Terça-feira, 16 de Junho de 2009

Carta de Condução

Esta sexta-feira fui trocar a minha carta de condução portuguesa por uma suíça. É uma obrigatoriedade, visto que passado o primeiro ano de estadia na Suíça, a carta de condução estrangeira deixa de ser válida, o que dá uma valente multa se formos apanhados pela polícia.

 

O processo é simples, rápido, e caro. É preciso ir ao OCAN, e levar o formulário preenchido e certificado com um exame ocular (que custa 20CHF), uma foto, e a carta estrangeira original. Depois de esperar numa fila durante uns 10-15 minutos, fui atendido por uma senhora muito simpática, que em 2 minutos tratou de toda a papelada, e disse-me para esperar que me chamassem para me entregarem a carta nova. Passado outros 2 minutos, chamaram-me, e recebi a nova carta, em formato de cartão de crédito, pela qual tive de pagar 150CHF. Quanto à carta antiga, é enviada para o país de origem.

 

Os mais atentos devem ter reparado que eu já estou na Suíça à mais de um ano. Pois é, por preguiça e esquecimento, andei ainda um bocado de tempo a conduzir ilegalmente. Mas ao contrátio de muita contra informação que anda por aí, não há problema em trocar a carta após o primeiro ano, não é preciso ir para uma escola de condução aprender de novo a conduzir, nem outras barbaridades que por aí se dizem.


publicado por EmergingBirder às 10:47
link do post | comentar | favorito
|
178 comentários:
De Bruno Trindade a 28 de Janeiro de 2011 às 21:47
Boas , eu gostava de saber se existe alguma maneira de tirar a carta em portugues aqui na suiça , eu habito em bulle , fribourg , se alguem me podesse ajudar agradecia muito mesmo .


De * CARTA PORTUGUESA na SUICA * a 29 de Janeiro de 2011 às 20:13
BRUNO TRINDADE = quer tirar a carta em portugues na Suica !!!
- `Hò amigo Bruno Trindade...o tirar a carta de conduçâo aqui na Suica = e a carta em português ???
Pois pode sim = tirar ....mas para isso, và para onde hajam portugueses a trabalhar = em obras = trolha = e aì como existem carros de mâo para as maças e para o lixo, voçê diz ao chefe que precisa de conduzir carros de mâo, devido a querer arrancar a carta de conduçâo...ao fim de algos tempos...o seu chefe lhe dà a sua carta de conduçâo em portugues...penso de que a resposta lhe foi bem dada...agora se houver melhor...nâo vejo aonde ....!!!!

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

- Eu a si, pedia a carta tirada com a lìngua * 69 *, é uma lingua internacional ...

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

Ò pobre de povo português...isto nunca mais avança em mentalidades !!! -- No entanto...ainda vou ser bom*** telefone ao 0793691752 à noite...lhe vou dar uma ajuda mesmo assim,,,se quizer = claro !!!

AVISO :
Gente Portuguesa...nâo pensem que a Suica é Portugal...
--- Outra coisa = Me perguntaram porque eu nâo fazia um BLOG meu pròprio !!!
--- Pois vos digo que eu tenho um BLOG , sò que nâo està dado aos portugueses , meu BLOG està reservado a gente especial e ...nâo é nada em português..nâo é nada em português...e é um bom BLOG...onde muita coisa està em relaçâo , ensina , mete , e é um BLOG instructivo , ora vejam bem por onde eu ando ... longe de muita gente ...
*** E portanto, venho de fazer um controle hà 30 minutos...e 17.870 pessoas passaram visitar meu BLOG !!!
Nâo escondo de dizer...que nesse BLOG, existem bem 19 portugueses...mas estes nâo estâo em Portugal !!!!!!!!!
** Vou sim...fazer 1 BLOG em Português ... mas sò conseguindo aquilo que espéro ter do meu ** SITE **, gastei um dinheirâo e tenho que o recuperar...**
-----------------------

************ ANTES de FALAR = . = .= HÀ QUE PENSAR NO QUE SE VAI DIZER ...mas infelismente muito porcogàs * = nâo o faz ....................... e onde em geral aquilo que diz.................................. Fica para tràs **********
-----------------------------------------------------------

.. Triste mundo... deste mundo...é por causa disto e daquilo que o porcuga vai sempre para o fundo ..
----------------------------------------------------------

Isto é um proverbo da biblia (( procu - ga ))...
Do St. Pedro dos Vivos.................................
======....======....======....======....====


De PORTUGUESA DE LISBOA a 6 de Abril de 2011 às 19:57
Desculpe lá, V. Exa. é muitissimo mal educado. o Sr. Bruno somente fez uma pergunta. Por mais ricidula que lhe pareça, se se dá ao trabalho de responder, porque motivo não responde como uma critica construtiva? Porque motivo se dá ao luxo de roçar na ofensa directamente a quem pede ajuda e directamente ao povo PORTUGUES? Como é obvio ha muitos portugueses incultos e ha muitos portugueses mal formados e mal educados. Ha muitos portugueses bimbos e ignorantes.
Mas também o ha em todas as culturas Exmo... E o seu país/ raiz também tem MUITA PORCARIA, são mentirosos, ordinarios, ladroes, falsos e traidores. Pelos vistos também são cinicos. Mas conheço alguns da sua 'raiz' de que so tenho a dizer bem. Mas outros têm uma má formação em que somente impera a sakanagem, cinismo, falsidade, maldade.. etc!
Obvio que me estou a referir ao seu país e à sua raíz, que mesmo que 'fale' a mesma lingua.. nunca serão portugueses de portugal, nem falarao nem pensarao como os portugueses, nem escreverão, por mais que tentem..
E se o repugna tanto os portugueses, porque se dá ao trabalho de aqui vir a este blog.. escrever em PORTUGUES (ou pelo menos V. Exa. tenta...)?? Somente pelo gozo de ofender a nacionalidade que V.Exa. tanto odeia.. pelos vistos..
Para terminar e nao é que V.Exa.tenha algo a ver com isso (tal como eu e os MEUS PORTUGUESES nada temos a ver com a existencia do seu querido BLOG), mete NOJO saber que ha pessoas assim, da sua LAIA, mas mesmo os da sua LAIA, eu e muitos como eu, respeito.

