Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...



subscrever feeds



A Suíça não é um mar de rosas

por Nuno Barreto, em 17.12.10

Ultimamente tenho recebido imensos emails de pessoas que querem vir para a Suíça. Pensam na Suíça como a salvação de tudo e mais alguma coisa. Sinto que está na altura de chamar as pessoas à realidade.

 

Aqui na Suíça também há crise. Também há desemprego. Também há pessoas a passar dificuldades e fome. E a maioria dessas pessoas são estrangeiros com poucas habilitações académicas, ou com habilitações em áreas onde há pouca procura por parte do mercado de trabalho. E o que quer isso dizer? Quer dizer o mesmo que em Portugal.

 

Quem não tem habilitações académicas, ou tem cá algum conhecido que o ajude a arranjar trabalho, ou então as hipóteses são ínfimas. O mesmo se aplica a quem tem cursos de eletricista, canalizador, e outros trabalhos técnicos do género, porque aqui na Suíça esses cursos não são reconhecidos, e cá há muita gente com cursos profissionais reconhecidos.

 

Outro facto importante é que as empresas só contractam estrangeiros se não encontrarem suíços ou franceses/alemães das zonas fronteiriças. Se estivermos a falar de estrangeiros de fora da União Europeia, ainda pior, porque uma empresa tem de provar que tentou durante 3 meses encontrar suíços ou habitantes da união europeia para ocupar o lugar. E mesmo que o faça, ainda assim não é fácil.

 

Além disso, como é natural que se perceba, dão preferência a pessoas que já cá estão há mais tempo, porque nunca se sabe se um novo emigrante aguenta muito tempo cá. Há uma forte percentagem que não aguenta nem 3 meses.

 

Por fim, conhecer a língua é imperscindível.

 

Portanto, se um português sem qualificações se candidatar a um emprego cá, basta aparecer um suíço a se candidatar, ou alguém que esteja já há algum tempo no País, que o CV vai logo par ao lixo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:00


4 comentários

Sem imagem de perfil

De alex a 17.12.2010 às 14:07

De facto faz sentido.
Mas como isto tá tão mau em Portugal, o pessoal quer ir embora... claro que ai também há coisas más, mas é pior aqui, tenho quase a certeza... bem eu sou licenciado, não falo muito francês, tenho conhecidos ai, não tenho experiência profissional... quem sabe um dia destes.. =P
Sem imagem de perfil

De DIGAM ADEUS AO SÒ .. CROTAS a 18.12.2010 às 12:13

................. ANTES DE SAIR DE PORTUGAL.............

Pessoal português...façam o seguinte, quando saîrem de portugal !!!
_ Preparem uma carta, bem feita e à vossa maneira, esplicando ao governo porcu - procu-ga de portugal, ao Sò - Crotas e ao Palàcio de Belem, e anunciem a essa gente o seguinte :

§§§ Gente que vôs sâo...vos escrevo esta carta, para vos dizer que gosto tanto de portugal, que me vejo obrigado a abandonar o paìs, porque aqui a vida é imsuportàvel com a miséria que se passa por aqui, e dou graças adeus que tudo isto, é graças a vocês, gente de nenhum interesse e isto para ninguem...muita gente està e quer abandonar o portugal, para nâo sermos enganados mais, como fômos até aqui..vamos para outra vida, outro paìs para termos mais sorte, que no nosso.. nunca mais se verà o dia da sorte, mas sim mais miséria, graças a um governo que temos, que se diz governar, onde afinal..é sò mamar !!!
.. Depois assinem a carta, e enviai junto a ela, a fotocôpia do vosso bilhete de identidade e n. de contribuinte..

--- Eles nâo vos podem perseguir por isso, porque é a espressâo humana = liberdade democràtica ---

Bem hajam crotas para os meus terrenos de cultivo !!!
Sem imagem de perfil

De ADEUS SÒ .!. .!. .!. CROTAS.... a 20.12.2010 às 03:50

.... Vamos dizer adeus ao SÒ...CROTAS para 2011 ? ...

