Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...





Carta de Condução

por Nuno Barreto, em 16.06.09

Esta sexta-feira fui trocar a minha carta de condução portuguesa por uma suíça. É uma obrigatoriedade, visto que passado o primeiro ano de estadia na Suíça, a carta de condução estrangeira deixa de ser válida, o que dá uma valente multa se formos apanhados pela polícia.

 

O processo é simples, rápido, e caro. É preciso ir ao OCAN, e levar o formulário preenchido e certificado com um exame ocular (que custa 20CHF), uma foto, e a carta estrangeira original. Depois de esperar numa fila durante uns 10-15 minutos, fui atendido por uma senhora muito simpática, que em 2 minutos tratou de toda a papelada, e disse-me para esperar que me chamassem para me entregarem a carta nova. Passado outros 2 minutos, chamaram-me, e recebi a nova carta, em formato de cartão de crédito, pela qual tive de pagar 150CHF. Quanto à carta antiga, é enviada para o país de origem.

 

Os mais atentos devem ter reparado que eu já estou na Suíça à mais de um ano. Pois é, por preguiça e esquecimento, andei ainda um bocado de tempo a conduzir ilegalmente. Mas ao contrátio de muita contra informação que anda por aí, não há problema em trocar a carta após o primeiro ano, não é preciso ir para uma escola de condução aprender de novo a conduzir, nem outras barbaridades que por aí se dizem.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:47


194 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.06.2009 às 18:11

fantástico..
nf
Sem imagem de perfil

De Andre Lameiras a 16.03.2010 às 17:51

Ola Boa tarde ,vim para Zürick para ver se dou rumo a minha vida :D eu tenho a carta a 1 mes e toda a gente disse que tinha que ir para a escola de conducao outraves :( tou preocupado e com a lingua e o alemao e eu nao percebo nada :( disseram m que sem saber falar nao tenho ipotesses de aqui conduzir isso e verdade?? Andrè
Sem imagem de perfil

De nunes a 20.03.2010 às 21:19

CARTA DE CONDUCÂO...
Acho muito estranho essa coisa que lhe disseram. Mas a sua carta de conduçâo, foi arrancada aonde ?
Em portugal ?
-Ora bem...se foi em portugal, aqui no canton de Geneve, pode conduzir (como eu o fiz...2 anos) depois mudei-a para a Suissa. Mas como cada cantâo aqui tem as suas leis (particulares), informe-se com o consulado português, e nâo và em cantigas de *portugueses*, no entanto eu nâo vou muito ou nada naquilo que me dizem. Jà passei por là, e andei errado... nâo lhe digo mais...nâo lhe digo mais !!!
Para mim, e para jà...se nâo tem 2 anos de estadia aqui em Suissa, nâo vejo porquê voçê nâo possa conduzir com a carta que tem...hà que pedir esplicaçôes ao consulado português daì...

Boa continuaçâo marinheiro português...

Sem imagem de perfil

De antonio a 26.04.2010 às 20:32

nao tenhas problemas quando foste para ai ja tinhas a carta portuguesa podes conduzir ai se nao se ja mudou podes fazer a carta ai em portugues e so pedires numa escola de conducao.
Sem imagem de perfil

De carlos lobo a 04.09.2012 às 20:09

boa noite, relativamente a carta de condução, o melhor é ires-te informar ao oficio de veiculos do cantao ou da zona onde vives...mas posso-te dizer que aki no cantao do jura,repito, CANTAO DO JURA, se chegas a suiça e tens carta há menos de 3 anos, tens que ir fazer um exame para jovem condutor, ou seja,como ainda nao tens os chamados 3 anos de experiencia, tens que fazer o tal exame pratico para saberes lidar com os diferentes climas que faz aki na suiça. mas atencao,nao perdes a carta de conduçao,caso nao passes no exame,nao quer dizer que percas a carta,nao podes é conduzir depois aki na suiça,mas passando a fronteira para outro país, podes conduzir. mas se tiveres o PERMI B, então a partir da data do teu permi, so tens 1 ano para mudar a carta de condução portuguesa para carta de conduçao suiça.
ja agora, boa sorte onde estiveres, todos aqui fazemos pela vida e lutamos pelo mesmo, nao te fies no k te dizem kd disserem que isto é um mar de rosas,porque nao é. isto ganha-se dinheiro,mas tens que trabalhar para isso...
Sem imagem de perfil