Cumprimentos,
A Portuguesa Orgulhosa dos defeitos e virtudes do Seu Portugal e dos Seus Portugueses

PS. MUITO SINCERAMENTE.. AS SUAS MELHORAS, QUE V.EXA. SE TORNE NUMA PESSOA MELHOR.


De Sandra a 10 de Março de 2012 às 01:42
Deve ser o Blog dos xulos e proxenetas. So assim se justifica ter tanto acesso. E a julgar o seu nivel cultural, se e que o termo se pode aplicar no seu caso, tem la mais o kê ...


De AQUI È UM BLOG FANTÀSTICO : a 11 de Março de 2012 às 20:22
: """ AQUI, é um BLOG FANTÀSTICO : """

Podemos dizer que este Blog é fantastico, é ainda melhor que um jornal de informaçâo perante os portugueses na Suissa. È verdade que este BLOG està muito ligado a Portugal e Suissa. Aqui ao menos, os olhos de muita gente sâo abertos, e de que maneira.
===========

NÂO VAMOS ESCONDER UMA COISA :
Aqui no Blog, existem boas informaçôes, mas tambem tem UM CÒMICO DE CLASSE , para animar a malta .
È pena nâo haverem por aqui umas cervejas, mas hà bem quem as beba frente ao computador, quando certa gente se pôe aqui a escrever.
"" NUNCA ME ENGANEI ""

Aqui existem ofertas de emprego, como tambem ofertas de desemprego. Tambem pode existir aquela coisa de :

"" HOMEM PROCURA MULHER ""
"" COMO MULHER PROCURA HOMEM ""
"" COMO TAMBEM ENCONTRAR TRABALHO ""
"" COMO TAMBEM ENCONTRAR EMPREGO ""

*** Trabalho é uma coisa, e emprego é outra; nâo se esqueçam disso ... *

===================

_ Tambem pode existir aquela coisa de :

"" Mulher faz limpezas em casa ""
"" Mulher passa a ferro ou se faz passar a ferro ou a "pau"

************************

Mas nunca se houviu falar ou ler de que :
"" Mulher faz massagens ""

Pois justamente, preciso duma mulher que me faça umas massagens especiais, e o preço de hora pode variar, conforme as opçôes pedidas à massagista; sim... a essa tal mulher que se proponha a fazê-las.

Entâo vamos ao clàssico e natural.


De Sérgio ( O Caça rôlas ) de Vevey.


De AGENCIAS de TRABALHO = Ò CARALHO ; a 13 de Março de 2012 às 20:54
Uma coisa se està a ver na cidade de Fribourg, norte de Lausanne ..//.. Uma autêntica escravidâo, esploraçâo, enganos a torto e a direito, chupas nos salàrios dos empregados; onde em geral estes sâo sò ATRASADOS DA VIDA .

Hà chantagem com as pessoas, pressâo sobre ** tedou isto e chega como salàrio; pégas ou nâo pégas; queres ou nâo queres (?) .

Nas obras é igual, se nâo pior (!).

Os porcos se comem uns aos outros. As vidas privadas se descobrem, as calças se abaixam e as cuécas se rasgam, amostrando a vida de uns a outros, causando assim uma miséria de RAIBA, ÒDIO, DESPREZO, LICENCIMENTOS QUE SE SEGUEM DE SEGUIDA .

Toda esta gente que causa estes problemas, é gente que em Porcugal, nâo teem nada na vida, nem aonde se enterrarem tâo pouco.

Gente que jà foram chefes ou responsàveis, que nem tâo pouco sabem escrever o Françês nem Alemâo, e pouco o falam.

Gente que quando vâo a Procù-gal, se dizem chefes e contra-mestres de obras em Suiça, onde é o contràrio; é uma gente que ... ESTÀ FARTA DE LEVAR COM O CHOURIçO , e que afinal eram nem mais nem menos que UNS TROLHAS, TAPA BURACOS, gente que se chove, andam ali debaixo de chuva que nem cabritos ou ovelhas, e se cala ainda por cima.

Pobres desgraçados de Procù - gases,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

QUE GENTE TÂO MENTIROSA È A PROCÙ-GUESA.

NÂO TEEM NADA NA CABOCHA - CABECA.
--------------

Muita gente està desempregada neste paìs da CHOURICA.
=======

++ Parece que é ... Pròcù-gal ..... ++


Me pergunto se toda a gente se lava o cagueiro todos os dias (!).

Me pergunto se toda a gente come a cobrir a fome que passa todos os dias (!) .

(( CONHECO A RESPOSTA : ))

Pois saibam que ((( ... NÂO ... )))


Pois = Venham todos para a Chouriça, que ainda tem lugares neste curral, mas questâo de comer, isso é outra història... e questâo de trabalho; saibam que os buracos * jà estâo todos tapados, mas bom ((?))...... Venham mesmo assim ((!)).

---------------------

"" De Melro CÈGO de _ Avenches


De Carta ;; e cartôes = complicaçôes ! a 29 de Janeiro de 2011 às 21:29
Carta de carrinhos de fio de cozer roupas...procu - gaiche .!. .!.
- Ora bem...mais 1 que nâo quer dizer onde està = mais um refugiado de porco - galoche ... .!.
Onde Fribourg é ao lado de Bulle ??????????????
Este nem quer dizer onde habita... com mêdo de certas coisas ............................................................

*"*" Hà muito coelho "" fugido de porco - gal "" por aì ... se està a ver mesmo...mas bom = cuidado com os coelhos fugidos de portugal, porque em geral nâo sâo coelhos de vilas ou cidades...mas sim oriundos de tràs das pedras = fugidos à pressa e em silênçio = basquetes e pretas , como roupa preta .!. .!. *"*"


=.=. Autênticas raposas =.=.

