Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...





Comprar Carro

por Nuno Barreto, em 22.04.08

Honda CR-V

 

Esta semana comprei um carro usado, que vou buscar dia 28, e por isso resolvi partilhar algumas informações sobre o que implica ter um carro aqui na Suíça.

Como virado para as tecnologias que sou, comecei por procurar um site de anúncios de carros. Sabia o que queria, um Honda CR-V usado, e queria saber onde o encontrar sem ter que andar de stand em stand à procura. Dos sites que vi, o que gostei mais foi o car4you. Não que o site seja grande coisa (é lento, e a navegação é má), mas pela quantidade de carros que se encontram lá. Através do site encontrei a viatura, e dirigi-me ao stand Alfred Automobiles (que já agora, recomendo vivamente, pelo profissionalismo, e pela qualidade dos carros que lá estão. Eles não compram qualquer tipo de carro, mas apenas aqueles que eles acham estarem mesmo em boas condições). Vi o carro, experimentei, gostei, e decidi-me a comprar. Vale a pena dizer que os carros aqui são bem mais baratos que em Portugal. Os novos, mas principalmente os velhos. O IVA é 7,6%, e não há cá imposto automóvel.

Existe uma data de papelada para preencher, mas pelo menos este stand tratou de tudo por mim, incluindo o seguro. Como em Portugal, temos de ter um seguro (cá é um bocado mais caro, mas não muito). E existe o equivalente ao selo do carro (que pelas minhas contas é o triplo do preço cá). Mas as auto-estradas são baratíssimas, compra-se um selo de 40CHF todos os anos (que o stand ofereceu) e podemos andar as vezes que quisermos.

A gasolina é mais barata que o gasóleo (sem chumbo 95 é 1.80CHF, e gasóleo é 2.00CHF), o que faz com que a gasolina seja um pouco mais barata que em Portugal uns 0.20€, mas que o gasóleo seja bem mais caro. Já as oficinas, com preços de 120CHF por hora de serviço, são bastante mais caras que em Portugal (o dobro).

Outra coisa que vale a pena mencionar, é que com a neve e o gelo que se forma no inverno de tempos a tempos, é mesmo necessário ter dois conjuntos de pneus, uns de inverno, outros de verão. Quando se compra um carro usado, há fortes possibilidades de incluir os dois conjuntos, como foi o meu caso. Mas é uma coisa que é mesmo preciso ter. Isso e o limpa gelo para quando se forma gelo no para-brisas.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:10


35 comentários

Sem imagem de perfil

De aurora a 22.04.2008 às 16:26



Parabéns pela compra :) E sabias que o teu seguro é ligeiramente mais alto do que seria se fosses suíço? Aqui as seguradoras levam em conta a nacionalidade da pessoa quando te fazem o seguro do carro. Eles recolhem informação sobre a nacionalidade das pessoas que provocam acidentes e os portugueses são pelos vistos considerados um dos grupos "de risco". Quanto ao selo é verdade que só pagas 40 chf /ano, mas todos os custos de manutenção/construção de infra-estruturas publicas são pagos nos impostos do cantão (que flutuam de ano para ano). Acabas sempre por contribuir mas pelo menos é para a tua zona de residência. Se se acaba por pagar mais ou menos do que em Portugal com os impostos automóveis de lá, os seguros e as portagens ... não faço ideia.

Quanto aos pneus é praticamente obrigatório ter os dois conjuntos. Embora não seja obrigatório por lei andar com os pneus de inverno no Inverno, é aconselhável. Se por exemplo tens um acidente (em pleno Inverno) e o carro está com os pneus de Verão tu vais ser automaticamente considerado culpado por condução perigosa o que pode levar no mínimo à suspensão da tua carta de condução por algumas semanas.

As gasolineiras fazem concorrência em termos de preços como em todo o lado. Por isso vale a pena dar uma vista de olhos à volto. Eu arranjo sempre gasolina à volta de 1.74 chf /l :D (e não é preciso fazer desvio nenhum do caminho para o trabalho, heh ).