De Carlos Cabreira a 31.08.2010 às 17:42

andre, por experiencia propria, nao ligues ao que te dizem, vais ao centro de emigracao mais proximo do teu canton, e levas alguem contigo pra traduzir ou se falares ingles nem precisas, e la eles dao essa informacao toda. e verdade tudo aqui na suica custa dinheiro, tipo se tiveres de trocar carta ou sei la.. tudo custa dinheiro mas penso que nao se passa nada, o maximo k pode acontecer e teres de conduzir com o "L" no carro... Mas ve la isso.. nao deixes isso andar a toa..
Sem imagem de perfil

De Paulo Cesar a 28.03.2011 às 21:48

Boa Noite:
Se não sabes alemão, estás morto, infelizmente não te vão dar chances de sobrevivência,
Sem imagem de perfil

De PRÒ Paulo César 13° graus de alcool a 29.03.2011 às 22:58

Prò 13° graus de alcool de Paulo César :

È melhor ires dormir uma soneca, e mijar no teu alemâo, que depois de mijares, no teu alemâo, tudo vai pela terra abaixo e desaparece !

Entâo .. ò 13° graus da marca Paulo César , deve de ser um bom vinho... a tua qualidade de pessoa !
Escreve aqui o teu alemâo para ver se compreendo a tua CHISE de linguagem .

Melhor que o meu câo a falar alemâo, nâo pode haver, ao menos eu a ele; eu compreendo-o bem; e a ti, sò te compreendo bem quando sinto o teu cheiro ao vinho que nem é do bom vinho; mas sim uma vinhaça !

Pôe-te em cima duma carroça de vacas, vira o traseiro para tràs, e faz uma cagada para o châo da rua, para as pessoas que te veem, te tomarem por um INTÈLÈ - JUMENTO / ULTRA - ATRASADO E DOENTE DO MELÂO .

E vai ver se a tua terriola / aldeiola, ainda existe no portugal .

Mata-te, te posso ajudar .

Sem imagem de perfil

De Paulo Cesar a 30.03.2011 às 19:34

JÁ VI QUE ÉS UM DIMINUÍDO MENTAL e um trabalhador braçal, NÃO MANDES FAZER AOS OUTROS O QUE O TEU PAI E A TUA MÃE FAZ.
SEU NABO OU BIMBO, DE PORTUGAL SÓ TENHO A NASCENÇA SEU ANIMAL.
NÃO SOU COMO TU SEU MORCÃO. eheheheheh
Como não tens formação não entendes-te o que que eu quiz dizer seu analfabruto de Pai e Mãe.
Sem imagem de perfil

De Para 13° graus de Pauleta César a 31.03.2011 às 22:18

Jà vistes de mim o quê ?? nada mesmo,, e tudo indica que és uma antena parabòlica com o motor queimado, onde no lugar do moteur rotativo, é a vinhaça a 13° graus que manda * em ti *.

* Dizes que meu pai e minha mâe faz *,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
Pobre vinhaça, meu pai e minha mâe, jà foram,,,sou eu que mando no reino deles ou naquilo que era deles, nada a ver com a tua vida de vinharâo a àgua pé a 4 ° ,, e a trolha ,,,mata-te,,,te ajudo se quizeres .!.
- Se sò,,, de portugal tens o nascimento, entâo nem conheçes teu pai legitimo,,,pergunta à tua mâe se ainda * se lembra quem te fez * , talvez ela ainda se lembre * .
Ora, como estàs fora , no estrangeiro ; entâo a tua riqueza era tanta,,, que te fostes encontrar no estrangeiro, mas bom,, espéro que ganhes para mudar de calças de ganga, e de fraldas todos os dias .!.
Na...na... estou certo que nâo mudas as fraldas todos os dias, nem as meias que tens trazido.
- Na tua maneira de escreveres, deves de trazer um cheiro * NAUSEABUNDO *.
Concrétamente, vi em ti que és um BRASACUL * , nem português és, mas sim uma àguaçada de porco e brasuca; é o que se chama um BRASACUL = esplora isto do latin, se és intélé - jumento,,, jumento jà sei que o és, mas para confirmar a tua força, tenho que montar em cima de ti a cavalo.

