Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...





Como é trabalhar na Suíça

por Nuno Barreto, em 23.07.08

Trabalho

 

Muitas vezes me perguntam como é trabalhar na Suíça. Ou melhor, qual é a diferença em relação a Portugal. Ganha-se mais, já se sabe, e os impostos são mais baixos, mas como é o dia a dia?

 

A principal diferença que noto é a falta de esquemas. Portugal é um País de esquemas, de truques, de "chico espertices", de formas de fugir aos impostos e ganhar mais em prejuízo dos outros. Já aqui na Suíça, faz-se sempre aquilo que é honesto. Se é para pagar impostos, é para pagar. A honestidade é um pressuposto de toda a sociedade.

 

A segunda coisa que reparei foi na falta de jogos de bastidores. Aquilo que as pessoas fazem para "subir na vida" quando lhes falta habilidade. É as intrigas, as mentiras, o diz que disse, os compadrios, a burocracia dos emails, as reuniões intermináveis. Aqui não há nada disso. As pessoas sobem na hierarquia por mérito, e a pessoa que tem mérito vê os seus esforços recompensados monetariamente e não só.

 

Quanto aos horários, trabalha-se 8 horas por dia. Não há cá pausas de uma hora para cafés, e para ir fumar, e mais duas para o almoço, como é comum aí (que chega-se ao fim do dia e só se trabalho 4 horas, em muitos casos, e às vezes nem isso). E o patrão exige que se trabalhe no horário. E isso significa também que o patrão não exige horas extraordinárias, e muito menos não remuneradas. Na realidade, é visto com maus olhos alguém trabalhar mais do que as 8 horas por dia. Começam logo a questionar a produtividade e a saúde social da pessoa. O trabalhador é para ser produtivo nas 8 horas de trabalho por dia. Se não está a ser, há algum problema ou com o trabalho em si, ou com o trabalhador, e isso é para se resolver. Férias, são 20 dias por ano, e os feriados são à volta de 8 (depende do Cantão em que se trabalha).

 

É claro que há sempre excepções. Mas posso dizer que elas são muito raras, e não conheço nenhuma (falando com os amigos que cá tenho, também eles não conhecem nenhuma, mas como nenhuma sociedade é perfeita, há-de haver situações dessas). E atenção que falo da perspectiva de um trabalhador licenciado, a experiência pode ser bastante diferente para os empregos menos valorizados.

 

Em resumo, vale a pena trabalhar na Suíça. Sinto-me muito mais produtivo no meu trabalho cá, com muito menos pressões e stresses, e muito mais recompensado.

 

Atenção que esta informação refere-se apenas ao trabalho em si, e mais específicamente para pessoas com cursos universitários competitivos, que é o caso da informática. Outros sectores não são tão fáceis. E arranjar casa, em alguns sítios, como por exemplo Genève, é um bico de obra...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:16


456 comentários

Sem imagem de perfil

De Sonhos Milka a 23.07.2008 às 19:06

Ora são estes tópicos que gosto de ler :)

Fico feliz por vocês!

Eu também saio de Portugal porque estou farto de esquemas e de expressões diárias como "ai ele roubou? Fez ele muito bem, se estivesse na posição dele também o faria..."

Abraços

Sonhos Milka
Sem imagem de perfil

De nunes a 01.04.2010 às 19:36

** Meus amigos **
- Deixar portugal a SÒ-CROTAS, e fugir para outros lados...é o melhor que tendes.
**SÒ-CROTAS**, quer dizer em françês = sò merd. !!!
Mas se sò fosse ele !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Estaria portugal jà muito bem..............................
Lembrai-vos duma coisa, e dou aqui um exemplo:
SE EM PORTUGAL, SE GANHA 500 EUROS, QUANTO IRÂO VOCES ARRECEBER DE REFORMA UM DIA...
::: Darà para viver ?? :::
Ao passo que a vida sobe...as coisas alimentares estâo ao mesmo preço que em França, e tâo igual que em Suissa....!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
- Bom...façam atençâo com o que ir para o estrangeiro tambem...isto està mal...as mulheres se safam melhor que um homem.
Para este de Brasil.............................................
Em Suissa, para sua profissâo, nada tem como sorte, pior como motorista...falar françês e escrever o françês e...alemâo (?).
Tome outro caminho, mas eu nâo vejo nada de bom para si...boa coragem para os motoristas !!!!!!!!!!!!


Sem imagem de perfil

De carla a 13.12.2010 às 18:11

olá a todos.
Tenho vindo a acompanhar este site.
Vivo á 3 anos na Suíça, com familiares.
Não consigo arranjar trabalho, já me candidatei a limpezas, empresas temporárias, fabricas.... Mas a resposta é sempre a mesma: nao aceitam estrangeiros; dão prioridade aos CH; não tenho conhecimentos técnicos e científicos (não sei que conhecimentos científicos serão aki necessários para limpar WC)...
Tenho, aqui uma prima que conseguiu trabalho para um hotel ( faz 30 quartos/dia com casas de banho incluída) chega ao fim do dia a chorar de dores nas costas e cansaço (trabalha entre 16 a 18 h /dia).
Na minha família, trabalha o meu marido ( que estudou aqui pk os pais eram aki emigrantes) temos uma filha. Ele ganha 4 mil francos (pagamos 2 mil de renda; 600 de seguro de saúde; agua, luz, net, prestação do carro, etc... ) tem meses que só comemos graças á caridade dos meus pais e sogros.
Aqui , igual a Portugal, tem que estar o casal a trabalhar, senão ate fome! e essas pessoas que gabam tanto a suíça, que tem aki conhecimentos! que me arranjem emprego e me escrevam.

Sem imagem de perfil

De nâodouamamar a 14.12.2010 às 20:28

/// Nâodouamamar ///

Este nâo cai em mentiras, mesmo que me paguem;;;
Trabalho sò para os suicos;;;e nada para os estrangeiros,,,diz ela :::
-Ora isto é uma pura mentira, porque os suicos, ninguem os quer para trabalhar, bem se vem agora velhos suicos obrigados a irem trabalhar,,,e se querem comer e pagar aquilo que pediram em quanto "novos" o que comeram das assistantes sociais !
Quando nâo se encontra trabalho, hà que fazer abanar a barraca.. aì sâo 2 prazeres,, o amor e o dinheiro !
O mundo, està aberto para isso, e à muitos anos = abrir os olhos que é tempo !
= Mas cuidado / ! / a situaçâo, està a ir para pior / ! / vos garanto mesmo a 100 % ..
Hà gente portuguesa que gosta e gostou de delember as beiças " de baixo " aos Suicos ,,, mas estes hâo-de ter resposta a dar em contra partida, e multiplicar por dois, mas mesmo assim, "encabeçados " que sejam, os portugueses (as) nunca souberam viver nem nunca saberâo,, serâo sempre " uns dirigidos pelos outros " pobres de porcu-gas " !
- O mais importante, é que neste paìs da " choriçada ", todos querem ser patrôes (as), gerentes e tudo à grande,, pois é e serà um fogo de palha para vòs, e nâo encontram nada sobre as ratoeiras que vos pôem à frente,, pobres ovelhas e pobres cabras em cima desta terra ; os pastores de voçês, serâo os outros !

Palavras saìdas da biblia porcu- procu- guesa, hà milhares de anos, sem começo e nem fim !

Olhai gente, que vamos para uma autêntica miséria mundial, e isto devido à politica dos mentirosos governos, essa gente que merece que lhes escarrem na cara, e nada mais !
....
Mas é normal, ou habitual .. as pessoas jà se come umas às outras..e hà muitos anos..pois serà ainda pior !

O que se quer hoje, é bifes na caçarola, e prontos a saltar, a dançar; o resto nâo conta..mas ides bem vos enganar; andais a ficar cegos completamente !