"+"+"+ Em Suissa...se dizem todos solteiros "+"+"+

...... OU .....

Divorçiados.... e sem filhos .... dizendo que jà hà muito ano de que nâo sabem da ex - mulher ..... ((( !!!!!! )))
''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

Sò que...** essa gente** ainda nâo sabe de que existe um meio ((( nb ))) de saber tudo ... mas tudo mesmo **.....

Até hà vàrios meios de saber tudo...mas ... 3 sobre os 5 jà chegam para o que se precisa de saber !!!

.. È como tudo...é uma questâo de tempo e mais nada ...
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
- Normalemente quando a busca se realisa , o resultado sai sempre o seguinte :
"" Ò valha me Deus ,,, que triste pesca se vem a fazer,,,resultado de nem mecher no que està presente aos nossos olhos ""

= È melhor ir dormir um sôno..............................



De fernandes a 7 de Fevereiro de 2011 às 19:43
Uma duvida. Caso eu conduza com carta portuguesa na Suiça, a viatura deverá estar em meu nome? Caso não esteja, poderei conduzir sem o proprietário do veiculo estar ao meu lado ou ele deve sempre acompanhar-me?


obrigado e boa noite


De CONDUZIR na CHOURICA *"* a 8 de Fevereiro de 2011 às 01:55
CONDUZIR na CHOURICA *"*

Com carta porcuga e carriola procuga....
Carta de conduzir... e carro dos outros !!!!
...

Por nada eu arriscava uma coisa dessas...
Mas pode igual = MUITO ARRISCADO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Conclusâo :
Venha com o dono do carro, serà muito melhor...
Boa viagem a 2 = é melhor e nâo arrisca nada...


De antonio rodrigues a 3 de Março de 2011 às 12:00
ola a todos gostei e não gostei do que li só queria dizer as pessoas que falaram mal dos portugueses que pedem ajuda e do pais pró qual eles estão a pedir essas pessoas que falaram mal são aquelas que como não querem ajudar porque acham que todos têm que passar por dificuldade como eles para conseguirem o que têm mais valia tarem caladas porque quando não queremos ajudar temos calados não nos pomos aqui a mandar postas de pescada. Tenho pena deles porque eles são os tais portugueses que são os primeiros a dificultar a integração de outros que chegam aos empregos onde estão integrados como se diz em Portugal lá fora os portugueses que lá estão são os piores inimigos dos portugueses. Por isso minha gente ajudar não é pagar as contas a quem pede ajuda mas sim contribuir para o sucesso de uma família mais. Aqui vai uma dica para quem quer vir para a suíça escolham cidades perto de fronteiras com a França assim pagam menos no alojamento e nos impostos suíços na saúde e seguros. Obrigado pela vossa atenção e fiquem bem e saúde para todos os que já cá estão e para os que pensam em vir boa sorte.


De Maria Trindade a 4 de Março de 2011 às 07:54
È sim mesmo sr. Rodrigues, assim é que se diz, mas diga-me là uma coisa, o sr. podia-me dar uma ajuda, a me informar como e aonde aì encontrar trabalho, porque eu estou para chegar aì e nâo conheço nada. Como contactà-lo a si ?
Mas disseram-me que do lado Suisso, os seguros sâo caros, e as casas tambem sâo caras, e que se habitar do lado françês que é mais barato; isso nâo é verdade ? Ou é como o sr. diz ?
Espéro resposta sua por favor .

/// Obrigado pela BOA INFORMACÂO SUA E QUE SEJE VERDADE O QUE O SR: DIZ ! ///


De antonio rodrigues a 4 de Março de 2011 às 10:50
olá Maria trindade
o que disse é verdade porque hoje ando há procura de novo trabalho porque agradeço a três portugueses que não gostaram da minha pessoa pessoal não profissional e como são muito amigos do patrão ao fim de 7 meses de tare na firma fui despedido por nada como diz o ditado do emigrante lá fora mais fácil um tuga lixa outro do que um nacional suíço ou francês em relação ao viver nas fronteiras francesas e trabalhar na suíça é verdade eu moro na parte francesa onde trabalha a minha esposa e trabalhava em geneve a 6 km de casa. A única ajuda que poderei dar é na tradução porque fiz escola em França nos anos 70 e conhecer um pouco da cidade de geneve por trabalhar a montar e desmontar andaimes o meu email é o mesmo onde recebi a sua pergunta amiga boa sorte.


De Maria Trindade a 5 de Março de 2011 às 10:11
Sr. Antonio Rodrigues
O senor nâo poz o email na pergunta nem na resposta, e mesmo que puzesse, nâo tenho a noçâo de saber enviar resposta através dum email, nâo esto apta e ensinada a fazer esta tarefa, nâo me ensinaram ainda a fazelo, agradecia ter seu numero de telefone ou onde ir ter consigo, ao fim do dia, quando eu ai chegasse, podia vossê me deixar isso aqui por favor ; obrigado por tudo.
Justamente, quando eu chegar, vou chegar à estassâo de anemasse, uma amiga estudanta que là mora, me vai esperar à saida do comboio quarta feira que vem, e depois vou entâo para geneve, ver o que posso encontrar por là, vou às procuras sem conhecer nada, mas levo o necessàrio para viver.
Espéro sua resposta, obrigado.


De antonio rodrigues a 7 de Março de 2011 às 14:33
amiga trindade o meu mail é amfr_74@hotmail.com desculpe nao por aqui o meu telefone mas é um contacto que nao ponho por motivos de privacidade obrigado pela compreençao.


De rodrigues a 8 de Março de 2011 às 07:32
rodrigues
de trindade-
Ainda nâo estou apta a enviar mails, nô esto pronta ainda a fazer esta tarefa.Nao havendo telefone, vou às escuras. Obrigado igual.