Vend tes parents pour survivre ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
Sem imagem de perfil

De Paulo Cesar a 01.04.2011 às 06:36

Nem mereces resposta, és um ser desprezível e infeliz.
Sem imagem de perfil

De Para 4° graus ; Paula César a 02.04.2011 às 03:03

Para 4° graus ; Paula César :

Pois é cachorra, nâo preciso das tuas respostas, a partir do momento de que no teu melâo nada vai bem, nâo percas tempo com quem nem conheces.
Trabalha para poderes comer, e segue a tua vida de miseràvel; nâo querendo assim, entâo suicida-te, que eu ajudo-te a fazê-lo.
Sem imagem de perfil

De Luísa a 25.05.2011 às 20:52

Olá! Eu moro no cantão Zurique e sei que a carta tem que ser mudada no espaço de um ano. Mas não sei se tem alguma importância o facto de a ter há um ano ou há vinte. É bom que se informe no consulado.
Quanto à língua, pode sempre tentar fazer a prova em italiano ou francês, não é obrigatório ser em alemão.
EU sei isto porque eu tenho que fazer tudo do zero... O que vai ser uma chatice!!
Sem imagem de perfil

De mcmcm a 11.07.2011 às 20:19

todas as pessoas que obtiveram carta ha menos de 2 anos antes da entrada na suiça, vao obter que um Permi conduire de 'ensaio' e sao obrigados a seguir 2 dias de curso.
Sem imagem de perfil

De mcmcm = Para : a 14.07.2011 às 21:08

Foi vista a sua mensagem devido às cartas de conduçâo, com 2 anos e 2 anos antes de entrar aqui na Chouriça, que é preciso repassar aqui outros exames...pois isto foi = como outras leis foram atingidas... mas isso é sò para agarrar dinheiros aos estrangeiros oriundos e recém chegados da Europa, e mais nada. O que a Chouriça quer da Europa, é os dinheiros deles, dos Europeus, e esplorà-los unicamente e mais nada,,, é um paìs JUIVO aqui, tudo para eles e nada para ninguem... ou pior que seje = dou-te 100 e depois dà-me para cà 300, é o sistema do Chouriço.... se aproveitam dos que necessitam ...e mais nada... e ainda levam um pontapé no traseiro e se calhar um murro no cimo da cabeça, para o pôr tôlo... para nâo que possa falar........

O St. Pedro dos Vivos, sabe umas coisas, mas vos digo mais .... bréve
Sem imagem de perfil

De Sandra a 10.03.2012 às 01:13

Quando trocar de carta preste atencao se lhe deram uma com prazo de validade, tem que renovar antes de terminar o prazo senao vai ter que fazer outra carta aqui na suica. Aqui nao renovam a carta se deixar passar do prazo.
Aconteceu comigo por ter carta a menos de um ano quando troquei para a suica. Nao e justo mas e assim. Nao se paga uma multa como em Portugal. Agora nao tenho nem uma nem outra porque nao tirei uma segunda via da carta portuguesa.
Sem imagem de perfil

De Se és aquela Sandra que gosto ? a 25.03.2012 às 09:04

Aqui Sandra; aqui hà de tudo, sò faltas tu aqui para animar a malta.
Jà existe aqui de tudo, ou mais ou menos tudo, mas ainda falta qualquer coisinha_ sim, qualquer coisinha de fofinha _ DE FOFINHA _ .
**/**

Boas.
Sem imagem de perfil

De Jose Luis Cardoso a 01.06.2013 às 11:32

Pois tens problema com a língua alemã, pois tu nem português sabes escrever quanto mais alemão..
Sem imagem de perfil

De ...para jose Los carduso rsrsrsrs a 02.06.2013 às 20:58

Ò cagaròla de trolha ou tapa buracos °°°
Achas tu ò jose luis cardoso, que tens um nome bonito ?
E tu ? Sabes bem escrever o porcuga ?
Ou mesmo a lingua de câo ?
Sabes é delember cricas °° sujas pelos outros ! °°
Jà fostes.. ò nojento °°
Ès um chouriço porcuga °° que cagado dum carro abaixo és.
Sem imagem de perfil

