoa tem amigos em Lausanne e Vevey.. Soluçao seria, postular para essas duas cidades e contar com a boa ajuda que ofereceram os amigos em recebê-lo na sua casa até encontrar habitaçao.
Caso contrario, para aqueles que nao têm ca ninguém, cito o que o Nuno escreveu e que nao custa repetir:
"Não aconselho ninguém a vir para cá sem ter onde ficar, ou condições para voltar para Portugal se as coisas correrem mal. Arranjar emprego cá não está fácil. Se quiserem arriscar, venham ao menos conscientes de quais os verdadeiros riscos." NB
Sem imagem de perfil

De bruno a 29.02.2012 às 10:55

http://paraladasquatrolinhas.blogspot.com/
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.02.2012 às 16:46

Arranjar emprego cá na Suiça, não está nada fácil…

Esta é a verdade pura e nua neste momento. Falo por experiência própria, uma vez que estou cá desde há dois anos, sempre na zona alemã. Zona com a qual não me identifico, devido à questão linguística (reminiscências da segunda guerra mundial).

Trabalhei sempre durante este tempo como “plongeur”. Não, não é o que estão a pensar, não faço mergulho, sou aquilo que vulgarmente se chama de “casseroleiro”, na gíria portuga emigrantada que labora na restauração.

Durante este período e para meu infortúnio, efetuei horários intercalados que acabam de 3ª a Domingo muito após a uma da manhã, ou seja a malta está “presa” ao local de trabalho 14 a 16 horas, para em líquido trabalhar umas 7 a 9 novas de trabalho efetivo. Uma merda, diga-se de passagem e isto para em bruto auferir uns míseros 3.500 CHF. (Sempre melhor do que em Portugal , pensarão todos aqueles que não sabem o real custo de vida da Suiça, nem me vou dar ao trabalho de contrapor, explanar, etc…)

Ora, farto da atividade (foram dois anos em que não aprendi nada de interessante), sempre metido no “buraco” em alta montanha, resolvi “abalar” para a Suiça francesa, mais precisamente para Genève. Poderia ter renovado com a entidade patronal o contrato de trabalho, mas o meu intelecto clamava por atividade (alimento-me de stress), e este “dolce fare niente” de dois anos fez-me atrofiar algumas áreas do meu cérebro.

Enquanto vivi na Suiça alemã, senti como se estivesse a viver na China, tal é a sensação de desnorteio, mas como bom português, sempre me desenrasquei.

Falo e escrevo fluentemente francês, inglês e espanhol e sempre exerci atividades ligadas ao comércio nacional e internacional, mas devido a algumas vicissitudes tive de me “deslocalizar” e fazer-me à vida, já que Portugal não se apresentava como uma solução a curto termo.

Desde o início do ano que semanalmente respondo a anúncios, envio CVs, recebo via email ofertas de trabalho, mas chego à triste conclusão que por aí não vou lá. Infelizmente tal como em Portugal, aqui na Suiça predomina a lei da “cunha”. Quem não possuir um amigo que nos indique à entidade patronal, por melhor que seja o seu CV, ou mesmo a experiência demonstrada, será sempre preterido. Esta é a triste realidade…

Dos poucos contactos havidos com a comunidade portuguesa residente, apenas noto que existe uma total indiferença para com os recém chegados, estão-se a “cag..”, vive-se um clima de inveja permanente, tipo, “desamerda-te”, “desenrasca-te” “Olha, mais um que se calhar me vai tirar o ganha pão, ou com quem vou ter de competir”, e poderia citar mais casos, enfim…

Esqueçam a ajuda dos tugas. São muito poucos os que eventualmente resolvem ajudar ou mesmo aqueles que ajudam sem nada reclamarem em troca.

Claro que não vim para Genève de mãos a abanar, isto é, não cai cá de paraquedas, trouxe dinheiro Q.B para alguns meses enquanto o ORP não me paga o subsídio de desemprego (não estou à espera de viver dele, mas sempre ajuda na colmatação da lista de despesas mensais). Aluguei apartamento, não passo fome, apenas ainda não atingi o meu objetivo.

Pensei em tudo para esta aventura, apenas não julguei que fosse assim tão difícil mudar de emprego ou mesmo de vida (sempre subjetivo, uma vez que ainda apenas decorreu um mês), mas como otimista que sou, vou continuar a insistir, uma vez que parar é morrer.

Na pior das hipóteses mudo para outra cidade em redor do Lac Léman.

Para finalizar, apenas informo que este texto foi redigido sem qualquer tipo de interesse, mas apenas para elucidar que a Suiça não é o “paraíso” que por aí se pinta, é uma merda como outra qualquer, daí compreender e concordar com muitos dos comentários proferidos neste blog, a diferentes temas, por parte do Sr. Ou Srª. que utiliza muito a expressão “CHOURICA” e um vocabulário “mui sui generis” nos seus posts resposta.

Tal como um jogador, sinto que neste momento apostei no vermelho e está-me sempre a sair o preto, mas como diz o proverbio, “a sorte protege os audazes”.

Cumprimentos e continuem a acreditar,
Anónimo por opção neste momento.
Sem imagem de perfil

De CHEGUEI à SUICA E .../... a 08.02.2012 às 16:43

Cheguei à Suiça, a casa duma amiga, e jà tinha emprego arranjado, tanto para mim como para as minhas 2 filhas.
.../...
Logo no segundo dia apòs a minha chegada, nòs as 4 mulheres, nos puzemos com força de vontade de trabalho, e conseguimos mesmo, sem dificuldades nenhumas a encontrar onde se ganhar dinheiros, com um pouco de empenho e delicadesa; pois ganhamos uma média de 500 francos por dia sem nos cansar-mos. O que nos custa caro, é o quarto do hotel que nos faz pagar diàriamente a quantia de 150 francos de aluguer.
.../...
Conseguimos fazer 2 cidades por semana. Meia semana em Geneve, e a outra meia em Zurique.
.../...
Para estes empregos, tambem se procuram homens. Foi uma coisa que me foi pedida, a saber se por aì hà homens interessados em trabalhos de circo, saltinbancos ou estilo macacos ou andar de bicicléte.
.../...


Boa descongelaçâo entâo.

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.02.2012 às 21:00

O que são 150 CHF a dibidir por cuatro...

Alguma hipotese de me candidatar a massagista, é que macaco não faz o meu género, embora seja um grande palhaço.

Massajo qualquer coisa animada ou inanimada, belha, noba, femea, macho, enfim qualquer merda, desde cu pilim caia...

Por falar nisso , posso ajudar na dibisão das despesas do cuarto, trocamos uns serbiços, que tal pensem nisso. Gosto sempre de ajudar...

Comigo, acreditem que não há congelação que resista...

Obrigado pela sugestão, realmente uma boa ideia, non me tinha ocorrido, normalmente bou pelo caminho mais difícil, mas graças a estas amigas sempre bou ganhar umas maças...

Aiiiiiii, bou contar os dias pela bossa aprobação...
Sem imagem de perfil

De O Anònimo é um macaco de 1.a a 22.03.2012 às 21:37

O anònimo é 1 macaquinho ,, jà muito velho,, da matéria,, gosta ou quer me coçar no morçêgo ; mas eu nâo deixo; tenho dôres nas castanhas (!).

Vou ver a velhinha - minha esposa, aquela que jà tem 98 anos, e cabelos todos aos caracòis branquinhos.
Sem imagem de perfil

De Futuro emigrante a 12.12.2012 às 13:00

sou homem e estou interessado em saber que tipo de emprego é este.
aguardo noticias
Sem imagem de perfil

De DOU RESPOSTA A ESTE ANÒNIMO;.; a 15.07.2012 às 13:44

OLHA SR. ANÒNIMO (a).

Lendo seu comentàrio, concordo com tudo o que o Sr. (a) diz ou escreve.,,,,,,,,,,,,,,,,
Se eu trato a Suissa por Chouriça * é porque considéro de que este paìs é uma coisa que ainda nos dà o leite...para agente viver temporàriamente; isto quer dizer _ De tempos a tempos e mais ou menos melhor, uns dias melhores que outros. Mas sempre melhor que em Porco - galo !
_ Apesar de agente * mamar da Chouriça * , por tràs disso, eles nos chupam o nosso suor, nos esploram ao màximo, nos enganam ao màximo, e tudo mais; para nâo dizer aqui, que até perdemos as nossas mulheres, e as nossas familias sâo destruìdas.
A Suissa, é dirijida por Italianos. Passamos pelo Chomage, * Fundo de Desemprego * Conselheiros, e Patrôes, é tudo uma corja de falsos e ladrôes, NADA È CLARO E HÀ MUITA COISA ESCONDIDA___ Eles nâo nos dizem a metade das verdades, mas SIM... ENCONTRAMOS ... A totalidade das fodas em que devemos de apanhar ou de levar. "" Notai conforme o tempo que se passa, e ides descobrir de que é verdade ""...
__ A Suissa, é um paìs das raposas, sò que estas nos roubam as galinhas e coelhos, e os Chouriços, nos roubam o suor, as forças e o POUCO DE DINHEIRO QUE A GENTE GANHA !!! Notai de que é a verdade do que aqui é dito...
.......
_ Jà vivi em Itàlia, e a coisa é idêntica à da Suissa.
_ È como em ... * Porco-galo * !
____________
*** A MÀFIA ** TROYCA - GADA ** , està a dirigir o mundo inteiro. O que muitas pessoas nâo sabem, é que ela existe ESCONDIDA EM CERTOS PAÌSES, ou mesmo em todos os paìses.
Todos os Governos sabem o que é a TROYCA - GADA, e quem nâo sabe, é o povo deste paìs ou daquele, porque assim o pàis, vai vivendo... sendo este enganado pelo pròprio Governo.
__ A TROYKA, é uma Associaçâo RUSSA...............
__ È como aquela coisa ou casa, aonde agente vai entregar o OURO, e arreceve algum dinheiro, para se poder comer alguma coisa, à espéra dos dias melhores.
Como a coisa nâo melhora, eles apanham o seguinte :
.......
EXEMPLO:

Sr.Sr.a entregou-nos OURO de 50 gramas, valendo este 350 Euros, e agente lhe deu 100 Euros... (( Para eles viverem !! ))
......
CONCLUSÂO :
Os 100 Euros, nunca mais voltam à casa do ouro !
As 50 Gramas, vâo ser traficadas em vezes... 3 vezes... e revendida em 1000 Euros, ou à roda disso.
......
Porquê esta coisa ??
(( Nem vos digo mais nada )) ** APRENDAM a VIVER **
......

Foça na Verga e na Virgem....
De Soares Pinto Maria __de ___ Fribourg
Sem imagem de perfil

De Fernanda a 09.02.2012 às 15:42

Olá,

uma pequena pergunta que no fundo não tem nada a ver com este artigo....
Tenho realizado algumas entrevistas telefónicas e os valores que me referem para a minha função são à volta de 120 000 CHF por ano. Como oiço dizer que a Suiça é muito cara, alguém me pode por favor indicar se isto é um salário razoável para a Suiça?

Obrigada pela ajuda

Fernanda
Sem imagem de perfil

De mig a 09.02.2012 às 16:34

120.000.00? - brutos, líquidos?

120.000.00 são ~99.000.00Euros
Fonte:

http://www.xe.com/ucc/convert/?Amount=120000&From=CHF&To=EUR

Acho que na suiça são 12 meses e não 14 com em Portugal, corrijam-me se errado.

99.000.00 / 12 meses = 8250Euros->12.000.00CHF

NADA MAUUUU diria eu!
Sei que o custo de vida é caro, muito caro mas isto é um super vencimento!
Sem imagem de perfil

De Fernanda a 09.02.2012 às 17:56

São valores ilíquidos. Obviamente ter-se-á de deduzir os impostos. Nem podemos fazer a comparação com o Euro, ou com um rendimento destes em Portugal pois são duas realidades diferentes. Daí a minha dúvida.
Estive num site qualquer do governo suíço e o limiar da pobreza lá está nos 4800 CHF (2 adultos + 2 crianças). Isso leva-me a concluir que o que me está a ser oferecido é um valor mediano. Daí a minha dúvida.

Alguém que viva na Suíça que possa ajudar?
Sem imagem de perfil

De Hà muitas nùvens -Fernanda ../.. a 10.02.2012 às 06:12

3/4 quartas partes da populaçâo Suissesa, està na pobresa.
-Qual é a pessoa que arreceve 120.000 francos por ano aqui .?.
-Conheço sim; quem arreceve 120.000 francos por ano aqui, mas estas pessoas sâo directoras de empresas. Fora de directores; desconheço quem atinja salàrios com este valor.
-Um homem com uma boa profissâo, nâo passa dos 4200 frs por mês e que faça no màximo 75.000 frs ao ano e brutos............
_ Muito se lê, muito se promete... mas uma vez no local e no trabalho, o *pau chouriço* nos corta logo a chouriça em dois.
..........
Na chouriça, eles prometem um chouriço inteiro... Uma vez cà, eles vos dâo sò a cabecinha... vos vâo julgando... e julgando... e julgando... E uma vez julgados = Ou por que te falta isto ou aquilo... te falta este diploma... te falta esperiênçia... te falta as linguas faladas e escritas... te falta a coisa de orientaçâo...e porque tem que fazer isto e aquilo... e no final ... TE VAIS ENCONTRAR COM O PAU DELE ENTERRADO NO TEU CAGODE SEM PÊLOS...