-.-.-.-.-.-.-.-.¨.¨.¨.¨.¨.¨.¨.¨.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.¨.¨.¨.¨.¨.¨
Sem imagem de perfil

De MAISUMAGENTEENGANADA a 15.12.2010 às 23:33

::: MAIS UMA GENTE QUE FOI ENGANADA :::

Pois é...sâo ilusòes quando se vem para aqui, para o paìs da chouriça *, mas sempre é melhor que o porcu-gal !!
... No seu pedido, ou anùncio..voçê teve uma falta, como muita gente o faz tambem.. é de nâo meter a localidade, vila ou aldeia ou cidade, onde habitam !!!
- Como é que as pessoas podem ajudar, se nâo sabem de que lado vem o pedido ao **socorro** ???
Julgava se calhar voçê, que alguem pôe aqui uma oferta de trabalho de Lausanne, e que voçê mora em Sion ??? ...a 200 km de Lausanne ???
_ Francamente portugueses ((as)), para quê ter um computador em casa, se é sò para estar com a familia frente a frente,, e se calhar nem isso fazem,, ou até para amostrar aos vizinhos, ou amigos ** ELES TEEM UM COMPUTADOR **...pois saibam gentinha...HÀ MUITO AONDE TRABALHAR AQUI EM SUICA ...!!!...mas os portugueses, e outra gente, nâo sabe procurar, nâo sabem até muitos deles (as), os sitios, os jornais e mais coisas que por aì andam, onde se pode bem encontrar trabalho, à questâo,, que haja transporte...que é o carro e a carta de conduçâo ...
Saibam mesmo, que em certas vilas, hà gente que dà aulas de conduçâo de carro, com pouco a pagar...claro !! para que aquelas pessoas que nâo teem carta de carro, possam arrancar a sua carta de carro...hoje, é preciso ter carro..mas sempre o foi..sò que ?? bem hajam foretas..mas ele * nâo cai do céu, nem vai cair em cima do vosso telhado ...
Nâo imaginais..o trabalho que existe neste paìs..hà muito trabalho, sim..SIM.. mas hà que lavar os olhos logo de manhâ *** isto quer dizer muita coisa ***...
Off...para quê o trabalho, se na cama està quentinho, e meu companheiro ou marido, foi para o trabalho...e o amigo dele como nâo foi trabalhar..ele aparece por aì..e sempre me dà algum..mediante aquelas caricias habituais, que eu costumo fazer, para que os homens me deiam algum !!!!!

È assim mesmo...dois prazeres...amor e dinheiro, é o que se quer na vida...os filhos jà estâo feitos...e agora ela ***ganha para se viver melhor na vida = nâo se gasta...é sò se lavar depois de fazer as horas de limpeza * (!)

::: HÀ QUE FAZER ABANAR A BARRACA...dà muito dinheiro !!! :::
Sem imagem de perfil

De TODO HOMEM È ENGANADO a 16.12.2010 às 19:33

!!!!!!!!!))))))))..... TODO HOMEM È ENGANADO...E TODA MULHER ENGANA ......((((((((.......!!!!!!!!

==== ====== E N G A N O S ===========
................. D E C L A R A D O S ...................
!!!!!!!!!!!!!!!!! È .... A Q U I .... !!!!!!!!!!!!!!!!!!!


OUTRA PESQUISA Formidàvel feita, e isto durou 16 mêse a ser executada...terrivel o que se passa neste paîs da chouriça, e entâo, com provas reais...pois me meti no sistema de ser compliçe, mas muita pessoa se engana e se enganou aonde eu andava e ando...e vi que é puramente viver num paîs de chouriça...
""" REPAREM NESTA COISA """:

+.+.+.+.+ È VERDADE QUE A VIDA NESTE PAÌS DA CHOURICA.. È UMA INJUSTICA +.+.+.+.+.

Como é que se faz, que as pessoas podem ficar caladas, se neste paìs, os ricos vivem graças de quem precisa ??
Aqui, se vive, como Berlosconni vive, o tal presidente da Itàlia...aqui se vive de chouriça...como *Berlasconniça * na Italiça* que vive do sumo da chouriça*....
Havendo onde mamar...nâo se pode parar...é até ter...e até dar...até acabar !!!
Noto uma coisa aqui, é os caras lindas...os mimozinhos...aqueles que teem 50 anos, e que ao olhar para eles, parecem ainda crianças de 20 anos, que ainda mamam na têta da mâe...mas nâo mamam na têta da mâe...mas sim...nas têtas do povo que governam, as cabras e os cordeiros e ovelhas, que vivem neste paîs da chouriça !!!
-Eu, ao olhar para a foto deles, em jornais e mais coisas, me daria mesmo prazer de os convidar a comer uma *FONDUE* de vaca pura, para que eu depois de comer a fondue*, podesse dar um pouco de leite para lhe dar a mamar, mas mamar sem dizer aqui por que sitio lhes dava a mamar !!!
- Como se diz em lingua estrangeira - !!!
O suico, ou chouriço... para guardar o dinheiro = argent...
Mange ... même...du ...serpent...e se nâo é isto.. é a mesma coisa...!!!
O SUICO, nâo gosta que a gente lhes diga as verdades...porque eles estâo a viver ...sò com as mentiras...e mentem uns aos outros...é um paìs de mentirosos, chupadores..saladeiros..queijeiros..de dinheiros..azeiteiros..interesseiros..e para se terminar = ***banqueiros = queijeiros ***
Estamos mesmo num paîs superior aos juivos...nem os juivos fazem ou faziam aquilo que aqui se faz....
Vejam là bem..que eles até querem meter os restos humanos invàlidos a fazer formaçôes e irem trabalhar..onde hà muita gente nova em desemprego..sô que a malta nova..jà abriu os olhos..mas cuidado com essa coisa..serà uma gente que nunca poderà ter nada na vida.. ora bem !!! invàlidos ou nâo... (( !! )) toda a gente serà chupada...mais dia ..menos dia...é o paîs do chupa na chouriça, visto que o chouriço jà foi chupado ...!!!

.,SE CHAMA A ISTO ... fazer ((( ... 6 9... ))).,

...Mama aqui..que depois te mamo 3 vezes mais !!! ...
Sem imagem de perfil

De Mário a 12.09.2012 às 14:15

Concordo contigo em grande parte. estou a terminar a minha licenciatura em coimbra, que no imediato nao me vai trazer o sustento de que preciso. estou disposto, como dizes, a fazer "abanar a barraca". sabes de algo que me possa ajudar na procura de emprego?

PS. Falo ingles e italiano. estudei alemao e frances mas de momento essas linguas nao sao fluentes, embora com um esforço conseguisse voltar rapidamente a fala-las.

obrigado

Mário
Sem imagem de perfil

De Rui_almeida_70@hotmail.com a 10.03.2013 às 22:31

http://www.facebook.com/rui.almeida.946/posts/277367745729127
Aniversario nina events
Sem imagem de perfil

De Rui almeida a 10.03.2013 às 22:22

Para todos os emigrantes na. Suica portugueses e nao so como os propios residentes suicos chamo mariliza costa abri recentemente a minha firma de events aniversarios 0041216240827
Sem imagem de perfil

De Eventos fecha bréve = 100% a 11.03.2013 às 19:15

Eventos e conventos (( segrêdo fechado ?? ))

Que grande carga de mentiras, aonde nâo demora a fechar a porta .

Os melhores eventos que existem, é à noite, quando um homem se encontra em casa com a sua pròpria esposa, o resto, sâo sò cantigas do vigàrio.

Mas bom; està bem.
Tenho bréve o meu casamento com uma velha de 69 anos, e eu tenho 36 = Vou chamar esta empresa de eventos, para que a nossa festa seje feita, à laia do " 73 ".

Pensem bem o que isto quer dizer = !

Casar, jà com a folha de divòrçio em frente aos olhos de nòs os dois * , SÒ NÔS È QUE SABEMOS.

""" IVENTOS e INSTRUMENTOS """
""" È TUDO IGUAL """

""" Nem digo nada """
Sem imagem de perfil

De RÈCLAMES na TELEVISÂO CHOURICA a 13.03.2013 às 18:28

RÈCLAMES na TELEVISÂO CHOURICA = Chouriça*.

Olhem esta - MÀFIA - À - ITALIANA - FARMACIANA - à - CIGANA..............................................................

Na televisâo Chouriça, hà e ainda hà, o seguinte anùnçio: """" PROSTAGUST ON """
_ Isto é um medicamento, mas é o seguinte; olhai :

(( Diz na televisâo chouriçiana )) Contra a prostata *
__________________________________________
** Isto, é um medicamento ** escutai o bem o especialista, ** mas leiam bem o que diz a caixa **
__________________________________________

RESUMO BEM:
_ Se escutar bem o especialista, ele vai nos fazer entender que vai haver miràculo * = FARMACIA .....
__________________________________

* O que eles querem é vender para viver *
**********************************_________________________________
DEPOIS DIZEM ELES ISTO:
" Leia bem a notìçia na caixa ... ! ...*

...Se formos a ler o que diz na caixa, quer dizer de que , aquilo que os especialistas nos disseram frente a frente, sò serviu para ele nos convencer a comprar o produto a tomar (( !!! )))

OLHEM BEM:
... mentiras...
Mentiras, porque se escutamos o vendedor do produto, e temos que ler o que diz a caixa, e se tomarmos o produto, somos nòs os responsàveis se tomarmos esse produto tomado.........................

