Terça-feira, 21 de Abril de 2009

O sistema de aluguer de casas na Suíça

Alugar uma casa na Suíça, especialmente em Genève, não é um processo tão fácil como em Portugal. Em Portugal é relativamente fácil alugar uma casa, há mais casas do que pessoas. Aqui, é o contrário.

 

O aluguer de casas é quase exclusivamente efectuado pelas imobiliárias (régies, em francês), devido à enorme quantidade de pessoas que está à procura de casa. Nenhum proprietário está para receber 100 candidaturas em uma semana, preferem dar essa tarefa às imobiliárias, às quais pagam pelo trabalho.

 

O processo normalmente é procurar casa em sites especializados ou nas imobiliárias, criar um dossier de candidatura a um apartamento, visitar o apartamento, e entregar o dito dossier à imobiliária responsável pelo apartamento.

 

Se formos escolhidos, temos de criar uma conta com o valor de 3 meses de aluguer, na qual não podemos mexer até ao fim do aluguer, pagar o primeiro mês, pagar à régie um valor pelo tratamento do processo, e marcar um dia em que a chave é entregue e tudo é explicado por alguém da imobiliária.

 

Cada parte deste processo será explicada em melhor detalhe nos próximos dias.


publicado por EmergingBirder às 09:20
link do post | comentar | favorito
|
119 comentários:
De Nuno Oliveira a 21 de Abril de 2009 às 12:51
Eu para não ter chatices aluguei apartamento em França que é muito mais fácil e fica mais perto do trabalho.

Ouvi casos de colegas de anos anteriores que andaram meses à procura de um local em Genebra e não conseguiram..

Mas vou ver as dicas que pode ser que eu tenho vontade de ir para o centro :)


De Financiamento Imobiliario a 3 de Outubro de 2009 às 18:12
Não sabia que isso era tão complicado! É preciso ser VIP para conseguir uma casa! Se é assim tão dificil todas as casas devem ser boas não?


De valeria coelho a 29 de Agosto de 2013 às 20:50
ola Nuno eu gostaria de saber se eu e o meu namorado pode mos alugar casa em França e trabalhar na Suíça??
Compensa-nos mais alugar uma apartamento na França do que aqui na Suíça a uma as rendas são bastantes assustadoras para os nossos ordenados e a outra moramos perto da fronteira de Suíça e França???


De nita a 21 de Abril de 2009 às 18:58
nunu quer dizer que para além dos tres meses de renda que é depositado nessa conta ainda temos que pagar o aluguer do mês? qeu país ....e quanto se paga a imobiliária.?


De EmergingBirder a 21 de Abril de 2009 às 20:02
o que se paga depende da imobiliária, mas pode ser entre 100 e 300 CHF


De tania a 24 de Abril de 2009 às 17:42
Olá...o meu nome é tania...e estou á procura de casa na Suiça,mais precisamente perto/arredores de lausanne(,só para mim e para o meu namorado..será que me podiam dar alguns sites de imobiliarios lá,onde tenham fotos tb...já k o meu namorado já lá está eu tentaria ver pela net k é a unica coisa k posso fazer...mto obrigada...beijinhos*


De EmergingBirder a 24 de Abril de 2009 às 18:25
experimenta immostreet.ch


De Ana a 25 de Abril de 2009 às 14:15
não é necessariamente preciso dar 3 meses de entrada para a casa, existe aqui na suíça um processo para quem quer alugar casa que não tenha dinheiro suficiente ou então por outros motivos que se chama swisscaution , em que paga anualmente certa de 250CH , o que fica mais em conta para quem não tenciona ficar na casa eternamente. claro que dando os 3 meses de entrada mais tarde quando sair de casa recebe-os enquanto na swisscaution não.


De nita a 20 de Maio de 2009 às 20:39
obrigada pela inrormaçao, mas diz me como se chega a esseswisscaution é uma empresa ou um seguro e como se faz é atravez de uma imobiliaria?


De EmergingBirder a 21 de Maio de 2009 às 08:38
Nada como ir ao site deles e ver:

http://www.swisscaution.ch/pt


De nita a 21 de Maio de 2009 às 23:37
foi bom ,tenho recolhido muita informaçao util obrigada e até breve,ainda nimguem respondeu aos meus curriculos ta mesmo mau ai nao?mas nao vou desistir,até breve.


De Chico a 26 de Maio de 2009 às 21:47
Ola boa tarde!
Conheci o Nuno atraves do Blog. Encontrei-me com ele em Genebra, pois eu tambem estou a trabalhar em Genebra.
Agora elaborei um blog para ajudar as pessoas que querem arranjar um emprego ou alojamento na Suiça.
No meu blog apenas encontrara os sites na internet onde poderão pesquisar o emprego ou alojamento que desejar, espero que poderei ajudar alguns de vocês.
Aqui vai o blog (em francês e daqui a uns mês farei um em português):
http://emploi-logement-suisse.blogspot.com/

Parabens pelo teu blog Nuno.