---/--- Nem digo mais nada ... Nem quero perder tempo... safem-se... desemerdem-se... façam pelo melhor... nâo hà ajudas para ninguem... Cada um para si... é usual aqui... Força a quem a tenha...
Sem imagem de perfil

De Fernanda = Hà mais claro // !! a 11.02.2012 às 21:47

Hà mais claro que aquilo que se vê em sites CHORRANOS à CHOURICEIRA (!) .. (!)

Eu, como vejo as coisas como elas sâo; fichas de pagamentos nas mâos de empregados simples; chefes de equipa ou de pessoal; contremaitres etc, etc... vos digo ainda mais de que todo este pessoal que tem esta especificaçâo de qualisificaçâo; é pessoa que està na Suiça à mais de 20 anos, onde fico (( ! )) e mais que (( ! )) .
Toda esta gente que conheço pessoalmente, nâo ganha mais do que 3997 frs, netos por mês; e ao fim do ano, ainda se encontra a ter que pagar os impostos do ano; e durante o ano, se encontra com 2 filhos menores a criar; e com a esposa a trabalhar sò (( algumas horas durante a semana )) e com uma renda de 1400 frs por mês a pagar, 2 telefones a gastar, prestaçâo do carro a 250 frs ao mês; 4 bocas a comer em casa, mas mesmo mal, gastos caseiros ao minimo dos minimos; 4 seguros de doença = 1000 frs ao mês.
RESULTADO:
Miséria a quanto basta.
Para se viver, a amiga ou mulher, tem que fazer uns extras * umas opçôes canapé* ou atràs duma parede ou porta, ou arranjar a cave com o dôno da casa,* ou ir fazer uma cama a um hotel* e outras coisas de beleza ao sr. *massagens corporais entre casais*.

(( Sâo sempre uns 50 franquinhos ao fim do dia que ajudam para o azeite ou a margarina.
---------------

Nâo hà mistérios; *** mas sim, hà misérios ***

---------------

Hà que poupar as lônas, ......Ò MININAS .........
Hà que poupar as cambras de ar ,,..,, nâo as deixar inchar, para que se possa ganhar (($))
Sem imagem de perfil

De Sonhos Milka a 10.02.2012 às 12:16

Num tópico que refere a nova emigração que arrisca todo o seu dinheiro para conseguir um trabalho e mesmo assim fica a dormir na rua a temperaturas de -14 graus é preciso ter MUITA LATA para se perguntar se um salário de 10 mil francos por mês é um salário "razoável"!!!

Tenha vergonha Fernanda!
Sem imagem de perfil

De Fernanda a 10.02.2012 às 15:29

A minha intenção não era ferir suscetibilidades, e lamento que alguns se tenham sentido ofendidos.
A minha intenção era justamente evitar fazer parte do rol dos que no futuro venham a passar fome num país estrangeiro, indo atrás da ilusão do dinheiro fácil e dos salários. Conheço pessoas que largaram os seus empregos em Portugal, tendo ido para Angola atrás da ilusão dos salários elevados, e ficaram mais pobres tendo sido necessário recorrer as poupanças que tinham. Também tive uma amiga que foi para Inglaterra para ganhar mais dinheiro e chegando lá deparou-se com o preço que teve de pagar pela ama/colégio dos filhos (900 libras/mês por cada filho). Também neste caso a desilusão e as dificuldades foram muitas. Os salários geralmente são na proporção das despesas, portanto eu não me iludo facilmente com os 120 mil CHF anuais pois desconheço o valor real que levarei para casa ao final do mês. Aliás, se fossemos pela óptica do valor há alguns países em África em que há uns anos atrás havia notas de 1 milhão. Estariam essas pessoas todas milionárias? Ou era a moeda que estava muito inflacionada?
Mais uma vez a minha intenção não foi ofender ninguém mas obter um insight objectivo das pessoas que vivem e trabalham na Suiça, mas acho que vim dar ao blog errado.....

Obrigada na mesma....
Sem imagem de perfil

De Ricardo a 15.02.2012 às 22:30

Se tiver um curso superior e experiência na área de formação, é possível que tenha essa oferta.
E com um salário desses pode viver confortavelmente na Suiça.

Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De Para Ricardo = O Buchêchas../.. a 19.02.2012 às 22:47

Mesmo que se tenha estudos superiores, haverà muitissima sorte de se encontrar a limpar retrétes, ou barrer ruas......................................................
_ Que vale ter estudos superiores, se nâo tem as linguas desejadas pelo patronato; que essa coisa existe muito ?
_ Como se faz que hà muita gente com estudos superiores, e estâo a exercer profissôes de * média celindrada * como se usa dizer ?
_ Eu sou um deles; tenho estudos superiores, e nem por isso estou alto em profissâo. Pelo contràrio; se uma pessoa tiver estudos mais ou menos fortes, mas que passasse por formaçôes especialisadas fora de Portugal (( foi o meu caso )), e que fale e escreva vàrias linguas (( ao menos .... as 3 mais importantes do planéta... essa pessoa tem toda a sorte de ter um bom emprego, descansado da vida e a ganhar bem a vida... È o meu caso............................................
_ Nâo vos digo quem sou... para nâo haver òdio nem raiva, nem outras coisas espantosas nos procederes de muita gente... ** Faço cuidado com as linguas compridas e sujas... como tambem aos olhos que indicam bem o ** Fazer mal a outrem **......................................................................
_ Gente que nâo tem especialisaçâo e formaçâo (( ou vice versa )), que vâo para trolhas.....................

_ Buchechas... jà cà hà muitos... e todos eles se encontram com dificuldades de encontrarem trabalho a ... LONGO TERMO...

_ Estudos e professionalismo... sâo 2 coisas que teem que andar a par uma da outra; caso contràrio .............. (( 0_0 )) " Buchechas "
Sem imagem de perfil

De Sonhos Milka a 23.02.2012 às 23:09

Fernanda, o seu argumento tem tanta lógica como perguntar se 3200 euros por mês é um salário razoável em Portugal. A sua comparação a uma moeda africana nem merece comentário. Se desconhece que o franco suiço é a moeda mais estável no mundo e refúgio para as outras moedas quando desvalorizam nem merece um salário de trader :)
Sem imagem de perfil

De Aonde 10.000 frs por mês .?. a 11.02.2012 às 15:48

Aonde 10.000 frs por mês em Suiça .?.

Nem os Alfaçinhas o ganham; dando a bichana e a peidinha (.)

Na Chorrana, nâo hà salàrios desse tamanho, para os encontrar, é preciso ser adjoint a 1 director de banco, com + de 5 anos de actividade, e com BTS de Gestion.

Jà perguntei a azeiteiros alfacinhas se eles conseguiam esse salàrio chupando chouriços aqui e ali, e dando a padaria; e eles me responderam que mesmo fazendo esses extras, nâo se conseguia nada; que esse negòçio està com fortes concurrênçias, hoje mais reservado a pretas e pretos.

Esse negòcio se està a frontalisar agora muito em Basel; norte de Suiça, entre Suiça e Alemanha. Foi coisa que notei muito, devido a eu habitar nessa cidade desde Julho do ano passado.

Façam uma visita, e havereis de ver; é na àrea de descanso situado mesmo na fronteira da Alemanha com Suiça / Basel.
Cuidado com a àgua que agora està gelada, e as toalhas .?.
Sem imagem de perfil

De SONHAIS COM OS NÙMEROS... a 10.02.2012 às 14:31

Sonhais com os nùmeros... sonhais com os 120.000 frs ao ano... - .!.

Conheço bem grandes profissôes e professionais de grandes empresas, e essa gente tambem olhou a estes nùmeros quando começou a trabalhar , e bem diplomados ..!..

No entanto, quando entraram, e ainda se encontram ao trabalho, a història mudou depressa e como se diz ((** Ao menos amostro aos procugueses que trabalho nesta empresa, coisa que muita gente nâo consegue **))... mas uma coisa é certa, estâo a ganhar tanto como 3500 frs ao mês limpos.
Conhecendo eu alguns (( como vizinhos )), todos eles logo de inicio se amostravam com bons carros, e no espaço de 2 anos depois, se encontram é com um bolinhas e bem velho. Quanto aos fatos de trabalho, sâo sempre os mesmos ( 2 para todo o ano ) e as camisas nâo saiem de 4 por mês... sempre as mesmas. Quanto às cravatas, sò vi até hoje 3 e em todo o ano............ (!)..............
...( A minha profissâo tambem é na escala dos 120.000 frs ), mas sò me pagam 92.000, e depois dos impostos a pagar, faz menos 23.000 frs ao ano onde este dinheiro serà para eles..................
"" Meu amigo "" Diz o Chouriço... daqui nâo sais rico; nâo é como antigamente = E é verdade.........


boa décongelaçâo.....
Sem imagem de perfil

De Salàrio Razoàvel na Chouriça:/: a 11.02.2012 às 23:33

Conforme os dados que me foram dados duma pessoa que viaja muito através de centros Portugueses; frequentando Bares e Restaurantes onde trabalham Portugueses; trabalhando trabalhadores de toda a classe Portuguesa; conforme os vistos de gente que trabalha em Sindicatos que se ocupa das vidas de certos trabalhadores; saibam entâo esta coisa:
++++++++++++++

Sò 2% da populaçâo Portuguesa em Suiça, é que ganha os 75.000 francos anuais, e estes 2 % da dita populaçâo, jà cà estâo hà mais de 20 anos.
++++++++++++++
Mais UMA para a memòria:
Sabeis que 95% dos Portugueses estâo em dificuldades de pagar os impostos; e estes 95 % que teem dificuldades, é gente que tem o Permis " C " ou jà com a nacionalidade Suiça ?
_ Muita gente està a pagar os impostos a crédito, dando mais ou menos 500 a 600 francos ao mês ?
_ Quando se tem o Permis " C " , é aì que se entra em grandes complicaçôes de pagar as dividas.
_ Enquanto se tem o Permis L e B, a coisa ainda vai mais ou menos. Depois quando se tem o permis " C " , é o inferno que entra pelas portas dentro; ninguem pode imajinar a coisa, e ninguem fala disso; destas verdades puras e claras.
_ Muito porco por aì esconde as verdades; se cala; espreita outra gente; faz a raposa finjida morta; mas aibram os olhos; que essa raposa està à espreita de se infiltrar em vossa casa e ajudar a enterrar mais a vossa vida, mesmo destruir a familia que possuiem. Parece que sâo pagos para isso, neste paìs ,,/,,
Resumindo bem :
Aqui, quem tiver o Permis " C ", serà mais que amarrado; serà um autêntico OTÀRIO, uma autêntica vaca a dar leite aos chulanos.

Meus Deus, para quem se enterra aqui, que serà para toda a vida; haverà quem diga o contràrio ?

Quando houvirem um Portugues dizer que na Suiça se vive bem; saibam entâo que esse borra botas anda vivendo à custa de outros Portugueses; como agentes de seguros; gente de sindicatos; bancàrios e donos de comérçios e outras coisas.........//........

Mal se vive para comer neste paìs..........................

Aibram os olhos e bem abertos ..........................

Quando escutarem uma pessoa Portuguesa a falar muito aqui e ali....... Saibam de que o que sai da boca dessa pessoa; 95% do palavriado dessa pessoa é sò MENTIRAS......................................