Ora bem;
Eu, de mim sou eu médico, e o resto, quero que eles tomem pelo cùlo".
_ A medecina, esteje ela aonde estiver, a mim nâo me faz engordar a minha chouriça, nem imagreçer a minha carteira.
;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
Puta que pariu a politica e a medecina.
E putas aqueles (as) que altos que sejam, queiram enganar ou mandar, nos médios ou mesmos baixos ((!)).

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
Os medicamentos e a alimentaçâo, està toda do lado do rico (!).
QUE BANDA de chulos e enganadores EM CIMA DESTA TERRA.
;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

DE ; Tristâo / Nyon............................................
Sem imagem de perfil

De È Mariliza Costa./: a 13.03.2013 às 20:40

È Mariliza Costa;
Calha bem, eu habito em La Tour de Peilz.
Vou precisar de ti e de mais gente.
--- Mas tenho mêdo de certa gente---

Eu, para nâo ter mêdo de certa gente, quero sò ter negòçios com mulheres, e nada com homens.

Como vou ser pai, a titùlo postume, aprofilhando os filhos de outros pais desconhecidos, eu que nunca soube fazer filhos, a nâo ser com as minhas mâos°°, vou ter que pedir vossos serviços, para festejar os evénementos, a saber ) como ser pai de filhos feitos por outros homens e esses filhos nâo sejam nada a mim ( onde eu sò seja pai para lhes dar de comer e vestir °° )

Vamos todos entâo para uma grande festa; viva o porquinho - leitâozinho, assado à Bairrada e da Mealhada °° / °°

De Adâozinho, aquele do tal corninho.
Sem imagem de perfil

De maria a 24.02.2011 às 12:08

OLà,estou à procura de jornais portugueses na suiça.
Em cada Pais os emigrantes tem o seu journal mensual.
Na Suiça concerteza tambem existe, alguem poderia m'enviar as coordenadas.
Obrigado,
backtojalouse@hotmail.com
Sem imagem de perfil

De Jornais= jalouse = jalousie = inveja... a 26.02.2011 às 19:50

Jornais porcugas = jalouse= jalousie= inveja= perca= estrago= tempo perdido= dinheiros perdidos= ninguem quer saber= desprezo= òdio ......e entre outras coisas mais !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

_ Ò meus Deus, haibra os olhos a esta pessoa, que ela nâo sabe onde se mete, com os ditos jornais para os porcugas......

_ Aviso de que esta coisa de dizer que em qualquer paìs existe um jornal mensal para o procuga **, isto nâo é bem claro,,,,mas tente a sua*** e verà que tenho razâo..........................................................

O ùltimo jornal ao meu conhecimento, foi feito por um sr. DIRECTOR SANTOS ...pois encaichou o màximo de dinheiros aqui e ali...,,, e desapareceu do mapa com a massa = acabou-se o jornal porcugas *** e esse dito SANTOS,,,,com muito palavriado e nada de obras concrétas = DESAPARECEU TAMBEM::::::::::::::::::::::::::::

OUTRA COISA- Outra pessoa se montou aqui em Geneve, com estadia aqui num grande hotel, e se propunha dar consultas de advocacia = ADVOGADO, a pessoas que tivessem problemas de partilhas e divòrçios e outras coisas = em PORCUGAL...pois fui eu mesmo que fui DESMANTELAR a cadéla que enganava...e essa pessoa dum dia para o outro= desapareceu...ainda eu fui a portugal, ver e saber se era verdade, que ele tinha escritòrios em Porto, Coimbra e Leiria e Setubal...pois era mentira tudo isso, ele tinha dado era sim... a direçâo duma cede de advogados, e sò com 1 nùmero de telefone duma pessoa amiga, que SIM..trabalhava como secretàrio em escritòrios de advogados, e que respondia a todos ( as ) a quem para là telefonava, mas ao fim de vàrios ataques, o secretàrio começou a cagar a història, dizendo jà == Esse advogado jà nâo està em funçôes, e desapareçeu dos nossos locais e nunca esse advogado ** trabalhou para nòs (( !! )) , era por fim a resposta desse secretàrio às pessoas que para là telefonavam...................................................

Esta història, foi verdade sim,,,porque eu estava para entrar em processo de herdanças, e tinha que andar em tribunais, e para isso tinha que passar uma procuraçâo ao advogado, e essa procuraçâo, correspondia o valor de 950,000 Euros... quero eu dizer de que...se eu lhe passava procuraçâo, ele podia me apanhar tudo,... ser dele tudo...e vender tudo e eu nâo podia fazer nada contra ele, e ele se ria ainda por cima se quizesse, pois no bolso dele iriam entrar tanto como 950.000 euros de valor, sem eu aqui dizer mais outras coisas que ele me ìa apanhar...ma era bem monstruoso a fortuna pue esse falso advogado me queria apanhar...

Hoje, nâo se houve mais falar dele, desapareçeu do mapa e nâo se sabe de nada !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Cuidado com as coisas nesta vida...........................

*** CORRUPTOS em PORCUGAL ....nâo faltam..........


Sem imagem de perfil

De Maria Antónia Frio a 09.09.2011 às 10:55

Olá bom dia a todos!!!!

Desde há algum tempo que tenho lido os vossos comentários e opiniões, as quais tenho achado muito interessante.

Mas, já agora vou apresentar-me, sou advogada, mas trabalho com seriedade, não trabalho em nenhum escritório de Advogados, isto é trablho sózinha.

Gostaria de saber se é fácil conseguir clientes aí para tratar dos seus problemas em Portugal, ..gerir os imóveis, ...tudo o que necessitarem...
Obrigado,

Sem imagem de perfil

De ADVOCACIA e CLIENTES;;; a 10.09.2011 às 01:42

A ADVOCACIA (( advogados )) em Portugal e encontrarem clientes na Suiça, é possivel, mas hà para isso umas certas regras a aplicar e para serem aplicadas, e isso toca muito na sériedade. Agora, hà outra coisa a ver, mas essa coisa a ver, sò com ajudas externas, por exemplo de quem esteje jà na Suiça que a ajude, mas vamos esperar 1 semana ( màximo ) e lhe esplicarei como fazer as coisas concrétamente.

Nâo pensar como fez um advogado em Geneve, que fez certas coisas e desapareceu do mapa, e ainda hoje nâo se encontrou essa REZ, ainda bem que ele sentiu o calor no rabo, e teve sorte de fugir a tempos e horas; falhou por pouco a caça (!) .

No entanto, guarde este N. de Telefone, que lhe vai servir bréve, que é o 0041 / 767341700 mas lhe peço para me telefonar sò a partir de quarta feira que vem, serà o primeiro contacto, depois lhe esplico o resto das coisas.

Boa sorte e boas esperanças.
Sem imagem de perfil

De caty a 20.05.2014 às 21:35

boa noite, sou recém licenciada em direito e pretedia fazer o estagio na ordem dos advogados em Portugal para que fique advogada, mas penso seriamente na possibilidade de ir para suiça, então gostaria de saber se é possível trabalhar como advogada na suiça mediante o curso aqui realizado? e o que é necessário fazer ?

agradeço desde já a disponibilidade e os possíveis esclarecimentos
Sem imagem de perfil

De Cathy / advogada em Suissa ?... a 24.05.2014 às 23:19

Seu caso, està igualado a um caso dum membro da minha familia; aqui na Suissa...!

_ Estou-me a ocupar desta coisa, de ser advogado em Suissa; com o membro que pertençe à minha familia.
_ Vamos falar disso; là mais para a frente.

