Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...



subscrever feeds



Como arranjar trabalho na Suíça

por Nuno Barreto, em 31.07.08

Todas as semanas há alguém que me pede ajuda para emigrar para a Suíça. A crise em Portugal e as excelentes condições de vida aqui na Suíça fazem com que se torne um destino cada vez mais apetecível, quase como se fosse o Céu na terra. Eu gosto de ajudar, mas milagres não é comigo.

 

Primeiro que tudo, é importante dizer que emigrar não é um mar de rosas. É uma experiência difícil e exigente a vários níveis: Emocional, financeiro, familiar, etc. Exige um período de adaptação não só a um novo emprego, mas a uma nova cultura e a uma nova língua. E para piorar, não é só uma pessoa que passa por isso, é toda uma família. São raras as pessoas que emigram porque sim, a maioria emigra por necessidade, o que já é em sim stressante. E tudo o resto ainda causa mais stress em toda a família.

 

Posto isto, é verdade que a vida aqui é melhor. Fora ser um pouco mais frio e mais chuvoso, há muitas vantagens. Ganha-se melhor, as pessoas são mais simpáticas e prestáveis, mais honestas, e as cidades funcionam muito bem. Mas por outro lado é muito difícil arranjar casa, e temos que dar 3 meses de renda adiantada (as casas rondam os 700€ por mês no mínimo, para uma espelunca). E os primeiros tempos, antes de receber o primeiro ordenado, são muito difíceis. É preciso vir com algum capital para nos aguentarmos nos primeiros meses.

 

Quanto a arranjar trabalho em si, não é fácil. Quem é da União Europeia tem mais facilidades que os outros, mas mesmo assim os Suíços têm sempre prioridade. Para quem tem cursos superiores competitivos (informática, medicina, etc), é relativamente fácil, desde que se fale minimamente o francês ou o alemão, dependendo da zona. Mas para os outros é bastante mais difícil. A taxa de desemprego para estrangeiros que procuram empregos não qualificadas é de 10%. E isto só a contar com aqueles que estão cá registados, fora a grande quantidade que vem cá tentar a sorte e depois volta sem nada.

 

Todos os dias a embaixada recebe dezenas de telefonemas de pessoas a pedir ajuda para encontrar trabalho. Poupo-vos já o trabalho: eles não ajudam. E ainda bem, que eles têm mais que fazer do que ser agência de empregos.

 

Bom, sendo assim, como é que se arranja emprego? Para trabalhos qualificados, nada como mandar CVs a empresas interessantes da área, e ir tentando a sorte, ou usar sites de emprego(jobup.ch, jobs.ch, etc). Para os outros, resta-lhes o recurso a agências de emprego e agências de trabalho temporário. Agências essas que já têm uma lista enorme de gente a pedir emprego. No fim, a melhor forma é ter mesmo alguém conhecido que conheça uma empresa que precisa de pessoal.

 

Por causa deste blog, as pessoas estão sempre a pedir-me trabalho. Não tenho trabalho para dar a ninguém. Conheço empresas que estão interessadas em programadores Java/J2EE, PHP, ou Oracle PL-SQL. O máximo que posso fazer é dar o email para onde enviam o CV. Mas melhor que isso não posso fazer...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:16


7 comentários

Sem imagem de perfil

De Nuno a 05.10.2008 às 12:03

Boas.

Vou no próximo mês para Geneva, mais propriamente realizar um estágio de um ano no CERN.

Como irá ser para arranjar casa? É mesmo assim tão difícil? Já me aconselharam a optar pela parte francesa..

Ando um pouco à nora..

Obrigado pela ajuda e já agora belo blog, tem muitas informações úteis!
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 05.10.2008 às 13:00

Sim, é mesmo muito difícil. E no teu caso, mais vale ficares em frança. não tens vantagens em vir para Genève.
Sem imagem de perfil

De Nuno a 05.10.2008 às 13:45

Penso que no inicio fique no Hostel do CERN e depois arranje companhia para procurar apartamento e alugar. Cada vez estou mais decidido então pela parte francesa, que fica mesmo muito próximo.

Obrigado
Sem imagem de perfil

De Roberto Junior a 18.01.2010 às 02:47

Então pessoal, não sei se alguém pode me ajudar, mas gostaria de tirar essa dúvida. Sou atleta profissional de futebol e recentemente recebi uma proposta de um rapaz que mora na Suíça em Bach, casado com uma brasileira.
Tenho 21 anos, e há o interesse da minha parte de ir, porém não é uma decisão fácil de se tomar. Estaria indo Deus e eu, mas será que vale a pena arriscar?Alguém sabe falar a respeito do futebol aí na Suíça ?
Obrigado pela oportunidade, Deus abençoe a todos! Abraços
Sem imagem de perfil