Descongelar conversas é melhor........//...........
Sem imagem de perfil

De ogagalho a 12.07.2012 às 16:08

Mas porque é que vocês Portugeses na Suiça falam dessa maneira toda esquisita, é que eu ao ler os vossos comentarios, voces parecem gente rude do campo a falar, e se calhar é isso que são, macabumzios do campo, tambem assim nao me parece que ganhem grande coisa, mas obrigado por alertarem o pessoal, e para haver mais pessoas a nao cair no erro.
Sem imagem de perfil

De Tatiana a 13.07.2012 às 19:48

Ora aqui está a melhor conclusão jamais retirada destas discussões que não ajudam mesmo ninguém!!
Um Português que não sabe nem falar nem escrever na própria língua não será com certeza bem remunerado num pais em que tem que falar e escrever outra diferente....
Outro assunto que leva a pensar é como é que este senhor/a (?) tem um conhecimento tão vasto e aprofundado acerca das "actividades extra" que as mulheres de família têm que realizar para (como era mesmo?) "pagar o azeite e a margarina"........ no mínimo curioso...
Sem imagem de perfil

De Ò TATIANA (!) a 14.07.2012 às 01:17

Ò TATIANA (!)
_ Dizes que este blog nâo ajuda ninguem ?
_ Ajuda a abrir os olhos a muitissima gente, fora disto, nâo esperar ajudas, nada de finançiamentos, nem de empregos.
_ A Suiça nâo é um terreno a recolher miseràveis.
_ Jà cà hà que chegue de miséria.
_ Se ao menos as pessoas tivessem uma profissâo vàlida e sòlida, e pessoas sérios (as), ainda se ìa a algures, mas como quem cà chega, traz uma mâo à frente e outra a tràs, a tapar as misérias, nem falar mais da porcaria " porcaguêsa. "
_._ Reconheçes bem que sou conhecedor do viver neste paìs__ Ò Tatiana !
_ Pois tenho e ainda nâo disse tudo do viver daqui, se nâo abria mais os olhos a certa gente, quero que eles lave os olhos com càcà e urina, para aprenderem a viver, e nâo serem como as raposas, ou viver à base do expediente, coisa que muita gente quer e deseja. (!)*
_ Como é que essa Senhora ou Sr., leva a vida, sabendo e passeiando, fazendo seus inquéritos, e que onde muita gente nâo sabe; ___ mas é um casal que anda fazendo isso, e os gastos sâo ou representam o équivalente a 3 salàrios de uma pessoa ?
Se escuta, se filma, se escreve, se tiram conclusôes para se saber da verdade, se diz o falso para se conquistar a verdade, se amostra que somos gente da rua, de bares e mais coisas, para atirar a vir o peixe, fora da àgua, e entâo saber a verdade (!). *
Até mesmo nos sujamos, de propòsito, para fingir que estamos na miséria, para encontrarmos fàcilemente os miseràveis.
_ Minha esposa, fala com muitas mulheres de bares, da rua, etc, etc, e muito ela sabe, coisa que nem é bom escrever aqui. Hà bem gente sem vergonha (!).*
Estes escritos, nâo sâo destinados a ti ò Tatiana, mas é para saberes do que se passa (!).
Ajudar, se pode ajudar, mas a coisa tem " chave ", e essa chave é dificil de se descobrir ou encontrar.

Entendam là as coisas como queiram.
De Fialho de _ Nyon
Sem imagem de perfil

De Resposta ao GAGALHO ou Caralho ¨;: a 14.07.2012 às 18:43

Olha rapaz de 15 anos ( gagalho ou caralho sem pêlos ):::::::::::::::::::::::::

Da maneira em que escreves, tambem dàs a saber de que és de uma aldeia ou um corréçiozito em que andas por aì !/!

Nâo és nada alguem de estudos.
Mas sim de estudos de trolha ou de tapa buracos !
È normal tudo isso !
"" Pois "" Jà tens um compotas em casa e ele tem que meter alguma coisa,,;;,, Mas porque nâo metes o teu Email ou telefone, para eu te convidar a entrar aqui, e poderes ganhar algum dinheiro, com os teus comentàrios ????.

Aqui... aqui se ganha dinheiro... mas é preciso saber como... e quando... È como no Facebook, se està em casa e com um compotas, se ganha fazendo trabalho no Facebook * se ganha mais ou menos os 800 Euros ao mês e se està em casa, dando ao mesmo tempo a BICHANA a quem agente quer... Para se ganhar mais um pouco (!).

Força na verga ...e na virgem...
Sem imagem de perfil

De gagalho a 21.09.2012 às 03:46

Olá por acaso nao te queria ofender, eu disse isso no gozo, porque me farto de rir com estes comentarios nem sabes tu o que já me ri, eu estou a ganhar dinheiro na net com o mybrowsercash, podes ganhar ate 1800 dolars por mes, olha, e para ganhar dinheiro na net estou sempre disponivel a aprender, este é o meu mail gagalho@sapo.pt, mande me um email pois tenho muito gosto a aprender, pois nunca sabemos tudo, espero nao te ter ofendido, e tu e o nunes continuem com esses comments pois o que faz falta é animar a malta

1 abraço ;-)
Sem imagem de perfil

De Ò gagalho ou cara+alho :-) a 22.09.2012 às 09:30

________Ò gagalho ou cara +alho :-)____________

Nâo dissestes a quem era destinada a mensage, mas bom !
Ganhas 1800 dolars trabalhando na net, là com o teu MYBROWSERCACH = ! Mas eu ainda tenho melhor; trabalho com o meu VIBRO - MASSEUR, junto a uma velha de 78 anos, e ela gosta do aparelho que lhe penetro.
Sò tenho uma coisa, é que nâo gosto dos beijos que ela me dà, me dà gòmetos.

Jà se sabe, que agente nunca se zanga nos comentàrios, tudo isto, serve a instruir as pessoas, a abrir os olhos perante as realidades desta vida, porque hà bem muitissima coisa escondida na vida.
E ainda hà outra coisa ! Nâo hà ajudas de ninguem !

E se hà, é ajudar para ser enforcado.
Entâo, boa continuaçâo.
Sem imagem de perfil

De gagalho a 21.09.2012 às 03:48

Olá por acaso nao te queria ofender, eu disse isso no gozo, porque me farto de rir com estes comentarios nem sabes tu o que já me ri, eu estou a ganhar dinheiro na net com o mybrowsercash, podes ganhar ate 1800 dolars por mes, olha, e para ganhar dinheiro na net estou sempre disponivel a aprender, este é o meu mail gagalho@sapo.pt, mande me um email pois tenho muito gosto a aprender, pois nunca sabemos tudo, espero nao te ter ofendido, e tu e o nunes continuem com esses comments pois o que faz falta é animar a malta

1 abraço ;-)
Sem imagem de perfil

De Ai cara+alho = Gagalho a 22.09.2012 às 18:12

Sim !
Sabemos que nâo é ofensa nenhuma, longe disso:
Mas= mas... para vires aqui escrever depois da meia noite, deves de ser como os Arabes o sâo, exemplo:

_ Um Àrabe, dorme de dia, para andar a roubar de noite_ .
____________________
Como se diz en Françês:
____________________
Un raton ou arabe, dort la journée.........................
Pour que pendant la nuit, puisse voler.....................
===============
Tu, gagalho; tu como todos os porcùgases (rir); vens aqui desvaziar os cheiros das Vodkas a partir da meia noite; às 2 horas,3 horas e 4 horas da manhâ; pois nâo vejo nada de bom essa coisa.
Se ganhas 1800 dòlares a fazer isso, eu ganho 8000 euros a me deixar delember ou chupar pela minha velhinha de 78 anos !
E, ela que gosta muito do " VIBROMASSEUR " a pilhas; porque tem mêdo daquele que é elétrico.
Entâo, boa continuaçâo = ò cheira ao alho !

Sem imagem de perfil

De Gargalho do Caralho = olha a isto: a 14.07.2012 às 20:24

Te achas tu da cidade, para escreveres dessa maneira ?

Vai guardar as cabras do teu pai, e deixa a Suissa para quem é civilisado, apesar de que aqui, é sò agricultores oriundos de portugal, onde aqui sò - 1 pessoa sobre mil, é que é instruida, o resto sâo pastores fugidos de porcugal, ou tapa buracos ou que sejam TROLHAS OCASIONAIS e SAISONAIS = TEMPORÀRIOS................................................

Pobres de porcugueses.
Pobres dos porcugueses.
Ainda bem que o governo porcoguês os tem, para alimentar as caixas sociais de porcugal, e encher o cù:::::::::: ao governo PORCUTROYCAGADA.

_________
Nem toda a gente é parva.
Nem toda a gente cai na patéla.
A raposa é o governo, e as mulheres sâo iguais.
Sem imagem de perfil

De SAGRADA A PESSOA QUE FEZ ESTE BLOG a 14.02.2012 às 08:32

°° SAGRADA A PESSOA QUE FEZ ESTE BLOG °°

HÒ...))

Sagrada a pessoa que fez este Blog, que é duma grande utilidade. Sagrado o propriétàrio que fez, que inventou este Blog. Sagrados os avisos que aqui sâo metidos, para interesse pùblico, para évitar misérias, para abrir os olhos a muitas pessoas, para évitar desgraças mais graves que aquelas que jà existem em cima deste planeta, para arrancar ilusôes do dinheiro, para desenganar e apagar enganos que andam por aì....................................

_ Sagrado Sr. Nuno Barreto ( dôno deste Blog ) que foi um homem; que é um homem que fez e faz com que a luz da verdade penetre nas idéias e memòrias de muita gente; e que por isso, muita gente jà nem pensa de vir para este paìs tâo enganador, tâo esplorador, que por isto e aquilo, faz com que muitas vidas sejam destruìdas e separadas.

_ Deixo um aviso a todas as pessoas :

Usem falar a verdade; digam aquilo que é de verdade, para que toda a gente consiga ser mais unida e que consigam viver " DIREITOS " .

Numa familia, deve-se falar a verdade....................
Num paìs, deve-se falar a verdade.........................
Entre amigos, deve-se falar a verdade....................
È assim que haverà humanidade............................
Serà assim que conseguimos viver mais ou menos...

CASO CONTRÀRIO :

VAI TUDO PELA ÀGUA ABAIXO, E NÂO SE CONSEGUE VIVER E A VIDA SERÀ DE VIVER NA MISÈRIA .

Palavras da Biblia de ST.PEDRO.

Notai nesta coisa:
Venho de levar 8 homens que estavam na miséria em Geneve, e levei-os para o lado Françês, para uma instituiçâo dos pobres, aonde possam ( ao menos ) comer alguma coisa e dormir em cima de camas, até ver melhor a situaçâo, até conseguirem algum graveto e poderem entrar ao paìs.
_ Esta situaçâo, foi originada por outros colégas que lhes mentiram.
_ A casa dos sem abrigos em Annemasse, està cheia de gente, onde até se dorme no châo.
_ Dois pratos de sôpa, sâo servidos por dia, e algum pâo........... mais nada.........................................

Boas férias entâo a todos = (?).
Sem imagem de perfil

De Pedro a 15.02.2012 às 20:21

Boa noite.
Encontrei o seu Blog na net por acaso, enquanto fazia uma pesquisa.
Parei aqui a ler bastantes informações muito uteis.
Há alguma possivilidade de me facultar um mail seu para eu pedir umas informações sobre a Suiça?
Se for possivel agradeço imenso.
Sem imagem de perfil

De Ol madeira a 16.02.2012 às 12:01

Sinceramente ,acredito que as coisas possam estar ai muito mal,mas tambem acredito que ao fim do mes pelo menos voçes ainda recebem,e agente aqui nem sabe se isso vai acontecer.Eu sou só mais um com os salarios em atraso aqui em portugal,a 2 meses que não vejo um centavo.Dai resolvi enviar uns curriculos para a holanda,alemanha,inglaterra,frança,luxemburgo e suiça.
E foi mesmo da suiça que recebi a unica resposta positiva,so da suiça e da alemanha e que me responderam dos outros paises ,nem sombra.Acharam o meu curriculo muito bom para a idade que tenho(34 anos)e a minha experiençia profissional fala por si,ja me disseram que o minimo que posso ganhar são 3500CH ,mas depois de comprovada a experiençia profissional posso ganhar pelo menos mais uns 1000CH,ja tenho a noçao que a vida la e cara ,mas pelo menos pagam,agora aqui uma pessoa nem sabe o que fazer a vida.
Sem imagem de perfil

De Os patrôes *porcosgases * a 17.02.2012 às 05:20

Tudo o que é ** PATRÂO PORCOGÀS **...............

OLHAI QUE SEMPRE FOI VERDADE:

Em qualquer lado ou PAÌS, os patrôes * porcosgases* sempre foram fracos pagadores, e chupadores.....////.....e grandes enganadores........

Na Alemanha, eles sempre foram uma miséria de gente,,,,,,, Na França é pior..........Na Suiça é a mesma coisa,,,,,,,,,, Em Porcugal ou Procùgal,,,,,, nem se fala..........................................................

CONSELHO QUE DOU:
Nunca trabalhar para Pròcùgases ; porque é de morrer à fome e acabar na miséria. Eles enchem o cù, graças a quem precisa de trabalhar e viver........
_ Estive na Alemanha, muito patrâo encontrei e que me contaram certas historias (( NUNCA PAGUEI..... Era sò arrecever e o resto era BIOLAS SEM CORDAS..........
Na Suiça, conheço gente rica, patrôes Porcos,,,,,,,,, e me contam a mesma coisa...................... Tudo o que é Porcugàs-Patrâo = é de os abandonar, mas eles sempre conseguem enganar um ou outro, gente de outros paìses, que irâo trabalhar para eles..............
Um patrâo para nâo pagar, tem sempre uma astùcia, é de fugir para o estrangeiro......................
Para onde eles fogem mais, é para Espanha, para a Belgica, para a Suiça e para o Luxembourgo, sem esquecer tambem para a Inglaterra, para là é o melhor; sâo mais protegidos..................................

O mundo està na miséria, por causa dos ricos...........