_____Ainda é muito cêdo...__________________

Até bréve.

n.n.___________________
Sem imagem de perfil

De Filipe Francisco a 18.10.2011 às 17:30

boa tarde nuno tive muito prazer em encontrar o seu blog que tanto gostei de o ler, a minha intençao é sair tambem do pais e ir para a suiça so k estou um pouco perdido ou desentendido nesse assunto, gostaria se possivel que nos fala-se-mos e me ajuda-se a entender um pouco a forma para fazer as coisas em condiçoes e sem que tenha desilusoes. acha que me pode ajudar ??? abraço
Filipe Francisco
Imagem de perfil

De brunomiguelqueiros a 24.07.2008 às 01:01

Sem dúvida que "lá fora" a mentalidade é outra, é por isso que nós continuamos e iremos continuar na cauda da Europa. Tive a oportunidade de conhecer uma empresa estrangeira, e que diferença de mentalidades que se viu! Toda a gente se trata pelo primeiro nome, toda a gente é simpática, outro mundo mesmo. Assim até dá gosto ir para o trabalho...
Já agora, quanto é que pagam em média a um informático licenciado à procura do 1º emprego?
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 24.07.2008 às 09:23

75 000CHF (cerca de 50 000 euros) por ano.
Imagem de perfil

De brunomiguelqueiros a 24.07.2008 às 19:44

Cerca de 4000 euros por mês? Onde é que eu me inscrevo?
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 24.07.2008 às 20:07

Podes começar por responder a anúncios no site jobup.ch. É importante teres no mínimo um nível básico de francês ou de alemão, conforme a zona da Suíça para onde queres ir.
Imagem de perfil

De brunomiguelqueiros a 25.07.2008 às 02:19

Obrigado pela info, mas por estes lados, para já só inglês, francês só arranho muito...
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 25.07.2008 às 08:55

Então podes experimentar o Reino Unido, diz que lá também é bom. Mas chove mais, faz mais frio, e os dias no inverno são mais curtos. Outro sítio que também dá muito é a Noruega, mas aí ainda é pior em termos meteorológicos. Holanda e Dinamarca também têm grande procura de informáticos. Para todos esses países, só precisas do inglês.
Sem imagem de perfil

De Ricardo a 03.02.2011 às 03:56

A Noruega dá muito em qualquer emprego, dado que o ordenado mínimo é 5x o de Portugal e alguns dos serviços principais são gratuitos (educação por exemplo). Um dos poucos contras é que se não tivermos especialização somos obrigados a falar o norueguês no mínimo, e mesmo muitos pedem o sueco e o dinamarquês também. Eu tive 1 ano em Oslo e mesmo sendo a 2ª cidade mais cara do mundo e tendo trabalhado como empregado de mesa, vivi muito melhor, do que vivo em Portugal.
Sem imagem de perfil

De Alexandra Silva a 13.04.2011 às 19:23

Boa tarde,

Eu tenho tentado enviar o meu CV, afim de conseguir sair deste Portugal " perdido". Não tenho tido respostas.
Será que me poderia dar umas coordenadas, do tipo, sites de emprego daí, ou empresas de recrutamento, ou mesmo jornais para recrutamento ?
A industria hoteleira é , neste momento, a minha pretensão,mas sei linguas e tenho bacharel em contabilidade, só que já trabalhei na Ind.Hoteleira. Agradeço a Sua atenção. e resposta.
Cumprimentos
Alexandra
Sem imagem de perfil

De RUI BORGES a 04.01.2012 às 23:24

Olá Alexandra gostava de saber se já tiveste alguma resposta em relação a estes jornais pois tambem procuro trabalho na Suisa se puderes ajudar agradecia ,procuro trabalho na area de turismo ,hotelaria e até pintura de contruçaão civil se puderes ajudar ficaria muito grato
Sem imagem de perfil

De rute a 13.11.2009 às 10:22

ola eu estava estou a tirar um curso profissional de tecnico de sistemas informaticos e estava a pensar em acabar o curso e pedir um estagio para ai sera que era possivel? sera que tenho ipoteces... e posso levar os meus filhos comigo? respondam-me por favor
Sem imagem de perfil

De Paulinha a 24.07.2008 às 01:52

Olá Nuno,

peço desculpa mas vou fazer uma pergunta sobre um post de há uns meses sobre os seguros de saúde, mera curiosidade.

Tenho visto que os países em que o sistema nacional de saúde, como por exemplo nos eua, lidam com problemas com os seguros de saúde quando ficam logo excluídos à partida de os terem ou as seguradoras procuram todas as razões e mais algumas para se livrar de pagar as despesas. Como dizes que o seguro de saúde é obrigatório aí, pergunto-te se não se encontra casos destes aí também. ;) Obrigado
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 24.07.2008 às 09:32

Não, nesse aspecto os seguros são diferentes. As seguradoras são obrigadas a prestar os serviços, e não podem terminar o contracto com o cliente (só o cliente é que pode).
Sem imagem de perfil

De Fernando Colaco a 24.07.2008 às 15:06

Concordo. Foi também um dos meus choques aqui (Suiça tb) descobrir que as seguradoras (seja do carro, seja de saúde ou pessoal) não seguem o padrão "arranjar todas as desculpas possíveis para fugir com o cu à seringa" como me habituei em Portugal.
Sem imagem de perfil

De Claudia a 25.07.2008 às 17:28

Neste post consegues descrever tudo aquilo que eu sinto em relação ao trabalho aqui (Suíça). Aqui quando é para trabalhar, trabalha-se mesmo! E, falando por experiência própria, chego ao fim do dia de trabalho com tanto tempo para gozar ainda pela frente. Aqui o dia aproveita-se!
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 26.07.2008 às 08:06

É verdade. Pode parecer um contra-senso, mas sinto que tenho mais tempo livre aqui.
Sem imagem de perfil

De Sandra a 30.07.2008 às 19:47

Olá!

Cheguei a Genebra há quase um mês e estou a trabalhar há uma semana. Não é a minha área (ensino), mas estou bem feliz por estar a trabalhar no melhor hotel do cantão. Nunca pensei vir para cá trabalhar, apesar de já cá ter vivido alguns anos... Fico feliz por ler alguém que tem os mesmos pontos de vista que eu. Passo muitas horas no trabalho (8h20+30min de pausa), mas vejo que o meu trabalho é muito bem remunerado. Em onze dias já me pagaram (!) mais do que aquilo que eu ganhava (pagavam na altura que lhes apetecia) num mês a recibos verdes..
Posso dizer que está tudo ok e Viva a Suiça! e a sua qualidade de vida.
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 31.07.2008 às 09:45

Ainda bem que está a correr tudo bem :)
Sem imagem de perfil

De Rosa Vieira a 04.08.2008 às 12:14

Olá, bom dia.
Será que me podia dar alguma informação sobre empregos em hoteis? É precisamente essa área que eu procuro, mas não sei como lá chegar

Obrigada
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 04.08.2008 às 16:24

Estes sites podem ajudar:
jobs.ch
jobup.ch
Sem imagem de perfil

De Carla a 15.12.2010 às 10:54

olá a todos.
Tenho vindo a acompanhar este site.
Vivo á 3 anos na Suíça, com familiares.
Não consigo arranjar trabalho, já me candidatei a limpezas, empresas temporárias, fabricas.... Mas a resposta é sempre a mesma: nao aceitam estrangeiros; dão prioridade aos CH; não tenho conhecimentos técnicos e científicos (não sei que conhecimentos científicos serão aki necessários para limpar WC)...
Tenho, aqui uma prima que conseguiu trabalho para um hotel ( faz 30 quartos/dia com casas de banho incluída) chega ao fim do dia a chorar de dores nas costas e cansaço (trabalha entre 16 a 18 h /dia).
Na minha família, trabalha o meu marido ( que estudou aqui pk os pais eram aki emigrantes) temos uma filha. Ele ganha 4 mil francos (pagamos 2 mil de renda; 600 de seguro de saúde; agua, luz, net, prestação do carro, etc... ) tem meses que só comemos graças á caridade dos meus pais e sogros.
Aqui , igual a Portugal, tem que estar o casal a trabalhar, senão ate fome! e essas pessoas que gabam tanto a suíça, que tem aki conhecimentos! que me arranjem emprego e me escrevam.
Sem imagem de perfil

De Sandra a 12.08.2008 às 17:19

Olá, desculpa a pergunta, mas conseguiste trabalho em que área?

A minha área mistura Saúde e educação (Terapia da Fala).

No inicio do ano vou pra Genève e já tenho enviado alguns currículos...só gostava de ter umas luzes de k chances de trabalho poderei ter ái...