De Jose Cardoso a 04.06.2013 às 11:39

Está tudo dito amigo….vê-se pelo comentário que postou além de ser mal educado continua a não saber escrever a língua de Camões…E por falar em lamber talvez lamba a C……a da sua mulher.
Sem imagem de perfil

De josé caracol de cardoso !/! a 05.06.2013 às 19:11

Escrever a lingua de camôes !/!
Conhecestes camôes ?
Resp:
Acho e sei que nâo !
Queres conhecer meus feijôes ?
Se sim, até te os deixo apalpar com a mâo !
_Lember a bichana de minha mulher ?
Nunca o fiz !
_ Pelo contrario, jà urinei no interior da bichana daquela; "" daquela que nem te digo quem é ela !!! ""

// Nôs é que sabemos ; cà os dois //.

// Tinha vergonha de estar no teu lugar; jà me tinha metido uma corda ao pescoço, se eu estivesse no teu lugar !!!

((( O que dizes dos outros, é o que te pertençe a ti))

Rapa cùs e lembe chenécas rapadas.
Sem imagem de perfil

De Jose Luis Cardoso a 05.06.2013 às 19:38

Para acabar aqui isto aqui vai.......VAI PARA A PUTA QUE TE PARIU FILHO PUTA...
Sem imagem de perfil

De òi josée luisa cardo -sinho a 06.06.2013 às 17:25

òi josée luis cardo-sinha !.!

Dissestes de que eu và para a puta que me pariu .!.
_ Ainda nâo sabias de que és meu meio irmâo, e que eu sou filho de tua mâe; e nâo do mesmo pai que te fez .!.
"" È verdade que NOSSA MÂE È SÒ UMA --- Mas tu és filho dum pai desconhecido; e eu sei quem é o pai que me fez .!.
_ Nâo sei se a nossa mâe é ou foi puta * mas uma coisa é certa :
,,,Estou contente de viver em cima desta terra,,,mesmo que a "" NOSSA MÂE FÔSSE PUTA "".
_ Pergunta à NOSSA MÂE PUTA * se ela conhece o homem que te fez ?????????????????

****** Ela nem é obrigada a dizer *********

// Vai e continua em trôlha, ò tapa buracos //
// Jà és grande; entâo vai procurar teu pai, e alimpa-lhe o CAGODE, porque ele com a idade que tem; jà nâo o pode alimpar :.: /:..:/:...:/:....: !!!!

(( Monta a nossa mâe, se nâo tens uma mulher ))

(( Esta é uma pura verdade entre nòs .!. ))
Sem imagem de perfil

De Cristovao Querido a 26.12.2012 às 15:40

Boas Tardes . Alguem me sabe informar qual o prazo limite para mudar a carta de conducao Portuguesa para a Suiça ? cumprimentos
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.01.2013 às 21:23

12 meses
Sem imagem de perfil

De Joel a 26.09.2014 às 12:57

Boa tarde, gostaria que me informassem sobre uma duvida se for possível.. Estou na Suiça e a minha carta de condução caducou, isso interfere com a carta Portuguesa? E onde posso levanta-la?

Obrigado
Sem imagem de perfil

De Helder a 09.11.2014 às 21:50

boas vi no seu comentário que a carta volta para o pais de origem; no meu caso eu vou voltar a portugal como faço para recuperar a carta portuguesa?
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 24.01.2015 às 15:24

Não sei muito sobre esse assunto, mas pelo que me foi comunicado, temos de nos dirigir à DGV e pedir a carta de volta.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.05.2016 às 17:37

Boa tarde..tou n suica a pouco tempo,e tenho carta de camiao portuguesa...sabe me dizer s posso conduzir um camiao suico d uma empresa suica?obrigado..
Sem imagem de perfil

De Hugo Ferreira a 16.06.2009 às 18:36

Esta foi uma informação muito útil. Por vezes nós vamos-nos esquecendo de pequenas coisinhas para os blogs.
Acho que estiveste foi um bocado mal em conduzir ilegal. Um gajo mancha o cadastro sem necessidade nenhuma, visto ser tão fácil de resolver e vez de remediar.
Um abraço deste outro emigra.
Sem imagem de perfil

De Claudia a 16.06.2009 às 20:56

Ola boa noite, o meu marido ja esteve aí na Suiça em Sion a trabalhar e vivia em Vetroz. Entretanto, voltou a Portugal e agora tem uma oportunidade de voltar a trabalhar em Sion, mas não tem alojamento. Eu tenho tentado procurar atraves da net, mas e diferente. Será que nenhum de vocês sabe de alguma casa ou ate mesmo um quarto numa casa partilhada? Por favor se souberem digam-me ou indiquem-me algum site para procurar. Podem-me responder para o meu mail angelkunha@hotmail.com.