_ Ùltimamente, estive com um antigo patrâo *porcugàs * em Zurique-Suiça, onde este me confessou, trouxe 567.000 Euros de Portugal para cà. Coisa certissima foi, que todo o correio bancàrio e dos correios de Portugal, tudo issso se encontrou em minha casa; por acaso vi tuda essa papelada com os meus olhos, enquanto ele se encontrou em viagem para Londres, com intençôes de comprar um negòçio em sociedade com outro; outro este que tambem estava fugido de Portugal, e se encontrava em Londres, jà com um dito comérçio, de alimentaçâo e bar café..........

Parece que jà se instalou là, com outro, e o tal negòcio estava valorisado em 958.000 Euros; até vou ver e visitar isso bréve; o convite me foi notificado a ir là ver......... Depois vos digo algo (!).

Nâo hà dinheiro = Nâo haverà é para quem deixou o suor aonde se trabalhou...........................
Sem imagem de perfil

De A SUICA È UMA CHOURICA..... a 18.02.2012 às 22:20

Pois é......... Realidade lida nos jornais em (( hoje esta data ))..... Olhai a esta miséria....

COM TODA A FRANQUÊZA.... O QUE È A SUICA ??

Todos os estrangeiros, sâo as vacas dos Suiços... Dâo muito leitinho aos Suiços a mamar... se nâo eles morriam de fome... Mas eles tambem vâo para là..... Nâo se inquiétem... Para a MISÈRIA...............

OLHAI:

... 763640 cidadâos Suissos ou chouriços, ou que seja ... 10% ...da populaçâo... Chouriça...Nâo vive na Suissa... e estes cidadâos.... teem DUPLA NACIONALIDADE .... e mesmo tripla Nacionalidade... VIVENDO ... FORA DA SUISSA .... Digo bem FFFOOORRRAAA da SUICA.... È sinal que a Suissa mesmo para seus cidadôes... passa a ser um paìs de colhôes ....!!!

Entâo a Suissa... é um paîs bom ...ou ruim ... ???
SÒ NUNES... Sim NUNES é que pode falar sem papas na lingua.... e digo jà..... Os Estrangeiro na CHOURICA... paga os impostos, mais caros,,, e pagam mesmo aquilo em que os CHOURICOS Nâo pagam................................................................

EXEMPLO:
Porque é que agente paga os Impostos do ano de 2011, e avançadamente nos mandam pagar jà os impostos de 2012 ... Em acontas...????????????????

Tudo isso é contra os direitos das pessoas humanas... ou seja: CCDH............ Cagar na CHOURICA que sò pensa em dinheiros.................

** Mas quem escreve isto, se dizem voçêzes **????
** Pois é o NUNES ** que vai bréve se meter nos direiros humanos... Talvez meter a coisa num Tribunal Europeu= Strasbourg...

Mas o que é a Suiça, se nâo enganadora e esploradora e chupadora ????????

Demander des Impots à l,avance, sur le dos de quelqu,un..... C,est du jamais vû et en nulle partr....

..............
2/3 ... des citoyens Chouricos.... ne vivent pas en Chouriça... et ils ont en plus... plusieures nacionalités étrangéres.... et ils vivent à l,étranger... ALORS.... C,EST QUOI CE PAYS DE CHOURICOS..... OU DE TROMPEURS .... MENTEURS..... SUCEURS........ PLEINS D,ARGENT SALE................ (( ????? ))

Dire ou dizer que aqui é um pays pròpre et serieux e sério.... Ca me donne envie d,aller chier un coup... Isto me dà para eu ir cagar uma vez.... esperando que seje de desguicho..............

............ Fome e miséria que ta farta....................
Aqui até as pessoas sâo puchadas a fazer a puta, para sobre viver...... (( Palavras de NUNES ))
... Nâo se inquiétem... Sei do que falo.... e com GRANDES PROVAS REAIS DE GENTE ... DE ASSISTANTES SOCIAIS ... E VOS GARANTO QUE VAI FAZER GRANDE ESCANDALO....
... Mais uma vez.... NUNES ESCREVE E FALA.... E VAI FAZER ARREBENTAR BALÔES CHOURICOS......

AQUI... È SÒ BÒIAS CHEIAS DE AR....E NADA DE CONCRÈTO..... ** ALDRAVICES EM TODA A CHOURICA ** Digo mesmo, que hà.... RACISMO PERANTE OS ESTRANGEIROS....
_--------------

Mais... e sem esquecer...........
Sagradas palavras e escritas de NUNES... que abre ... e sem parar... e sem mêdo de nada... De dizer o que é a CHOURICA...................................

** Isto é um paìs** que mesmo entre eles... se enrrabam entre eles... sò pelo dinheiro e a esploraçâo....................... HUMANA.....................

Acabo por aqui, até hoje... e deixo aqui meu nome .../... o autor... NUNES que escreveu isto... e que nâo pàra de escrever.... e que estou aqui para abrir os olhos a muita gente.... FUGIR DA TROYKA = SIM... ****** MAS FUGIR DA CHOURICA TAMBEM ******
..........................
===========

(((( Desculpem là se hà alguns erros na * patanuscrita *......... sou ràpido a escrever...e depois nâo volto a tràs.......... ))))
Sem imagem de perfil

De MUITAS EMPRESAS VÂO FECHAR...!!! a 19.02.2012 às 09:23

Muitissima empresa vai fechar na Chouriça;;;
Como tambem jà fecharam bastantes ;;;
.........
O cantâo de Vaud, o de Fribourg e arredores;;; esta zona é e està a ser bastante APERTADA;;;
.........
Muitissima coisa està para fechar as portas;;;
.........
O FRANCO ESTÀ FORTE; dizem eles ;;;
Pois; é verdade e esplico o que vai dar... E està a dar e causar muitissima miséria = OLHAI A ISTO:

Os Chouriços fecham as portas, porque quando o franco é forte, eles compram ao estrangeiro tudo, custando 10 ... e vendendo depois na Chouriça por 35... ** È SABER VIVER **

.../... Assim nâo se paga a empregados, nâo haverà mâo de obra a pagar,,,...,,, e a coisa é para o rico, que compra e vende; ganha o dinheiro ao màximo .../... sem trabalhos nem inquiétaçôes nenhumas........................................

...............

Na semana atrasada, foram licençiados em Fribourg e arredores, tanto como 1357 pessoas...,,,... atinjindo 8 empresas locais..................................
..............
Vâo haver mais, segundo os jornais o relatam; e essas empresas que vâo ser atingidas, jà andam nos jornais, e a coisa vai para Março que vem.
..............
Daqui até là; muita ** AMENDOA FRACA ** se prepara (( ! ))

Imajino jà a coisa para a Pàscoa..............

Amendoeiras que dâo amendoas amargas este ano...//...

... Vou ver se alugo a mulher, enquanto é tempo...

... Jà nâo aguento com o LEASING que tenho de pagar, do meu carro.............................................

Pior com os gastos que me provoca a "" Minha // Nossa "" MULHER.............................................

((( Procuro cornos...))) para conseguir fazer cabos para facas e garfos e outros ustensilios..................
mas de boa qualidade...........................................

Boas esperanças............entâo (( °_° ))

B "" E""""""""""............entâo ((°!°))

Sem imagem de perfil

De Volker a 20.02.2012 às 22:29

Boa Noite:

O que é preciso é saber viver aqui.
Pois lá diz o ditado: viver não custa o que custa é saber viver.....
Vejo muitos a falar mal daqui, mas não saem daqui de jeito nenhum e fico admirado quando leio os artigos que as pessoas escrevem.... mas respeito.
Quando não se está bem o que se faz? Muda-se......
Sem imagem de perfil

De Ol madeira a 21.02.2012 às 02:15

Concordo totalmente consigo.Isso aí não deve ser tão mau assim,acho que falam de barriga cheia,queria ver se agora estivessem aqui em portugal,sem trabalho como eu ,e com salarios em atraso.Com certeza não se consegue ficar rico de um dia para o outro,mas acho que pelo menos as pessoas e as leis são melhores que aqui.Agora um patrão pode despedir a vontade e nem indemnização levas,aconteceu isso a minha mulher.Já trabalhei em Espanha e em Itália para patrões que não eram portugueses,nunca me dei mal,e espero que agora quando for para a Suiça aconteça o mesmo,sendo profissional e conhecer as minhas capacidades faz me ter um pouco mais de confiança,eu vou para trabalhar e não para ter um emprego.So condeno um pouco,estas pessoas que passam a vida a por medo aos outros que vão a procura de uma vida melhor,e neste momento qualquer coisa e melhor que aqui.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.02.2012 às 09:34

Bom dia Ol Madeira,

O que aqui vê espelhado (escrito) é a mentalidade do Portuga emigra.

Já passei por essa merda toda e o melhor que posso indicar é desenrasque-se por si próprio sem recorrer a compatriotas (estes não ajudam, nem estão para aí virados, dor de corno inbejoso...)

Vá teimando e preparado para resistir alguns meses porque mais tarde ou mais cedo acaba por encontrar uma atividade, uma ocupação, nem que seja a limpar sanitas...

Em Portugal, muitos fizeram e continuam a fazer merda e quem fica, limpa ou tenta limpar e nada recebe por isso, aqui é diferente, faz-se também muita merda, mas no entanto pagam a algumas pessoas, sobretudo portuguesas, para limparem essa mesma merda (é esta a diferença).

Como diz o pobo "Quem não debe, não teme..." e enquanto os suiços não avançarem para o regime de quotas, podem sempre vir cá passarem umas férias.

Cumprimentos,
+ um que limpa sanitas aqui na Suiça

P.S: Não se preocupem muito com a atividade porque as entidades fornecem luvas, máscara e material desinfetante. Como dizia a minha abó, que Deus a tenha "a água limpa tudo, excepto as más palabras"
Sem imagem de perfil

De Volker a 21.02.2012 às 13:47

Boa Tarde:
Respondo a sua colocação.
O que eu penso e vejo no dia a dia é que o Português é completamente diferente das outras pessoas, invejosos, mal compatriotas mas também existem excepções é claro, nunca fomos uma comunidade unida e nem seremos pois a mentalidade é muito fechada.
O Português aqui na Suiça é classificado como burros, pois não teem a vontade de aprender a língua, não se integram e o pior não evoluem a maioria deles precisam de cicerones para tratar de assuntos, ir ao banco, comunas, etc.Em termos de trabalhos estão muitos ligados a Construção Civil e as Limpezas porque não precisam de falar Línguas e vão se mantendo por aí.É claro sem formação e sobretudo falar um dos 3 idiomas que existe aqui ficam comprometidos a poderem melhorar.Quando aqui cheguei o alemão para mim era chinês e em pouco tempo aprendi o alemão, tenho um bom emprego que praticamente nada faço e trabalho quando quero praticamente.Brinco as vezes com os Suíços amigos lhes dizendo o seguinte eu sou diferente de ti, porque tu não falas a minha língua mas eu falo a tua, isso dá motivos de risadas.Me integrei aqui e soube aproveitar as oportunidades que me apareceram agarrei esta e pronto.
Mas para isso temos de ser inteligentes e estar sempre a desenvolver dentro de nós a vontade de aprender e evoluir.
Infelizmente leio certas coisas que me deixam sensibilizado, como sempre pensei que o Sol nasce para todos só temos é que aprender a usar a sua luz.
Quem vier para a Suiça ou para outro País qualquer tem que evoluir em todos os sentidos, para podermos ter o que todos desejam uma vida tranquila que infelizmente o nosso País não nos pode dar.
Concordo consigo quando diz que vem trabalhar e não a procura de emprego foi assim que eu fiz quando vim para aqui, mas depois me mentalizei de arrumar um emprego e consegui.E hoje tenho um bom emprego....
Sem imagem de perfil

De Ol madeira a 21.02.2012 às 19:53

Até que enfim que aparece um emigrante na suiça que não é invejoso e mete medo aos outros para não irem para lá.O meu conhecimento da lingua alemã não e muito mas falo fluentemente ingles e espanhol,no meu ramo que tambem e relacionado a construção civil,carpintaria-tenho uma experiençia que vai desde oficina até a montagem,e alem disso ja trabalhei em outros paises da união europeia.A pessoa que me contactou daí nem sequer e portuguesa,e ligou me apenas pelo meu curriculo,e explicou me bastante bem as coisas para eu não ter duvidas em ir.
Coisa que por aqui não se aplica muito.Nestes anos de experiençia já trabalhei tambem por conta propria e só parei de trabalhar por não me pagarem.Tenho pessoas que me devem dinheiro a mais de 2 anos,e sei que esse nunca mais vou ver,eram minhas amigas e tudo,deixaram de me falar só para não pagarem as dividas,e assim a mentalidade do tuga,lixar sem olhar a quem.Eu tenho mesmo que sair daqui este pais mais parece um ninho de piranhas.
Sem imagem de perfil

