Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Marcia

    Bom dia.Preciso de um terapeuta da fala para uma c...

  • Ricardo

    Achei interessantíssimo esse comparativo de ordena...

  • marilu

    Aposto que a pessoa que escreveu este artigo ou é ...

  • KKvergleich

    Muito obrigado!!!!!!

  • Nuno Barreto

    Deveria ter recebido o Permit C. Tente reclamar e ...





Publicidade


Conversa numa paragem de autocarro

por Nuno Barreto, em 07.04.08
Pai: Não sei qual é o autocarro para o CERN. Vamos perguntar ao motorista.
Filho: Acho que é o 56
Eu (a tentar ajudar): Boa tarde. Os autocarros que vão para o CERN são 56 e o Y
Pai (com voz grossa e de poucos amigos): Merci, mais je ne sais pas...

O que o terá levado a mudar para francês de repente? :)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:07

Publicidade



13 comentários

Sem imagem de perfil

De Fomos a 07.04.2008 às 14:30


Por acaso o individuo em questao nao tinha farta bigodaca, medalhao de ouro no peito a mostra e dono de um mercedes (que devia estar avariado senao nao precisava do autocarro) ? ;-)

http://fomos.wordpress.com/2008/04/01/essa-palavra-emigrante/
Sem imagem de perfil

De Sonhos Milka a 07.04.2008 às 15:07

O Homem já de si não gosta de admitir que está perdido, então o tuga é especialista em agradecer!
hahaha!
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 08.04.2008 às 10:58

Pois tinha, bigodaça e medalhão :D
Sem imagem de perfil

De Sarita a 08.04.2008 às 09:08

Mas eles estavam a falar em português , tu falaste-lhes em português e ele "agradeceu-te" em francês???? Grande lata!!!
Sem imagem de perfil

De landru@mail.pt a 09.04.2008 às 22:58

Bem...num Banco em Portugal há uns anos passou-se uma boa na caixa em alturas de emigraçao de carros verdes e amarelos torrados...
Um emigrante francês perguntou ao caixa: Para levantar moné c´est ici? e o caixa de imediato e impavidamente retorquiu: NON, NON C´EST ILI - Apontando para a caixa do lado.
Nao me espanta nada...são os "bigodes de sandalias com meias brancas e peito à mostra" que se armam em chicos-espertos em Agosto e que dizem là-bas é que é bom...pobres de espírito que nao sao amados pelos franceses nem bajulados pelos portugueses.
Sem imagem de perfil

De Fernando Colaço a 10.04.2008 às 07:47

Muitas vezes já me senti tentado a meter o PDA a gravar no eléctrico especialmente quando vou de casa para o trabalho ao final do dia, pois é rara a vez em que não se apanham pérolas destas. Dava para fazer um podcast só disso. Normalmente enervam-me essas situações mas ultimamente fazem-me apenas desatar a rir (para dentro).

A semana passada, uma peixeirada entre um casal dos seus 40 e poucos anos: Aparentemente ela viu que o marido tinha uma chamada não atendida de uma Araldete (nome bonito). Em 5 minutos de gritaria decidiu-se que ele tinha de apagar TODOS os contactos com nomes de mulheres no telemóvel. "Quem é esta p*** desta Sofia" > "Mas essa é a minha sobrinha" > "Apagas já essa m**** meu grande ****ão filho da ****" (etc). No final do circo, depois de alguns 20 ou 30 contactos apagados, o momento em que tive de desatar a rir e perder a minha anonimidade como tuga: "PRONTOS! Agora essas bacas já num te podem telefonar!"... No comments!
Sem imagem de perfil

De nes a 15.04.2008 às 17:38

Descobri agora o teu blog e já o li do início ao fim. Estou em Portugal e surgiu-me uma hipótese de ir para Geneva trabalhar (nada garantido, apenas a hipotese de "concorrer" ao lugar), através da Procter&Gamble para a qual fiz testes cá e me sugeriu Geneva ou Madrid.

A minha principal dúvida era o factor da língua. Aprendi francês mas nunca mais pratiquei... não me desenrasco muito a fala apesar de perceber relativamente bem.

Queria a tua opinião, se achas essencial para a vida do dia-a-dia falar francês, por exemplo nas lojas, pessoas em geral na rua, etc.