Obrigada a Todos.
Nuno, gostei muito do seu blog, os meus parabéns!!! Veja se me consegue ajudar
Sem imagem de perfil

De Joao Garcia a 18.06.2009 às 07:21

Viva,

Também tenho de renovar a minha... Sabes dizer a quem me devo dirigir para fazer o exame ocular?

Obrigado.
Cumprimentos,
Joao Garcia
Sem imagem de perfil

De João Raminhos a 19.06.2009 às 10:33

Salut!

Para efecutar esse controlo, tem de ser num oculista reconhecido pelo cantão.

Na pagina do oficial do cantão em que reside, deve encontar essa informação.

Se habitar no cantão de Berne, é este o link
http://www.pom.be.ch/site/fr/pom_svsa_lfa15-8.pdf

Abraço
Raminhos
Sem imagem de perfil

De Filipe a 18.06.2009 às 15:35

Simples e eficiente...
Sem imagem de perfil

De emigra a 19.06.2009 às 20:56

Boas,sigo este blog com regularidade,parabens!
Quanto ao tema da carta de condução..devias ter postado mais Cedo!:) acabo de ter sido controlado nessa situação,
Fiz 1 ano e 2 meses de permicio b,nã fiz a troca,estava Ciente que devia; mas tambem como tu fui adiando!
Resultado multa!processo é reálmente esse que descreves,
Quanto á multa não sei ainda o valor!,o agente nao revelouo valor;
Virá pelo famoso post.De acrescentar,que conduzo carro,
Com matricula portuguesa,fui avisado que a pemanencia do
Mesmo sem trocar por numeros suiços é de máximo 2 anos.
Sem imagem de perfil

De Carla a 22.06.2009 às 15:42

Olá Nuno,
Parabéns pelo teu Blog já leio ha algum tempo e é muito fixe !
Eu fui emigrante uma boa parte da minha vida em França (dos 5 aos 17 anos) mas sempre quis viver em Portugal. Depois de muito insistir consegui que os meus pais me deixassem ir para lá viver e estudar ( eles ainda estão em França). A escola foi uma grande desilusão, eu adorava as aulas em França mas em Portugal os professores não tinham nada de interressante, não ligavam nenhuma aos alunos...tanto que depois do 12º desisti da ideia de ir para a universidade ( só ouvia falar de recém-licenciados desempregados principalmente nas áreas que me interresavam) por isso tirei um curso de 1 ano de assistente administrativa e arranjei facilemente trabalho no atendimento ao público de uma empresa fornecedora de um serviço essential e público...Outra grande desilusão ! para além do ordenado e dos contratos a termo o grande choque foi a mentalidade nas empresas onde trabalhei. As intrigas, os joguinhos entre colegas, ter de ficar no escritório até as 8 ou 9 da noite embora já tivesse acabado o meu trabalho as 6 (sem ser paga claro), a falta de respeito para com os clientes que não eram "doutores", o favoritismo dos conhecidos do chefe ...e muito mais.
Entretanto casei-me e o sonho do meu marido que sempre havia vivido em Portugal era ser emigrante ! Há 1 ano atrás ele veio trabalhar para a Suiça através de amigos. Eu já estou cá há meio ano mas tem sido muito dificil arranjar emprego pois estamos no cantão de SG e não falo uma palavra de alemão.
Por isso estou seriamente a pensar mudar para a parte francesa no final do ano pois o contrato do meu marido acaba em dezembro e só volta a ter trabalho aqui em março. Será que ele tem direito ao fundo de desemprego e se sim, será que é possivél procurar trabalho noutro cantão? O que acontece aos nossos permisos (L) ?
Eu tenho investigado nos sites de emprego aqui na suiça e vi que havia um grande nº de anuncios para carpinteiros (a profissão do meu marido) no cantão do Valais alguém conhece esta zona? É facil arranjar alojamento ? Eu tenho 24 anos, falo françês sem sotaque, Inglês, espanhol e estou a tirar um curso de alemão será que é fácil arranjar emprego para mim nesta zona ?
Agradeço desde já as respostas e a atenção.
Sem imagem de perfil