De Volker a 22.02.2012 às 00:21

Boa Noite:
Na realidade nunca fui apologista do Terror e muito menos da invejosa, a entrada de Portugueses ou outros na Suíça não é proibida.
O problema entre os Portugueses é o seguinte:
Existem duas classes de emigrantes Portugueses que são aqueles que teem trabalho e aqueles que teem empregos.
Os que teem trabalho aqui , teem medo de perder o trabalho, não gostam de ajudar ninguém, prometem e não cumprem, com medo que o outro trabalhe melhor que ele ,gosta de engraxar o chefe para não ser despedido ou colocado de parte.
Os que teem Emprego pensam diferente, não existe o medo de perder emprego, são pessoas qualificadas, falam bem a língua, teem estudo e formação e teem uma mentalidade diferente e guardam para si o que pensam.Investem aqui e não pensam em regressar ao seu País só em férias, claro que o meu caso é assim.Não colocam em blogs certos comentários.Mas isso não importa.
Os Suíços não são más pessoas, como dizem os trabalhadores Portugueses, teem a politica deles, estão no seu País, não pediram para a rapaziada se deslocar para aqui
Quando as pessoas vêem para um País diferente teem que se adaptar ao sistema e mais nada, ninguém os chamou, vieram de livre vontade.
Verifiquei que sabe falar Espanhol e Inglês mas para a Suíça pouco serve meu amigo, aqui só há 3 línguas Italiano,Francês e Alemão, sabendo falar uma dessas línguas fica mais fácil.
Quanto a situação em que vive aí, com as pessoas não lhe pagarem isso aí é normal, aqui pia mais fino.
Se tem possibilidades de vir para cá porque não? Afinal o Sol nasce para todos não é verdade. E se vier, que seja muito feliz aqui é isso que lhe desejo de coração.
Sem imagem de perfil

De Sonhos Milka a 23.02.2012 às 23:05

Caro Ol Madeira, há um ditado em inglês que diz: "the grass is always greener on the other side"

Ninguém está a impedir que as pessoas venham. Isso depende apenas da sua decisão. Apenas constata-se um facto para que as pessoas não sejam ingénuas ao ponto de pensar que tudo o que relata de Portugal também não acontece na Suiça.
Sem imagem de perfil

De AJUDAR QUEM HOJE na CHOURICA: a 21.02.2012 às 21:23

,,, Mas ajudar quem hoje ,,,

Impossivel de ajudar aqui na Chouriça. Nâo se deve de ajudar, porque é sò chupistas que cà chegam, enganadores (as), e como a coisa està dificil aqui, a melhor coisa é de nâo ajudar para nâo se prejudicar.

Nâo queres perder um amigo (a).... ?????????
Ou um conhecido (a)......................????????

Entâo nâo deias a mâo a ninguem, e assim tens amigos e amigas; caso contràrio, ajudas as pessoas e por cima ainda ficas com o rabo a arder e na miséria que ta farta..............................................

Vale... Mais à frente................
Sem imagem de perfil

De Ol madeira a 21.02.2012 às 22:24

Com certeza o senhor foi para ai por livre e espontanea vontade e na altura que foi ninguem o ajudou,porque é muito bom naquilo que faz,foi assim não foi???
DUVIDO
Com certeza nem sabia falar a lingua ,e foi para ai com a ajuda de alguem,e agora numa altura destas que podia retribuir o acto,não o faz porque???Para poder chegar a aldeiazinha onde morava antes de sair de portugal,e ser o maior.E se fosse ajudar alguem, esse alguem como e mais inteligente que o senhor podia passar por cima e roubar lhe o protagonismo na aldeiazinha quando fosse lá de vacances e para isso não acontecer simplesmente MENTE E NAO AJUDA PRA ESSA PESSOA NUNCA SER ALGUEM NA VIDA,assim mesmo que essa pessoa continue a ser sua amiga,vai sempre apontar o dedo e dizer,eu podia estar um bocadinho melhor,mas aquele gajo não me ajudou...
Que mentalidade mais fraca........
Sem imagem de perfil

De Volker a 21.02.2012 às 23:51

Boa noite:
Há muitos anos cheguei aqui, praticamente não conhecia ninguém, trazia comigo o Francês e o Inglês e a força de vontade, arranjei trabalho sozinho, pelo jornal fui trabalhar nas obras no Cantão Francês e após 2 anos me mudei para o cantão Alemão fui trabalhar num restaurante mas já sabia falar algum alemão, sempre fiz tudo sozinho sem nenhum tipo de ajuda acreditem e passei uns maus bocados porque na época não falava o alemão fluentemente, mas andei em cursos e lia muito o jornal na qual fui me familiarizando com a língua.E sempre pensava para mim, eu tenho uma vantagem sobre os Suíços(Cantão Alemão), eu falo a língua deles e eles não falam a minha, portanto nesse campo e não só, sou superior a eles e depois sempre foi fácil atingir o meu objectivo, que era um emprego e não um trabalho.
Portanto quem tiver força de vontade e sobretudo inteligência acaba por vencer os vários obstáculos que aqui eles colocam.
Quanto a ajudar os outros sempre se pode fazer, sem nos prejudicar pois eu sei como funciona os meus compatriotas, por isso fico sempre na minha. Sou muito observador e cuidadoso, não entro no escuro sem Luz.
Hoje tenho um emprego que praticamente não faço nada mesmo, só anoto pedidos dos meus clientes pelo telemóvel e os repasso a fabrica e quando os clientes ligam directo a Fabrica mais satisfeito eu fico e pronto está feito o meu serviço praticamente.
Mas para chegar aonde cheguei, foi a força de vontade de evoluir e de arrumar um emprego, porque trabalho há muito em relação ao Emprego e sempre fiz tudo sozinho sem ajuda de ninguém.
O trabalho é mais fácil de se arrumar que um emprego.
Porque para o trabalho só é preciso a Força Física e para o Emprego a Inteligência factores diferentes.
Não sou apologista de falar mal das pessoas, porque somos todos iguais, cada um é que comanda a sua vida e portanto aquele que prefere se encostar em alguém para conseguir alguma coisa, acaba por ser um dependente em quase tudo.
Só digo isto quem não tiver capacidades de fazer as coisas sozinhos que fiquem aonde estão, porque para onde forem é sempre uma selva.
Sem imagem de perfil

De Ol madeira a 22.02.2012 às 00:49

Acho que o Volker esta de acordo comigo em muitos temas de que aqui temos comentado,sem vontade e profissionalismo para aprender seja o que for nao se chega a lado nenhum,gostava de falar consigo sobre alguns assuntos e duvidas que tenho sobre como é o dia a dia aí,eu tambem vou para o lado alemão,e como o senhor já ai vive talvez seja mais facil de explicar,e desde já agradeço se me poder responder a essas perguntas proprias de quem nunca ai foi.
O meu mail e olmadeiras@hotmail.com
Obrigada.
Sem imagem de perfil

De Volker a 22.02.2012 às 01:28

Boa Noite:
Tentei enviar um email, mas não funcionou.
Um abraço
Volker
Sem imagem de perfil

De Ol madeira a 22.02.2012 às 01:45

Experimente o meu email comercial olcarpintarias@gmail.com
Obrigada
Sem imagem de perfil

De luis manuel gomes a 19.11.2012 às 05:41

gostei do seu comentario e é a 1 vez que respondo a algo.Deu me alguma força para uma nova aventura para o pais onde está.Mas ao ler tudo o que estava para trás já estava a ficar desiludido.Vou escolher a Hotelaria para entrar.Já que alemao nao entendo nada nem o cantones da suiça,mas tenho uma grande vontade de aprender.Como sei espanhol frances ingles e italiano,j+a que vivi lá 12 anos,espero que isso me ajude a arranjar trabalho num hotel começando por baixo até aprender as linguas correntes.Obrigado e se tiver algo que me possa dizer para eu me acautelar,otimo,ja que vontade de trabalhar nao me falte.Ja trabalhei em seguros banca,diretor vendas,ditrector expansao e tive 2 restaurantes de topo,já me esquecia......,mas muito obrigado,Estou ansioso de nova aventura com os meus 50 anos,,,,,gostei
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.02.2012 às 22:55

ola
na suiça nao á raça pior que os portugueses sao uma cambada de invejosos nem todos é claro, já trabalhei lá, nao á melhor coisa que trabalhar com pessoas de outras nascionalidades sei que a nivel de alujamento esta muito dificil e caro o resto nao sei ja a dois anos que nao vou lá, mas se esta assim tao mau porque é que quem diz que esta mau nao vem para portugal
o mundo é para todos nao só para alguns
Sem imagem de perfil

De O anònimo foi fudido na Suiça: a 25.02.2012 às 22:35

Ò galego de anònimo,,,...,,, Fostes trabalhar à Suiça, e fostes fudido là,,, e agora dizers mal de quem està na Suiça = ?!?!

Se calhar viestes à Suiça, com uma mâo à frente e outra a tràs, e ao fim de 2 anos ou assim, nâo vendo tu por onde mamar; tivestes que regressar a Porcugal !.!.!.

Entâo fica em Procùgal, e nâo queiras desanimar quem està na Chouriça; aqui nâo é a terra de cùs de galinha nem de galos...,,,...

Vai-te galego !.!.!.
Sem imagem de perfil

De Marques a 25.02.2012 às 23:49

Boas!
Vivo em Portugal, em Leiria, estou desempregado, e tenho uma proposta séria de trabalho na Suiça, região de Lausanne, para mim e para a minha esposa, com um salário liquido de 3.500FCH liquidos para cada um, ou seja 7.000FCH liquidos no total.
Peço por favor a todos os portugueses que estão a viver na Suiça que me digam se é possivel ter uma vida razoável na Suiça com este rendimento e sem filhos para já...
Agradeço muito a vossa ajuda.
Abraço
Sem imagem de perfil

De Para Marques de Leiria............... a 26.02.2012 às 17:20

Marques:
Ir para Lausanne ?!
Para ganhar isso = Nâo é muito.............................
Mas ?!....?!.....Mas...?!..... e mas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Para guardar segredo à tua vida, e respeito à tua vida privada........... espéra um pouco !

Vai pensando jà, quanto pagas de renda de casa......
Qual é a profissâo que vais exercer........................
Que trabalho é o da tua esposa .............................
E... e... como encontrastes esse trabalho................
Quem é que te o encontrou........ Por quem é que passas e vais passar, para teres essa profissâo....


Pergunto isto, para te poder dar uma idéia depois..... mas o salàrio que é, com tudo descontado e os impostos, devido a nâo haverem filhos; para jà, é de se perguntar..........................

Sobretudo em Lausanne ((?!))...............................

Sem imagem de perfil

De Marques a 26.02.2012 às 18:49

Boas!
Agradeço a sua preocupação com todas as duvidas que colocou, mas se quiser ser util e ajudar peço-lhe apenas que se concentre na questão que coloquei.
E a questão concreta é se um casal sem filhos pode ter uma vida razoável na Suiça com um rendimento mensal liquido de 7.000FCH?
A proposta é para trabalharmos num supermercado na região de Lausanne.
O custo da habitação ronda os 1.200FCH.
Solicito e agradeço as vossa opiniões.
Cumprimentos.
Sem imagem de perfil

De Marques // Lausanne a 26.02.2012 às 20:23

Olha Marques:

Para Lausanne, trabalhar e habitar; mesmo que hajam dificuldades financeiras, e tendo uma cachorra ao lado, a ùnica solûçâo é de alugar a cachorra aos amigos e a outra gente mais, porque pretendentes nâo faltarâo por cà.

Questâo de ajudar; na Suiça nâo somos de ajudar ninguem, nem se deve de ajudar ninguem; mas sim enterrar o que se encontrar no caminho.

Os portugueses sâo conhecidos por descobridores; mas tambem por enterradores.

((( AJUDAR ...,,,.... È SE ENTERRAR )))

Sem imagem de perfil

De Marques a 26.02.2012 às 20:28

Você é tão reles que nem merece resposta...
Cachorro é você e a sua familia toda, isto se tiver familia...porque duvido.
Sem imagem de perfil

De VIR PARA A SUICA; a 26.02.2012 às 21:21

Ainda muita gente se pergunta se vale a pena vir para a Suissa.

Entâo nâo vale a pena vir ?
Trabalho nâo falta. Casa é um pouco e bem complicado, mas se encontra sempre um curral onde se meter.
A zona aonde se encontra muito trabalho, é em Fribourgo, e entâo é em todos os ramos.
Questâo de casa, em Fribourgo por exemplo, nâo hà dificuldades nenhumas, mas mesmo nenhumas.
Hà trabalho para mulheres em Fribourgo. Hà tambem para homens.
Me pergunto:
Quando é que os portugueses se ajudam uns aos outros?
Se os portugueses se ajudassem uns aos outros, o nosso portugal talvez iria melhor.
Sejam abertos de uns para com os outros, e a vida vos corre melhor.