De antonio rodrigues a 8 de Março de 2011 às 10:54
amiga trindade ligue para 0033-619147937 begin_of_the_skype_highlighting             0033-619147937      end_of_the_skype_highlighting ou 0041-774368856 boa sorte por cá e boa viagem.


De Trinade a 8 de Março de 2011 às 07:36
Amigo Rodrigues.
No estou apta a enviar mailes, no havendo telefone, paciencia, vou às escuras na mesma. Obrigado igual por tudo.


De Aires Dias Junior a 5 de Março de 2011 às 16:54
Olha Rodrigues, o que passastes, ao perderes o emprego, por causa de outros tugas ou caes,--- isso é o preato do dia aqui na suica,--- mas é preciso ver que caistes com uma equipa que certamente eles nâo sâo da tua regiâo de portugal, e como nâo lhes davas nada de comer nem a beber,--- eles entâo te fizeram misérias --- para ires à rua. O seres despedido, aposto que--- foi por gente sem cultura nenhuma, sem juizo nenhum na cabeça,--- foram raibosos para ti. Acontece isso muito, com as pessaos que vivem mais mal que tu, e se eles vêm que eés mais instruido, ou que vives melhor que eles, jà se sabe que esses câes te fazem misérias,--- e foi o teu caso, fostes despedido por nada.
Existe uma malta sem cultura que, sobretudo é essa malta de St.a Maria da Feira,--- os do norte de portugal,--- sobretudo aqueles de Resende,--- Tràs os Montes e mais cà para baixo, como os dos arredores de Povoa de Varzim, e outros sitios. Em todo o caso, essa raça de câes, é de aldeias afastadas de cidades, sem pràticamente escola nenhuma, agricultores e sarrafeirozitos,--- macacos, --mal educados, pequenos trolhas e pedreiros e --- guarda cabras, ---que mesmo até --- mal sabem quem é o pai deles, e que--- nunca viram a coisa da carriça da mâe deles, ----- pois é uma autentica miséria e infelicidade aqui os tugas da suissa, mas é pior no Luxembourgo, entâo là,--- é uma merda ao completo, --- é longa a historia para contar dos desgraçados dos tugas, --- é pior que a raça de câes, --- quando tem um trabalho, a consideram como se fôsse --- uma cadela,--- onde sò aqueles amigos de grupo, --- é que querem comer a tal dita cadela, --- que é o trabalho,--- sâo égoistas como tudo os tugas --- ou que sejam os queimados ;--- os tugas na Inglaterra estâo muito mal vistos,--- os inglêses nâo os querem là, lhes chamam-- os queimados ou esturrados,--- e na França, vi o mesmo problema em Lyon, lhes chamam--- os cabeças queimadas, os vidas esturradas --- ou seja tetes brulées et foutues ---.
È uma gente espalhada --- pelo mundo inteiro que nâo sabem ser amigos uns dos outros---porque vieram da merda--- e provocam a merda aos outros, --- e essa coisa se està a espalhar cada vez mais uns aos outros, essa raiva ou seja o òdio...é uma raça de merda.
Nâo digo que sâo todos iguais, nada disso, mas os bons sâo aqueles que tem estudos, gente que jà tem uma outra classe de viver. De toda a maneira, tudo no que toca a trolhas, obras e agricultura, é uma malta que nem mereçe o --- bom dia---isso jà eu notei a coisa---e assim é que està bem---cada um para si e mais nada---cada um a sua merda e mais nada---cada um a sua vida e--- cada casota o seu câo--- .

Mais nada a esplicar por aqui, fico admirado com coisas que através deste mundo se vê. È por causa disso que em portugal, nunca na vida o paìs avançou nem avança, mas sim se interra cada vez mais, os tugas sempre gostaram de viver na merda, e é nela em que eles se sentem bem, e é nela que eles morrem e por cima, contentes de morrerem na merda e viverem na merda .
Estou como o outro que diz e disse ;
Sò 1 tuga sobre 1000 --- é que se pode dizer que é bom---quer dizer que ---999 dos tugas valem menos que um câo, e mesmo assim os câes se comem, mas os tugas, os tais 999, nem para fazer estrume dâo, porque ainda ìam contaminar a terra, jà que ela pouco dà jà .
Boa coragem para esse --- 1 tuga ---que suporta o resto dos 999 merdaçolas .


De AGORA È QUE HÀ galinhas ... a 6 de Março de 2011 às 13:05
/// AGORA È QUE HÀ GALINHAS EM ... GENEVE ///

Nunca se viu tanta galinha "* à procura de trabalho em Geneve,., é tanto que é cada vez mais a se encontrar trabalho para tanta gente ..; trabalho ou clientes *"...pois elas nâo tendo trabalho nem contratos *" sò teem uma alternativa ...encontrar quem as queira *" (=) .!. .!.

Pois, chegam aqui julgando que é sò abanar a bananeira *" e se enganam bem ...as bananas *" sâo raras e dificeis de se encontrar, e tomaram elas ainda que lhes as alimentem, mesmo assim é dificil encontrar ESSA BANANAS A SUMO de COCO .............

Vâo arrecevendo aqui e ali, um sumozito de uvas brancas *" e viva o velho, como se diz (=) .!.
As procuradoras de bananas, vindo eu a saber à base de CUSCAS *", sâo em geral oriundas do norte de portugal, e em geral ; mâes de filhos, que por là ficaram nos avòs, e entâo 98& entre elas, jà sâo divorçiadas hà alguns anos; mas tambem hà aquelas que ainda sâo solteironas ; que nunca se casaram, pràticamente com poucos estudos e outras nada mesmo.

È triste de o dizer, porque bem se vê, que em geral nâo é a culpa delas, mas sim é a culpa ao SONADO do CRÒTALISMO e aos patrôes de portugal, que se encheram de dinheiros e os puzeram no estrangeiro, fazendo assim por declarar falças falênçias, mas houve e hà tambem as verdadeiras. Os impostos em portugal, é uma coisa muito pesada para quem é patrâo, com a taxa mais alta desta Europa, e com as taxas de exportaçôes altissimas = como se pode trabalhar em portugal nestas condiçôes ?.?.?.?.?.?.?.?.?