De almiro nave a 18.08.2010 às 20:19

ola,olha se seu marido e carpinteiro ,talvez eu possa ajuda-lo,trabalho para uma empresa de cofragens,mas fica na cidade de zurique,se estiver interessada,deixe seu contato telefone para poder explicar melhor,eu consigo ganhar 4 mil francos limpos mensais,os patroes sao italianos e sao muito boas pessoas,escreva pra meu email,obrigado a voces e boa sorte
Sem imagem de perfil

De nunes a 29.08.2010 às 07:52

CONFRADOR PARA ZURIQUE a 4000 frs limpos...diz o Belmiro Naves...
- Meu amigo, nâo deia esses conselhos a ninguem, porque o sr. Belmiro ganha muitissimo mal, e ainda mais em Zurique ?....(((!!!)))
Foi preciso eu esperar uns poucos de dias para saber quanto ganha um confrador em Zurique, e vi esta conclusâo, certificada por 3 colégas que eu conheço aì, porque lhes pedi as fotocòpias das fichas de pagamento, e vi hoje a realidade. Bem se vê bem, que os portugas se arrastam uns a tràs dos outros para o fundo dum poço, ou para o fundo do mar... 4000 frs por mês limpos em confrador, é o salàrio dum aprendiz ou ajudante de confragem, e nâo é salàrio dum confrador profissional (B) que este ganha nada menos que 5800 frs nets = limpos por mês.
Agora, que ganhe 4000 frs por mês limpos, e que o patrâo lhe pague ..caixa de seguros e a casa, aì està bem, se nâo é assim, entâo nâo desafie os outros para o seguirem atràs de si, porque o sr. està a ser bem esplorado, mas bom !!! o sr. é que sabe bem da sua vida e mais ninguem, no entanto lhe desejo boa corage e boa continuaçâo na vida.
-Faça ao menos atençâo, de que Zurique se paga bem e fortemente os impostos, é o segundo cantâo onde se paga *MUITISSIMO* em impostos, e ninguem foje a isso !!!
Sem imagem de perfil

De eusouoproximo a 28.06.2009 às 12:37

Excelente post! A parte de entregar a carta de condução portuguesa é que me preocupa... como fazer quando se conduz em Portugal ou noutro país da EU?
Sem imagem de perfil

De Beatriz a 06.07.2009 às 22:51

quando conduzes noutra parte da união europeia utilizas a carta suíça , mas pelo que sei não podes conduzir carros que não sejam teus, por exemplo irmãos tios etc., a não ser k seja alugado.
Sem imagem de perfil

De dida a 26.07.2009 às 09:40

Ora... a tua carta será reencaminhada para Portugal e ficarás com carta Suiça. Em Portugal poderás conduzir obviamente, como tantos outros emigrantes o fazem, alugando , ou não, uma viatura aquando da chegada ao país.
Sem imagem de perfil

De Luísa a 25.05.2011 às 21:03

A carta de condução portuguesa fica "apreendida" na direcçaõ geral de viação até regressar de vez a Portugal. Entretanto para coinduzir fora da Suíça podem acontecer duas coisas: ou só conduz o seu carro com matrícula suíça e não há problema. OU arranja uma carta de condução internacional (no cantão Zurique custa cerca de 25 francos) que é válida por 3 anos e aí pode conduzir qualquer carro para o qual esteja habilitado. Eu nunca o fiz, mas é assim que a minha mãe e o meu pai fazem há anos!
Sem imagem de perfil

De goncalo a 29.07.2009 às 20:34

Olá!
andava a ver aqui umas coisas da emigraçao e apareceu-me este blog que parece mesmo muito bom!
Gostaria de saber como é a emigração para a suiça, se as coisas estao muito más e assim.. como é em relaçao a estagios (tou no ultimo ano da faculdade)
gostaria de saber como é a area da gestao, no ramo de marketing e publicidade!
Agredço!! :D
Sem imagem de perfil