Agora, SÒ...CROTAS de porcugal = procugal...tem outra na cabeça, vos esplico como ele agora vai enganar mais os portugueses...reparem nesta !!
- Para o ano 2011, ele com o ministro de finanças e outros parvos comedores de porcugal- procugal , vâo fazer com que os carros velhos, sejam reprovados nas espeçôes, para obrigar os portugas a comprarem carros novos ou com poucos anos = é o sistema Suico !!!
Fazer com que os portugas se enterrem mais em dìvidas, ou senâo fazer gastar dinheiros mais !!!
Mas os comedores do governo procuga = porcuga , nâo fazem nada para arranjar melhor as estradas...essa coisa sò existe em grandes estradas que dâo dinheiros , como nas portages .
È que na biblia do porcuga - procuga em portugal, està dito como ditado* que :
Ou SÒ...CROTAS consegue agora isto, ou serà obrigado a entrar na BANCA dos ROTOS . Jà se sabe que ele, se considéra o *** mais que ninguem e o melhor que ninguem *** num paìs que està sem respiraçâo ...jà mesmo sem nenhuma .
Mas cuidado aqui..o que ele quer, é entrancar = travar as saìdas do pessoal de portugal, como pô-los a trabalhar para que os dinheiros fiquem em porcugal = procugal .. portugal !!!
Olhem esta història dum pobre português ...
Como se trata de reprovar o velho com uns certos anos de uso.. eu por acaso até tenho um pouco de mêdo, vos esplico :
Tenho vàrios carros em procugal - porcugal * que teem mais de 10 anos; pois estes teem ido às espeçôes.. tenho sempre pago os impostos de sêlos..até agora, nenhum carro ou carrinha, foi para reparaçôes, nem camiâo = nada !!! mas terei eu agora a surpresa de ver certas coisas reformadas pelos anos que teem ?? se tudo é quase novo ??
- Pobre SÒ - CROTAS , nem sabes o que fazer.. e portanto sou teu vizinho, vai e vê se deixas cair algumas crotas pelo caminho, para eu estrumar o meu quintal .
Bom.. eu tambem sou divorciado, como se diz.. todas as mulheres sâo minhas..mas isso é se elas quizerem .. tambem é preciso que eu as queira !!!


***((.. Proverbo velho ..)) ***


(((( Quando uma mulher vê que o marido mente muito..serà tanto para ela...como para os outros ))))

Antes quero as crotas ao chocolate...
Aquelas caganetas emrobadas de chocolate...

de G.N.N. = Conheçes ??







Sem imagem de perfil

De **ESTE NÂO DÀ A MAMAR ** a 21.12.2010 às 03:35

§§§§ E S T E .. N  O .. D À .. A .. M A M A R .. §§§§

Pois é...vou deixar aqui uma mensagem a gente que recuperou e recupéra nunmeros de telefone, para fazer uso de me telefonar, e endereços emails que me foram enviados, para me pedirem trabalho !!!
- Acontece que, muita gente se meteu em contacto, estes ùltimos tempos (( hà umas boas semanas para tràs )), para me dizerem que antes do natal, estariam por Geneve, e em outros lados nâo longe, e que me telefonavam para que eu os ajudasse !!
...Quando esta gentinha se encontrava em portugal, me diziam que era para trabalhar cà na Suica ...(
!!!)
--- Pois vi, que muitas dessas pessoas chegaram cà.. e vi com os meus olhos que toda essa gente, teem cà amigos...ou familiares, mas ninguem se ocupuo deles..e em nada..em nada mesmo !!
Tive a corage de os ir buscar, aqui e ali...e qual foi a surpresa * que encontrei !!!
Vos conto a surpresa encontrada ...(( !! ))
- Pois, toda essa gente que me chamou, fui buscà-las, e eram todas mulheres ( ! ), nenhumas com crianças ( ! ), pois se as tinham..estavam em portugal com outra gente...
Pois, vi..nem mais nem menos, isto :
Elas todas, nâo tinham bem..ou nada, projetos para trabalhar, mas para tentar outra coisa de especial = se governar pela melhor maneira que pudessem * e o que lhes interessava, era saber o que uma pessoa tem **, o que faz **, o que ganha **, e o que tem em portugal...nunca nenhuma delas saiu com a palavra de *** EU VENHO PARA TRABALHAR ***.
Todas elas, me perguntavam, era ( Onde sair à noite e onde dançar , mas isto sò se dizia, depois de esplorar a vida dum homem ( !! ).
Todas ou quase.. oriundas do norte de portugal, de pequenas aldeias, senâo se diziam das grandes cidades, para nâo se dizerem de cidades a 4 casas !!!
Sem mentir...mal vestidas, roupa a cheirar ao môfo = fechado..para nâo dizer mais nada !!!
Me despachei delas todas, as deixando de uma por uma, sem resposta às conversas que tivemos...pois bem se vê..que é uma autêntica miséria que està por aì a chegar...
** Até se propôem = se oferecem **...
Tive pena.. mas gente assim..nâo vale a pena, que se deixem estar em portugal, e hà que ir ver as assistantes sociais..eu nâo sou Joâo Bosco = padre dos pobres..sou como toda a gente = trabalho e trabalhei para o ter..e continuo a fazê-lo !!

...Quem votou por SÒ - CROTAS e pelos partidos politicos em portugal, que và a casa deles agora pedir esmolas ...
Vou ..là.. Vou !! ... Vou..là..Vou !! * Isso é que era bom ...Isso é que era bom...mas nâo serà nada..nâo dou mama a mamar !!!

--Tenho um papagaio, que o nome dele. é MAMAIO --
repete aquilo que eu digo..e o que eu faço = trabalhar.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...



subscrever feeds