Chico


De Caracol a 15 de Julho de 2009 às 12:14
Estou na suica a 1 ano, Premi B e procuro alguem que me possa alugar um quarto ou que queira partinhar apartamento. sou uma pessoa calma que faz uma vida casa trabalho, trabalho casa, fico desde ja agradecido


De jandira a 3 de Outubro de 2009 às 13:04
ola carol eu estou no algarve vou para geneve em breve preciso de um de um lugar para ficar vou procurar trabalho sou uma pessoa calma e muito ativa pois nao conheço ninguen ai me responda beijinhos boa sorte ate breve JANDIRA


De Caracol a 15 de Julho de 2009 às 12:16
Nuno estou na suica a 1 ano e procuro quarto ou pessoa que esteja interessado em partinhar apartamento.
Desde ja agradecido


De Anónimo a 13 de Agosto de 2009 às 21:16
Boas,
ando a procura de um quarto em lausanne, por um periodo de 6 meses, renda maxima 600 CHF
Alguém por aqui me pode ajudar?
tenho 35 anos, calmo e não fumador
email: miguel.santos@live.ca


De cristina a 18 de Outubro de 2011 às 11:40
olá boa tarde
por acaso ainda precisas de alguem para partilhar o apartamento?


De Miguel a 19 de Outubro de 2011 às 20:42
BOA NOITE COMO FAÇO PARA CONVERSAR CONTIGO EU PRECISO DE ALUGA UMA QUARTO URGENTE PARA TRAZER MINHA ESPOSO VOU DEIXA MEU CONTACTO 076 619 0272


De joana a 28 de Maio de 2013 às 19:59
ola boa tarde
eu gostaria de obter algumas orientaçoes.. o meu namorado vaitrabalhar para Neuchatel no proximo mes e eu quero tambem ir com ele, mas ha um problema, nao falo frances fluente, e nao tenho trabalho nem casa para onde irmos... faço qualquer serviço(digno claro) nao tenho medo de trabalhar... como vejo por alguns comentarios é complicado arranjar casa por esses motivos vinha pedir alguma ajuda que puder ...obrigada


De Atençâo às raposas que querem mamar;;; a 30 de Maio de 2013 às 20:36
Cuidado com as raposas que qurem abandonar o porcugal, para se acomodarem na chouriça (!).
_ Aqui na chouriça, nâo é a casa de D. Bosco ou de L,Abé Pierre, nem tâo pouco o paìs do ZÈ TELHADO; aquele que roubava aos ricos e que dava aos pobres. (!).

Os Leopardos dos portugueses aqui na chouriça, jà sabem como é que certa gente fez, quando chegou cà à chouriça = Acabou-se a mama em matéria de ajudas.

___ Se nâo tendes cà familia para vos ajudar, bem acabais a vossa vida a mancar ** e até mesmo a dançar ** aqui e ali.**

***Dançar..dançar.. e de que maneira os homens as fazem dançar ***.
___ È habitual aqui na chouriça _______________

((( Jà perguntei à minha esposa, se ela conheceu até hoje, alguma mulher séria )))
Ela me respondeu que elas sâo todas iguais; elas sâo todas sérias .

...SÈRIAS COMO A MINHA È , E SEMPRE FOI ...

...Jà tive 14 mulheres, e elas eram todas sérias. ...Foi por causa disso que mudei de mulher, e a ter 1, sò 6 mêses, porque elas eram sérias de mais, e eu fui obrigado a vendê-las depois de as ter 6 mêses, cada uma.

Galinhas com fome ?
Fiquem com vossos pais = !


De Andreia a 13 de Setembro de 2009 às 04:03
Boa noite Nuno!
Antes de mais, parabens pelo seu blog! Esta muito completo e extremamente elucidativo.
Em poucos dias, vou para a Suiça com o meu marido, porem ainda nao temos emprego e contamos arranjar quando chegarmos. Na sua opiniao, acha muito arriscado? Acha que sera dificil?
Ja tentámos pesquisar em varios sites de emprego, mas a maior parte esta em frances (apenas temos noçoes) e alemao (nao entendemos nada de nada). Existe algum em portugues que tenha conhecimento?
Temos familia em Sion, mas a curto prazo tencionamos alugar casa. Sabe se é muito dispendioso, nessa localidade ou na proximidade?
Já agora, sem querer abusar nas perguntas, uma vez que vamos e principio para ficar, aconselha a levarmos o nosso carro?

Desde ja muito obrigada pela atençao dispensada.
Felicidades e bem haja.


