Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...



subscrever feeds



Carta de Condução

por Nuno Barreto, em 16.06.09

Esta sexta-feira fui trocar a minha carta de condução portuguesa por uma suíça. É uma obrigatoriedade, visto que passado o primeiro ano de estadia na Suíça, a carta de condução estrangeira deixa de ser válida, o que dá uma valente multa se formos apanhados pela polícia.

 

O processo é simples, rápido, e caro. É preciso ir ao OCAN, e levar o formulário preenchido e certificado com um exame ocular (que custa 20CHF), uma foto, e a carta estrangeira original. Depois de esperar numa fila durante uns 10-15 minutos, fui atendido por uma senhora muito simpática, que em 2 minutos tratou de toda a papelada, e disse-me para esperar que me chamassem para me entregarem a carta nova. Passado outros 2 minutos, chamaram-me, e recebi a nova carta, em formato de cartão de crédito, pela qual tive de pagar 150CHF. Quanto à carta antiga, é enviada para o país de origem.

 

Os mais atentos devem ter reparado que eu já estou na Suíça à mais de um ano. Pois é, por preguiça e esquecimento, andei ainda um bocado de tempo a conduzir ilegalmente. Mas ao contrátio de muita contra informação que anda por aí, não há problema em trocar a carta após o primeiro ano, não é preciso ir para uma escola de condução aprender de novo a conduzir, nem outras barbaridades que por aí se dizem.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:47


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Carla a 22.06.2009 às 15:42

Olá Nuno,
Parabéns pelo teu Blog já leio ha algum tempo e é muito fixe !
Eu fui emigrante uma boa parte da minha vida em França (dos 5 aos 17 anos) mas sempre quis viver em Portugal. Depois de muito insistir consegui que os meus pais me deixassem ir para lá viver e estudar ( eles ainda estão em França). A escola foi uma grande desilusão, eu adorava as aulas em França mas em Portugal os professores não tinham nada de interressante, não ligavam nenhuma aos alunos...tanto que depois do 12º desisti da ideia de ir para a universidade ( só ouvia falar de recém-licenciados desempregados principalmente nas áreas que me interresavam) por isso tirei um curso de 1 ano de assistente administrativa e arranjei facilemente trabalho no atendimento ao público de uma empresa fornecedora de um serviço essential e público...Outra grande desilusão ! para além do ordenado e dos contratos a termo o grande choque foi a mentalidade nas empresas onde trabalhei. As intrigas, os joguinhos entre colegas, ter de ficar no escritório até as 8 ou 9 da noite embora já tivesse acabado o meu trabalho as 6 (sem ser paga claro), a falta de respeito para com os clientes que não eram "doutores", o favoritismo dos conhecidos do chefe ...e muito mais.
Entretanto casei-me e o sonho do meu marido que sempre havia vivido em Portugal era ser emigrante ! Há 1 ano atrás ele veio trabalhar para a Suiça através de amigos. Eu já estou cá há meio ano mas tem sido muito dificil arranjar emprego pois estamos no cantão de SG e não falo uma palavra de alemão.
Por isso estou seriamente a pensar mudar para a parte francesa no final do ano pois o contrato do meu marido acaba em dezembro e só volta a ter trabalho aqui em março. Será que ele tem direito ao fundo de desemprego e se sim, será que é possivél procurar trabalho noutro cantão? O que acontece aos nossos permisos (L) ?
Eu tenho investigado nos sites de emprego aqui na suiça e vi que havia um grande nº de anuncios para carpinteiros (a profissão do meu marido) no cantão do Valais alguém conhece esta zona? É facil arranjar alojamento ? Eu tenho 24 anos, falo françês sem sotaque, Inglês, espanhol e estou a tirar um curso de alemão será que é fácil arranjar emprego para mim nesta zona ?
Agradeço desde já as respostas e a atenção.
Sem imagem de perfil

De almiro nave a 18.08.2010 às 20:19

ola,olha se seu marido e carpinteiro ,talvez eu possa ajuda-lo,trabalho para uma empresa de cofragens,mas fica na cidade de zurique,se estiver interessada,deixe seu contato telefone para poder explicar melhor,eu consigo ganhar 4 mil francos limpos mensais,os patroes sao italianos e sao muito boas pessoas,escreva pra meu email,obrigado a voces e boa sorte

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...



subscrever feeds