Esperanças desejadas e esperadas é o que desejamos a todas e a todos.
Sem imagem de perfil

De Ol madeira a 26.02.2012 às 22:20

Talvez se nao houvesse ai trabalho,e se o pagamento nao compensasse ,nao haveriam empresas da Suiça a contratar directamente aqui em Portugal.Essas empresas nem intermidiarios portugueses teem,se calhar até para não meterem medo as pessoas,pelo menos comigo foi assim.Eu fui contactado por um alemão.
E uma coisa boa e a humildade das pessoas,coisa que por aqui não existe muito,apenas umas pessoas que não querem que os outros sejam bem sucedidos e fazem aqui todos os tipos comentários negativos só para nós que estamos para ir para o mesmo pais ,onde eles estão agora ficarmos cheios de medo e duvidas,mas eu tenho uma noticia para eles,AGORA NAO EXISTEM OPÇOES NA PRIMEIRA OPURTUNIDADE QUE APARECE TEM QUE SE AGARRAR PORQUE AQUI EM PORTUGAL,NAO HA SAIDA PARA NADA,APENAS PARA FUGIR,NEM QUE SEJA PARA LIMPAR SANITAS,COMO DISSE AQUI UMA PESSOA DESSAS SEM NOÇAO DA REALIDADE.
Sem imagem de perfil

De OI MADEIRA; a 03.03.2012 às 22:39

Podes dizer em que jornal é que as empresas estrangeiras contratam pessoal aì em portugal ?

Obrigado amigo.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.02.2012 às 21:42

Boas Marques,

Não ligue patavina ao que essa abécula (não pode ter outro nome e estou a ser simpático) desse comentador efeminado diz ou tenta dizer, tal é o vazio de algumas das suas considerações.

Sinceramente não percebo o moderador deste blog que tolera esta “merda”, mas enfim…

Vamos ao que interessa (contas):
(Os valores são aproximados e limitam-se aos mínimos)

- Vencimento líquido: (+) 7.000 CHF
- Renda Apart. : (-) 1.200 CHF
- Alimentação 2 pessoas: (-) 1.000 CHF (chega perfeitamente, se fizer as refeições em casa e não frequentar restaurantes)
- Seguro saúde 2 pessoas: (-) 800 CHF (O cantão de Vaud é o mais caro, noutros cantões o mesmo seguro básico, custaria somente 500 CHF)
- Comunicação Internet (1 pen): (-) 60 CHF (Como em principio terá um contrato de 1 ano de trabalho, somente terá direito ao permisso L, logo não poderá solicitar instalação de um telefone fixo ou internet em casa, pelo que a solução ideal é pedir a um amigo para fazer um contrato na Swisscom ou outro operador e comprar uma pen móvel. Paga a mensalidade ao seu amigo e este paga à operadora (contratos de 24 meses))

Sobram por mês: +/- 3.900 CHF

Digamos que a este valor ainda terá de deduzir:
- Despesas de transporte (por exemplo se viajar de comboio, táxi ou bus
- Outras despesas de alimentação (restaurantes, saídas noturnas, etc…)
- Vestuário, etc…

Mesmo com estas eventuais despesas todas somadas, consegue juntar (poupar) entre 2.000 e 3.000 CHF (partindo do principio que se sabe controlar e não tem carro para alimentar). Acredite que aqui não precisa de carro e quando precisar, opte por alugar.

Não se preocupe também com o IRS enquanto tiver um permisso L, porque os descontos vão ser efetuados diretamente e mensalmente na sua folha de vencimento.

Não vá em cantigas (diz que diz tão sobejamente conhecido do nosso povo), depois de começar a trabalhar e antes de um ano sobre a sua data de entrada na Suiça (vai ser colocada no permisso e não confundir com data em que realmente começou a trabalhar na Suiça), trate de mudar a sua carta portuguesa para a carta Suiça. É um processo simples, entrega a sua carta portuguesa (tire uma cópia para seu arquivo antes de entregar) preenche um formulário, vai a uma consulta a um oftamologista e paga meia dúzia de tostões e fica dentro da lei, o que dá imenso jeito na eventualidade de mudar de emprego. Pode conduzir em Portugal (carros de matricula portuguesa ou Suiços) com a sua carta Suiça sem problemas.

Olhe, não ligue à muita “merda” que por aqui vai, mas esta é a realidade, quer se goste ou não e não desanime porque os 3 ou 6 primeiros meses não são pera doce (tudo dependerá do seu circulo de amigos e com quem se relacionar).

Espero ter ajudado (fui educado para ajudar sempre que me for possível)

Um abraço,
+ um que limpa sanitas aqui na Suiça
Sem imagem de perfil

De Sonhos Milka a 28.02.2012 às 20:44

Olá Marques, 3500 CHF brutos é um salário razoável para se viver na Suiça mas apenas se trabalharem ambos. Com moderação é possível até um casal viver e conseguir poupar uma boa parte do salário.

O mais caro na Suiça é a renda e os seguros de saúde. Isto é obrigatório. O que é facultativo são os excessos e a má gestão.

Cumprimentos

Sonhos Milka
Sem imagem de perfil

De Marques a 29.02.2012 às 09:15

Agradeço uma vez mais a todos os que opinam de forma séria e educada.
Quando falei em 3500FCH/cada um este valor é já com os impostos todos pagos e o seguro de saude incluido, uma vez que a proposta consiste num salário bruto de 4620FCH para cada um.
De qualquer forma já percebi, pelos vossos comentários, que é perfeitamente possivel vivermos os dois com este rendimento, até porque a proposta inclui-nos aos dois.
Em principio partimos em Abril/Maio.
Quando isso acontecer daremos noticias.
Abraço ao Anónimo, ao Genevois e ao Sonhos Milka.
Sem imagem de perfil

De Sonhos Milka a 29.02.2012 às 20:31

Nada que agradecer Marques. Antes assim, nesse caso é um salário que lhe permite ter um bom nível de vida e ainda ter uma boa poupança. Boa sorte e que consigam o que pretendem.
Sem imagem de perfil

De abraços e abraços / nada de beijos .?. a 03.03.2012 às 22:33

abraços e mais abraços; e nada de beijos = .!.
_ a minha mulher està-me sempre a dar-me beijos no ..... .!.
_no comprendo porquê isso tudo, todas essas festinhas. Ela là o sabe.

_ Deixa-me ir dormir com a minha avò.

Sem imagem de perfil

De varandas a 24.03.2012 às 21:51

ola, boa noite....
marques eu sou o varandas que tb esta na mesma situaçao , tb vou para lausane entre abril ou maio a trabalhar. so estou a espera de arranjar casa que esta dificil, na minha situaçao vou ca deixar a minha esposa e dois filhos mas com ideias depois de vir busca los. se conseguimos ter uma boa comunicaçao poderemos falar melhor e ate podermos viajar juntos ja que tenho uma carrinha de 7 lugares, sou da covilhã
Sem imagem de perfil

De MAIS UMA OVELHA DA COVILHÂ;;; a 25.03.2012 às 22:30

Aparece aqui cada um ?
Mais um da zona das cabras e cabritos e ovelhas.
Ainda diz que é pai de 2 filhos.

Pois eu sou pai de 14 , mas sei bem que nâo fui eu que fiz assim tantos, talvez fizesse sò a metade e nem isso.
A minha mulher (( sò de casamento )), tem 14 filhos; uns molatos_ outros brancos e alguns pretinhos; pois sou pai deles na mesma, mas sò quando lhes dou a comida e o resto, como é normal.

__________ SOMOS TODOS IRMÂOS __________

______TEMOS TODOS O MESMO SANGUE______

______A CÔR DELE, È TODA A MESMA_______

_ E diz ele que tem uma carrinha de 7 lugares; para se amostrar grande aqui = Isso nâo vale nada aqui; mas podes dormir nela para poupares.
Nâo te esqueças de trazer uns sacos de batatas para servirem de cobertôres, porque as noites ainda sâo muito frias.

Mais um desgraçado que tenta de fugir de Portugal. As cabras e as ovelhas de Covilhâ, jà nâo dâo o leite que davam como antigamente.

Vem para a CHOURIçA ver se consegue chupar no morcêgo dos chouriços - Suissos, para poder pagar a carrinha que ainda nâo està paga.

Mais um escravo que entra na CHOURIçA.

Dà-lhe forte e feio..
-----------------------------------------------------------
Valério da Silveira
Sem imagem de perfil

De anonino a 26.03.2012 às 21:58

deves ter entao os cornos bem grandes, e um filha da puta . nem toda a gente é como tu.
Sem imagem de perfil

De Resposta ao anònimo do 26.3.2012./21h58 a 26.03.2012 às 22:41

"" Olha irmâo ""
dizes que sou filho da puta e com cornos grandes !

............ !!!............ !!!...............!!!.............!!!

Esquecestes de dizer uma coisa :

È que sou teu irmâo, e filho da tua mâe, mas nâo filho do pai que tu te julgas ser .

Entâo, pàra de sujar a nossa mâe.

Nem tu nem eu, sabemos quem é o nosso pai .

Nossa mâe me confessou, de que teu pai e o meu, que eram homens que andavam por là.

Nossa mâe me confessou, que conheceu jà 37 homens.

Resumindo bem :
Conheces quem te fez ?
Conheces quem é o teu pai ?

... Te dou a resposta ...
... Nâo podes conhecer o teu pai, porque eu mesmo sendo teu irmâo, por nascimento através de nossa mâe e mais velho de que tu e com mais 18 anos que tu, te posso dizer que dormi com a nossa mâe, e sei que lhe fiz filhos.

... Eu sei mesmo que depois disso, alimpei o cagueiro à criança (s) que fiz .

Serà a ti mesmo a quem eu alimpei o cagueiro ?

Para isso, faz-te conhecer, e te direi se fazes parte da equipa de macacos que fabriquei com a nossa mâe .

Jà sei que tambem tens uns bons corninhos_______

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
======================
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

COMO DIZ O PROVERBO : !!!!!!!.......!!!!!!!!!

.............T E S T A ... S E M ... C O R N O S...........

............. È UM JARDIM SEM FLÔRES................


Mesmo o pai que me fez, os levou quando era vivo...

Vai...Là...Vai................... Vai...Là...Vai.................

°°°°°°°

Jà vistes algum Português sem flores na testa ?




Sem imagem de perfil

De Genevois a 27.02.2012 às 15:40

Marques,
Quando cheguei a Genève, à poucos anos, o meu salario durante um ano e meio era de 2.500CHF. Eu que vinhe de Portugal, sabia perfeitamente gerir este montante e chegava perfeitamente! Esse burro de Nunes nao entende que quanto menos ganhas, menos impostos tens a pagar.
Fica tranquilo que consegues perfeitamente ter uma boa vida com esse salario, ou com ambos os salarios. Previno-te que nao te metas em despesas por enquanto... deixa um pouco o salario subir.. espero ter-te ajudado..
Sem imagem de perfil

De Ò GENEVOIS da FRITADEIA ! a 27.02.2012 às 22:02

EM 2005 _ Novembro; quando entrei em Geneve ou na Suiça, nâo vi para trabalhar. Entâo que saibas dessa.

Pois que saibas de que, nâo tenho salàrio.
Entrei na Suiça, para nâo dar o meu dinheiro a ganhar aos Pròcùgas de Pròcùgal.

Desapareci do paìs dos cùs de galos e de galinhas.
Fechei as portas aos bacalhaus de pròcùgal----------

Como outros e mais outros------ O cavaco das silvas gostam dos **** cròtas e dos coelhos ***, mas eu fui a tempo de desaparecer e desaparecer com aquilo que tinha------ Mais nada digo fritadeira.

Os procùgases na chouriça, estâo dados como tarados e burros e mal encabados; pois eu nâo sou nada disso---- e encabo muita gente.

Outra coisa:
Nâo sou Genevois, sou * Françio * e habito em Nyon gozando no meio de 1 porcagaiche * e duma brasuca * estou sempre no quentinho *

Se eu quizer esperar por salàrios altos* sempre os terei, vendendo as minhas cabritas *

Até calha bem ** Fritadeira de Geneve **-----------
Preciso de tua ajuda:
È que tenho 2 mulheres que teem :
A primeira com 48 anos--------------------------------
Quero-a trocar por 2 ..... de 24 anos --------------
Tenho outra com 46 anos-----------------------------
Quero-a trocar por 2 .... de 23 anos cada--------

Assim poderei fazer filhos à vontade, porque as 2 primeiras jà sâo velhas---------------------------------

Ajuda-me Genevois - Fritadeira Inteligente----------
Sem imagem de perfil

De Sonhos Milka a 28.02.2012 às 20:46

Ora nem mais! Bom comentário Genevois
Sem imagem de perfil

De Ganhar o minimo é uma BURRICE: a 25.03.2012 às 21:07

Lembrai-vos (( PIÈGAS )) ...é...como trata o Primeiro Ministro Português aos Portugueses--- os Portugueses se chamam ... piégas...

Pois saibam PIÈGAS... que quanto menos ganha um Português, que seje em Portugal ou no estrangeiro, que a REFORMA DE UM DIA SERÀ MINIMA. È certo que se paga menos impostos ganhando o minimo, mas mais tarde as coisas se vâo complicar, devido ao custo da vida que nâo pàra de aumentar.