Obrigado!
Sem imagem de perfil

De sergio a 04.10.2012 às 07:52

ola sandra, sera que me podias dizer qt ganha em neuchatel um auxiliar de accao medica num lar?
e que estou em vias de ir para la pois em portugal tenho 7 anos de experiencia como tarefeiro e gostaria de saber mais informaçoes.obrigado
em francos e euros.
Sem imagem de perfil

De Sandra a 12.08.2008 às 17:21

A minha pergunta era para a Sandra...LOL Sorry
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 13.08.2008 às 08:29

Pelo comentário dela, parece que está a trabalhar em hotelaria...
Sem imagem de perfil

De gina a 23.02.2009 às 23:59

ola sandra
tambem gostava de emigrar pra suiça mas tenho 44anos sera que se encontra trabalho com facilidade sou auxiliar num hospital mas desde limpezas faço tudo se me puderes ajudar a tentar fico agradecida
Sem imagem de perfil

De Soraia Nunes a 07.01.2013 às 13:55

Olá Gina,
Sei que o comentário já faz algum tempo, não sei se já encontras-te emprego na Suiça.
Caso não tenhas encontrado nada, tenho um dos meus primos a trabalhar no Hospital de Morges, é chefe da secção das limpezas. Ha uns tempos atrás, disse me que no Hospital estavam a precisar de pessoas especializadas para trabalhar no Hospital, seja doutoras, enfermeiras e auxiliares.
Envia o teu CV e se tiveres experiência, melhor.
Sem imagem de perfil

De Para Soraia Nunes = MENTIRAS .!. a 07.01.2013 às 21:22

Como é que uma pessoa que trabalha em pimpezas ou LIMPEZAS ou limpar cagadeiras, pode dizer uma coisa dessas, dizendo que aonde trabalha limpando cagadeiras ou corredores de um hospital, (( emprego no fundo duma cova de cimitério )), pode esta dizer de que no hospital onde trabalha, que este precisa de médicos, ajudantes disto e daquilo e nem sei que mais ((!)) = ??? = ** O ** .....
_ Ò triste gente de merda transmontana = oriundas de ... atràs das rochas ?? = !!!
_______
_ Alguma vez uma pessoa que faz limpezas a cagadeiras ou corredores de isto ou daquilo, sabe alguma coisa do planiado** duma secçâo ** de emprego importante no sector aonde trabalha ?? = !!! = "" O ""
= Mais gente que deve de ser de Resende, transmontana = RESENDE.... atràs das rochas de S.ta Maria da Feira ... ou de SANTA MARIA da CAGANEIRA...ou de Santa Maria da Diarreia, ao norte de Aveiro...gente que vive no meio das resinas e dos pinheiros = autênticos miseràveis......
.................
A gente do Norte de Porcugal, é assim...:
Na Suissa, essas pessoas do Norte de GALO-PORCÙGA... pessoas que sâo trôlhas; pessoas a limpezas, empregadas a arrancar rôlhas de garrafas de SUPER-BOOKS = Cervejas e dar a bichana * , neste paìs de CHOURIçA, fazem a merda que o povo nacional nâo quer fazer = CHOURIçOS = SUISSOS...
Quando a merda é feita pelos CÙ-PORCOSGALOS, estes quando regressam a CÙ-PORCOSGALOS de férias, vâo dizer aos PORCOS de CÙS-PORCUSGALOS, que em CHOURIçA, eram ou faziam o trabalho de enfermeiros * doutores* e nem sei que mais (!),,,aonde afinal em chouriça, eram nem mais nem menos que uma gente a limpar cùs a velhos (as)... em casas de 3,a idade = velhos (as) e tudo issso porque traziam UMA BATA BRANCA no corpo (!)....quando trabalhavam no paìs da "" CHOURIçA "" ............
============
Eu, quando sei perfeitamente de que em Chouriça, um português tem 2 calças de cotim ou de ganga, e que estas duram 5 anos, e que estes mesmos teem 3 cuécas que para eles terâo que durar 3 anos !!! voçês nem me acreditam.........
_ Portanto é a verdade das verdades...........
_ Outra coisa :
Saibam de que em Chouriça, 98 % dos porcugases e outra gente, està com dìvidas ao estado = poursuites *** POURSUITES *** é o nome que aqui se dà, a quem deve dinheiros ao estado = Impostos e mais coisas= E que se vive graças ao *** SOCIAL *** ESMOLAS de ASSISTENTES SOCIAIS *** E A CHOURIçA SE DIZ RICA PELO MUNDO INTEIRO, E O MELHOR PAÌS QUE SABE GERIR OS FUNDOS PRÒPRIOS... SIM CHUPANDO AO POVO AQUILO QUE O POVO GANHA...............................................................
===============
AIBRAM OS OLHOS....
FECHAM O VOSSO CÙ....
===============
Puta que pariu os governos..é sò MENTIROSOS...
PUTAS GORDAS ?? Eles sâo todos iguais"""""""""""
Sem imagem de perfil

De O CORPO AGORA PAGA...*... a 09.01.2013 às 17:46

,,,O CORPO È QUE O PAGA ,,,

Agora é que se veem as verdades em cima da àgua; OLHAI :
_ Felizmente, nâo paro de viajar:
Agora , sim que tudo se vê como se estivesse em Pròcùgal *.
Resumo bem as coisas, como elas se passam aqui na Chouriça !
...................
Nâo hà mulher séria ou pura de um sò marido.
Elas procuram mesmo aonde possam comer alguma coisa.
................. F O R T E e F E I O ......................

A CHOURIçA * està mesmo a circular de roda dum pôço de miséria.
................. JÀ NEM DIGO MAIS NADA se nâo vos digo isto para acabar de escrever aqui:
_____________
Sò se safa, quem quizer dar a bichana * ou o trazeiro *.
Mesmo que nâo o queiram dar, havereis de serem obrigados a fazê-lo, se quizerem comer alguma coisa.
.......................
Vi a saber de que uma reforma, nâo passa dos 2300 francos ao mês, aqui !!!!
Contas bem feitas; olhai a isto:
Um studio, habitaçâo sem quarto, composto por 1 cozinha de " grilos ", uma sala do tamanho dum quarto, està no preço de 1340 francos ao mês.
Se paga um seguro de doença a 230 francos ao mês.
...................... Ainda mal coberto.......................
...................... Seguro de casa a 30 frs ao mês.... 40 frs de luz ao mês... Internet 49 frs ao mês... e se vestir a 30 frs ao mês... isto sò uma pessoa *!*... vejam quanto sobra para comer ao fim do mês *!*.
Conheço muitos velhinhos aqui no paìs do CHOURIçO, que vâo comer uma sôpa a um lar de velhinhos, falta de dinheiros no bolso.
..... A MISÈRIA ESTÀ À VISTA de TODOS..........

...........PUTA QUE PARIU OS GOVERNOS.............
Sem imagem de perfil

De """ ERRO *** a 09.01.2013 às 17:56

""" ERRO de Seguro de casa """
Nâo se pagam 30 francos ao mês. Enganei-me nisso !
Se pagam mais ou menos 230 francos ao ano .......por um studio aqui na Chouriça...
*** È um preço de média e depende aonde a habitaçâo se situa, o cantâo e a companhia de seguros .
Desconselho de se assegurarem aonde houverem agênçias de """ PROCÙ - TROYKAGADA """


Quanto mais longe os vejo, mais feliz me sinto... com os porcù-troycagados de comerçiantes, aqui na Chouriça !

Boas (/!/...
Sem imagem de perfil

De AONDE HOUVEREM PORTUGUESES !!! a 12.01.2013 às 20:00

Aonde houver super mercados / escritòrios / agênçias de seguros / bancos / empresas / e tudo mais o que houver = Façam atençâo se là existem porcosgases* a trabalhar * .
Eles estâo là para trabalhar, mas é mais * para pescar * povo porcogàs * para irem là fazerem os seus negòçios; compras, se assegurar, se inscrever, se integrar *, MAS LEMBRAI_VOS DUMA COISA = Haveis de saber que essa gente que là està, bem vos fode bem * para se mostrarem grandes* perante os patôes deles.

_ Os portugueses aqui na Chouriça * se interram uns aos outros, se enganam uns aos outros.
_ Na Chouriça, 98 % dos porcosgases nâo teem estudos nenhuns. 98 % deles, veem das pedras ou de tràs das pedras de porcosgalochas. Paisanos, agricultores, trolhas, pedreiros, pintores, burracholas e fumadores e mesmo com problemas psycotròicos = oriundos da troycagada mal emcabada.
_ Aqui fica um ùltimo aviso.

--- Fraco ano de 2013 se anùncia para muitissima gente aqui na Chouriça.
--- Um médico português e uma médica portuguesa cà, me disse o seguinte:
""" Sr, Tavares """ O povo português aqui na Chouriça, é uma gente que vive miseràvelmente. È um povo que se alimenta muitissimo mal. Nem os porcos dos nossos currais em portugal, comem tâo mal como eles; estas pessoas que vivem aqui na Chouriça.
--- Os homens aqui, aos 45 / anos màximo, jà nem sâo bons para nada. Parecem uns velhos de 60 anos.
OUTRA COISA:
Muita solitude aqui existe.
Muito home por aqui vive sòzinho.
Muita mulher desemparada, abandonada.
Muito filho (s) e filha desorientada = estragada !
Uma autêntica miséria no seio da portuguesada.