Sabeis que hà muita fàbrica fechada e com o màquenismo ainda no interior delas, e com guarda a vijiar dentro delas; onde para esse guarda ainda hà salàrio, e nâo para o pessoal ?:?:?:?:?:?:

Quando é que em portugal, as pessoas se revoltam, para dar outro 25 de Avril ?.?.?.?.?.?.?.?.?.?.?. ou meter todo aquele governo de là para fora !
Fazer de portugal, um paìs como aqueles de Africa, que se estâo a revoltar contra os governos actuais !

Falar menos e actualizar mais as coisas.
Ver se nâo escondem as misérias do paìs, que està a travessar e vai atravessar cada vez mais, é uma autêntica meséria......................................................

Em Espanha, estâo a viver os ricos portugueses que para là foram, com dinheiros levados de portugal, que eram grandes patrôes.
O conhecimento desta gente, os patrôes portugueses que abandonaram portugal, vivem à rica em Espanha, e o governo português sabe muito bem disso e nâo diz nada = fechou os olhos.
Outros se montaram como grandes patrôes no Luxembourgo e na Belgica, com grandes coisas comerciais e industriais, deixando portugal na merda ao total .

Pois portugueses; aibram os olhos que acho e sei mesmo = jà é tarde para recuperar qualquer coisa; e agora o que vos espéra é a miséria e mais nada..........

*"* Bem hajam tôlos, né verdade ? *"*


De Helena a 24 de Agosto de 2012 às 01:30
Bem haja Antonio. Assim e que e galar. Poucos comentarios em resposta aos pedidos de ajuda vi que fossem tao sucintos e agradaveis como o seu.
Eu tambem emigrei e estou na inglaterra (nao tem sido facil!) Penso em sair de ca e ir tentar alemanha ou suica... mas vejo que tambem la esta dificil.
Sabe dizer me em relacao a salario/casa se vale a pena ir trabalhar como empregada de mesa? (Recebi convite pra esse trabalho, em luzern, mas se o alojamento for muito caro em relacao ao salario, entao o melhor e me ficar por onde estou).
Aqui em inglaterra o alojamento e carissimo e o salario de uma pessoa so - o meu caso- nao chega, por isso to dividindo apartamento com uma colega.
Se me puder dar algu,a informacao, agradeco...
Bem haja!


De Òi Helena - Royaume Unid a 25 de Agosto de 2012 às 20:37
Helena de Inglaterra:
Ajudar ?
Nem pensar ( muito ) nisso .
_ Gato escaldado, da àgua tem mêdo !
_ Ajudar para se enterrar; se enterrar por quem foi ajudado ?
_ PROVERBO VELHO = OLHAI A ISTO :

Os antigos que estâo na * Suissa - Chouriça * , dizem, uns aos outros, o seguinte :

.... """ Nòs os antigos, jà sofremos bastante na nossa época e nunca fomos ajudados por ninguem """ ....
___________
Agora, estes que chegam e estâo para chegar, a vossa coisa é """ DESINRASCAI-VOS """.
___________

... Assim disse a minha avò e a minha mâe :...

... No nosso tempo, tivemos que dar a nossa * CHENÈCA * aqui e ou ali, para que os nossos fins de mêses, fossem redondos, caso contràrio agente morria à fome (!).
_____________
... Isto quer dizer o quê ? ...
.). Quer dizer que a vida nâo era nada fàcil . .).
_____________
Pois agora, ainda é mais dificil, e serà mais dificil; olhai a esta coisa:
Muitos bancos em Chouriça, estâo a fechar as portas; a desaparecerem.
Muitas empresas estâo a meter os empregados fora do trabalho.
O rico, se està cada vez mais a apoderar das forças humanas, e a seguir = é a rua que os espéra.
_____________
Saibam de que em Chouriça, é a Màfia Italiana que se està a encher de dinheiros, graças às forças de 90 % da populaçâo portuguesa, esta trabalhando no batimento = obras = salàrios sem serem aumentados desde 2010.
_____________
Quem diz estes ramos, diz todos os outros.
_____________
Todas as empresas de Geneve, Lausanne e um pouco fora desta regiâo, empresas portuguesas se fecham umas atràs das outras.
_____________
Nâo cito aqui, como é que muita gente està vivendo, agora advinhai voçês por vossa consciênçia......................................... _Se em portugal a coisa nâo morreu, mas vai bem mal ..... Para outros paises , hà muito tempo que desestiu Natal ...

""" Morrer = sim """
""" Nascer = nunca mais """
* Sò se o fizermos entre as * tesouras * das nossas mulheres * ou das mulheres *

Bem hajam entâo = Tesouras femeninas...
Ou... Aquecimento... Central ...


De Santos a 6 de Março de 2011 às 11:23
Um bem haja a todos/as..
Sou o F.Santos,em passeio pela net descobri este,que me pareceu um óptimo blog..
Depois de muito ler,ainda mantenho algumas duvidas em relação ao meu assunto..
Estou radicado em Zurique mas,por azar reformei-me cedo por invalidez..sendo assim,de vez em quando venho até ao meu país passar umas ferias pois,a família encontra-se toda na Suíça e la estou com eles a maior parte do tempo..
Tenho carro matricula suíça tudo dentro dos normais..o problema é que gostaria de comprar um carro em Pt para as minhas deslocações dentro do país nas ferias..a minha pergunta:tenho carta tirada em Pt a qual passou para suíça como é óbvio..posso conduzir este carro em Pt tranquilamente com a carta suíça?
Atenciosamente
F.Santos


De CARRO PT. e CARTA CHOURIçA ... a 6 de Março de 2011 às 21:55
*"* TEM CARRO (( ou vai ter )) de PT, mas tem carta tirada na CHOURIçA se eu compreendi bem ( ! ) ...
_ È o meu caso, mas ainda tenho pior que voçê caro amigo, e lhe esplico o que se pode passar para si...e sei o que se pode passar para mim...........................