Quanto aos serviços, sim claro que são mais caros. Toda a mão de obra por cá é mais cara :) mas dependendo da marca dos carros e dos stands que os vendem a mão-de-obra (nas revisões anuais) pode ser de graça. Isso aconteceu com o meu Mercedes por exemplo.
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 23.04.2008 às 12:15

Obrigado pelas dicas :)
Sem imagem de perfil

De aurora a 24.04.2008 às 13:46


Obrigada pelo link :)

Sem imagem de perfil

De Pneus Baratos a 02.03.2010 às 14:12

Aqui as seguradores tambem baixam o seguro conforme a profissão da pesssoa... nao só pela nacionalidade.
Sem imagem de perfil

De Duarte a 01.06.2010 às 23:04

Hummm, ora aí está uma pessoa atenta!

Aurora, preciso de umas informações urgentes sobre outros aspectos. será que me pode ajudar?
Obrigado

Duarte
Sem imagem de perfil

De Sonhos Milka a 22.04.2008 às 22:12

Parabéns pela compra! É dos modelos que também gosto.

O seguro obrigatório é igual ao de PT, contra terceiros?

Hoje ainda abasteci cá e o gasóleo estava a 1,287 euros. Ora, 2 francos é 1.246 euros.

Sou a favor de que o gasóleo seja mais caro por ser mais poluente. A próxima viatura que comprar será esta a consideração mais importante.

Quanto ao preço das oficinas é relativo porque numa hora na Suiça podem resolver o que cá fazem, ou não, em 3.

Ainda a semana passada fui ao mecânico e estamos sempre sujeitos a ouvir: "agora não posso, estou muito ocupado, passa cá pra semana..." enquanto nem sequer nos olha nos olhos e está a trabalhar debaixo de um carro...

E eu pergunto: dia e hora? Ao que responde... "sei lá... terça feira lá para às 9 da manhã para despachar logo..."

Pois bem, cheguei às 8h50 e sai de lá eram 19h. Se for a fazer bem as contas perdi mais do que 120 francos (75 euros). Paguei a conta e ainda perdi um dia de trabalho em pé numa oficina.

Abraços

Sonhos Milka
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 23.04.2008 às 12:17

Sim, o seguro obrigatório é mesmo o contra terceiros. Quanto ao gasóleo, vê-se que já não sei o preço em Portugal, pensei qye estava mais próximmo de 1 euro :)
Sem imagem de perfil

De tatoia a 29.04.2008 às 12:11

Muitas informações uteis para quem vive aí, de facto.

:)
Sem imagem de perfil

De sandra a 02.09.2008 às 16:21

Olá Nuno!
Gostei muito do seu blog.. Parabéns!
Desculpe a indiscrição.. mas pode me dar uma ideia de preço de carro?
Abraços
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 23.09.2008 às 09:18

Cerca de 2/3 do preço em portugal
Sem imagem de perfil

De joao a 27.06.2009 às 13:00

adorei o seu blog e eu proprio sou risidente aqui na suiça e estudo aqui ja que tenho 16 anos e tenciono fazer a lehrstelle de mecanico aqui no cantao de solothurn
Sem imagem de perfil

De Cindy a 11.08.2009 às 16:28

boa tarde.
gostaria de saber se devo ou não emigrar para a suiça?tenho o meu pai a viver em sion ,mas</a> ele tem medo de me levar a mim e ao meu marido visto depois não conseguir arranjar emprego. Conhece algum sitio em sion onde ele possa procurar emprego para nós. Visto ser mais fácil porque já tenho casa para onde ir. E também saber falar francês.
obrigada
Sem imagem de perfil

De Cristiano Gomes a 09.04.2010 às 00:08

Ola .
Eu tenho apenas 16 anos mas tenho tios aí na Suiça e assi mmas nunca me explicamnada . Tambem nao sabem muito .
Eles so dizem que ai se ganha muito dinheiro , muito mais que em Portugal . E os carros sao muito mais baratos . A verdade é que eles sempre que veem ca , veem em grandes maquinas , por norma em Mercedes .
Eu tenho um sonho e esse passa por ir para o estrangeiro , porque sou muito viciado em carros . Onde vivo e com quem convivo os carros sao importantes e eu viciei-me e o meu sonho é ter um BMW 320 mas como em Portugal sao muito caros cerca de 40000 é dificil . Eu gostava de lhe pedir um favor , se me via quanto custa aí um carro igual .
Tambem gostava de saber como funciona a legalização para Portugal e por quanto fica mais ou menos .
Atenciosamente .
Cristiano
Obrigado .
Espero resposta , responda para o mail.
Sem imagem de perfil