De Frederico joao a 1 de Outubro de 2009 às 17:52
Boas, NUno tenho vindo a seguir o teu blog ao longo do tempo, já com a ideia de tambem ir viver pra outro pais, talvez suiça,porque tenho lá familiares, como tal tenho vindo a ler as tuas ideias e respostas e informaçoes do teu blog e por vezes nao concordo tanto com as respostas como alguma informaçao, pq fazes com que tudo pareça mais dificil, com isto nao quer dizer que seja facil, mas sei e tenho informação k nem tudo é como dizes,nao quer dizer k seja mentira nem ponho isso em causa ,mas as tuas respostas parecem que é unica soluçao, que nao é... por isso ha que ter consciencia de que quando se faz um blog deste tipo, em que varias pessoas perguntam diversas questoes devemos ter atençao ao que dizemos e responder o mais verdadeiro possivel,e nao,acabando por dar pouca informação e por vezes nao respondendo a pergunta em questao. espero que aceites esta comentario como uma opiniao pessoal e uma critica sincera. Abraço e boa sorte


De Acentt a 17 de Julho de 2011 às 09:23
Sou totalmente de acordo... As vezes penso que se é tão mau como pinta nem sei o que lá está a fazer... Mania é de se querer fazer passar por grande..


De raquel a 12 de Março de 2010 às 23:45
boa noite..

disseram-me que a lei suiça obriga as familias a terem um quarto separado para cada filho... ou seja, casas maiores implicam o pagamento de uma renda maior.

tenho pesquisado no google sem conseguir nada sera q me pode ajudar?

estou a ponderar a hipótese de ir para a suiça. uma vez que tenho sentido muitas dificuldades aqui.tenho um filho de 5 anos e estou gravida do segundo. necessito mesmo de uma habitação com 3 quartos?
as creches e escolas são todas privadas? tenho de pagar uma quantia mensal?
disseram-me que a suiça apoia as mães financeiramente...tem conhecimento de algum apoio financeiro, ou qualquer tipo de ajuda a q possa candidatar-me, uma vez que iria sozinha?

desculpe abalroá-lo com tantas questões, mas as minhas pesquisas tem sido infutiferas.. e não sei q quem perguntar..

obrigada,
felicidades


De lilianamaio a 28 de Março de 2010 às 18:51
ola boa tarde nuno
o meu marido esta a trabalhar e geneve a 6 meses e nao consegue a arranjar casa.
sera que pode me pode arranjar alguns contactos

obrigada
lilianamaio


De nunes a 27 de Agosto de 2010 às 22:59
CASAS PARA QUEM PROCURA ...
Hà sim casas, mas existe certas dificuldades, mas as dificuldades se transformam em facilidades, basta ter dinheiros para meter as agencias em confianca, ou particulares que as alugam, mas aqui, hà que fazer atençâo, nâo pegar em alugueres como este exemplo ::
Quando um particular que està em aluguer, quer deixar a casa dele para ir para uma outra em aluguer, nâo aceitar em lhe dar 6 mêses de segurança em pagamento, porque risca muito fazendo estas coisas, sujeito a perder o dinheiro e a casa e ir para a rua ...
-Se fôr uma agencia, e que voçê trabalhe jà hà mais de 6 mêses...melhor se tem 1 ano de trabalho com carta de estadia (( permis )), certas agências aceitam 6 mêses de cauçâo de entrada, + o mês que entrou para a chave,,,e tem a casa para si !!!
- Eu, quando entrei na Suica, vindo de França, paguei numa agência tanto como 12 mêses de renda avançados, + 1 mês para arreceber a chave, eu jà tinha trabalho na semana como empregado, e nos fins de semana era patrâo daquilo que era meu e que andava a trabalhar, que era um grupo musical bastante forte, que andava a fazer a volta à Suica, nas alturas de Novembro de 2005. Claro,,,gastei muito dinheiro...
Vi nesta semana atrasada, a saber que esse sistema existe nas agências, mas é preciso que a agência aceite esse cliente de boa fé...

Boa coragem para quem quer casa e que procura !!


De Miguel David a 8 de Setembro de 2010 às 22:06
Ola.. o meu nome é Miguel, tenho 24 anos e estou a 3 anos para ir para a suiça, mas infelizmente nao estou conseguir arranjar um cantinho pra ficar.. amigos que prometeram mundos e fundo e no fim nada de nada. Quero mudar a minha vida visto que de momento estou desempregado (em portugal), sera que existe alguma pessoa que queira dividir despesas e que me possa ajudar nesse aspecto? Desde ja quero agradeçer a quem me poder ajudar nesse sentido!!!! Cumps


Comentar post

.Nuno Barreto

Me at SunsetAventuras e desventuras de um português que decidiu sair do seu País para viver em Genebra, na Suíça.

.mais sobre mim

.links

.posts recentes

. Mais um entrave à imigraç...

. E se dúvidas houvesse...

. Suíça quer restringir imi...

. Móveis, oferece-se

. Mais uma reportagem

. Portugueses a passar fome...

. Ajudar Portugal

. Sobre os comentários

. Há que fugir da Troika

. Ter um filho na Suíça

.arquivos

. Fevereiro 2014

. Abril 2013

. Fevereiro 2013

. Novembro 2012

. Abril 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Outubro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Novembro 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Agosto 2007

.tags

. todas as tags

.subscrever feeds