De nunes a 23.01.2010 às 21:13

Ai..Ai..ai..ai.. !! Olhe amigo, em materia de futebol, a Suissa nâo vai se interessar de si para essa profissâo, porque eles aqui, tem o que è do paìs, e o que lhe vai acontecer !!
--Como certa gente especialisada em altas profissôes, onde se encontraram a fazer limpezas, trolhas, escravos esplorados por outros portugueses ou suissos, onde lhe pagavam *justo para comer ou mesmo justo o comer e casa.*
Mas..se voçê tiver AINDA esta coisa para nâo morrer à fome e ao frio, terà muita sorte, porque senâo !!! e mesmo sujeito a ficar sem sua roupa, relògio de pulso, e mais coisas desagradàveis...
--Deixo aqui um aviso muito forte a todas as mulheres...Nâo venham para cà com promessas de trabalho e isto ou aquilo, pois acabais em rua, de braços em brassos, e de bares em bares, aqui hà muita vida DESGRACADA...pior em Luxembourgo e em Belgica, paìses onde vou muito ainda, e trabalhei como habitei...
--Felicidades a todos...
--Jà ajudei muita gente, mas nâo posso mais ajudar...a regressarem a portugal...ao menos a regressarem...Vivemos num mundo de falsidades e traiçôes, de esploraçôes...
--È verdade que ainda se encontra trabalho sim, mas gente para ajudar, entre portugueses...NÂO HÀ AQUI...
nem em nenhum lado jà...CADA UM PARA SI, E DEUS PARA TODOS, è a tradiçâo dos portugueses.
-- ((( E PARA SE ROUBAREM O TRABALHO UNS AOS OUTROS ¨!!!! ))) ou se estragarem os empregos uns aos outros ???..........!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
È O FORTE DOS PORTUGUESES entre ELES.....!!!!!!!!!!
COMO DESFAZEREM OS LARES UNS AOS OUTROS.....!!!!!!!

FACAM CUIDADO...a misêria obriga as pessoas a muita coisa, que nem vos conto aqui, atê tenho vergonha de contar as realidades...
**MESMO...ENTRE A FAMILIA, AQUI NÂO HÀ CUIDADOS NEM RESPEITO de uns para os outros,,,mesmo no centro duma familia !!! as familias aqui, comem-se uns aos outros...sâo mais unidos os ciganos, que entre portugueses eles mesmos...

*** SOU HOMEM, mas um homem vosso amigo, e amigo das verdades...e nâo das mentiras.....


FORCA na VIDA...e CORAGEM, porque sei que a vida nâo è fàcil, e jà em nenhum lado...


De Nelson que sabe das verdades e das mentiras da SUISSA....
Sem imagem de perfil

De LUIS MANGO a 28.01.2010 às 15:13

boa tarde amigo, parabens tens sido um anjo da salvaçao! COM ESTE TEMA, JA AGORA MEU AMIGO,TENHO 35 ANOS E SOLTEIRO. TENHO ESPERIENÇIA EM ANGOLA, PRETENDO GASTAR OS MEUS 10 OU 15 ANOS NA EUROPA, SOU PORTUGUES, ESTOU DISPOSTO A (QUALQUER) TIPO DE TRABALHO, É O K DER PARA PAGAR A MINHA SOPA, E GUARDAR ALGUM!... GOSTARIA ENTRE FRANÇA,HOLLANDA,ALEMANHA OU SUIÇA! SABE POR ACASO QUAL SERÁ O MAS FACEL PARA ISSO? FALO PORTUGUES, E ESPANHOL E UM BOCADO DE INGLES,EMBORA K TUDO SE APRENTE.muito obrigado pela sua atençao!...LUMASASI74@hotmail.com!
Sem imagem de perfil

De nunes a 13.02.2010 às 21:31

UMA PESQUISA QUE DEU RESULTADO !!!!!!!
- Foi terrivel aquilo que eu, e dois casais portugueses foram descobrir...
- Acontece em bares portugueses, restaurantes portugueses, e ** nâo falo mais !!! ** para nâo sujar mais.
-Os donos ou gerentes de bares e restaurantes portugueses, estâo a dar trabalho a gente femenina portuguesa, sò pelo comer, e ( ? ) quarto para dormir ( ? ), porque a misèria è tanta, que ao menos dà para encher o estomago às empregadas, e ao menos dormir * num cantinho quentinho *. Enfim, aqui guardo para mim, muita coisa ( !! ) que nem aqui escrevo, para nâo sujar as empregadas.
- Se fôr uma MUITO AMIGA dos gerentes desse bar - restaurante, a empregada arrecebe sempre um salârio de 1000 a 1500 francos ao fim do mês, ...se fôr uma cara bonita que procure trabalho, essa serà jà esplorada, e esplorada ... em tudo...em tudo e toda...e toda !!!
- O inquèrito que foi feito, demorou 4 mêses, porque as pessoas correram a Suissa de lado a lado, para esplorarem as trafulhices que sâo feitas por muita gente, que aqui està hà VÀRIOS ANOS na Suissa.
_ Estamos mesmo em tempos de escravidâo.
_ Jà viram empregadas a dormir no châo dum restaurante ou em bar, depois de fechar o establecimento comercial ?? ...ou ir descansar-dormir num quarto de banho do restaurante ?? ou ir para a cave, debaixo do negòcio, no sous-sol, onde tem atè tiras de aranhas e nem sei que mais ?? frigorificos e mais coisas ??
_ Desculpem là esta palhaçada, mas que as verdades se descubram, e que sejam faladas.
_ È ISTO A COMUNIDADE ?? entre portugueses ??
_ Atè notei que as mulheres portuguesas, jà nem querem os portugueses para homens delas, nem mesmo para amantes, elas andam a fugir com Albaneses e Cosovares e Italianos ou outras nacionalidades....e .... p o r q u ê .... ???
... A resposta a isto !! eu tenho-a, mas prefiro guardar para mim...
** GUARDAR PARA MIM .....porque sempre vivi bem, e nunca vivi à portuguesa, mas sim à Francesa, à Americana, sempre foram meus paìses na vida, e outros mais...... ** nada de português...mas gosto delas **......


Boa coragem para elas, e para eles...mas para aqueles que sâo correctos, como eu o sou...

Vou ver se um jornal serà feito, brèvemente vou ver melhor as coisas...


De Nunes ...O de Coimbra.

Comentar:

Este post atingiu o número máximo de comentários permitidos.



Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...



subscrever feeds