De Ana Maria a 21.08.2009 às 10:58

Achei muito interessante esta partilha de experiências e o auxílio prestado.
Sobre o sistema de saúde gostava de saber como é.
Acha possível alguém emigrar com 50 anos?
Pode-se emigrar por desapontamento?
Sem imagem de perfil

De nunes a 29.08.2010 às 08:14

EMIGRAR por desapontamento...
Sim se pode emigrar...mas hà emigrar e emigrar !!
Hà o emigrar para se instalar e trabalhar, e hà o emigrar para se viver sem trabalhar. Se pode emigrar para viver e gerir os fundos = dinheiros que agente tenha num outro paìs para onde agente vai viver, e emigrar para se trabalhar e ficar a viver.
-Qualquer pessoa pode emigrar, mas hà uma coisa a ver !!
Para trabalhar, pode emigrar até aos 65 anos, mas cuidado...quem lhe dà trabalho com essa idade, se a reforma na Suica é aos 65 anos ?
Sò se fôr trabalhar para gente de sua familia, que esteje cà instalado, senâo nâo dà.
Agora para gerir seus capitais depositados aqui em Suica, pode emigrar até aos ((( 180 anos se ** quizer ** )))


Entâo...boa emigraçâo...
SÒ-CROTES en français significa = SÒ MERDA, precisa ter gente a quem ele possa aldrabar em PORCU-GAL !! e se ele nâo tiver gente em porcu-gal, as assembleias TRAFICAIS nâo podem discutir disto e daquilo, isto é :
Dar 2 passos para a frente e responder com 5 passos para tràs, sâo as astùcias governamentais .

Boa sorte para quem queira fugir de porcu-gal ***
Sem imagem de perfil

De Andreia a 26.10.2010 às 18:33

Boa tarde :)
Antes de mais agradeço a sua informação e a sua intensão de o ter publicado. É sempre bom termos a verdadeira perspectiva, da pessoa que realmente passa pelo processo.
Contudo resta-me uma duvida. Caso eu conduza com carta portuguesa na Suiça, a viatura deverá estar em meu nome? Caso não esteja, poderei conduzir sem o proprietário do veiculo estar ao meu lado ou ele deve sempre acompanhar-me?

Muito obrigado

Andreia
Imagem de perfil

De elpissotte a 07.11.2010 às 00:10

mais uma vez a falta de respeito por aquele que diz ser o seu país,corrija-se amigo e respeite quem gosta de PORTUGAL ,mesmo que tenha um primeiro ministro mentiroso.
Sem imagem de perfil

De Helena a 24.08.2012 às 00:51

Ola amigos...
Eu emigrei aos 52 anos e estou, neste momento na inglaterra a trabalhar. Aqui os salarios nao sao maus, mas tambem nao sao nada de especial e as casas sao muito caras em relacao ao que se ganha. Divido casa com uma amiga que e a unica forma de conseguires ter um canto pra ti...
Em Inglaterra nao ha discriminacao de idade, raca, credo, religiao e se quiseres trabalhar ha trabalho, mas quem pensa em vir tenha em mente que ha que ter algum dinheiro poupado pros primeiros tempos....
Alguem me pode elucidar sobre os salarios pagos e um empregado de mesa e a uma recepcionista?
Agradeco desde ja a quem me possa elucidar.
Boa sorte aos que querem emigrar e sucesso aos que ja emigraram...
Sem imagem de perfil

De fabio a 18.12.2014 às 18:45

Oi .. eu vim para a suíça a menos de dois anos e ainda não troquei a carta , pois eu tenho todas as categorias . Motas , carro ,pesados de mercadorias e pesados de passageiros com articulados incluindo o CAM (certificado aptidão motoristas) . Bom a pergunta è quando eu mudar a carta atribuem me todas as categorias ?.. se alguém se souber responder agradecia .. boas festas a todos ...
Sem imagem de perfil

De FABIO -- Cartas a 22.12.2014 às 22:56

Sem problema nenhum...

Em troca; terà todas as cartas metidas sò numa.

Nâo tem problemas nenhuns, nisso.

de _ EDGAR F.

Comentar post


Pág. 1/7





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...