Mais nada a dizer:....................!.........................:
Sem imagem de perfil

De Helena a 02.09.2013 às 15:42

Vivo na suiça a dois meses e ñ encontro nada,podias me dizer qual é o hospital para enviar cv.Obrigado
Sem imagem de perfil

De soraia nunes a 02.09.2013 às 17:22

Olá Helena.
O ideal será mesmo te dirigires ao Hospital.
Alias, irei falar com o meui primo sobre isso ainda hoje. Pode ser q tenhas sorte.
Precisas de ter o curso especializado na area de saude. Basta um da Cruz Vermelha e se sabes frances ainda melhor!
Podes tambem optar por um café para te habituares ao sistema.
Sem imagem de perfil

De Helena a 02.09.2013 às 19:19

Obrigado por responderes, sim eu sei mas aqui em Neuchatel está dificil.Eu tenho curso de química mas gostava de começar nas limpezas no hospital, mas ñ sei como posso postular para um trabalho assim. Pois já conheci aqui pessoas que começaram assim e hoje são ajudantes de enfermeira e eu gostava de ir por ai!Como posso fazer? beijos e obrigado
Sem imagem de perfil

De Trabalho para hospitais *....* a 02.09.2013 às 20:56

Trabalho para hospitais ?
_ Vou saber aonde haverà, levarà uns dias; mas se irà encontrar.
_ È verdade de que se começa - em fazer as camas e os quartos = limpezas.
Depois é a responsàvel de serviço* e da equipa,* a chefe * que dirije a pessoa interessada* para subir de poste Superior; ajudante de equipa operadora ou similares.
_ Hà muito esta coisa, mas é para Zurique e Genève; no entanto vou esplorar aonde haverà.
Tambem soube de que o Françês e Inglês era exijido.
Até bréve.

De: Raposo / Lausanne.
Sem imagem de perfil

De Helena a 02.09.2013 às 21:40

Muito obrigado pelo interese!Eu estou interessada em qualquer trabalho em que possa aprender o idioma , e para pagar as despesas que isto aqui na suíça está difícil !!!Mas concordo com as pessoas que dizem que é um pais com melhor qualidade de vida!
Sem imagem de perfil

De P/ Helena a 04.09.2013 às 20:03

A qualidade de vida aqui na chouriça, é como se fôsse em porcùgal *, se os porcùguêses là em baixo fôssem mais sérios do que aquilo que foram, e sâo até à data, e serâo sempre """.... ! ...DESASTROSOS e MENTIROSOS...

Se porcûgal aplicasse a mesma tàctica que aquela que existe no estrangeiro, porcùgal iria muitissimo melhor. *

Nâo digam de que aqui na chouriça a coisa é outra. È sim, outra ... Mas é outra coisa que voçês "" noviços na... ou nesta... *** chouriça de suissa **** havereis de saber que o vosso rabo é... e serà... escaldado MIL VEZES... ((( vos deixo a ocasiâo de voçêses o julgarem por vossos proprios olhos )))...

(((( No entanto olhai meninas ...mulheres ... e homens... A chouriça nâo é um paraìso para as pessoas humanas; onde se pensa de que aqui é um paraiso = Longe da verdade e isto a 100 % ))))

_ Uma coisa é certa----- Ninguem..mas ninguem aqui morre à fome....MAS AQUILO QUE TEM ; Ganho ou a ganhar ... TERÀ QUE O DAR TODO ; E AINDA NÂO CHEGARÀ PARA PAGAR O QUE PARA AQUI...VEIO GANHAR.... *** Fica cà tudo ***....

++++++ Nâo se inquiétem com isso... Isto agora..e agora.. Vai a nìvel mundial . +++++++

* _ Aquilo que os bancos teem de pagar ao fisco, como os grandes fortunados ; somos nòs os trabalhadores que irâo pagar essa divida _ *

Até bréve e ???
De: Raposo... Lausanne
Sem imagem de perfil

De eliene a 27.06.2010 às 21:23

Olá... Sandra tb !!!

Nossa fiquei muito feliz em ver alguém falar tão bem da Suíça gostaria de alguns informações da ai.... estou querendo ir mora na suíça mas não sei por onde começa trabalho em agencia de turismo aki no Brasil .... preciso de ajuda e varias informações da suíça Deste já agradeço pela sua atenção.......
Sem imagem de perfil

De newton a 21.06.2011 às 23:09

olá tds! no proximo mes irei para geneve suiça sera que consigo trabalho caso eu procure associação de brasilerios sera mais facil com a indicação deles!
Sem imagem de perfil

De PARA Newton a 23.06.2011 às 22:17

Para jà, o nome indica que vai encontrar muito fàcil trabalho, melhor entre Brasileros ! Aconselho de encontrar associçôes e amigos por aì, e nâo faltam amigos por aì de Brasil, é o forte do dia e da noite, e o mais interessante ** , é que como eles sâo escuros,,, mal se veem de dia como de noite, sâo todos pardos como gatos da noite = nâo se zangue por isto **..........................................................
.............
Na verdade, é uma gente muito trabalhadora, e em toda a parte deste planeta, os vejo a trabalhar, e quando hà crise, existe a pesca das enguias ** .
.............
Os vejo sempre a trabalhar **, mas quiétos sempre no mesmo lugar, em geral é à sombra duma ** BANANEIRA ** mas bananeira que nâo dà fruto nenhum para se comer, mas dà a mamar sempre qualquer coisa .... entâo hà que continuar a colher....

............

Està tudo à espéra para se poder engordar sem se cansar.......

Bem haja.......... leite de soja vitaminado ao màximo.......
Sem imagem de perfil

De RUI BORGES a 04.01.2012 às 23:27

procuro trabalho na Suisa se puderes ajudar agradecia ,procuro trabalho na area de turismo ,hotelaria e até pintura de contruçaão civil se puderes ajudar ficaria muito grato
Sem imagem de perfil

De Joana Baiao a 19.01.2012 às 15:32

Olá Sandra, estou a passar uma fase muito complicada da minha vida, tenho duas meninas e tou desempregada 1 ano e 2 meses, a todas as portas que bato nenhuma se abre. Precisava muito de uma ajuda arranjar trabalho para um Hotel nem que seja para limpezas.....PF
Sem imagem de perfil

De João a 02.02.2012 às 15:20

OLÁ meu nome é João e tenho intenções em deixar este pedaço de terra no final do mês para trabalhar na Suíça Graças as informações que tirei deste bendito blog sinto-me bastante a vontade para esta aventura até porque domino na perfeição o Francês e falo um pouco de Inglês. Apesar de ser licenciado em Portugal, estou disposto em trabalhar em qualquer coisa! O que quero é ganhar um pouco de qualidade de vida!!! O meu grande problema é alojamento. Será que alguém quereria dividir despesas? Obrigado
Sem imagem de perfil

De PARA TODOS OS DIPLOMAS,,, a 04.02.2012 às 10:09

Parar todos os diplomas feitos em Portugal, mesmo que sejam transferidos em lingua estrangeira, na Suiça nâo teem valor real; foi o meu caso e nâo sò o meu caso.

Agora; os diplomas feitos em França e Alemanha, esses jà...jà... teem uma PEQUENA GARANTIA... mas muito pequena mesmo !......!.......!

Eu, com diplomas em Françês, tive que passar a refazer tudo em Geneve, e me encontro com os diplomas Suiços e Francêses.

AGORA A VÒS DE PENSAR PELO MELHOR...........
Sem imagem de perfil

De OLHEM ESTA TRAFOLHICE SUICA : a 05.02.2012 às 17:50

Olhem que os CHOURICOS enriquecem bem à força, e de que maneira; olhai a esta :
EXEMPLOS:

Sou uma pessoa que deixa fazer as coisas, e logo reclamo as verdades; quer dizer o quê -?!

Em pouco tempo, passei à caixa de comércios para pagar minhas despezas correntes, e em pouco tempo, constatei o quê ??
Ex:
Compro uma sandes e 1 coca-cola, e as meninas da caixa me saiem um tickete que jà foi pago por outro cliente, onde apareçe um Malboro, uma sandes e e outra coisa sem nome nem còdigo de nada.
,,, Se uma sandes custa 5frs , 60 + uma mini - coca 2frs,80 = 8 frs, 40 ... sandes muito pequenina mesmo !
Mas o tickete que està ao lado, da caixa e que lhe é apresentado, vai apresentar uma outra coisa ...

(( AIBRAM OS OLHOS )) sobre os ticketes de caixa, e o que havereis de pagar,,, porque se eles nâo vos roubam o dinheiro do bolso, o acto é similado; tal e qual se o fôssem roubar ao bolso....