Falo agora por voçê :...............................................
Como as leis mudam muito,.,.,., e eles fazem por tudo para as mudar,.,.,., para poderem apanhar dinheiros e bens, .,.,.,. eu aconselho de se informar de imediato com os seus seguros em portugal, ou uma companhia de seguros em portugal, a saber se a sua carta de CHOURIçA cobre os seguros de seu carro ( PT ) que vai comprar em portugal.,.,. isto devido a voçê ter carta CHOURIçA .................... (( !! )) ....................
Por enquanto, nâo mude sua carta de CHOURIçA para carta de PT...sem se informar destas coisas aqui atràs mencionadas....................................................
A seguir, pedia ao Sr. para informar aqui, o que eles lhe dizem ................................................................
_ Sem mudar nada (( as cartas )), lhe darei depois uma dica ** esplicaçôes, para voçê fazer, e é interessante que muita gente ainda nâo sabe do segredo, mas espéro que voçê se informe antes dos seguros e da carta, como lhe espliquei atràs ...............
------------------------------ -------------------------

Agora lhe falo de mim :...........................................
tendo eu em Suica, carros francêses, portugueses e CHOURIçOS, com o permis ( C ) ando conduzindo qualquer carro..................... mas aqui tem segredo tambem............................e a minha carta tambem é CHOURIçA, no entanto eu ando a conduzir todos os carros .....................................................................
- Existe aquela coisa, que diz = conduzir sim...........mas cuidado se tiver acidentes...............o seguro PODE NÀO COBRIR os DANOS MATERIAIS, PIOR entâo se fôrem MORTES OU FERIDOS ...............
MAS..........Hà aqui um meio de estar legal, e é melhor se informar com os seguros de portugal; é o ùnico conselho que lhe dou.......................depois lhe dou outro para ficar à vontade com tudo...........................

Até bréve entâo se eu fôr vivo .................................


De PESQUISAS BEM BOAS.......... a 8 de Março de 2011 às 02:25
PESQUISAS BEM BOAS................ .,.,.,.,.,.,.,.,.,.,.,.,.

È mesmo de ver as verdades frente aos olhos, e contà-las tal e qual como elas sâo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Me pergunto hoje, como é que se faz, que os porcugàs ;;; escondem e sempre esconderam A MISÈRIA em que vivem ...porque é que nâo amostram a verdade e o concréto daquilo que sofrem, amostrar aos outros o que é a vida no paìs da CHOURIçA ?????????? !!!!! ?????? !!!! ????????

Muita gente sofre neste paìs da CHOURIçA, e as coisas nâo se espalham, nem por nada ao mundo ......

Compreendo bem que muita gente venha das aldeias de porcogalomania *"*, onde estas pessoas là viviam bem mal; e sempre é mais... ou...menos melhor aqui com a CHOURIçADA que levam da CHOURIçA, *"* e mesmo assim andam todos contentes, vivem amostrando de que tudo corre nas maravilhas ............

Pois é uma pura mentira ...........................................

A mobilia que em geral teem as casas, onde hà familia ou sem familia, é mobilia que em geral foi aproveitada nos passeios das ruas à noite. Sâo restos postos na rua à noite; ou por despejo, ou por espulsôes da casa, ou por outras coisas diversas (!)...

O que se encontra de novo, em geral é a màquina de lavar e (( ?? )) se fôr, e a cozinheira e se (( fôr = claro)) .
Raro ver um compotas = computador novo...e as louças, nem falar delas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Roupas; ainda vai mais ou menos, mas hà do muito usado = recuperado ...............................................
Come-se carne 1 vez ou 2 por semana, ovos = quanto basta // frutas é conforme, mas pouco... se nâo o forte é arroz e massa, patas de frango, rabos de porco (( rrrrrrrrrrbbbbbbbbbssssssss ,,moelas, e viva o velhote se ele tiver isto na mêsa todos os dias...

- Nâo me digam nada, mas sobre 52 casas visitadas até hoje, se vê bem a RIQUEZA ou o VIVER BEM = Vai là..Vai....................... Vai là..Vai ..... é de fugir !!!
Mesmo com 1 carro velho que tenham, se dedicam a limpar 1 vez por semana a carroça, mas que limpadela...pois esse custou jà muito a pagar, e nâo se sabe se haverà dinheiros para comprar outro.........
*"* ATÈ AQUI...para mim, seria melhor viver em porcutugal *"*, e eles mesmo o disseram; ao menos tinham toda a familia pertinho deles...aqui nâo é o caso........................................................................

Isto tudo, porque os maridos ou amigos em geral, ou companheiros, teem uma profissâo minàvel, a ganharem pouco, as mulheres ainda menos ou mesmo nada, hà as crianças = claro...,mas ainda ganham algum aqui e ali...e os homens sabem bem disso...os homens sabem bem disso...os homens sabem bem disso...sim eles sabem...sim eles sabem...à pois sabem...à pois sabem, e de que maneira ! é o trabalho do .!. .!. .!.
mas bom, nem todas sâo iguais, hà aquelas que teem bem um trabalho, uma profissâo e se comportam como mulheres mesmo...o resto nem falar mais do caso....
- Tudo isto, porque nâo teem estudos, nâo vieram ensinadas, e serâo obrigadas a acabarem por serem enganadas ou encabradas...o que interessa é dinheiros e aquilo se lava sem problemas nenhuns...e nâo se gasta, até enrijesse à força de trabalhar muito; é como o macaco com calo no rabo ...... !!!!!!!!!!!!!!!!!!