De Cristiano Gomes a 10.07.2010 às 17:03

Olá , realmente és um exemplo para mim .
Eu vou fazer 18 anos agora em Dezembro e vou para aí , tudo por um carro e um vida estável. Tenho um amigo meu que mora em França mas mesmo perto da Suiça (Genéve) , tirei um curso de francês e sei falar bem. Também tenho o 12 ano feito em Portugal , um curso profissional de informática , e eu gostava de saber se é fácil arranjar emprego nesta área, e possível o salário. Para não ir a "toa" para aí. A vida é muito cara aí pelo que sei mas a viver em França compensa muito mais e junta-se muito dinheiro . Eu sei que não é fácil mas gostava de saber quanto se junta mais ou menos aí a fazer qualquer em emprego, um média. Aguardo resposta e muito obrigado , tudo o que li é fantástico e Parabéns pela coragem , preciso de ter também , sempre foi um sonho sair de Portugal .
Obrigado e Parabéns mais uma vez.
Aguardo resposta ...
Cristiano Gomes
Sem imagem de perfil

De Liliana a 26.07.2010 às 09:35

ola bom dia....
bela compra, parabéns...
eu neste momento ando a procura do carro ideal para comprar, mas gostaria de saber se eu comprar um carro noutro cantão diferente daquele que eu vivo quais os procedimentos a ter para ter tudo direitinho sem problemas...
Sem imagem de perfil

De MPC a 06.09.2010 às 15:19

Olá, sou relojoeiro de uma famosa empresa Suíça. Ainda não comprei meu carro. Acha que eles levariam em consideração o facto da profissão e local de trabalho na hora de me cobrarem seguro? Cumprimentos.
Imagem de perfil

De elpissotte a 06.11.2010 às 23:42

quem quizer comprar carro na suissa vá a (auto ricardo.ch)ou auto scout.ch.
Sem imagem de perfil

De anonymo a 08.11.2010 às 23:55

Aqui entrou um que julga que nos as pessoas nao sabem ja aquilo que ele para aqui anda a querer dizer ou espelicar, pois meu; todos sabem onde comprar os carros, ja nao nos ensinas nada, ve se avanças mais na vida, porque para escreveres coisas à meia noite, devias de estar com uma valente cabra.
Penso ainda que no teu pseudo, te falta a letra H, dava a boa palavra de Helpissotte, que quer dizer no inglês; ajuda no fundo das calças, que ainda quer dizer no portugues; orinar pelas calças abaixo.
Se sabes escrever bem, amostra-nos as obras cà à gente, encontra-nos trabalho, faz qualquer coisa por nos, se nâo; vai curar essa bebida espirituosa que se encontra dentro de ti.
Nem sei dar o nome a gente como esta.
Escreve entao para aì as tuas parvoices, a ver se existe uma que te queira, porque o cheiro de cerveja ja chegou aqui, vou ter que desligar meu compotas .
Nao se aprende nada contigo ò elpissotas .
A tua vida é carros e mijadoiras, e enganar os compatriotas, que poucos te passam cartao.
Bem pensado e muda de tactica, é tempo de acordares.





























































































































































































































A essa hora que escrevestes, deves de ter grandes faìscas constantes em tua vida e em tua casa, a companheira te pôs fora de casa, foi a solidâo que te bateu à porta.
Queres que te diga uma coisa, vai encontrar uma mulher, que jà és conhecido a mais, pois estàs sozinho e abandonado.
Nao digas a ninguem, que andas por aqui, porque se nâo, te chamarao passaro preto perdido nesta Suissa

Comentar post


Pág. 1/3





Comentários recentes

  • Miguel

    Ola boa noite estou ca na Suíça desde 2018 Setemb...

  • Nuno Barreto

    Bom dia. Como a polícia corretamente informou, tem...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Sandra Fernandes

    Boa noite, espero que alguém esteja a ler isto, é ...

  • Nuno Barreto

    É complicado encontrar quartos, sugiro que peça aj...