_ Jà tenho em pouco tempo, tanto como 44 casos e nâo acabou; se là volto outra vez a essa caixa,(s) eles e elas jà me conheçem, e fazem atençâo comigo.
(( È um paìs de enganadores- chupadores ))...
Sem imagem de perfil

De Carlos Guiner a 28.07.2008 às 19:25

Olá Nuno, moro em São Paulo, Brasil estou tirando minha cidadania italiana pois sou neto de italiano. Quero ir para Genova no inicio de 2009 pra trabalhar. No Brasil estou terminando a universidade em administração e sou assistente de r.h., estou disposto a trabalhar em qualquer tipo de serviço não necessariamente em R.H. Você tem algum conselho a me dar? É facil arrumar acomodações?
Muito Obrigado.
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 29.07.2008 às 08:40

Quanto a Génova, não faço a mínima ideia. Eu estou em Genève, na Suíça.
Sem imagem de perfil

De Carlos Guiner a 29.07.2008 às 13:00

Nuno, Genève é Genova em Portugues brasileiro, portanto é a mesma cidade. Então, emprego para quem tem curso superior em administração é dificil?
Acomodações pelo que você disse é dificil de arrumar?
Abraço.
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 29.07.2008 às 13:09

Bom, se vais ter nacionalidade da União Europeia, então podes ter algumas hipóteses, mas não te esqueças que a Suíça não faz parte da União Europeira. E precisas dominar bem o francês. Fácil de arranjar emprego para administração, acho que não é, mas nada como tentar. No entanto, como já disse várias vezes, não aconselho ninguém a vir para cá sem contracto.

Acomodações, como já disse, não é fácil. Quanto a conselhos, todos os que posso dar estão no blog, é só leres os vários artigos.
Sem imagem de perfil

De Miguel de Vasconcellos a 24.11.2008 às 16:41

Genéve em português é Genebra!
Sem imagem de perfil

De Ricardo Silva a 19.11.2009 às 14:36

Apenas um reparo:

Génova não é o mesmo que Genéve. Génova é uma cidade Italiana.
Sem imagem de perfil

De Ana a 28.07.2008 às 21:21

A vida em Geneve não é tão delinear assim. Nuno. infelizmente nem todos tem a sorte de ter o emprego que tens e ganhar os valores que enumeras.
A quem estiver a pensar emigrar, tenham especial atenção ao facto de , aqui ganhar-se muito bem mas... tudo se paga neste País!!! Não é fácil chegar e arranjar emprego com uma perna às costas; arranjar casa; quando se arranja casa é preciso já ter emprego com contrato indeterminado e pelo menos 3 recibos de vencimento. O "Permis" só é concedido quando a entidade patronal carimba o pedido ao Serviço que o concede . Para uma familia com filhos exigem que a habitação tenha pelo menos o quarto para a criança com todas ascondiçôes ( e vai um ionspector verificar a veracidade do que os pais relatam). Se forem duas crianças de sexos diferentes, exigem um quarto para cada uma delas. A partir do momento que tenham o "permis" são obrigados por lei a fazer um seguro de saúde ( um seguro razoavel ronda os 400 frcs por pessoa/mes ). Uma casa minuscula com despesas incluidas ( sem contar com a luz) ronda os 1200 frcs. Generos alimentares também não são baratos! ... resumindo... ganha-se bem é verdade mas, num instantinho se gasta tmuito também.
Quanto aos horários de trabalho... a restauração não funciona assim ( e outros tantos empregos ). Não há hora para sair nem horas extraordinárias a pagar.

A vida de emigrante não é fácil! Tenho muita pena que o meu país não me dê a oportunidade económica que a Suiça me tem dado....porque tem tantas coisas tão mais bonitas que cá...

Há muitos emigrantes oriundos de muitos países e o emprego está cada vez mais escasso. Tenho muitos conhecidos com curso superior que se sujeitam a lavar pratos em restaurantes e elas, a fazerem limpezas em empresas ou em casas particulares... e muitas vez arranjarem isso já é muito bom...

Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 29.07.2008 às 08:47

Sim, sem dúvida que nem sempre é fácil ser emigrante. Pessoas com o meu curso, informática, não terão grandes dificuldades em arranjar trabalho logo com contracto sem termo, como eu arranjei. Mas não aconselho ninguém a vir sem ter contracto. Eu já cheguei cá com contracto, e logo com Permit. O trabalho não abunda assim tanto. A taxa de desemprego para estrangeiros ronda os 10%. Só pessoas com cursos universitários competitivos e boa experiência profissional, como é o meu caso, é que tem mais facilidade em encontrar trabalho.

E é verdade que eu tive muita sorte em arranjar uma casa logo ao 3º dia. Mas eu tinha capital para pagar os 3 meses adiantados, e contracto na mão. A maioria das pessoas que conheço, mesmo com contracto e capital, só conseguem casa passado no mínimo 3 meses.

Obrigado pelo teu comentário. Noto agora que fui demasiado genérico, não é assim como eu disse para todos os casos. Vou alterar o artigo para precisar de que tipo de trabalho estou a falar.
Sem imagem de perfil

De aquiles a 10.11.2009 às 20:21

Caro EmergingBirder,

Moro no Brasil e sou formado em Sistemas de informação. Tenho experiência em desenvolvimento de sistemas e redes de computadores. Você poderia me dar umas dicas de onde posso procurar um trabalho para mim nessa área?

Muito obrigado!
Sem imagem de perfil

De Ana a 24.03.2010 às 16:39

ContraCto ?!? ò sr. doutor, isso diz-se?
Sem imagem de perfil

De nunes a 28.03.2010 às 19:47

** Ò sr. doutor, isso diz-se !!! **
- Tudo o que seje verdade, é para se dizer. Jà chega de mentiras neste mundo...Jà chega de a gente se enganar uns aos outros...Jà chega de a gente se esplorar uns aos outros...
- Saibam, que toda a gente que tem comercios em Geneve, ou em outros lados do planeta, jà tem valentes prédios em portugal, e gente que conheço muito bem, nâo teem sò uma casa, mas vàrias casas em portugal, ao ponto que a maior parte delas, até estâo fechadas...**È TANTO O EGOISMO ** entre os portugueses...
**********HÀ QUE ABRIR OS OLHOS**************
"""""""""""""APESAR QUE EU FACO IGUAL........""""""""""""""""
Sem imagem de perfil

De Hugo Silva a 15.03.2010 às 23:23

Ana,quero dar-lhe os parabens pelo seu post,pois estou inteiramente de acordo consigo,acho que ajudar as pessoas é dizer o que isto é na generalidade e não o que foi num caso ponctual.

Casa ao Fim de 3 dias,alegrame por quem o tenha conseguido,mas é 1 caso num milhão,eu actualmente sou Banqueiro,mas quando ca chaguei a 8 anos formado,tive que ir habitar em casa dos meus pais de onde so sai ao fim de tres anos mesmo procurando todos os dias e tendo a garantia para pagar(toda a gente tem que ter,ate em Portugal),apesar de ter formação em Portugal na area bancaria,tive que fazer outra aqui pois a que tinha não era reconhecida aqui,trabalhei um ano sem papeis,trabalhei em restaurantes,hoteis e ate em lavandarias e tenho muito orgunho nisso,hoje tenho a minha casita,um salario bastante acima da media,mas para ca chegar tive que passar por outras etapas,alguem quando aqui cheguei me disse"come primeiro as verdes que logo virão as maduras".

Espero que todos os meus compatriotas cheguem aqui e encontrem logo as maduras,mas se isso não acontecer agarrem as verdes com todas as forças e podem ter a certeza que as maduras acabarão por chegar.

Um abraço e boa sorte a todos.
Sem imagem de perfil

De RUI BORGES a 04.01.2012 às 23:29

procuro trabalho na Suisa se puderes ajudar agradecia ,procuro trabalho na area de turismo ,hotelaria e até pintura de contruçaão civil se puderes ajudar ficaria muito grato
Sem imagem de perfil

De Carla a 15.12.2010 às 10:59

olá a todos.
Belo comentário, ilustra bem a realidade, actual, na Suíça.
Tenho vindo a acompanhar este site.
Vivo á 3 anos na Suíça, com familiares.
Não consigo arranjar trabalho, já me candidatei a limpezas, empresas temporárias, fabricas.... Mas a resposta é sempre a mesma: nao aceitam estrangeiros; dão prioridade aos CH; não tenho conhecimentos técnicos e científicos (não sei que conhecimentos científicos serão aki necessários para limpar WC)...
Tenho, aqui uma prima que conseguiu trabalho para um hotel ( faz 30 quartos/dia com casas de banho incluída) chega ao fim do dia a chorar de dores nas costas e cansaço (trabalha entre 16 a 18 h /dia).
Na minha família, trabalha o meu marido ( que estudou aqui pk os pais eram aki emigrantes) temos uma filha. Ele ganha 4 mil francos (pagamos 2 mil de renda; 600 de seguro de saúde; agua, luz, net, prestação do carro, etc... ) tem meses que só comemos graças á caridade dos meus pais e sogros.
Aqui , igual a Portugal, tem que estar o casal a trabalhar, senão ate fome! e essas pessoas que gabam tanto a suíça, que tem aki conhecimentos! que me arranjem emprego e me escrevam.
Sem imagem de perfil