OLHAI "" PIÈGAS "" ao vosso futuro mais tarde, à vossa reforma. Para dar o cagueiro* em geral nunca se dà quando uma pessoa é velha, ou idosa---mas muitos teem tendênçia a dà-lo --- em novo--- e em velho. Em novo, hà quem o deia, devido a encher o cù a patrôes; e em velho é aquela coisa de levar puntapés de uns e de outros, e morrer à fome.

Quando se ganha mais ou menos em novo ( como salàrio ) se desconta muito para isto e para aquilo ( é certo ), mas quando fôr para a reforma, a coisa se vem a recuperar, arrecevendo uma boa reforma.

"" PIÈGAS de PORTUGUESES ""
"" DEIXAI DE SEREM TÔLOS ""
"" JÀ FOSTEIS BASTANTEMENTE TÔLOS, ao ponto que Portugal està na merda e estais na merda; e continuais a estar até morrer.
Nunca mais os Portugueses saiem da merda, da bosta animalesca "".

Um Portugues em geral cheira a "" MISÈRIA "" , mas vejam là se mudam = NUNCA.......................
Sem imagem de perfil

De Estrelinha a 27.02.2012 às 17:35

Olá pessoal,

Como a grande maioria das pessoas que residem em Portugal eu tambem estou apavorada com a crise que esta a assombrar o nosso país.
Trabalho na mesma empresa a 10 anos, sou funcionaria de escritorio, e apesar da crise a empresa para já (nunca se sabe o dia de amanha) esta bem no mercado, recebo um ordenado miseravel mas ao dia 1 de cada mês esta na conta.
O marido esse esta a 3 anos em Espanha, vem a casa todos os fins de semana, não tem um ordenado exelente mas duplica o meu.
Temos uma filhota com 5 anos que é a nossa maior riqueza. Temos casa, e como a maioria dos portugueses pagamos um crédito.
Cheguei ao seu blog atraves de uma pesquisa que fiz se valeria a pena emigrar, deixar o meu emprego para ja estavel e rumar a procura de uma vida melhor.
Não me falta nada material (apesar de contar tostões todos os meses), mas estou farta desta vida de ter o marido a 700 km de distância. Ele faz um sacrificio enorme para tentar que tenhamos uma vida mais confortavel.

Tenho uma vida enraizada em Portugal que me prende, tenho casa, uma filhota que tenho receio da mudança, 2 cães e 3 gatos que são como da minha familia, e claro os meus pais,...

A minha duvida é se valera a pena mudar e arriscar, deixar tudo para trás e partir para a "aventura"!!! Vejo pessoas que rumaram para a suiça e hoje têm boas casas com tudo pago, claro que me pergunto em que condições viverão elas por ai,...

Tenho um irmao ha 3 anos em Ticino e uma cunhada em Zurich a 16 anos, penso que para o Marido não seria dificil arranjar trabalho na construção civil, mas para mim pelo que leio o cenario esta complicado, e sera que a minha princesa se adapta? os meus sobrinhos com 3 e 9 anos adptaram-se bem a vida em Ticino...(não me sai da cabeça a ideia "devias ter ido antes de criar raizes em Portugal").

Não temos habilitações academicas, e as unicas linguas que sabemos é Português, Espanhol e alguma coisa de Inglês,...

Valera a pena arriscar???

Respondam porfavor com sinceridade.

obrigada
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.02.2012 às 21:43

Boas Marques,

Não ligue patavina ao que essa abécula (não pode ter outro nome e estou a ser simpático) desse comentador efeminado diz ou tenta dizer, tal é o vazio de algumas das suas considerações.

Sinceramente não percebo o moderador deste blog que tolera esta “merda”, mas enfim…

Vamos ao que interessa (contas):
(Os valores são aproximados e limitam-se aos mínimos)

- Vencimento líquido: (+) 7.000 CHF
- Renda Apart. : (-) 1.200 CHF
- Alimentação 2 pessoas: (-) 1.000 CHF (chega perfeitamente, se fizer as refeições em casa e não frequentar restaurantes)
- Seguro saúde 2 pessoas: (-) 800 CHF (O cantão de Vaud é o mais caro, noutros cantões o mesmo seguro básico, custaria somente 500 CHF)
- Comunicação Internet (1 pen): (-) 60 CHF (Como em principio terá um contrato de 1 ano de trabalho, somente terá direito ao permisso L, logo não poderá solicitar instalação de um telefone fixo ou internet em casa, pelo que a solução ideal é pedir a um amigo para fazer um contrato na Swisscom ou outro operador e comprar uma pen móvel. Paga a mensalidade ao seu amigo e este paga à operadora (contratos de 24 meses))

Sobram por mês: +/- 3.900 CHF

Digamos que a este valor ainda terá de deduzir:
- Despesas de transporte (por exemplo se viajar de comboio, táxi ou bus
- Outras despesas de alimentação (restaurantes, saídas noturnas, etc…)
- Vestuário, etc…

Mesmo com estas eventuais despesas todas somadas, consegue juntar (poupar) entre 2.000 e 3.000 CHF (partindo do principio que se sabe controlar e não tem carro para alimentar). Acredite que aqui não precisa de carro e quando precisar, opte por alugar.

Não se preocupe também com o IRS enquanto tiver um permisso L, porque os descontos vão ser efetuados diretamente e mensalmente na sua folha de vencimento.

Não vá em cantigas (diz que diz tão sobejamente conhecido do nosso povo), depois de começar a trabalhar e antes de um ano sobre a sua data de entrada na Suiça (vai ser colocada no permisso e não confundir com data em que realmente começou a trabalhar na Suiça), trate de mudar a sua carta portuguesa para a carta Suiça. É um processo simples, entrega a sua carta portuguesa (tire uma cópia para seu arquivo antes de entregar) preenche um formulário, vai a uma consulta a um oftamologista e paga meia dúzia de tostões e fica dentro da lei, o que dá imenso jeito na eventualidade de mudar de emprego. Pode conduzir em Portugal (carros de matricula portuguesa ou Suiços) com a sua carta Suiça sem problemas.

Olhe, não ligue à muita “merda” que por aqui vai, mas esta é a realidade, quer se goste ou não e não desanime porque os 3 ou 6 primeiros meses não são pera doce (tudo dependerá do seu circulo de amigos e com quem se relacionar).

Espero ter ajudado (fui educado para ajudar sempre que me for possível)

Um abraço,
+ um que limpa sanitas aqui na Suiça
Sem imagem de perfil

De È mesmo mais um alimpa sanitas:::: a 27.02.2012 às 22:20

È mesmo mais um alimpa sanitas_ retrétes; e talvez mesmo um alimpa cùs a meninos !!!!!!/!!!!!!

Aquilo que o "" Anònimo "" diz,,,,/,,,,, é quase isso; mas falta muita coisa que nâo é claramente esclarecida; e se o diz hoje isso, ainda està muito atrasado; mas prova bem que jà passou por muita merdinha, e continua a passar .../...,,,/,,,

Para jà, de cantâo a cantâo, muita coisa é diferente.
Mas nem digo mais nada, quem vier, vem por libre vontade, e que se safe; nâo digo mais nada.

================

Tragam ao menos um """ GUARDA - CHUVA A CADA UM """ e roupa quente, porque ainda faz muito frio, e deixem bons contactos em Portugal, em caso venham a precisar de dinheiros, para voltar para Portugal .

================

"""""""""""""Nem vos digo mais nada."""""""""""""""""

"""""""""""""Sou como a raposa na toca.""""""""""""""

""""""""""" P R O V E R B O .... V E L H O """"""""""""

(( "" CÀ TE QUERO.............. CÀ TE ESPERO ""))


_________ Nâo quero saber de nada _________

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.02.2012 às 23:07

Já era de calcular, mas enfim…

Já diz o povo “Ramo que nasce tordo, jamais se endireita”.

Como dizia a minha avó, a melhor atitude a adotar para esse tipo de “ergenumes” é o desprezo e a ignorância.

Independentemente do que “poste”, sim porque postas de pescada, percebe V.Exª, nada merece crédito e só os mais ingénuos é que vão na sua cantiga.

E anda um pai e uma mãe a deitar uma merda destas ao mundo, haja dó…

Sei que a sua felicidade (tal é o vazio da sua existência), passa por vomitar todas estas merdas, como se fosse o dono da verdade absoluta.

Como diz o povo “Pena tem as galinhas”, pelo que nem pena tenho de si, é triste, mas as certezas que vomita em contínuo são o meu elixir, pois permitem-me constatar que ao longo dos anos a merda pouco evoluiu.

Para finalizar, esclareço os restantes leitores deste Blog, que escolhi propositadamente na Suiça a profissão de “limpador de sanitas”, isto para me recordar de si cada vez que limpo a mesma merda (você não fala, nem escreve, apenas caga ao Deus dará postas de pescada, vulgo merda) que se encontra colada nas mesmas. Já encontrei todo o tipo de merda, mole, dura, sólida, líquida, que cola, que descola, mas merda como a sua, é um caso sério. Estou mesmo a pensar encomendar um estudo pormenorizado da composição da mesma e se calhar ainda vou ganhar um NOBEL (você é um caso único e sei que é feliz assim).

Cada vez que o ouço, dá-me vontade de “chier” (vá se lá saber porquê)…, mas eu sei que você sabe porquê.

Como dizem os ingleses “get a life dude”.

Eu amo você…
+ um que limpa sanitas aqui na Suiça

P.S: Estou curioso assim como os restantes leitores de saber a merda que virá a seguir, vá lá, concentre-se (não puxe muito pela anilha, tenha dó da mesma, acredito que a mesma já esteja calejada...).
Sem imagem de perfil

De O anònimo foi fudido na Suiça: a 03.03.2012 às 20:31

O Anònimo deve de saber contar as chouriçadas na Chouriçeira da Suisseira.

Sempre houvi dizer de que os porcos nâo estâo bem no curral, se nâo houver a merda, e para o bem estar, estâo sempre a cagar.

Um dia, levei o comer à pia, dum porco; e este ao ver-me a pôr o comer na pia, se aproximou dela lhe virando o rabo, e antes de se pôr a comer, cagou em cima do comer que era para ele, e sò depois de cagar em cima do comer na pia, e que era para ele, é que entâo se pôs a comer. Nâo gostava do comer limpo, tinha que lhe cagar antes, para o comer depois.
Valha - me Deus. Ò meu Deus, perdoa estes pecadores.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 03.03.2012 às 23:11

Cher Nunes,

Comme t’es con, très très con, mais drôlement con, c’est pour cela que j’écris ces quelques mots pour te dire qu’on n’est pas tous aussi con que toi, tu piges.

À vrai dire j’attendais plus de toi, au seigneur, beaucoup plus, mais ce n’est pas ta faute, je t’en veux pas, je reconnais ton handicap…

Ton histoire ainsi que la plupart de tes histoires "da carochinha" me font rire et me rappellent la stupidité (t’en est le reflet le plus proche qui me soit connu) qui grâce dans le monde et contre laquelle il est impossible de vaincre, même qu’on tente.

N’importe quel con peut écrire dans ce Blog et ce n’est pas moi qui va t’en empêché, si bien que je sache que la plupart des personnes qui y participent, le font par plaisir, mais toi non, tu es quelqu’un de stupide, sordide, mal formé, etc…

Bref, de ma part tu peux continuer avec ta plaisanterie, ça m’amuse et en plus ça amuse les lecteurs de ce Blog et surtout son directeur (veuillez, m’excuser si ce n’est pas le cas, sous entendu, le directeur).

De ma part et parce que j’en ai plein le cu de tes observations (nonsense), je te prie de m’oublier, car de ma part t’es déjà rentré dans le plus profond de mon oubliement.

Franchement, je me suis rendu compte que ça ne sert à rien de jouer avec toi, c’est une perte de temps, t’es pire que le plus con des con.

Comme disait Russell, "La stupidité se place en première rangée pour être vu, mais l’intelligence se place normalement en arrière plan pour mieux la voir. "

Au directeur de ce Blog et aux différents lecteurs, j’informe que j’arrête dès aujourd’hui ma participation, sous peine de devenir aussi con que ce Mec ou cette Meuf.

Gros bisous pour tout le monde,
Un de plus qui nettoie des chiottes ici en Suisse
Sem imagem de perfil

De Message au ""pauvre.. anònimo.. "" a 06.03.2012 às 20:39

Message au cher ANONIMO" :

... De ta part, je suis *" un cher anònimo "* _ ** je me sens heureux de ta version **.... et en plus, tu envois des bisous à tous et à toutes ((!)).....

À moi, tu peux embrasser mon cul quando il chie.
Hà,,,...,,, pour mieux écrire et sans fautes, il faut que tu retournes encore un peu à l,école, car il y a bien quelque chose qui ne tourne pas rond dans ta façon d,écrire; enfin... BRÈF....

Oublie moi *** renard caché ***....................


