Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes





Publicidade


Que tipo de casa?

por Nuno Barreto, em 22.04.09

A primeira questão que surge quando decidimos procurar casa na zona de Genève, é que tipo de casa procurar.

 

Primeiro que tudo, é preciso escolher a localização: França ou Suíça? Uma vez que Genève está tão perto da fronteira com a França, morar em França é uma alternativa viável. As casas são muito mais fáceis de encontrar e muito mais baratas. Em Genève um T2 ronda facilmente os 2000CHF, e em França consegue-se por quase metade do preço. Outra alternativa é o cantão de Vaud, onde as casas também são mais baratas que as de Genève, e não fica muito longe.

 

Mas por outro lado, essa opção implica muito mais tempo gasto em transportes, além de que torna a questão de trabalhar em Genève mais complexa e burocrática. Existe também uma diferença substancial em termos de impostos, que na Suíça são mais baixos.

 

Outra coisa a ter atenção é a forma como as divisões da casa são contadas na Suíça. Um T2 é um "4 piéces", por aqui. Além dos quartos, contam-se a sala e a cozinha.

 

Além disso, na Suíça, existem dois tipos de casas: As subsidiadas pelo estado (HBM, HLM, e HM), e as outras. O processo em cada um dos casos é bastante diferente. As subsidiadas pelo estado têm um limite máximo de salário para o agregado familiar, e as candidaturas podem fazer-se através do estado de Genève. Sobre isso falarei em mais detalhe noutro artigo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:56

Publicidade



10 comentários

Sem imagem de perfil

De Sonhos Milka a 22.04.2009 às 14:36

Fora com os frontalier :D

Mercenários que ganham o dinheiro na Suíça mas enriquecem os franceses arrogantes :D
Sem imagem de perfil

De gala a 14.05.2009 às 13:57

muito interessante e útil o teu blog

;)

Sem imagem de perfil

De nuno lopes a 31.05.2009 às 19:49

Está mesmo muito interessante este teu blog. Tem espero um dia emigrar para a holanda se tudo correr bem. Espero que corra pelo melhor, assim como te está a correr a ti. Espero fazer um trabalho igual ao que tens aqui no teu blog... parabens
Apenas uma observação, quando colocares valores, tenta aproximar os valores em euros, para quem o pessoal conseguir fazer um ponto de comparação de valores...

PArabens, continua com a tua experiencia.
Imagem de perfil

De menadecor a 06.10.2009 às 18:53

Olá!Queria falar ctg mas não sei como senão aqui nos comentários.O meu ex está em Genéve a ganhar qto quer,hotel pago durante a semana e ao fim de semana na casa do patrão.Aqui fez-me a vida negra,só fez dívidas em meu nome através de uma empresa que colocou em meu nome.Está em Genéve desde a Páscoa e não foi capaz de pagar as dividas que fez nem me ajudar.Ainda foi um grande arrogante e cara de pau.Tenho uma filha de sete anos para sustentar e uma dívida nas finanças para pagar que não fiz.Aqui se trabalhar retiram-me uma percentagem do ordenado, a ele que fez a dívida ninguém tira nada.Eu pergunto se há justiça neste mundo?!Estou desde entãoà procura de trabalho para fora do país e não tenho sorte nenhuma.Se houver algo em que me possas ajudar, eu agradeço do fundo do coração.Só eu sei o que tenho sofrido!Preciso de ajuda e apoio.
Disse-me que até agora não arranjou casa e que só arranjará qd tiver o permisso B.
Não se importa com o meu sofrimento nem com o da filha!
Aqui fica o meu email:filomena1976@live.com.pt
Parabéns pelo teu blog!Adorei!
Beijo enorme!
Filomena Gomes
Sem imagem de perfil

De AVISO : aos caras de pau : a 20.08.2011 às 20:03

Vi aqui um caso de Filomena Gomes;:;:;:;:;:;:;:;:;:;

_ Um homem que deixe a mulher em Portugal, com filhos ou sem filhos, e com dividas a pagar em Portugal,,, se a mulher quizer obrigar o homem a pagar as dividas deixadas em Portugal,,, ela pode atacar o home que està na CHOURIçA, pô-lo em Justiça na CHOURIçA, e o dinheiro sai do salàrio para Portugal, para pagar as dividas,,, mesmo para pagar sustentos às mulheres e a filhos deixados em Portugal, se caso o marido ou amigo (( havendo filhos )) pode ser forçado a pagar sustentos,,, e de que maneira. Tambem esse homem sendo condenado a essas coisas, se nâo obedecer à lei em CHOURIçA, e tendo este homem sò a carta de trabalho " L ou B " a carta pode ser cortada !!!!!!!
................