De Carlos Guiner a 29.07.2008 às 13:03

Desculpe Nuno estou confundindo. Estou querendo falar de Genebra que é Genève.
Agora sim.
Sem imagem de perfil

De Ana a 29.07.2008 às 13:46

Nuno, se me permite, gostaria muito de ver aqui editado uma opinião sobre os "Portugueses" em Geneve ... é possível ?
É que conviver com eles cá ( não generalizando) é muitas vezes complicado!
Cumprimentos
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 29.07.2008 às 15:29

Na realidade já fiz alguns artigos que falam um pouco disso, mas ainda não dediquei nenhum artigo completo. Eu já tenho um bom número de amigos por cá, mas nenhum deles é português. Principalmente porque não me identifico com a maioria, sem escolaridade, e com um nível cultural muito baixo.
Sem imagem de perfil

De maria de fátima a 13.10.2010 às 17:44

Olá Nuno, sou a maria de fátima.
Já há mais de dois anos que falamos e. . . o que este espaço cresceu !!! Consegue acompanhar tudo isto? Parabéns, é um sucesso.
Depois de falarmos em 18 de Junho de 2008, o meu marido veio para a Suíça a pedido de uma empresa de cá em 28 do mesmo mês para começar a trabalhar a 29 e desde então tem sido aqui que tem estado. Até há dois meses Marly (Friburgo) e actualmente em Attalens (Friburgo ainda mas a 9 km de Vevey e perto da linha de divisão de Vaud).
De facto o que referiu em relação à pouca escolaridade dos emigrantes portugueses, torna difícil a convivência com eles. Tenho muita pena e não imaginava que fosse assim. Por outro lado os Suíços são cordiais, mas pouco mais. mas chego a pensar que possivelmente também eu receio o convívio por não os conhecer bem e evito-os.
Eu ainda não me consegui integrar. Ando entre este país e Portugal porque a nossa filha ficou lá e tinha a minha mãe que entretanto faleceu e estou receosa de me decidir por aqui.
Mas a questão principal que me trouxe a este espaço foi inicialmente para responder a uma pergunta que me fizeram por causa da nossa conversa de 2008 ( o que é muito "giro" esta coisa virtual ), fiquei presa a uma série de temas que fui lendo e curiosa ainda com o crescimento deste endereço. Mas voltando à questão que me trouxe aqui.
O meu marido é a única pessoa que tem rendimentos. A filha tem mais de 25. Sendo nós casados, sendo eu residente oficialmente em Portugal, mas sem profissão rentável por ser "dona de casa" não sou aqui considerada dependente do meu marido?
O Permi dele é o B e no ano passado retiraram-lhe quase 1000 (mil) francos ao ordenado no fim do ano, que nos deixou com um paupérrimo Natal.
Até receio vir para cá definitivamente porque se o faço ainda há o tal seguro de saúde que iria fazer crescer mais as despesas. Afinal temos também compromissos em Portugal a cumprir e tudo junto leva-nos a quase zero.
Pode perguntar-me porque não arranjo um trabalho cá!? Mas trabalhei 25 anos em Portugal no Registo Predial, adoeci há 4 anos e aqui não sei o que me esperaria, já tenho 50 anos, estou saturada das pessoas para além de decepcionada.
Desculpe o desabafo. Saberá responder-me?
Agradeço-lhe muito.

Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 13.10.2010 às 18:08

Para ser considerada dependente, tem estar cá oficialmente.
Sem imagem de perfil

De maria de fátima a 13.10.2010 às 21:32

E os descontos do meu marido seriam menores ? Sendo tão elevado o valor do seguro de saúde, receio agravar mais as despesas.
Muito obrigada pela resposta dada tão prontamente.
Felicidades.
Sem imagem de perfil

De Nunes a 07.01.2013 às 14:14

Boa tarde,

Tendo uma filha e uma esposa em Portugal e o seu marido na Suiça desconta menos ele.
Exemplo vivo a minha mãe e eu, o meu pai esteve na Suiça cerca de 15 anos.
Descontava pouco, pq tinha uma filha em Portugal e a esposa também. Uma vantagem optima.
Não esquecendo que tinha abono familiar suiço.
Quando o meu pai veio para Portugal, não tive direito a abono familiar devido aos rendimentos acima da média. Na Suíça seja rico ou pobre tem direito a ter abono.
Espero que lhe seja util.
Sem imagem de perfil

De Carla a 15.12.2010 às 11:08

olá a todos.
Tenho vindo a acompanhar este site.
Dependente do marido? claro que está dependente! é ele que a sustenta! Está a falar de aspectos legais? Pois, se ele falecer a sra. recebe os seus direitos de viúva (pensão de viuvez, se for acidente recebe do seguro dele...) mas a caixa medica k ele tem não serve para si, se a sra. quer ter caixa medica tem que a pagar. E se a sra. quiser descontar para ter aqui uma reforma tem que trabalhar, porque aki não aceitam descontos de donas de casa para um dia receberem pensão! E apoios sociais existem, (Tipo rendimento mínimo) mas são a titulo de empréstimo o dinheiro depois de uns tempos tem que ser devolvido.
Tem mais alguma duvida?
Vivo á 3 anos na Suíça, com familiares.
Não consigo arranjar trabalho, já me candidatei a limpezas, empresas temporárias, fabricas.... Mas a resposta é sempre a mesma: nao aceitam estrangeiros; dão prioridade aos CH; não tenho conhecimentos técnicos e científicos (não sei que conhecimentos científicos serão aki necessários para limpar WC)...
Tenho, aqui uma prima que conseguiu trabalho para um hotel ( faz 30 quartos/dia com casas de banho incluída) chega ao fim do dia a chorar de dores nas costas e cansaço (trabalha entre 16 a 18 h /dia).
Na minha família, trabalha o meu marido ( que estudou aqui pk os pais eram aki emigrantes) temos uma filha. Ele ganha 4 mil francos (pagamos 2 mil de renda; 600 de seguro de saúde; agua, luz, net, prestação do carro, etc... ) tem meses que só comemos graças á caridade dos meus pais e sogros.
Aqui , igual a Portugal, tem que estar o casal a trabalhar, senão ate fome! e essas pessoas que gabam tanto a suíça, que tem aki conhecimentos! que me arranjem emprego e me escrevam.
Sem imagem de perfil

De ASUICADÀLEITEDECHOURICA a 16.12.2010 às 16:58

)))).... O SANGUE E O LEITE .. DEVE DE SUBIR à CABECA .. ISTO EM MUITAS MULHERES .... ((((

Hà bem qualquer coisa por aqui, de estranho; pois existe gente que pôe declaraçôes 3 vezes o mesmo, bem se vê que hà problemas no sangue e no leite, e este deve de subir à cabeça da pessoa, e entâo, acontece que a pessoa se encontra descontrolada; isso quer dizer que é falta de amor e carinho; a tal mudança de òleos necessària ao menos 1 vez por semana, mas como hà homens que onde a vida nâo corre bem, preférem é descanso e que se liche o resto .......!!....... (( .!. .!. .!. ))

Se é esse o caso, estou sempre disposto a ajudar..EXISTE TRABALHO A FAZER e BEM PAGO ..
Sem imagem de perfil

De Jose a 11.08.2008 às 15:09

Estou em portugal, mas tambem estou a ponderar imigrar, pois a vida cá se encontra cada vez mais dificil. a minha profissão é tecnico de telecomunicações com o curso tecnológico de informatica. Existe procura nesta area? Obrigado
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 12.08.2008 às 13:44

Penso que sim. Nada como dares uma olhada nos sites de emprego: jobup.ch
Sem imagem de perfil

De jairo feiteira a 12.08.2008 às 17:29

ola nuno em breve vou para a suiça....tenho uma pessoa amiga de uma amiga k ta me orientar trabalho e casa em Neuchâtel....como bartender....gostava de saber kuanto pagaria por uma casa tipo estudio,cosinha,quarto i casa de banho....i mais ou menos kuanto poderia receber de ordenado....será k me podias dar algumas destas respostas....abraço

P.S.-curti muito do teu blog....
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 13.08.2008 às 08:28

Um estúdio pode ficar por uns 500-800 CHF. Quanto a ordenado, deve ser uns 3500 CHF, mas isso devias ver com quem te arranjou o trabalho. Não é boa ideia vir assim às cegas...

Comentar post


Pág. 1/18





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...