(( Toda a pessoa que escreve aqui em ANÒNIMO..... é uma autentica RAPOSA............................... ))

Deves de estar enganado com o nunes.
O nunes dorme bem as noites, e é uma pessoa que nâo vem para aqui escrever à meia noite como tu ,,/,, devias de estar com uma grande cabrita, ou com falta de mulher; escrever aqui depois das 23 horas (?) deves de estar sòzinho no teu curral, e o que te salva é o computador (!) .
E por cima da besteiriçe, ainda repétes 2 vezes as tuas parvoiçes = ERA A BEBIDA ESPIRITUOSA DA NOITE....,,,,.... Como tu, hà muitos por aì........... infelizmente...... aos tombos.....

Pobre miseràble de * anònimo *

Sem imagem de perfil

De O anònimo foi fudido na Suiça: a 03.03.2012 às 20:35

O Anònimo deve de saber contar as chouriçadas na Chouriçeira da Suisseira.

Sempre houvi dizer de que os porcos nâo estâo bem no curral, se nâo houver a merda, e para o bem estar, estâo sempre a cagar.

Um dia, levei o comer à pia, dum porco; e este ao ver-me a pôr o comer na pia, se aproximou dela lhe virando o rabo, e antes de se pôr a comer, cagou em cima do comer que era para ele, e sò depois de cagar em cima do comer na pia, e que era para ele, é que entâo se pôs a comer. Nâo gostava do comer limpo, tinha que lhe cagar antes, para o comer depois.
Valha - me Deus. Ò meu Deus, perdoa estes pecadores.
Sem imagem de perfil

De 8 pessoas a viverem num estudio ; a 04.03.2012 às 01:01

À pois é :
Andando a pesquisar por Fribourg, norte de Lausanne, onde hà muitissimos " porcos ", visitei um curral aonde nele habitavam 8 porcos.

_ 5 deles trabalham na construçâo civil na cidade e arredores, quanto ao resto, por enquanto ainda nâo trabalham, estando à espéra de encontrar um buraco aonde se possam meter a trabalhar.

_ Achei estranho de que 1 entre eles, se vestia todo branco.

""" O proverbo o diz """

= Quem em branco se veste em Fevreiro........ !!!!
= Que é sinal de pouco dinheiro........................!!!!
= Nâo serà essa pessoa, fabricante paneleiro......???

RESPOSTA:
Sò ele é que o sabe e quem o frequenta.............!!!!

.........

Quem o faz, nâo risca de apanhar a prostata, segundo o dizem por aì.........................................
.........
Tambem é verdade de quem comer muitos tomates, nâo apanha a prostata....tomates e tomatinhos... quando sâo bem quentinhos....

Sem imagem de perfil

De Ao Anònimo - merdaçée ! a 26.03.2012 às 16:57

Aquilo que tu gastas em despesas e nâo sei que mais, nem todos teem as mesmas despesas como as tuas..... Ò Zé nabo de anònimo.......................

Nem todos teem as mesmas despesas. Nem todos ganham a mesma merda que ganhas. Nem todos teem a mesma casa (cara ou barata ) nem todos o mesmo carro...................... È verdade que toda a gente portuguesa é merda, mas ainda hà nesse meio de merda, "" UMA MERDA BOA "".
Em geral, os portugueses nâo se destinguem em nada, se sentem todos como os porcos, a serem todos iguais; pois é uma pura mentira.

NEM TODOS SÂO IGUAIS :..............................:

Abre os olhos ò BURRO e "" PIÈGA "" como diz o nosso mentiroso Passos de Coelho de Portugal.

Sem imagem de perfil

De Volker a 02.03.2012 às 00:28

Boa Noite:
Li o seu comentário e só lhe digo isto.
Preste bem atenção:
Inglês,Espanhol e Português nada lhe serve aqui.
Se for para O Cantão Francês tem que falar Francês.
Cantão Italiano falar Italiano.
Cantão Alemão tem de falar Alemão.
Sem isso dificilmente arruma emprego aqui.
Se for trabalhar aqui para um Português esqueça, vai ser explorada e vai perder o seu tempo, pois não ajudam ninguém e são uns autênticos exploradores e uns vigaros , se precisar de ajuda de algum Português
espere sentada, portanto o melhor para si é ficar como está quietinha e espere que as coisas melhorem.
Não se neta a navegar em aguas que não conhece.
Se quiser imigrar pode fazer, mas não conte com nenhuma ajuda, nem com quem tem trabalho aqui e nem com quem tem emprego aqui.
Os que teem trabalho aqui, são invejosos e não ajudam ninguém, porque teem medo de perder o emprego para ti e os que teem empregos que são muito poucos esses é que não ajudam mesmo pois vivem num mundo diferente e são diferentes dos que teem trabalho aqui e porquê? Porque se viraram sózinhos , como eu e não se misturam.
Eu ainda bebo uns copos aos fins de semana com a rapaziada nos Centros a gente sempre se diverte a ouvir os CAUSOS que eles contam, pois são fortes nesse campo, de resto é esquecer.
Os Portugas patroes esses são os piores, pagam mal, exploram, enganam são uns autênticos vigaros .
è logico que existe excepções em cada 2000 se aproveita um e mesmo assim não sei bem, peneirado talvez nem se aproveita um.
Prometem tudo mas não cumprem com nada.
Portanto pense muito bem, nos prós e nos contras, para não tomar uma atitude errada.
Não venha se não tiver os pés bem assentes no chão.
A Suiça de hoje é muito diferente mesmo do que há 20 anos atrás.
Espero que a tenha ajudado e mais uma vez lhe digo pense bem e muito bem.
Digo isso isso porque vivo no cantão alemão há pouquíssimo tempo (32 Anos só) eu falo isso porque quando aqui cheguei fiz tudo sozinho aliás mentira ia-me esquecendo do meu melhor amigo que é DEUS esse é que me ajudou a arrumar trabalho primeiro e depois o emprego. Se fores amigo dele tas safa. Esse te ajuda e não te engana se não fores amiga dele também não te safas em lado nenhum.
Outra coisa que eu ia esquecer aqui os Portugas são todos ricos, o unico pobre sou eu.
Uma boa noite
E muitas felicidades.....
Sem imagem de perfil

De estrelinha a 02.03.2012 às 09:31

Olá, e obrigada pelo seu comentario.

Não quero ir para a suissa para ficar rica, não era essa a minha intenção. A minha intenção de emigrar era poder viver em familia ( Eu, marido e filha), pagar as continhas do dia a dia e n ter q olhar para o fundo da carteira se sobra algum centimo para o mês seguinte.

Bem sei que não poderia contar com nenhum "conhecido", mas se resolvessemos ir teria os meus cunhados para nos ajudar (acho eu), e so iria com certezas.
Eles estao lá a 20 anos e eles proprios dizem que não estao ricos,...estao remediados,...dizem que a vida deles se resume a casa-trabalho / trabalho-casa...e eu aqui é igual!!! com a diferença que chego ao final do dia e não tenho para quem falar porque o marido esta a 700 km de casa e so volta na sexta, se o deixarem vir.
So queria mudar de vida por isso! Queria ter um casamento normal como o comum dos mortais, queria poder ter um ombro para chorar quando precisasse, queria ter com quem rir, queria partilhar o crescimento da minha filha,...queria ser feliz!!!!

Sem imagem de perfil

De Volker a 02.03.2012 às 10:00

D. Estrelinha.

Sou uma correcta antes de mais nada.
Li com atenção o seu comentário e torno a dizer-lhe apesar de ter família aqui já é bom.Mas a sra. tem o direito de ter uma vida normal é justo sim.
Mas aqui precisa de saber falar uma das 3 línguas daqui, dependendo para o cantão que for.
Se for a uma agência de empregos e aqui a centenas, certamente terá dificuldades em arrumar emprego, aqui no cantão alemão não arruma nada sem saber o alemão a não ser que vá trabalhar com Portugueses o que eu não aconselho de forma alguma.
Mas a sra é que sabe e é a dona da sua vida, só quis alertar para não sair do certo para o duvidoso, a sua família já aqui está a muito tempo, eles podem na aconselhar até melhor do que eu.
Desejo-lhe a si e a sua família as melhores felicidades.
Sem imagem de perfil

De estrelinha a 02.03.2012 às 10:38

Eu sei que me esta a alertar e agradeço por isso,...vocês que estao ai a muitos anos sabem bem a realidade das coisas.

É uma decisão que tem de ser bem ponderada, mas n me sai da cabeça que poderia ser a nossa unica solução.

Porque não tomei esta decisão a 10 anos atrás,...somos muito jovens e achamos que temos a capacidade de mudar tudo como se fossemos detentores de uma varinha de condão.

Que Deus me ajude!!!

Obrigada e felicidades para si e para os seus.
Sem imagem de perfil

De Os portugueses aqui sâo todos ricos: a 03.03.2012 às 06:51

Os portugueses aqui sâo todos ricos; mas é em mentiras e miséria escondida _ PURA VERDADE.

Falando eu e visitando eu muita gente amiga que tenho na Suissa, e como somos amigos mesmo de franqueza pura-purissima; sai da boca deles todos de que :""""""""

Todos teem dificuldades de viver, depois do dia 20, outros depois do 24 e outros depois do 25 de cada mês.
No entanto, se vive um pouquinho melhor que em portugal, tendo trabalho certo; caso contràrio, se vive mesmo mal, passando mal.
A miséria aqui escondida, quer dizer o quê... ?????
Isso toca muito à mulher, essa miséria escondida....
Como a vida é dura, e trabalho mal repartido, ela tem que fazer uns extras - opçâo canapé - mas à noite, ela sempre regressa a casa. A nâo ser que " as coisas sejam feitas em sua pròpria casa " como repassagem de roupas* (( ou a ferro ou a pau* )).


""""" OS PORTUGUESES SÂO TODOS RICOS """"

......... DITOS... EM TODA A PARTE AQUI .........

Mas ricos em quê ? Sò se fôr em misérias... e essas misérias sâo todas escondidas.
Todos os carros aqui sâo em aluguer ou Leasing. Estes, sò saiem ao fim de semana, e muito pouquinho... mas mesmo muito pouquinho. Història de fazer a volta ao òleo no motor. Nem ao Domingo aqui as pessoas saiem de casa com o carro, ou entâo é sò para irem a um bar de porcos, para amostrarem que teem o carro ou se amostrar o que teem como carro = amostrar as rodinhas e esconder a miséria em que vivem; para o poderem pagar.

""" DIFICULDADES """


Para se viver na Suissa, saibam entâo que:
... 95 % dos portugueses, vivem com dificuldades...
E mesmo com fortes dificuldades.
..............................
AS REGALIAS AQUI È O SEGUINTE :
""" TER DIVIDAS e dividas a pagar, e sem parar... é umas atràs das outras e mesmo acumuladas jà hà muitos tempos.
..............................
POURSUITES AQUI NA SUISSA :

È A FORTE E FEIO ..........................................

Como diz o outro e é verdade:
O vir para a Suissa, é levar mais dia ou menos dia, com o pau - Chouriça ; e quando se começa a levar, é para sempre.

""" Para evitar esta écatomba """
Sò um homem que ganhe bem a vida, que trabalhe com um emprego estàvel, e a ganhar um salàrio bem forte; e mesmo assim... E mesmo assim...

...........
A SUISSA È UM GRANDE ENGANO PARA MUITA GENTE................................................................


... Mesmo as familias entre elas, se enganam muito... por vezes sâo as piores...

Garantia certinha neste comentàrio........................
Sem imagem de perfil

De IMPOSTOS E IMPOSTORES .../... a 04.03.2012 às 21:37

È terrivel aquilo que agente aqui paga como impostos na CHOURICEIRA, (( digo eu o Nunes de Nyon )).

Jà nem sei aquilo que pago como impostos........

Uns se chamam federais... outros comunais... outros manuais, e outros ... que nem sei dar o nome; ou é melhor esquecer; deve de ser aquele dos quintais, e o dos aldravais... e mais aquele o do me chamais... e tambem aquele o do trabalhais... ou nâo trabalhais...
-----------------------------------
UMA COISA È CERTA...È SÒ ** PAGAIS E VOS CALAIS **
----------------------------------- QUEM MANDA AQUI NESTE PAÌS CHOURICEIRO, SOMOS NÒS OS MAFIAIS... mais nada (!). Dizem eles............/.............
-----------------------------------
.......................
(( Muito leite sai das nossas têtas ))........

Pelo menos das minhas têtas..................

(Ainda bem que jà ando a perder automàticamente, o calçio através duma têta que tenho em mim, mas os chouriços desta dita têta, jà vi que eles nâo a querem mamar.
......................
Eles sò querem a têta da carteira (!).

&&&&&&&&&&&
OUTRA COISA:
A cidade de FRIBOURG, na Suiça, està a ser invadida pelos inteligentes dos portugueses; todos e todas querem trabalhar. ( .!. )

Trabalhem para aì, que eu ando descansando..........
Nâo sou de cà... venho de Nyon ver a bola a Fribourg.

Boas:.:.:.:.

Comentar post


Pág. 1/4





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...