Para trabalhar não sei bem qual a importância da língua, mas calculo que ainda que o inglês escape, deve ser necessário dominar o francês :/

Vou aproveitar os links ao lado e espreitar se mais algum é da Suiça :)
Imagem de perfil

De Nuno Barreto a 22.04.2008 às 08:08

O francês é importante, mas vais ver que te vais lembrar de tudo em menos de nada. Eu fiz 3 anos de francês no secundário, e quando cheguei cá até me desenrasquei bem. Mas acho que na Procter & Gamble não vais precisar muito do Francês.

Quanto ao resto, vale a pena vir :)
Sem imagem de perfil

De tatoia a 17.04.2008 às 16:09

há pessoas snobs em todo o mundo, n é?

lol

Por aqui as pessoas respondem a todos, no geral, e olha que Dublin é uma mistura de culturas, pessoas de muitos países diferentes... e talvez seja por isso que nos ajudemos tanto uns aos outros e as ajudas sejam aceites de forma tão natural.

;) Voltarei!
Sem imagem de perfil

De nunes a 31.03.2010 às 18:18

*SNOBES* ai..ai..ai.. !!!!!!!!!!!!!!!
- Eu, o snobismo e o egoismo, no meio dos portugas...é o que vejo mais...Ponho-me de parte !!!
-Hà aqueles que estâo bem, e que ajudam...
-Hà aqueles que finjem que estâo bem e que dizem que estâo dispostos a ajudar (!!), ajudar mas é a comer os outros, enganà-los...Isto se passou comigo aqui em Geneve, encontrei gente que estava aqui hà 15..20..25 anos, que em vez de ajudarem-me...ajudaram-me a comer algum dinheiro que eu trazia, e depois de comer comigo em restaurantes...fugiam como se fôssem câes selvagens...cheios de fome...
.........POBRES de gente...
.........Enfim, vieram para o estrangeiro sem nada e vieram do nada...!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
**AINDA HÀ GENTE SÈRIA, mesmo assim..................

Sem imagem de perfil

De clara porfirio a 29.04.2008 às 14:06

looool..eheheheh...que engraçado... sabes que qdo li a primaeira vez pensava que era - PAI = Deus e Filho = Tu... loooool, li à pressa então nem reparei bem o que era...
Ficou ainda mais engraçado... ;)
Sem imagem de perfil

De nunes a 21.03.2010 às 11:43

ORA EU ...QUE PROCURAVA UMA RAPARIGA QUE SOUBESSE CANTAR EM FRANCÊS E INGLÊS !!!
_ Nunca vi uma coisa destas, mas jà sabia que havia muita àgua no vinho português...como hà muito òleo misturado no azeite...sò para se vender mais e ciganar mais.
Reparem nesta, tipicamente português (esa)...
-Vou a umas bombas de gasolina Tamoil a Vernier, nestes tempos atrasados, e tomo um cafè, leio o journal, e estou ali à espera duma pessoa...(encontro dado ali. )
Pois ali, constato feito por mim, trabalha uma portuguesa, de meia idade, meia russa ou coisa assim...
Engato conversa com ela, sem saber porquê e como, e ela vem a saber que sou patrâo duma orquestra que actua em paìses exteriores da Suissa. Pois de pouco a pouco lhe escorrego de dizer, que procuro uma rapariga que fale inglês e françês, para aprender a cantar e se ela souber jà cantar, melhor serà para ela e para nòs todos...
**Logo ela me sai = Eu falo vàrias lìnguas, incluindo essas duas, françês e inglês **.
Ainda mais:
Que jà tinha cantado, mas em côros de igrejas, e que queria aprender mais e melhor, para isso, se viesse para mim* seria bom e melhor !!!
E ainda mais:
No outro dia a seguir, ela vem-me ver, e me pergunta se eu lhe faço contrato para papèis...para permis !!!
Lhe respondi que nâo, porque se sou patrâo, sou sò registado em França, tenho URSSAF en França, sò là é que sou patrâo, aqui em Suissa, sou empregado, em outro ramo, que nâo é a mùsica, mas conductor de maquinaria.
Pois conversa puxa conversa, vi a saber sò com o nome dela *Luisa* e com um pouco mais, como esta sr.a consegue enganar as pessoas, para obter lugares onde possa trabalhar !!!
Que para jà, ela està ali por amor de deus, um favor que lhe fizeram, senâo estava sem fazer nada...
Peço a Deus agora- ò Deus, perdoa a esta gentada de portuguesada completamente aldrabada, com a vida por vezes estragada, desorientada, desmantelada e desencaichada, AJUDA ò meu Deus esta gente a serem mais correctos, porque de nascênça jà nasceram tortos... ***** Muchas gratias Adios*****
---------------------
Espero que Deus me escute, e que ajude *uma certa gente*
---------------------
A proxima vez, irei perguntar a essa menina* se ela sabe falar a lìngua 69 ...
---------------------
Para mim, quem sabe falar a lìngua 69, sabe todas as lìnguas, basta falà-lo* com vàrias pessoas de vàrias nacionalidades, e se aprende fàcil...
Chamo eu a isto, ir à escola do 69 !!!
-Nâo confundir escola 66 ou 99 , isso nâo dà...
O que dà, é a escola do 69 ...nâo confundir as coisas, sempre... o par com um impar....