No meu pensar; coisa que nunca o disse mas o digo agora... é melhor viver em porcutugal com 500 euros, que ganhar aqui 1500 euros e ter que deixar cà tudo e gastar cà tudo; a saùde é em primeiro lugar a cà ficar, problemas de rumatismo, de ossos, ...e de tudo mesmo, e perder o casamento por cà, coisa que é verdade, 95 % dos casamentos se desfazem cà e sem dificuldades...
- Outra coisa que vi a saber e hà muito tempo,,, é os dinheiros dum casal...... È O CADA UM .. GANHA PARA SI .. E DEUS PARA TODOS ...a mulher ganha para ela...e o amigo que seje, ganha para ele...é sò na parte sexual que ali, o campo da batalha é mais ou menos unido, para que os ovinhos** nâo se partam no ninho ** , a coisa tem que ser com calma; ... passarinho** vai devagar nas palhinhas para nâo fazer fugir passarinho **...........................................

Bom...isto é a vida de muita gente porcotugalmania.....
Nem todos tem a mesma vida, mas é verdade que REPITO * sò està bem 1/ 1000 ...


De marlene a 24 de Março de 2011 às 10:30
bom dia, gostaria de saber se da para tirar a carta em portugues em qualquer cantao, e depois ocn e em portugues?
eu vivo em fribourg, gostava de tirar a carta porque preciso mesmo para o trab....ou tenho que ir ao outro cantao tirar a carta ....obrigada


De CARTA de CONDUZIR em PORCOTUGA na CHOURI a 27 de Março de 2011 às 09:53
Tirar a carta em lingua porcotuga e està na CHOURIçA = Fribourg.....................

Vou saber se sim,,,, mas hà uma dùvida,,,, e essa dùvida vou agora estes dias esplorà-la, para te dar resposta = se conseguir = claro !!!


De vera a 10 de Maio de 2011 às 19:14
ola , vou para a suiça este ano. para oerlykon .
tenho uma filha que vai para o 7º ano. sabe me dizer como e a escola ai ? ela vai para uma escola portuguesa ou vai para a alemã ? se puder me dizer algo agradeço obrigada


De VERA e OERLYNKON - escola a 15 de Maio de 2011 às 12:25
Para a VERA:

Pois,,, para a escola, sua filhota vai para a escola Alemâ, para o que me informaram oficialmente, mas tambem se aprende o Françês * complicaçâo * e ao que se diga a escola Porcutroyka, hà là professores de porcotroyka, mas é preciso pagar,,,e a escola porcotroyka * é sò à noite, e nâo é nada barato...................
Mas và continuando a ler por aqui, porque estou a pesquizar na realidade, quem dà as aulas e quanto se paga, como saber tambem quem dà as aulas.
_ Em Geneve, existe quem dà as aulas em Porcotroyka, e custam bem dinheiro ao fim de 1 mês, como tambem conheço quem deia aulas de mùsica, a partir dos 6 anos.

------------000000000000000000000000-------------

Estas coisas todas,,, tambem existem em Berne e Fribourgo, como tambem em Lausanne...............
---------000000000000000000000000-------------

Isto vem do St. Pedro dos Vivos, como mensagem...



De Susy a 23 de Junho de 2011 às 23:40
Sinceramente.... com muito respeito ao Nuno Barreto, que tem este blog fabuloso e CONSTRUTIVO, é pena que venha para aqui pessoas que só sabem falar mal de Portugal, e pior fazer criticas ofensivas a quem nem conhecem... é feio, aprendam a fazer criticas construtivas e vão ver que é bom para todos e ficamos todos a ganhar, tá????

Paz......

Parabéns Nuno!


De Susy a 23 de Junho de 2011 às 23:41
CORRECÇÃO: Falar mal de Portugal e do Brasil.


De ** FALAR MAL de PORCUSGAL ** a 25 de Junho de 2011 às 09:16
** FALAR MAL de PORCUSGAL **....................

Como nâo falar mal de Porcusgal, se é a verdade (?!).........
- Nunca esconder as misérias duma coisa ou de isto ou daquilo... conselho dum homem com esperiênçia !!!
_ Foi o esconder as coisas que ... deu origem a que Porcusgaltroykado foi ao ** ESTADO EM QUE SE ENCONTRA **....
_ Uma coisa que se vê muito nas pessoas, é o fingir que estâo bem... que tudo vai bem...que sâo mais que os outros...que sâo e sempre foram os mais fortes ...e nâo sei que mais .... (( ?! ))......

+ = O

Conselho deste... que diz as coisas a verdade e a 100 % ... e se por vezes diz uma coisa * atravessada * , é porque jà vem mal informado de outro lado... mas mesmo assim eu...eu...eu gastarei dinheiro e tempo, para ir buscar o màximo da verdade, questionando vàrias pessoas em ,,, segredo,,, para resumir a verdade das verdades,,, e vou ver o concréto dos concrétos...
;;;;;;;;;;

Em geral e a ...99 % ... nâo conto AQUILO QUE ME CONTARAM sem ir ver eu mesmo as coisas ........
;;;;;;;;;;
... AQUILO QUE ACONTECEU EM PORCUSTROYKA _ ANTIGO PORTUGAL ... a mudança de governo, eleiçôes... e novos ministros = ESSA COISA toda havia de ser feito em 2008, foi aì que "" SÒ - CRÒTAS "" ... ou caganetas de gato, começou a dar ver e sem querer... que o estava a dar a saber... que andava mentindo ao povo português...
;;;;;;;;;;
_ Nâo sou homem de ver as novelas, nem homem das cervejas, nem homem de ver mulheres ...mas sim um homem de ver a vida... como é que ela vai !!
;;;;;;;;;;

NUNCA IR VER O BARCO... SÒMENTE QUANDO ESTE DER SINAL QUE SE ESTÀ AFUNDANDO ....
PORQUE EM GERAL = JÀ SERÀ TARDE ...... ((?!))
** AGORA ** Lembrai-vos que a PORCUSTROYKA e a ** TROYKA ** é um mal que se vai espalhar por toda a Europa = Futuro .. e serà como a YOGOSLÀVIA... e que para jà... o povo Balcanico jà pode entrar na Europa, habitar e trabalhar = dando origem a que agente agora ..nunca os salàrios aumentam, e até serà o contràrio... de aumentar.
;;;;;;;;;;;;

A EUROPA...vai ser o quê bréve ((?!))..........
Um grande terreno de batalha, e que grande batalha... como se deu na YOGOSLÀVIA... se partiu em mil bocados, e muita gente passou ao outro mundo..e ainda hoje.. a YOGOSLÀVIA està e estarà na pior situaçâo dos paìses de * ESTE *...........