_._ ORA _._
Sr. (s) ... ponham-se ... a ... pau ...com ...as ...brincadeiras,,, porque ...tambem ...hà ...mulheres ... com ...tomates ... ainda ... mais ... fortes ... do ...que ...os ...de ... um ... homem ...

AVISO ... de ST. PEDRO dos VIVOS ...
Sem imagem de perfil

De Claudia a 26.11.2009 às 23:54

Ola
Sou portuguesa e vou para Genebra em Fevereiro de 2010, e ando desesperada à procura de um quarto para alugar, a um preco aceitavel (coisa dificil pelos vistos!). Por acaso, nao sabe de alguem que tenha um quarto mobilado para alugar?!

Obrigado
Claudia
Sem imagem de perfil

De Hugo Silva a 15.03.2010 às 22:54

Caro amigo,concordo em quase tudo o que foi dito,execpto quando escreve que é mais facil encontrar casa em França que em Geneve,não sei onde foi buscar essa ideia mas esta completamente errada,em França,pelo menos na zona fronteiriça é quase impossivel encontrar casa para arrendar,existem algumas sim mas para comprar,quanto ao valor das rendas,obvio que acaba por ficar mais barato para quem trabalha em Geneve e ai vive,mas isso não quer dizer que seja barato visto que o salario minimo em França é salvo erro 1200 euro,enquanto que na Suiça é 2330 euro(3500CHF),isto para dizer que se deve comparar o que é comparavel.

Outra coisa a ter em conta,quando se vai habitar em França é o estatuto de Frontalier que para alem de toda a burocracia de que fala,tem tambem um outro problema que muito embora seja muito dificil ai chegar é algo a ter em conta pis nunca sabemos,é o facto de existir uma lei a nivel de imigração que diz que em caso de penuria de trabalho os permis F não são renovados,o que na pratica sera muito dificil de acontecer,mas creio que é sempre bom saber destas coisas.

Deixo aqui tambem uma ressalva,aquilo que escrevi corresponde a realidade,estou ha 8 anos em Geneve,actualmente sou proprietario em Geneve mas ja estive em casas alugadas e sei da dificuldade que existe para encontralas,seja em Geneve ou em França,a melhor forma é a persistencia,procurar,procurar e continuar a procurar,porque não ha milagres,por isso dizer que alugar casa em França é facil da uma ideia errada as pessoas.
Sem imagem de perfil

De Casas de ferias a 20.08.2011 às 17:11

Não fazia ideia que as casas do lado franês ficavam mais baratas. Obrigado por partilhar essas informações tão úteis.
Sem imagem de perfil

De Casas no lado Françês = ??//!! a 20.08.2011 às 19:42

As casas no lado françês, sâo mais baratas num sentido = é no aluguer mensal...mas no fim do ano, quando se ajuntam os impostos fonciers e locais, a conta sai superior ao aluguer do CHOURIçO...

_ È bom estar a viver no lado Françês, por 2 razôes que nunca foram aqui escritas, e deixo escrever a quem pretenda o escrever...
_ Quem é gestionàrio em contas de rendas de casas, é que o pode escrever... mas para isso tambem é preciso que, quem o escreve, seje propriétàrio em França e alugador= que alugue, sim o que tiver, e fazendo bem as contas; fica na altura de pagar os impostos (2) superior ao aluguer de Suissa.
È verdade que o povo porcogàs, é muito ràpido a fazer as contas, e o resultado no fim... leva-os para o fundo do mar.. é assim que o porcogàs e o Porcogal sempre andou mal...................................
-.-.-.--.-.-.-.-.--.

Entâo continuai com essas contas à porcogàs...
Que a vida anda bem ao... para tràs...
-.--.-.-.-.--.-..-
Sempre se constatou que evoluidos de porcogàs...
Foi sempre ao andar para tràs............................

Nem vos digo nada ...............

Sem imagem de perfil

De valeria coelho a 29.08.2013 às 22:45

Ola Nuno Barreto
Eu gostaria de saber se posso alugar um apartamento em frança e vir trabalhar na suíça tenho trabalho na suíça mas e muito difícil arranjar apartamento e ainda por cima exageram nas rendas e como eu e o meu namorado vive mos perto da fronteira de suíça com frança para nos era muito mais pratico e poupava mos mais já que ah vida esta difícil..
obrigada e cumprimentos adorei o blog assim tira se duvidas em relação em seremos imigrantes.

Comentar post





Comentários recentes