Notem bem camaradas: Todo (a) o aldrabâo que mente, em geral perde o emprego em pouco tempo, ou entâo terà que se esplicar porque os faz...em aldrabar.
Conheço vàrios exemplos aqui na Suissa, que jà aconteceram.



Sem imagem de perfil

De nunes a 31.03.2010 às 18:06

MAIS *OUTRA À PORTUGUESA* !!!
Tenho um carro para pintar...coisa pouca !!!
Vou ver uma garagem portuguesa, e entâo aì vai o meu carro para pintar (( SÒ AS TRASEIRAS )), um pouco...
-Conclusâo e sem marcar preços...olhem là esta !!!
Com aquilo que eu paguei, e com outro tanto...vi a saber que pintava o carro todo, me custaria o carro todo em certos sìtios (1000-frs suissos )...!!! Mas uma pintura à ligeira, coisa de esconder as misérinhas ... Ponham-se a pau com as garagens portuguesas, sei de muita coisa que vi e ando a saber outras coisas mais...!!!
- Eles fazem passar reparaçôes com peças usadas, e fazem pagar o cliente do carro, como se fôsse peça NOVA... ***PEDIR a FACTURA *** se é pessa nova, e reclamem as peças que eles consideraram ((( boas ao lixo))), senâo =.=. voçês serâo burlados...enganados !!!
** Quando se manda fazer uma reparaçâo, pedir quanto vai custar...e no fim, se fôr peça usada a meter em reparaçâo, essa peça usada que fôr metida em seu carro... tem sempre 3 mêses de garantia, em peças e mâo de obra, mas exijam a fatura da tal reparaçâo feita, senâo !!! tudo perdido....
- Perguntar sempre se VAI METER peça nova ou usada em seu carro...nâo vos digo mais nada...
**OUTRA COISA**
Nunca meter uma peça usada vinda dum carro com vàrios anos, em seu carro que sò tem alguns anitos...essa peça usada vai desinquilibrar todas as peças de seu carro quase novo, e vai estragar as peças que eram novas...
DIGO ISTO, porque soube-o dum primo meu que é engenheiro nas Mercedes na Alemanha, em fabricaçâo de peças novas...e restauraçâo de peças usadas....
Aibram os olhos com os ciganos de garagistas portugueses em Geneve e arredores de Geneve.
O mais curioso, é que se encontra esta espécie de *ciganos* com garagens, fora da vila de Geneve, é de roda de Geneve que as coisas se passam mais, e com pessoal que se diz *mecanicos, pintores e bate chapas profissionais, e electricistas de tudo e nâo sei que mais, e afinal nem era a profissâo deles em NENHUM LADO, até eram lavas louças em restaurantes e trolhas nas obras...CONHECO EM GENEVE MUITO DESSA PALHACADA de ALDRABÔES, câes cheios de fome e gatos mal enfardados na vida...

FAZER CUIDADO GENTE...é como os RESTAURANTES, é a mesma palhaçada, ao ponto que EU JÀ SÒ COMO NUM RESTAURANTE; SE EU VIR A FAZEREM O COMER e se ...EU LEVAR OS MEUS TACHOS EU MESMO COMIGO...senâo jà nâo vai nada, nem que me paguem carissimo...eu cà sei porquê.......
xxxxxxxxxxx.....!!!!!.....xxxxxxxxx
Oh !! *Te amo querida * mas sò por hoje...amanhâ arranja outro se quizeres...eu fui servido !!!
- Vou tomar banho a minha casa, serà melhor !!!

bay..bay..

Comentar post





Comentários recentes

  • Marcia

    Bom dia.Preciso de um terapeuta da fala para uma c...

  • Ricardo

    Achei interessantíssimo esse comparativo de ordena...

  • marilu

    Aposto que a pessoa que escreveu este artigo ou é ...

  • KKvergleich

    Muito obrigado!!!!!!

  • Nuno Barreto

    Deveria ter recebido o Permit C. Tente reclamar e ...