De BLOG fabuloso e construtivo.... a 9 de Julho de 2011 às 07:03
Suzy,,,

Se dizes que este blog... que este BLOGO està a ser e é... FABULOSO e CONSTRUTIVO... é porque tudo o que està aqui... é a verdade... e é construtivo...para abrir os olhos a muita gente... de coisas que eram escondidas... """"e o esconder """ leva a destruçâo mais dia menos dia... é como um barco que se prepara para se afundar sem uma pessoa notar... e para evitar de se afundar... aqui se escrevem verdades da vida...............................
,,,,,,
COMO FALAR BEM de PORCUSGAL como dizia SÒ - CRÒTAS, sabendo todo o povo Porcustroyka, que a vida em Porcustroyka ìa mal e do mal para o PÈSSIMO...e ainda vai mais para o ** PESSIMO dos PÈSSIMOS ((?!))

(( È TEMPO de ACORDAR ))

(( MESMO ASSIM... JÀ È TARDE,,,vos digo eu ))

......
;;;;;

Vos dou um exemplo :
Nâo é para me gavar de nada, longe disso ....
Quando se tem um prédio à venda judicialmente, e em praça = leilâo, com ordens de este prédio ser vendido, onde a avaliaçâo foi feita 7 vezes ,,,com o valor tributàrio a 985.000 Euros,,, onde foi a leilâo 10 vezes,,, sem se ter conseguido vendê-lo nas 10 vezes , por falta de dinheiros nos compradores ,,,, e por fim meter um FINAL a tudo para ENTÂO ser vendido,,, o dito prédio foi vendido pelo valor de ** OLHAI a ESTA ** = 80.000 Euros,,, e foi um director dum banco que ficou com ele.....................................................................
... È uma prova que os ricos fazem o que querem... e que os pobres nâo teem posses de nada...
... De 985.000 Euros valia o prédio,,, e ter que o vender por 80.000 Euros, devido a ser em partilhas (( ?!))
... 80.000 Euros... foi o que custou os materiais de construçâo, para a construçâo... mas tinha que ser vendido e mais nada...

Que futuro tem Porcustroyka, senâo ir ao fundo do mar ????????????????

O Governo, é uma simples barca sem remos para o avançar e ser guiado..........................................

Porcustroyka, é uma simples barca no meio do mar, com tripulantes dentro dela, mas sem remos nem motor = VAI TUDO PARA O FUNDO DO MAR...................................................................



De Ferreira a 8 de Julho de 2011 às 15:34
ola
parabens por o blog e muito bom
eu tenho uma pequena perguna nao sei se me pode ajudar
eu quando vou a portugal conduso o carro da minha mae, mas eu tenho carta de conducao suica, e tenho um colega que me disse que eu nao posso condusir un carro com matriculas portugues portque a suissa nao faz parte da europa, emesmo assim? vou ter que fazer uma carta internacional ou nao? eu vou de ferias dentro de uma semana e nao sei se posso fazer de un dia para o outro.
Muito obrigrado
CLAUDIA FERREIRA


De CLAUDIA FERREIRA = para a 9 de Julho de 2011 às 06:27
Podes conduzir o carro de tua mâe, se tiveres a carta internacional sò...e para a teres, leva poucos dias a consegui-la... sò que em certos cantôes, uns levam mais dinheiros de que em outros...pode custar de 250 Fs a 400 Fs. A minha carta em Fribourg; a internacional, me custou em 2006, tanto como 400 Fs.... vàlida 3 anos...//// ...... Arranquei outra em Geneve em 2009, me custou 420 Fs.
.....

Em Geneve, levou 2 dias para a ter.....em Fribourg, me levou uma semana, porque foi um desgraçado dum CHUPISTA dum agente de seguros * PORCUGÀS * que tratou disso e foi mais cara devido ao trabalho dele = que foi tanto como 1 hora de trabalho.......................................................
......



De joana a 17 de Julho de 2011 às 17:32
ola tenho uma pergunta a fazer em relacao a carta internacional , poderei ter carta internacional e viver na suica e conduzir carro suico? conheco uma pessoa que tem ca o carro portugues tem o b e tem carta internacional e ja foi parado muitas vezes pela policia.Eu ja tive a suica mas uma vez que nao vi a data que tinha na carta expirou a validade de fazer uns testes que eu reconhecia e a policia disse que eu assim teria que tirar a carta de novo mas ouvi dizer que poderia tirar a carta internacional so teria que carimba la anualmente para poder conduzir aqui e mesmo assim? obrigado


Comentar post

.Nuno Barreto

Me at SunsetAventuras e desventuras de um português que decidiu sair do seu País para viver em Genebra, na Suíça.

.mais sobre mim

.links

.posts recentes

. Tugabox

. REMIGR: A Nova Emigração ...

. Mais um entrave à imigraç...

. E se dúvidas houvesse...

. Suíça quer restringir imi...

. Móveis, oferece-se

. Mais uma reportagem

. Portugueses a passar fome...

. Ajudar Portugal

. Sobre os comentários

.arquivos

. Outubro 2014

. Maio 2014

. Fevereiro 2014

. Abril 2013

. Fevereiro 2013

. Novembro 2012

. Abril 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Outubro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Novembro 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Agosto 2007

.tags

. todas as tags

.subscrever feeds