Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes





Publicidade


Carta de Condução

por Nuno Barreto, em 16.06.09

Esta sexta-feira fui trocar a minha carta de condução portuguesa por uma suíça. É uma obrigatoriedade, visto que passado o primeiro ano de estadia na Suíça, a carta de condução estrangeira deixa de ser válida, o que dá uma valente multa se formos apanhados pela polícia.

 

O processo é simples, rápido, e caro. É preciso ir ao OCAN, e levar o formulário preenchido e certificado com um exame ocular (que custa 20CHF), uma foto, e a carta estrangeira original. Depois de esperar numa fila durante uns 10-15 minutos, fui atendido por uma senhora muito simpática, que em 2 minutos tratou de toda a papelada, e disse-me para esperar que me chamassem para me entregarem a carta nova. Passado outros 2 minutos, chamaram-me, e recebi a nova carta, em formato de cartão de crédito, pela qual tive de pagar 150CHF. Quanto à carta antiga, é enviada para o país de origem.

 

Os mais atentos devem ter reparado que eu já estou na Suíça à mais de um ano. Pois é, por preguiça e esquecimento, andei ainda um bocado de tempo a conduzir ilegalmente. Mas ao contrátio de muita contra informação que anda por aí, não há problema em trocar a carta após o primeiro ano, não é preciso ir para uma escola de condução aprender de novo a conduzir, nem outras barbaridades que por aí se dizem.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:47

Publicidade



191 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 13.02.2017 às 00:38

Com premisso b tem um ano para trocar carta
Sem imagem de perfil

De mario lino a 28.03.2017 às 14:34

Boas, eu ja estou na suica a 5 anos e dese de que cheguei trabalhei sempre no ra ramo dos andaimes, mas em portugal fiz carta de maquinas.
Agora queria saber como que eu faco para passsar a minha carta de maquinas para a suica,. obrigado

Comentar post


Pág. 7/7





Comentários recentes